Embora anteriormente não tenha negado os rumores, agora a Novell confirmou publicamente que o SUSE Professional dará origem ao OpenSUSE. O
breve artigo do NewsForge traz esclarecimentos sobre várias dúvidas comuns. Entre outras novas afirmações, sabemos agora que o OpenSUSE trará os mesmos plugins e softwares proprietários para os quais a Novell tem licença de redistribuição (incluindo Java, Flash, algumas fontes), mas haverá uma versão em que este conteúdo extra será extirpado. Haverá ainda uma versão comercializada (no modelo tradicional de "caixinhas"), que possivelmente incluirá demos de programas comerciais, como ocorre hoje com o SUSE Profesional.
A empresa esclareceu ainda que o software do SUSE Professional já é, de modo geral, livre. O que muda agora é que o processo de desenvolvimento também será aberto, com participação pública nos betas e acesso aos desenvolvedores. Os servidores do YOU permanecerão disponíveis para usuários do OpenSUSE.
A Novell de fato, já mantem o Suse sob GPL, porém, a disponibilização do produto era feita somente pelas caixinhas, mas nda impedia de comprar a caixinha e redistribuir na internet (de acordo com a GPL é claro!). Eu imagino, agora, a Novell ganhando muito terreno com a divulgação muito mais eficiente do Suse, e o Suse ganhando o espaço merecido na comunidade!
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein