Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Versão beta do Mandriva Linux 2006

“A Mandriva acaba de anunciar o lançamento da versão beta do Mandriva Linux 2006, que está disponível para teste. Este é o primeiro produto da Mandriva resultante da aquisição de diversos ativos da Lycoris, em junho deste ano, uma das maiores distribuições Linux dos Estados Unidos, além de integrar as tecnologias da Conectiva e da Mandrakesoft. A versão inclui características desenvolvidas pelas equipes da Mandriva e Lycoris, com diversas mudanças na gerência de rede, especialmente na WiFi; na questão de segurança; no desktop - com as novas versões de KDE e GNOME - e na versão do Kernel.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anônimo
Não seja mais sovina, Mandriva!: Depois da iniciativa da Novell com o OpenSuse a se somar ao projeto Fedora e outros que são livres a mais tempo, espero que o Mandriva pense sinceramente em mudar sua política de liberação de isos. Esse negócio de liberar a iso pro povão (não membros do clube) depois de 1 mês (desculpem se o tempo não é mais esse, mas quando deixei de usa-la demorava mais de um 1 mês apos o anúncio oficial pra soltar pro povão a versão Official) é um ponto negativo na corrida pela conquista do usuário. Quem não liga para as firulas já não se sente atraído pela distro e quem liga vai acabar experimentando primeiro o OpenSuse ou outro do mesmo nicho simplesmente por que estes são ou serão mais ágeis em liberar seu produto pro povão. Enquanto a SUSE adotava uma política semelhante de anunciar o produto e so liberar depois de um certo tempo pro público, ate que isso servia como desculpa pra Mandriva, mas como parace que isso vai mudar, não será uma boa a Mandriva ser a última das grandes a sovinar seu produto pro povão.

Que se dê outras vantagens pro membros do clube.
Comentário de Hoax
"Corrida de Distros": Sinceramente eu não entendo essa corrida pelo usuário partindo das distros. E também não entendo esse negócio de ficar experimentando distros. Pra mim o cara tem que instalar uma distro e usar o máximo de tempo possível. De quanto em quanto tempo deve-se trocar uma distro? Isso é um ponto importante se o cara for pensar em termos de usar uma distro Linux em uma empresa de porte razoável de computadores. Isso pra mim anda dando ponto negativo para a popularização do Linux, coisa que sinto vontade de ver crescer. Gosto do Linux e acho que deveria ser mais usado pelas pessoas, mas esse lance de ficar mundando de distro...hum, sei não. Por isso que gosto do Debian. Utilizo o Ubuntu que é baseado no Debian e me dá um suporte de atualizações que nunca vi em outras distros. Além do mais foi uma das poucas que fez minha interface wireless funcionar direitinho. Mas o que eu queria saber mesmo é sobre o lado comercial das empresas que desenvolvem distros, pois fomentam tanto essa corrida com novas distros quase iguais as anteriores. Porque em qualquer forum, debates, feiras sobre Linux sempre rola esse tipo de richa de distros. Acho que o software livre impulsinado pelo Linux tem uma filosofia boa na questão da vida em comunidade, até o própio simbolo do Linux (Um pinguim) refere-se a vida em comunidade. Por tanto quem anda alimentando essas corridas das distros esta com um astral meio fora da filosofia do negócio.
Comentário de stpa
Clube significa clube: O Mandrake e agora Mandriva Club foi uma forma da então Madrakesoft sobreviver, pois uma empresa precisa pagar suas contas e ter algum lucro. Não dá para viver só de belas idéias. É também uma forma do usuário contribuir para a sua distribuição preferida e obter algo em troca. Não é justo quem só quer usufluir ter o mesmo direito de quem contribui.

Além disso, esperar 30 dias ou um pouco mais é muito pouco. O mundo não vai acabar até lá. Ou vai? O importante é que os isos são liberados. A gente se deixa envolver pela ansiedade consumista e novidadeira e acaba se esquecendo disso. Nada contra quem gosta de instalar uma distribuição diferente por mês ou por semana. Cada um com a sua tara, desde que isso o satisfaça e não vire uma doença ou um problema social.

