Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Slackware 10.1 Beta1, e novidades sobre a saúde de Patrick Volkerding

Lauro Moura (lauromoura@yahoo.com.br) enviou este link do changelog e acrescentou: "Após alguns meses relativamente parado por causa de problemas de saúde, Patrick Volkerding (Mantenedor do Slackware) voltou à ativa e já há bastante atividade no -current. Ele declara: 'Eu vou chamar essa versão de Slackware 10.1 beta 1, porque estamos num momento onde as coisas estão relativamente estáveis. Tem havido um ótimo número de melhorias sobre o Slackware 10.0, e seria melhor lançar essa versão antes de tentar maiores mudanças para o Slackware 11' Além dessa notícia, Volkerding também falou sobre sua saúde. Ele informa que não está curado e ainda faltam os resultados de algums exames." Saiba mais sobre o histórico dos problemas de saúde do criador do Slackware.

Atualização: Após ler a íntegra do Changelog, incluindo a informação de que há possibilidade até mesmo de transplante de coração, percebi mais um trecho digno de nota. Em tradução livre: "Também, em caso de emergência eu deixei instruções com algumas pessoas em quem confio muito, assim ninguém precisa se preocupar com a possibilidade de seus sistemas Slackware ficarem órfãos ou sem suporte caso algo aconteça comigo. Pode ser um longo caminho de volta para mim, mas haverá pessoas tomando conta de questões de segurança conforme elas surgirem (como o pessoal do GUS-BR e SlackSec), e se eu partir inesperadamente há um plano básico de sucessão pronto"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anom
Pergunta: o gnome vai continu: Pergunta: o gnome vai continuar a fazer parte do slack ou quem quiser gnome que procure o tal dropline?
Comentário de dondalski
gnome: o gnome não virá mais na distro, mas vc poderá usar o gnome empacotado pela dropline.
Comentário de Ednei Pacheco
Aplicações em GTK+: Perdoem-me se meu comentário não estiver correto, mas para àqueles que utilizam aplicações em GTK+ (mesmo no KDE), a falta das libs do Gnome não trará problemas? Acredito que devam existir muitas boas aplicações em GTK (como o GIMP) e que não possuem equivalentes em Qt, onde talvez muitas destas dependam das bibliotecas do Gnome. Neste caso, teremos que instalar um ambiente gráfico inteiro (Dropline Gnome) para depois instalar a aplicação... Que saco...

Att., Ednei Pacheco,
http://www.linuxhome.eti.br/

Comentário de Everaldo Canuto
As bibliotecas GTK+ continuar: As bibliotecas GTK+ continuarão na distro e o GIMP por exemplo não tem nenhuma dependêcia para com as bibliotecas do GNOME. Eu concordo contigo que a falta das libs do GNOME porde causar problemas para alguns usuários. Eu recentemente mudei do Slackware para o Fedora por causa do pouco cuidade que o Slackware tinha com o GNOME, acho que a escolha da distro está diretamente relacionada com Desktop que você usa.

Espero que o Patrick volte atraz.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de patrick
Aplicações em GTK+: Veja o que o meu xará disse a respeito:

Jan 14 13:38:37 volkerdi: Yes, GTK and Xfce are not going anywhere.
(...)
Jan 14 13:47:41 volkerdi: GTK and Xfce are not going away.

Conforme transcrição de conversa ocorrida no IRC:

http://ximpul.ath.cx/log.txt
http://www.osnews.com/story.php?news_id=9412

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Lauro Moura
Gnome - Motivos da saída: Seguindo o link do OSNews.com, eis as razões da saída do GNOME (trecho do log):

"Não é fácil colocar o gnome em pacotes, falta documentação decente para construir, e requer muitas mudanças não documentadas no sistema para as coisas funcionarem 100%".

Para o usuário final, pode até parecer besteira, mas para quem empacota, faz uma diferença enorme...
Comentário de Everaldo Canuto
Não consigo acreditar! Sem o: Não consigo acreditar! Sem o GTK o Gimp não vai rodar e muitos outros programas também não.

