Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Receita lança programa ITR 2005 multiplataforma

“Depois do Imposto de Renda Pessoa Física, é a vez da Receita Federal lançar o Programa do ITR (Imposto Territorial Rural) na versão Java.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Hugo
Será que dessa vez testaram: Será que dessa vez testaram o programa em outras plataformas? ou estão se confiando apenas na palavra da Sun sobre a portabilidade do Java?

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de bebeto_maya
Ótima medida.Mas isso tá me: Ótima medida.Mas isso tá me cheirando aquela mesma choradeira da Revista veja e daquele hipócrita do sitio GigoloCF...''O governo torra dinheiro em software livre quando a maioria (99%) das pessoas só usam Windows''.O velho e falho argumento do ''já que tá dentro deixa''.Um monopólio diagnosticado pelos próprios acusadores que, segundo eles, deveria incentivar o governo a praticar venda casada, pois só quem tem a plataforma é que deveria usar , não pode ser justificado...Um país deve, ou deveria, ser governado para todos.O software é multiplataforma.Isso sim é democrácia.Esperamos que funcione!
Comentário de Cesar.AR
Já testei e, ....: .... diferentemente do IRPF2005 que apresentava toscas telas gráficas, as versões Java (Linux e Windows) e EXEcutável para windows são todas idênticas, apesar de máquinas java diferentes (Blackdown no Linux e SUN no Windows). Excelente trabalho. Parabéns para a Receita Federal e uma boa vitória para todos os que reclamaram no saite da Receita em favor de programas para outros sistemas operacionais.

Cesar.AR
Debian
LU# 225159

Comentário de ricardomoc
Apoio: E temos que dar apoio mesmo a iniciativa. Tomara que os outros programas (como o PERDCOMP, por exemplo), sejam logo portados para java.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Manoel Pinho
Que bom: Que bom que tenham melhorado nesse aspecto porque o IRPF2005, embora feito em Java, parece que nunca foi testado no linux. Eu tive diversos problemas com itens do menu que não apareciam por causa de fontes necessárias que não eram usadas e outras coisas. A solução, que consistia em atribuir um determinado valor a uma variável de ambiente, só encontrei no final do prazo para entrega...

Embora Java seja multiplataforma é necessário TESTAR em um número razoável de distribuições e máquinas virtuais Java para evitar esses problemas.
Comentário de Joao Victor
Será que dessa vez testaram: Será que dessa vez testaram o programa em outras plataformas?

Sempre nós testamos em outras plataformas. Não só isso, como um dos desenvolvedores usa Linux 100% do tempo de desenvolvimento.

Que bom que tenham melhorado nesse aspecto porque o IRPF2005, embora feito em Java, parece que nunca foi testado no linux

Pessoal, esse tipo de comentário realmente é infeliz, e mancha seriamente a comunidade. Nunca foi testado? Deixa eu lhe dizer: nós testamos o IRPF2005 no Kurumin, Fedora, Mandrake, Slackware, Debian, FreeBSD.

Embora Java seja multiplataforma é necessário TESTAR em um número razoável de distribuições e máquinas virtuais Java para evitar esses problemas.

Não apenas todas aquelas ditros foram usadas em testes, como também foi feito testes em máquinas virtuais livres como GCJ, Kaffe, JamVM. O IRPF2005 ainda não roda nessas máquinas virtuais, mas fizemos o teste mesmo assim como uma forma de tentar contribuir de alguma forma com esses projetos.

Eu tive diversos problemas com itens do menu que não apareciam por causa de fontes necessárias

O único problema semelhante que encontramos foi relacionado ao uso no Mandrake. O Mandrake tem algum problema com o Java 1.4, que algumas coisas de fontes acabam dando algum defeito. Não é um problema com o IRPF2005 - o mesmo problema é encontrado, por exemplo, no JasperReports. Esse problema é contornado usando o Java 5. Seria mais útil reportar detalhamente o bug que vc encontrou, pra que se possa tentar corrigir.

Excelente trabalho

Aê, algum elogio! Valeu!
Comentário de Joselito
ITR multiplataforma: Caros colegas,

acho realmente uma estupidez essa repulsa por parte de algumas pessoas que se dizem defensoras do Software livre. Uma iniciativa como essa da Receita Federal em conjunto com o SERPRO só tem a trazer benefícios, tanto na área técnica quanto na área gerencial, de custos (não é verdade que o governo esteja gastando milhões com software livre, quem disse isso precisa ler mais a respeito).

Ao invés reclamarem como rebeldes sem causa, eles deveriam propor sugestões e melhorias (a SRF mantém um canal para isso)...

Quem desfaz desse tipo de trabalho desconhece o trabalho que as comunidades de software livre vêm desenvolvendo em prol de construir uma máquina virtual Java livre. E os trabalhos já estão bem avançados como no projeto da máquina virtual Kafee...

Os programas da Receita devem ter sidos testados sim em várias plataformas, e, QUEM SABE O QUE É DESENVOLVER EM JAVA, tem noção das dificuldades encontradas em se ter um programa 1005 multiplataforma.

Vamos estimular novas medidas como essa!


Comentário de alan
É necessário apenas testar: É necessário apenas testar com máquinas virtuais certificadas pela Sun. Se o programa não rodar no Kaffe ou qualquer outra máquina virtual livre, isto não é problema de quem desenvolve e sim de quem usa o software, que teima em não rodar uma máquina virtual certificada :-)

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes
Comentário de bogus
IRPF2005: Bom, eu tenho uma sugestão que acabaria ou isentaria o SERPRO das críticas e problemas com o IRPF2005 para linux. Que tal adotar um modelo de desenvolvimento baseado em software livre? Que tal pelo menos fornecer a especificação das informações que deseja receber e com que formatação? Eu não preciso que o governo me forneça um aplicativo para plataforma especifica que utilizo, basta que me diga o que deseja e não crie obstáculos adicionais. Alias, toda a troca de informação com os órgãos público devia obedecer estes critérios. Se não ajuda, que não atrapalhe.
Comentário de bogus
Falta ao governo abraçar o Software Livre.: Já que você trabalhou no desenvolvimento do IRPF2005, tenho uma pergunta que se possível agradeceria que fosse esclarecida: Lembro de ter lido em algum lugar, acho que foi no próprio cfgigolô, que a versão java do IRPF2005 teria sido desenvolvida por uma empresa terceirizada e não pelo SERPRO, o que há de verdade nisso e o que se gastou?

Dúvida a parte, sou da opinião que muito melhor que o governo fornecer um aplicativo pronto para a troca de informações de que necessita é ele especificar claramente que informações deseja receber e em que formato. Na verdade, eu gostaria que o IRPF2005 tivesse sido liberado como software livre, mas me contento com menos.
Comentário de Joao Victor
Re: Falta ao governo abraçar o Software Livre.: Essa informação não confere; o IRPF2005 foi totalmente desenvolvido pelo SERPRO. Já o IRPF2004 contou com a consultoria e colaboração da empresa Summa -- o que não quer dizer que não foi desenvolvido pelo SERPRO. No IRPF2005 houve consultoria também, mas o desenvolvimento foi todo feito pelo SERPRO.

Dúvida a parte, sou da opinião que muito melhor que o governo fornecer um aplicativo pronto para a troca de informações de que necessita é ele especificar claramente que informações deseja receber e em que formato. Na verdade, eu gostaria que o IRPF2005 tivesse sido liberado como software livre, mas me contento com menos.

Já refleti um pouco sobre isso, e penso que não é tão simples; seria preciso bastante planejamento e amadurecimento antes disto acontecer. De toda forma, você pode sempre enviar sua sugestão para a Receita Federal; já que nisto é eles que teriam de tomar a decisão.

Comentário de nemesis
levando seu raciocínio um pouco mais adiante...: ... todos os problemas de portabilidade de java seriam resolvidos se as pessoas não teimassem em usar outros SOs que não o sancionado pela M$, o primeiro e único a todos governar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de alan
Não necessariamente: nemesis,

O Java nada tem a ver com a Microsoft, muito menos meu comentário. Creio que você foi além demais em seu pensamento, onde, certamente, não ia chegar. A Sun disponibiliza sua máquina virtual certificada em seu site e a IBM disponibiliza as versões 1.3 e 1.4, se não estou enganado.

Java é portável sim, desde que se utilize uma máquina virtual que seja certificada pela Sun. É o mesmo que querer forçar rodar um programa em python em um interpretador que não suporta a linguagem e sua api corretamente.

Abraço,

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes


Comentário de Leonardo Lopes Pereira
JAVA!?: Não apenas todas aquelas ditros foram usadas em testes, como também foi feito testes em máquinas virtuais livres como GCJ, Kaffe, JamVM. O IRPF2005 ainda não roda nessas máquinas virtuais, mas fizemos o teste mesmo assim como uma forma de tentar contribuir de alguma forma com esses projetos.

Eu acho que deveria ser uma meta para 2006, ao menos tornar os programas da receita compatíveis com maquinas virtuais livres, se não for possível, uma mudança mais radical como a própria linguagem para um desenvolvimento totalmente livre e obtenção de um desempenho suportáve, convenhamos, para quem possui uma maquina mais modesta o programa em Java da receita é insuportável, seria interessante.

Outro grande problema que posso citar no programa é sua interface, pouco amigável, e também seria bastante interessante que simplesmente suportassem somente uma versão multi-plataforma, no lugar de manter uma versão multiplataforma e outra somente para windows, duplicando um trabalho desnecessário.

Espero ter contribuido de alguma forma.
Comentário de Archer
Boa idéia: ...também seria bastante interessante que simplesmente suportassem somente uma versão multi-plataforma, no lugar de manter uma versão multiplataforma e outra somente para windows, duplicando um trabalho desnecessário.

Concordo. Bastaria incluir no programa um .exe ou .bat que chama a linha de comando que roda o programa, e nos Unix um .bin (ou algo do tipo).
Comentário de Manoel Pinho
Problemas com o IRPF 2005: "Pessoal, esse tipo de comentário realmente é infeliz, e mancha seriamente a comunidade. Nunca foi testado? Deixa eu lhe dizer: nós testamos o IRPF2005 no Kurumin, Fedora, Mandrake, Slackware, Debian, FreeBSD."

Eu só posso dizer que eu tive problemas sim e nem estava usando uma JVM livre, até porque a JVM de referência é mesmo da Sun.

Tive problemas mais especificamente com o JVM 1.4 (acho que o 1.4.2) da Sun rodando no Mandrake 10.0 e também no Conectiva 10.0. Se quiser saber os problemas que relatei em diversas listas de discussão e sites, veja

http://www.zago.eti.br/diversos/irpf2005.txt

E não fui só eu que tive problemas ou que teve problemas com o sistema de menu que foi utilizado no programa:

http://br-linux.org/linux/?q=node/1016&from=50&comments_per_page=50

A solução que falei consistiva em

export JAVA_FONTS=/usr/lib/java/jre/lib/fonts


Não me lembro da sua participação ou dos desenvolvedores do programa naquelas ocasiões...

Só para não me acusarem de "manchar" a comunidade, eu afirmo que enviei um email à equipe de desenvolvimento do IRPF2005 (durante o período em que ele já estava em produção) relatando o problema. O email era o que havia conseguido em uma página de feedback da versão beta. Eu realmente não testei a versão beta porque soube dela tarde demais e o período foi curto. Não preciso dizer que não recebi resposta do email até hoje.

Eu sei como é difícil fazer programas, mas como eles sempre podem ter bugs ou incompatibilidades sugiro que na próxima versão caprichem na página de descrição da versão linux com:

1) distribuições linux e JVM que foram testadas
2) um esquema de relato eletrônico de bugs, como um bugzilla
3) já que é feito com Java, uma coisa interessante talvez seria usar um recurso como o java web start (http://java.sun.com/products/javawebstart/overview.html ) para evitar que o usuáriotenha que fazer instalações. Alguns programas da Capes estão sendo feitos assim.


Sr. João Victor, encare as críticas como construtivas em vez de tentar difamar quem as faz. Eu entendo o lado humano de reagir às críticas mas ouvi-las e usar algumas das sugestões apresentadas é o que faz o processo de desenvolvimento do SL superior ao do software proprietário. Ninguém está pedindo um software isento de bugs ou de problemas de compatibilidade, mas um processo mais ABERTO de relato de bugs e desenvolvimento do programa do IRPF.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004