O clube também funciona como uma forma de criar e atrair usuários fiéis. Usuários potencialmente mais valiosos para a empresa do que usuários que trocam de distribuição constantemente. É um canal para o usuário influir na distribuição. Usuários que participam mais ativamente passam a fazer parte realmente da comunidade, contribuindo mais e parasitando menos.
Comentário de Manoel Pinho
Sovina: Gostaria de saber por que você acha a política da Mandriva mais sovina do que ter uma distribuição "advanced" ou um outro nome bonito apenas para quem paga e liberar para o povão somente uma versão eternamente beta (ela é feita para isso mesmo como eles próprios admitem; não estou ofendendo ninguém), como a Red Hat faz com o caso do Fedora e agora a Novell provavelmente também fará algo parecido ?

Eu acho que cobrar por serviços, como essa idéia de Clube, muito mais simpática do que cobrar licenças de uso de um determinado software.


Comentário de hamacker
-: Oras, ocorre que se demorar muito para fazer o upgrade, e nesse interim surge uma nova versão, e outra e depois outra e voce nao faz nada, praticamente voce perde a chance dum upgrade seguro (se é que existe). Com excessão do Debian (e parece que com o SuSe tambem) os upgrades são naturais, o nível de compatibilidade duma versao mais velha para a mais nova é transparente, é quase como trocar de roupa. Em outras distros, de uma versão para outra, voce se enrosca em problemas nervosos, voce chega a pensar se realmente vale a pena.

Claro que nas versoes recentes existem os avanços tecnológicos e segurança mais robustas, porém o que faz as pessoas pularem de distro em distro é mesmo a ditadura (ou modismo) de usar sempre a versão mais recente. A indústria se concentra nisso, lembra da febre do Win95 ? Todo mundo fazendo upgrade e comprando memória só para ter os superavanços da época. No linux é um pouco diferente, mas segue o mesmo principio.
Comentário de Anônimo
A versao de nome bonitinho: A versao de nome bonitinho da Redhat pode ser usada sim, via CentOS. Logo, a Mandriva é mais sovina sim.
Comentário de Manoel Pinho
CentOS: Eu sei, eu uso o CentOS em alguns servidores justamente porque não usaria o Fedora para essa função.

Será que seu eu fosse associado do clube mandriva eu não poderia pegar só os .src.rpm, compilar e colocar uma imagem iso na internet (usando um outro nome obviamente) ? Não tenho certeza, mas acho que não seria considerado pirataria nem infração às regras do clube.

Comentário de Anônimo
Pouco importa, pois o pessoal: Pouco importa, pois o pessoal do CentOS não precisou ser socio de nenhum Club RedHat pra fazer o que fizeram. :)
Comentário de ricarab
Pois é!!!: As vezes eu fico pensando no Linux, e nas empresas ligadas a ele: como uma empresa como a Mandriva sobrevive sem lucros? Ou então, seria certo fazer uma política mercadológica hostil contra os usuários? Acho que esse é o ponto: nenhuma empresa que conheço libera seus produtos com preços abusivos, ou uma política hostil, a boa verdade, é que as vezes nos esquecemos que somos MUITO acomodados a ponto de nunca querer pagar por um software!
Eu mesmo nunca vi na minha frente um Linux (nem Windows) na caixinha! Eu uso o Suse 9.3, não sei o preço dele aqui no Brasil, mas se for algo como o preço de um Conectiva (R$100) então para mim vale muito apena: um produto oficial, com mídias boas (quem sabe um DVD?), manual, suporte técnico. Sem contar no licenciamento desses produtos, que é completamente diferente do Windows! Não acho um martírio esperar um mês pelo Mandriva, e acho a idéia do clube uma boa, não me perguntem se o preço cobrado por eles é abusivo, eu realmente não saberia dizer, mas acho que uma empresa tem de sobreviver!
As vezes eu vejo pessoas criticando o Fedora, eu mesmo faço isso, afinal, o Fedora muitas vezes fica devendo na questão acabamento e estabilidade, porém, quando penso que o Fedora é feito pela comunidade, e liberado sem nenhum custo... Agora vejam o Suse por exemplo, feito por uma empresa com tradição em sistemas operacionais, com um time de desenvolvedores imenso e com dinheiro no bolso(a Novell não vive só de Linux!), então é claro que é justo pagar para ter um produto desses!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de frtn
hehehe... dizer que os outros: hehehe... dizer que os outros tem q trabalhar de graça todo mundo diz, mas e vc, trabalharia de graça?
Comentário de stpa
Tem nos espelhos: Pinho,