Estranho, muito estranho.


Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de brain
Mas o GTK não sai!: Everaldo, quem sai é o ambiente GNOME. O Gtk permanece lá, e você pode inclusive perceber, se olhar o link do changelog, que o Gimp continua sendo mantido na distribuição. Os comentários acima trazem mais detalhes.
Comentário de Cadu
O que o GIMP tem a ver com o Gnome?: Para quem não sabe ainda, o GIMP não precisa do Gnome para funcionar.
O GIMP precisa basicamente do GTK+ (que não significa Gnome Tool Kit, mas sim Gimp Tool Kit), e ele vai continuar no Slackware.
Comentário de Ednei (esqueci a senha) &;-D
O que o GIMP tem a ver com o Gnome: Ok, Cadu, utilizei um exemplo errado para ilustrar o problema. &;-D

Mas sei que existem algumas aplicações que dependem da gnome-libs para serem rodadas (felizmente não é o caso do GIMP e não me lembro de alguma no momento). E o problema maior é que muitas delas não terão equivalentes de peso em Qt (e vice-versa), onde o usuário terá que optar pela opção desenvolvida em GTK+. Neste caso, teremos que adquirir (ou baixar) tanto os CD-ROMs da distribuição quanto os pacotes do Dropline Gnome para satisfazer esta questão de dependências. E isto poderá ser um incômodo indesejado para alguns.

Comentário de Flavio
Gimp é DEZ!!!: Bom, quanto ao Gnome não me fará falta já que não gosto... Já tentei uma vez compilar o Gnome antes do Patrick compilar os pacotes pro Slackware e é um trabalho absurdo...
Quanto ao GIMP... É o melhor programa Open Source...
Distro que não tem Gimp não deve ser usada... hehehe..
O Gimp só precisa da biblioteca GTK2, que aliás é uma criação do Gimp...
Alguns outros programas usam um tanto de bibliotecas do gnome, como o Gnumeric, mas são poucas e não é difícil gerar os pacotes...

O Patrick deve tentar manter a distro o melhor possível, e se deixar o Gnome lhe dá mais tempo para melhorar o resto, tem meu apoio...

Quanto montei o GoblinX inclui Gtk2, Gnumeric, Gaim e Gimp.. e só umas quatro ou cinco bibliotecas do gnome...
Comentário de anom
Como diria William Bonner, o: Como diria William Bonner, o maior imitador de Clodovil deste país: magoou!
Comentário de Sys Linux
Sobre saída do Gnome:: Kras, na minha opinião, o Patrick vai fazer o que a maioria dos usuários lhe pedirem! Eu particularmente não sentirei falta do Gnome, mas akeles que gostam tem que se manifestar (mas sem flames!!), pois assim o Patrick vai saber o que pensam.
O Desktop padrão do Slack é o Kde e por isso, é natural que ele dê preferência a ele.
Akeles que já usaram o Dropline sabem que na verdade empacotar o Gnome é um grande desperdício de trabalho, pois mesmo não sendo fã do Gnome eu já usei o Dropline e acho que a equipe que o desenvolve faz um trabalho espetacular, que na minha opinião, é superior ao Gnome do próprio Slack...
Na minha opinião isso só vai trazer benefícios ao Slack!
E eu tenho certeza que quaisquer softwares em GTK continuarão funcionando!!

[]`s

P.S.: Augusto, o sistema de vizualização de comentários está excepcional!!! Parabéns!! ;-)
"O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar."
- Albert Einstein
Comentário de vinicius
Muito obrigado Pat!: Valeu Pat, por ter feito esses favorzao de tirar o Gnome da distro, nao via a hora de isso acontecer, porém só acho que vai dar uma complicada com o gDesklets (que no qual eu uso muito) mais firmeza, vou me adaptar ao superkaramba!
Comentário de EdCrypt
Tem muita gente colaborando q: Tem muita gente colaborando quando ele precisa e muitos outros dispostos a colaborar. Acho que não seria necessesario tirar o GNOME da distro se ele 'abusasse' um pouquinho mais da boa vontade da turma para colaborar no projeto. Afinal ele quer fazer isso por que acha esse ambiente dificil de manter (e não por que a comunidade pediu ou coisa assim).
Claro que essa é só uma especulação e não uma critica, afinal não poderia criticar sem me oferecer pra ajudar, apenas acho que será um incomodo pra quem prefere a comodidade de ter o GNOME do Slackware e não de terceiros, então seria interessante se o Patrick, ao invez de retirar o GNOME, fizesse um anuncio de "precisa-se" :) e se não obtivesse resposta (o que seria dificil), poderia retirar.
Mas claro,a distro é dele, ele tem o direito de fazer o que quiser.

