Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Surgem os primeiros detalhes oficiais sobre o OpenSUSE

Embora anteriormente não tenha negado os rumores, agora a Novell confirmou publicamente que o SUSE Professional dará origem ao OpenSUSE. O breve artigo do NewsForge traz esclarecimentos sobre várias dúvidas comuns. Entre outras novas afirmações, sabemos agora que o OpenSUSE trará os mesmos plugins e softwares proprietários para os quais a Novell tem licença de redistribuição (incluindo Java, Flash, algumas fontes), mas haverá uma versão em que este conteúdo extra será extirpado. Haverá ainda uma versão comercializada (no modelo tradicional de "caixinhas"), que possivelmente incluirá demos de programas comerciais, como ocorre hoje com o SUSE Profesional.


 

A empresa esclareceu ainda que o software do SUSE Professional já é, de modo geral, livre. O que muda agora é que o processo de desenvolvimento também será aberto, com participação pública nos betas e acesso aos desenvolvedores. Os servidores do YOU permanecerão disponíveis para usuários do OpenSUSE.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
Simplesmente perfeito!!!: Era justamente isso que eu queria da Novell! Percebam que esse desenvolvimento será diferente do Projeto Fedora: aqui a Novell manterá uma versão do Suse para venda, que pelo menos teoricamente terá o mesmo núcleo do disponível gratuitamente (na internet), o que garante, pelo menos em tese, que a Novell manterá a devida atenção ao Suse, garantindo a atual qualidade do produto.
A Novell de fato, já mantem o Suse sob GPL, porém, a disponibilização do produto era feita somente pelas caixinhas, mas nda impedia de comprar a caixinha e redistribuir na internet (de acordo com a GPL é claro!). Eu imagino, agora, a Novell ganhando muito terreno com a divulgação muito mais eficiente do Suse, e o Suse ganhando o espaço merecido na comunidade!

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de nemesis
perguntas: "OpenSUSE trará os mesmos plugins e softwares proprietários para os quais a Novell tem licença de redistribuição (incluindo Java, Flash, algumas fontes), mas haverá uma versão em que este conteúdo extra será extirpado"

Imagino que a versão sem os extras é a distribuição livre, equivalente à Fedora.

Minhas perguntas são:
Se vem com tudo isso e vai vir inclusive em caixinhas, no que difere do SUSE Professional?
E pq o Open no nome, se vem com software "fechado"?


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricarab
Vc já utilizou o Suse antes???: Se não, não sabe bem como é difícil adquirir o Suse: o Suse até então era somente disponível na caixinha (a pouco tempo a Novell dispos as imagens nos repositórios), porém, nda impedia de alguém comprar a caixinha e redistribuir na internet, então, quem quisesse adquirir o Suse sem pagar pela caixinha, tinha que confiar em quem distribuia pela rede. O Suse, diz a Novell, é GPL, então o Yast, e uma infinidade de outros programas do sistema + os programas suplementares são GPL, descontando é claro os programas que não possuem essa licença (Java, flash etc...) que, ao serem instalados, um aviso de advertência é lançado na tela avisando sobre a devida licença não GPL, portanto o Suse já era livre! Agora, a única diferença do Suse Professional, para o OpenSuse, é que a Novell resolveu que vai abrir totalmente o projeto Suse para testadores beta, desenvolvedores (de fora do time da Novell) e interessados para participar do projeto juntamente com o time de desenvolvimento da Novell, e disponibilizar uma versão "open" do Suse gratuitamente na internet e em eventos, como disse a própia Novell.
Espero ter exclarecido! Abraços :)

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de ricarab
mais uma coisa, que eu mesmo não sabia:: A Novell têm uma licença especial para poder redistribuir softwares como o Java, Flash etc... Quando se referem ao Suse como GPL, referem-se ao fato de programas do sistema serem livres, como o Yast, que é o núcleo da distribuição, e não o pacote como um todo. :)

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de brain
open no nome: O que muda agora é que o processo de desenvolvimento também será aberto - com betas públicos, bugzilla disponível, entre outras características.
Comentário de Mala
Aff que lixo.: Ainda existem idiotas chamando isso de distro ?
Comentário de rmalheiro
opensuse: openSUSE é o nome do projeto patrocinado pela Novell. A distribuição vai chamar-se SUSE Linux. Estas e outras perguntas têm resposta nas FAQ do openSUSE (em inglês).
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Vc já utilizou o Suse antes???: Olá,

Em Sáb, 2005-08-06 16:20 ricarab escreveu:

Se não, não sabe bem como é difícil adquirir o Suse: ...

Era: entre em Revista Easy Linux e veja como ficou fácil.

E vem inclusive com suporte gratuito à instalação (via email por 90 dias).

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004