Os src.rpms da Mandriva/Mandrake sempre estão disponíveis para todos, nos espelhos FTP da mesma. Os do 2006beta já estão lá, ao lado dos já compilados. É só pegar. Só os ISOs, arrumadinhos e prontinhos para a instalação, estão restritos para os associados, por enquanto. Quem quizer e souber como, pode fazer por conta própria os CDs, ou construir uma árvore de instalação no HD. Quem tiver gosto por emoções mais fortes, pode manter em um HD a árvore do Cooker (a versão em desenvolvimento) mantendo-a sincronizada com os espelhos ou a atualizando sempre que houver mudanças interessantes ou "estabilizadoras". Se quizer coloborar, pode retribuir o trabalho alheio, relatando problemas e soluções à lista Cooker.

Vários usuários da Mandriva compilam pacotes-fonte obtidos no Cooker e os disponibilizam para a versão estável. Por exemplo, o Textar, um antigo adepto do Mandrake, começou fazendo isso e acabou criando o PCLinuxOS, mini-distibuição baseada no Mandrake. Começou recompilando e ajustando os pacotes src do Mandrake e adicionando uma ou outra coisa de punho próprio aqui e ali.

Ou seja, se quizer, dá para fazer. Colocar os isos na roda. Mas, por quê se dar a todo esse trabalho? Só para sacanear o clube? Ou, satisfazer sanguessugas sovinas que não querem gastar um tostão, não conhecem a palavra "retribuir" e não podem esperar 30 dias, pois correm o risco de entrar em crise de abstinência? Isto é, não vejo problema em alguém montar as imagens para consumo próprio ou restrito. Ou iniciar uma nova distribuição baseando-se em outra, desde que se inclua algo novo ou aprimorado. Mas colocar ISOs originais com outro nome na internet, não é muito ético e não ajuda muito uma empresa que colabora com desenvolvimento e popularização do Linux. Além disso, se disponibilizar com outro nome, como é que vão saber que são os ISOs da Mandriva? A idéia é por com outro nome e divulgar que são os da Mandriva??? Ou...????

Comentário de Clovis Sena
menos problemas: a vantagem é que esperando um mes, voce vai encontrar menos bugs. Somente isto valeria a espera.
Comentário de Clovis Sena
recentemente tive de trocar a: recentemente tive de trocar a bateria do meu relógio: de graça nem relório trabalha.
Comentário de Manoel Pinho
Obrigado: Obrigado pelas informações. Eu nunca usei o clube mandrake porque não usava o Mandrake. Agora que teremos um clube mandriva brasileiro, com preço mais razoável, e com a compra da Conectiva, provavelmente pagarei pelo serviço. Se eles não oferecerem uma relação custo/benefício que compense não terão clientes. É a lei de mercado que definirá.

Eu não faria isso que eu falei só para beneficiar usuários que não podem esperar 1 mês pelas isos, mas faria sem peso nenhum da consciência se eles fizessem algo como a Red Hat fez. Eu prefiro usar o CentOS a usar o Fedora quando instalo servidores porque não acho razoável a política de atualização do Fedora.
Comentário de Carloca
Trabalhar de Graça: Achei este texto do grande João Ubaldo Ribeiro, acredito que ele
exprime o que as vezes pasamos de maneira magistral.

http://www.almacarioca.com.br/cro68.htm

[]'s
Comentário de Luc
Economia 101: Esse negócio de liberar a iso pro povão (não membros do clube) depois de 1 mês é um ponto negativo na corrida pela conquista do usuário.