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de Anônimo
Pessoal do GNOME: Tomara que isso motive o pessoal do GNOME a organizar um pouco melhor pelo menos a estrutura básica de pacotes. Eu vou continuar usando GNOME aqui no meu Slack com ou sem o Patrick. Mas eu também gostaria que a instalação fosse um pouco mais simples.
Comentário de Mandark
Isso mesmo: Li uma vez não me lembro onde que ele gastava mais da metade de seu tempo com o Gnome. De qualquer forma é uma forma de reconhecer o trabalho da galero do Dropline.

Não uso o Gnome, mas uso várias aplicações em GTK+. Acho que não existe a possibilidade das libs do GTK+ sairem da distro.
Comentário de vmedina
Sobre a saída do GNOME: Ainda bem que uso Debian-BR CDD ou Conectiva. :P

Falando sério, acho essa coisa de restrição muito chata. Eu só uso GNOME como interface gráfica e se algum dia quiser passar a usar o Slack(já usei em alguns servidores) vou ter que baixar os pacotes do Dropline. Aí já é proíbitivo para mim pois uso linha discada que, graças a famigerada Telemar, só atinge no M
Comentário de Erick Fleming
Sobre a saída do GNOME: É um pena o Patrik descontinuar o Gnome no Slack, existem várias empresas que presto suporte, utilizando 100% o Slack 10 com Gnome, e estava muito satisfeito com a dupla.
Não sei qual é a implicância com o Kernel 2.6, me parece que o Slack continuará com a versão antiga...
Eu sei que há apossibilidade de instalar a versão mais nova, mas o nosso trabalho tb aumenta muito!
Devido a isso vou começar a testar outras distros como o "Ubuntu Linux"!
Só tenho a Lamentar!
Comentário de Anônimo
Quanto ao Gnomo, não vai faz: Quanto ao Gnomo, não vai fazer falta.
Quanto ao Kernel 2.6... o 2.4 é mais rápido no meu sistema e suporta todo o hardware já o 2.6... é uma carroça e e as interfaces do kernel foram alteradas (como sempre...) (Depois reclamam do windows... pelo menos ele mantem compatibilidade (porca, mas mantem))

Comentário de vmedina
Slack - Gnome = Slack - Usuários de GNOME?: HMMMM...
Isso quer dizer que sem Slack no GNOME você larga ele?

Mesmo que não seja isso o que você quer dizer, acho que pode ser uma consequência. Ou não?

[]s!
Comentário de EdCrypt
Enquanto isso, no OSNews...: ... a Eugenia recomenda veladamente o Arch Linux...

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de LauroMoura
Continuando sobre a saída....: É uma pena mesmo, mas Patrick sempre deixou claro que ele prefere uma distro simples e eficaz (no estilo Unix) do que uma "cheia" de recursos que aumentam muito a complexidade do sistema como um todo. Logo, se o Gnome estava dando problemas e haviam substitutos à altura, ele decidiu tirar. Outra coisa, creio que se não existisse o Dropline ele não tiraria o Gnome.

Quanto à base de usuários, acho que vai ser afetada, mas não muito. O Slack é uma distro já firmada, com uma grande base de usuários. E não creio que a saída do Gnome leve embora "metade" dos Slackers. Muitos (especialmente usuários avançados) vão preferir continuar com o Slack+Dropline do que passar pelo processo de se adaptar a uma nova distro.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004