Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão do ZappWM

“Zappwm é um desktop para Linux,atualizado para a versão 3.0 e baseado no IceWM, que agrega mini-aplicativos otimizadores das funções cotidianas, como gerenciador de arquivos, visualizador de imagens, menu, Frontends e scripts para customização da área de trabalho(edição de menus, troca de papel de parede etc). É totalmente compatível com KDE e Gnome, podendo ser usado com o Menu K. Tem um excelente desempenho e uma aparência familiar.”


 

Nesta versão, a 3.0, permite a restauração automática da área de trabalho em casos de danos, (exclusão de ícones, por exemplo), e conta com acesso direto a dispositivos, graças a inclusão de uma versão adaptada do gerenciador de arquivos XFE, com associação de 80 tipos diferentes de mime-types. ZappWM é ideal para quem está vindo do Windows e não tem ''máquina suficiente'' para um KDE ou Gnome.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RockerTux
Não gosto de WM's que tentam: Não gosto de WM's que tentam se parecer com o Ruindows, mas achei a idéia desse interessante sim. Mas a descrição dele tá meio consfusa, como assim otimizadores de funções?

PS.: A seção de screenshots é muito boa :)
Comentário de Jagunço
o-O: Muito bom ! Este software é nacional ??
Há ótimas tecnologias nele. Aqui eu já troquei meu iceWM por ele, parabéns aos desenvolvedores. Muita qualidade.
Comentário de MnB Linuxer
Interessante, mas...: ... Seria mais sensato parar de usar termos do Windows no Linux.
Eu abri o gerenciador e dei de cara com um ícone chamado Powerpoint e outro chamado exel(só dois exemplos.. tem mais coisas inúteis..), ridículo !
Algumas coisas devem ser melhoradas, por exemplo ele não funcionou adequadamente como deveria aqui no meu pc(Slackware 10.1)
Mas os desenvolvedores estão de parabéns, talvês com algumas melhorias e descartando algumas coisas ele fique bom.
Comentário de adilson
Alguem achou os fontes?: Eu gostaria de compilar e testar aqui. Alguem achou onde baixar os fontes?
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de RockerTux
Ainda não testei, mas já es: Ainda não testei, mas já estava com um pé atrás em relação a esse WM. E agora com esse comentário, tô mais receoso ainda...
Comentário de Cadu
Pois é...: Pois é, ele é GPL (?) e não tem o código-fonte para baixar! Que estranho isso, não?

Sem falar que aquele sítio do projeto aparenta ser tão bom quanto o próprio projeto.
Comentário de ricardomoc
Configuração: O Slackware não é muito fácil de dominar. Será que não é você que está tendo dificuldades em configurar o Slack, em vez do Zapwm? Desculpe, não estou querendo provocar, mas já utilizei o Slack e gosto da filosofia dele (uso atualmente Ubuntu e Conectiva), mas um pequeno detalhe que esquecemos de configurar pode fazer a diferença...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de pel
Putz... Eu costumo chamar ist: Putz... Eu costumo chamar isto de "Mais do mesmo"...
Bem, parece ser voltado ao publico que gosta dos Freedows da vida...

Não sou contra a idéia não, mas quando eu vejo aquelas barras de rolagem ao estilo do ambiente X em um ambiente que tenta chegar proximo ao XP, desanima...

...Bem, eu sou fã da reinvenção da roda tb ;-) Acho que todo trabalho realizado gera uma carga enorme de conhecimento para quem produz, nem que não gere algo que seja usável (não estou denegrindo a imagem do projeto, por favor, só estou generalizando)...

Gosto bastante de um projeto que me parece estar um pouco congelado, o XPDE... desenvolvido em uma plataforma pouco adotada pela comunidade (O Kylix), com um ambiente todo particular e muitíssimo parecido (e facil de migrar de um windows para ele), mas mantendo sua própria personalidade... pena que parece que o pessoal parou no tempo, e o beta ainda não é completamente usável !
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Onde estão os fontes?: Procurei no pelos fontes no site e também não encontrei nada. Alguém achou algo? Li que o ZappaWM está licenciado sob a General Public License, e portanto gostaria de ter acesso ao código fonte do mesmo. Pelo que lí na página do ZappaWM, o mantenedor do projeto é o Bebeto Maya. Será que ele poderia disponibilizar os sources? Acredito que além de mim, o Adilson, o Cadu e várias outras pessoas também gostariam de ter acesso aos fontes do ZappaWM.

[]s

lmvaz
Comentário de MnB Linuxer
...: Não é facil de dominar ? Ou você que não sabe usar ?
Comentário de tiago_rhapsody
Fontes: Também procurei pelos fontes do programa já faz um tempo para compilar no slackware e não encontrei. Lembro que o site no qual o projeto está hospedado chamava-se codigolivre.. então gostaria de saber aonde posso encontrar estes fontes.
Obrigado
Comentário de ricardomoc
Você entendeu: Meu caro amigo MnB Linuxer (não confirmado), o que eu quis dizer é que o Slack não tem ferramentas de configuração do tipo da Red Hat, Mandriva e outras. Você bem entendeu o que eu disse. Além do mais, pessoas como você que ficam provocando e que não é cadastrado no site, deve saber bem menos do que eu (e olha que eu não sei muita coisa não). Fique a vontade para continuar trollando, pois já que você não gasta seu tempo para aprender, me parece que trollar é o seu objetivo.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de MnB Linuxer
Que cara sabão.: Ok, Voce sabe tudo.(por ser cadastrado no site)
Comentário de Hugo
Tentaram no CVS da página do: Tentaram no CVS da página do projeto no codigolivre?
P.S.: Não posso confirmar agora por que aparentemente o site do código livre esta fora do ar.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de adilson
O que aconteceu com a moderação?: Parece que todos que perguntaram dos fontes foram moderados pra baixo. Que está acontecendo?
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de brain
Parece que já mudou de novo: Não cheguei a ver isso, Adilson, mas parece que já houve o retorno ao equilíbrio.
Comentário de Matheus Villela
http://codigolivre.org.br/cgi: http://codigolivre.org.br/cgi-bin/cvsweb.cgi/zappwm/

