Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tutorial em português sobre o Subversion

“O Subversion é uma ferramenta open source para controle de versão que tem se tornado cada vez mais popular, principalmente em substituição ao CVS e ao Visual Source Safe. Para apresentar com mais detalhes as características e a arquitetura do Subversion, a Pronus Engenharia de Software disponibilizou um tutorial sobre o Subversion. A Pronus também oferece cursos de controle de versão com Subversion e em breve passará a oferecer um curso de controle de mudanças com ferramentas open source. Para mais informações, consulte a página de cursos oferecidos ou entre em contato através do formulário de contato.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nosklo
Tutorial?: O texto é muito interessante, porém, ao ver a palavra "Tutorial", achei que iria ter os passos para mexer ou configurar o Subversion, e não encontrei isso... Me pareceu uma cartilha de propaganda do curso, que na minha opnião tem um preço bem salgado! (2 dias de curso, +/- 600 reais!!!).

A leitura do "tutorial" deixa a desejar... de volta ao livro em inglês: Version Control With Subversion. É uma documentação livre, sob licença da Creative Commons, muito bom e completo.

Nosklo
Comentário de analfabeta
Eu tenho um tutorial do subve: Eu tenho um tutorial do subversion bem organizado aqui. Encontrei-o num dia de andança pelo google, atras de um. . . Vou ver se acho o .pdf dele e disponibilizar para quem quiser. Amanha respondo.

Ubuntu 5.04
Linux Counter User #389695 [http://counter.li.org ]
Comentário de André Felipe Dias
O "artigo" (vamos tratar assi: O "artigo" (vamos tratar assim então já que não concorda com o termo tutorial) apresenta informações que não são facilmente obtidas em outras fontes em português ou em apenas um artigo, e acredito que por isso, tem sua parte de contribuição para a comunidade brasileira. A análise comparativa com outras ferramentas open source é outro ponto forte e ainda vai ser ampliado com o tempo.

A demonstração rápida descrita no artigo faz exatamente isto: uma demonstração rápida. Nela são apresentadas a criação do repositório, checkout, commit e diff sem entrar em detalhes específicos. O objetivo não foi mostrar como configurar o Apache nem o svnserve, como o próprio nome do tutorial deixa bem claro. Como seu interesse é nestes tópicos, recomendo uma busca mais específica que reflita sua necessidade. Portanto, se suas expectativas não foram atentidas, não é por falha do tutorial, e sim porque sua visão do que o tutorial deva cobrir é outra.

Com certeza o tutorial apresenta uma parte do assunto que é tratado no curso, juntamente com o tutorial sobre controle de versão (também disponível no site), mas não servem como cartilha, e sim como amostra grátis. A questão é decidir se as informações ali contidas acrescentam algo à sua experiência e necessidade de conhecimento do Subversion/controle de versão ou não.

Bom, quanto ao preço ser salgado, me acompanhe nessa análise:

a) O livro mencionado é a fonte principal de documentação do Subversion, mas não é a única e nem é suficiente para atender a uma _implantação real_ numa empresa. Justamente para desbravar pontos tais como a configuração do Apache e do svnserve, branching e merging, é necessária muita pesquisa em outros livros, pela net em listas de discussão, artigos em inglês e no próprio repositório do Subversion.

b) Em uma estimativa _otimista_, um desenvolvedor precisa investir por volta de 48hs efetivas (isto não quer dizer necessariamente 6 dias de trabalho) para ter o equivalente ao que o curso oferece em 12 horas, com tudo já mastigado em português, com exercícios práticos e dúvidas comuns já resolvidas. Para uma empresa, pagar algo em torno de R$ 25,00/H a um desenvolvedor para pesquisar o Subversion custa R$ 1.200,00. Por esse ângulo, o preço solicitado pelo curso é _bem mais
vantajoso_.

É necessário analisar o seu caso. Se o que você ganha compensa pra empresa mandar você estudar o Subversion sem muita pressão por resultados imediatos, ou se é para uso particular onde se tem muitas horas livres para pesquisar o assunto, é mais vantajoso mesmo o esforço próprio. Afinal, o software open source oferece a possibilidade a todos de obter ótimos resultados. Só não espere que vá ser fácil ou que vá ganhar uma "cerveja grátis" ;)
Comentário de Manoel Pinho
Outro tutorial em português: Eu conheço esse outro tutorial em pt_BR

http://www.guj.com.br/content/articles/svn/SubVersion_GUJ.pdf

É feito pelos javeiros e aborda só a instalação no (argh) windows, mas sempre é mais um tutorial para quem quiser.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004