O canal de IRC #SoftwareLivre da rede brasileira BRASnet divulgou o log de uma
entrevista com Piter Punk, desenvolvedor nacional, responsável por grande volume de documentação em português, participante ativo do Slackware e autor do slackpkg. O log da entrevista está em formato TXT, mas se você desejar pode usar este
script de formatação que converte o documento para HTML e coloca as perguntas em negrito, gerando um arquivo HTML no diretório em que você o executar.
Trecho: “
[pergunta] O que você acha dá nova iniciativa dá Microsoft de contratar o cara do projeto Gentoo, para mostrar como é o funcionamento do open-source, você acha que isso possa ser ruim? [Piter] Acho mais engraçado -;) Foi bom para fazer piadinhas com o gentoo. Espero que ele consiga realmente ensinar a Microsoft o que é software livre e que todos só tem a ganhar com isso (inclusive a própria Microsoft). [pergunta] Ultimamente algumas empresas estão estudando a possibilidade de abertura do código de alguns de seus produtos (como a Sun, por exemplo). Isso não seria uma armadilha para o software livre, uma vez que essa atitude é mais uma jogada comercial, e não em prol da liberdade dos usuários? [Piter] Gosto do resultado final. Se é uma atitude comercial liberar o código, que liberem. Só quero poder ler, modificar e redistribuir esse código. Os motivos porque abriram o código para mim não importam. Afinal, SL é aquele que garante as tais "quatro liberdades básicas". E se as empresas acreditam que podem lançar software assim, melhor para o movimento do código aberto, que só tem a ganhar.”
A entrevista foi pública, com perguntas dos usuários presentes e respostas descontraídas.