Vazio =/
Comentário de unxusr
Independentemente da aparênc: Independentemente da aparência desse gerenciador de janelas, por ser baseado no IceWM, deve ser bem mais leve que o KDE e o GNOME - ótima alternativa pra quem tem algum "k6" da vida em casa, como eu. Desejo todo o sucesso para o projeto, e que ele seja mais que um "empacotador" do IceWM.
Comentário de bebeto_maya
RESPONDENDO as dúvidas(bebeto_maya)!: Respondendo as perguntas do pessoal:

__Otimizar as funções cotidianas é mesmo que facilitar o uso do computador, através de um sistema simples e intuitivo de interface!

__Não é mais do mesmo...Ao contrário dos outros WM leves ZappWM pode ser facilmente configurado e teve seu design baseado nas preferências de usuários iniciantes, por isso coloquei os ícones na área de trabalho, atalhos para os programas mais populares...Se você acha que é mais do mesmo, sem ter usado...Pra mim você é mais do mesmo: Gente intelectualesca que não conhece e sempre está disposta a criticar negativamente!

__As legendas dos ícones foram adaptadas para facilitar a migração...Quem já usou ZappWM sabe que é muito simples, e tem poucos BUGs, nesta versão não me foram reportados ainda.Ele inclusive cria uma entrada no menu do KDM que ajuda bastante.Agora essa postura elitista preconceituosa de desclassificar um programa simplesmente por uma nomenclatura, pra mim, representa o que de pior há na comunidade.Felizmente é só uma minoria, em geral improdutiva.Bom!Não gostou? Basta renomear os ícones, clicando com o menu direito na área de trabalho.Simples, não!?

__Ele tem um manual, com o ícone About/Ajuda na área de trabalho.

__O código fonte é o próprio programa, mais uma versão hackeada do Icewm, que pretendo publicar em breve.São vários scripts, e frontends, interpretados, juntamente com aplicativos leves da própria comunidade.Cujas fontes foram dispostas na parte de créditos.Como manda a GPL.

Desse modo, meus 'códigos' foram:

/bin/about.kmdr
/bin/close.kmdr
/bin/zappcontrol.kmdr
/bin/restore.kmdr
/bin/zappcontrol
/etc/X11/xinit/xinitrc.zappwm
/opt/kde/share/apps/kdm/sessions/zappwm.desktop
/usr/bin/zappwm
/usr/lib/foxrc/Xfe
/usr/lib/menu/zappwm
/usr/share/coolicon/coolicon.config
/usr/share/doc_zappwm/README
/usr/share/doc_zappwm/LICENSE
/usr/share/icewm/themes/zappwm/default.theme
/usr/share/icewm/themes/zappwm/taskbar/linux.xpm
/usr/share/icewm/themes/zappwm/menubg.xpm
/usr/share/pixmaps/grassy.jpg
/usr/share/zappwm/theme
/usr/share/zappwm/menu
/usr/share/zappwm/preferences
/usr/share/zappwm/zappwm
/usr/X11R6/bin/startzapp
/usr/X11R6/bin/icewm-zapp (Hack do Icewm)
/DEBIAN/control
/usr/share/apps/kdm/sessions/zappwm.desktop

__Esses são os arquivos criados ou modificados por mim, todos são de livre distribuição e GPL,ou Creative Commons, escritos em ASCII, ou, no caso do icewm-zapp, basta pegar o código fonte do icewm e compilá-lo.A única coisa que fiz foi acrescentar um pequeno hack, para que o tema padrão entre de cara, o zappwm, e não tenha problemas de falha de segmentação ao ser usado pelo coolicon, programa responsável pelos ícones da tela.Basicamente se vocÊ pegar o código fonte do icewm e compilá-lo vai ter exatamente a mesma coisa!

__Fico muito frustrado com pessoas que não conhecem, não usam, não entendem do que se trata, e ao invés de perguntarem, ou criticarem positivamente, simplesmente bradam pra todo lado.

__Criticar vicia!


Comentário de bebeto_maya
Agradeço pelos elogios e pelas boas críticas!: __Acho que fui um pouco rude com algumas pessoas que elogiaram meu trabalho...Peço desculpas...E também aos que teceram críticas positivas.(excluo as trolladas e os trollistas!) .
Enviem comentários, sugestões e BUGs para:

artedeagrado@linuxmail.org

Obrigado!
Comentário de Cadu
hehehe...: "__O código fonte é o próprio programa, mais uma versão hackeada do Icewm, que pretendo publicar em breve."

Pois é, uma versão "hackeada" do IceWM. Cadê os fontes dessa versão hackeada? Antes de distribuir um programa sob GPL, procura saber antes o que são fontes, binários e scripts. Para mim "versão hackeada do IceWM" é o código do IceWM mexido. E cadê esse código?
Comentário de bebeto_maya
Olá, Cadu! : Olá, Cadu!

Como procuro ser humilde e bom receptor de informações de terceiros bem intencionados, vou disponibilizar os fontes, tão logo ajeite o site e organize um pacote compactado em tar.gz.

Esperando que você faça algum uso desses fontes,
Agradeço sua cobrança e crítica!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004