Pra quê conquistar um usuário que não quer pagar?

Quem você acha que engana com essa conversa fiada de que, se não for de graça, você não vai usar o produto da empresa ou vai ficar bravinho e que isso vai prejudicar a imagem dela?

Se você acha que deve ser de graça, por que você mesmo não faz tudo que eles fizeram e distribui de graça?

Acho que o único sovina nessa história é você.

Pena que você é "anônimo". Eu gostaria de indicar seu nome para o próximo Prêmio Nobel da Economia. Ou da Conversa Fiada.

É cada figura que aparece...
Comentário de Marco Licínio Crasso
Eu pago para a Conectiva o quanto ela me pedir!: Mesmo podendo baixar os ISOs da Internet, sempre comprei as caxinhas da Conectiva. Compro não só para mim, mas também para clientes como cortesia. De modo que se a Conectiva lançar um clube pago, para mim não vai fazer diferença nenhuma.

Afinal, tenho o maior prazer de dar meu dinheiro para a Conectiva!

Ela merece :)
Comentário de diego
E também não entendo esse n: E também não entendo esse negócio de ficar experimentando distros. Pra mim o cara tem que instalar uma distro e usar o máximo de tempo possível.

Porque é divertido, desafiador, didático... ou porque temos muito tempo livre ;)
Comentário de Schistossoma mansoni
E pensar que já fui chamado de parasita pq ganho dinheiro com S: Ainda bem que existem pessoas que têm consciência do contrário!
Comentário de Schistossoma mansoni
E pensar que já fui chamado de parasita pq ganho dinheiro com S: Ainda bem que existem pessoas que têm consciência do contrário!
Comentário de Luc
Esquizofrenia: Ficar experimentando distros eu até entendo. Faço isso, embora faça cada vez menos. O que não entendo são aqueles caras que ostentam assinaturas em fóruns dizendo (após as especificações ultra completas de sua máquina): Mandriva 18, Debian 9 RC5 e SuSE 22 Sauerkraut Edition. Pra quê isso? Tudo no mesmo computador? E se forem vários? Pra que essa mistureba? E pra quê ficar anunciando que usa várias distros? Vai ver é alguma nova forma de saudação entre os jovens?

Bem, também nunca vou entender os caras que assinam com a especificação completa da máquina em TODAS as mensagens. Às vezes eu acho que é um anúncio, que o cara tá precisando de grana e quer vender o computador. Sei lá.
Comentário de stpa
Hirudíneos avarentos: Pinho,

A Mandrakesoft mostrou vitalidade, ao sair da concordata. O clube colaborou para isso, o que é um bom indício. Dependendo das expectativas, se muito altas, o clube pode frustrar o associado. Antes de se associar, pesquise e visite o dito cujo.

Só para constar. Meu comentário sobre os anelídeos hematófagos não foi dirigido exatamente para você. :)
Comentário de stpa
Acho ótimo...: Não fico experimentando distros, mas acho muito bom que tenha quem o faça. É uma fonte de informação adicional.

Quanto ao exibicionismo, acho engraçado. Parece que o sujeito quer provar que o dele é maior. Como dizia o Freud, o sexo explica muita coisa...
Comentário de Anonymous
Que coisa, não?: Chega a ser engraçado o fanatismo desse stpa. O cara foi até pesquisar o nome científico da sanguessuga só pra me ofender. Pior, ele nem me conhece pra saber se já contribuí monetariamente ou não com o software livre. Pois é, já paguei caixinha oficial da Conectiva e já comprei Debian na linuxmall, que remete parte dos lucros para o projeto, dentre outras coisas. A observação que fiz não é contra o clube, mas eu acho isto estrategicamente errado, dado que todas as outras estão fugindo dessa pratica, até a SUSE. Quanto a esperar, eu posso esperar 1, 2, 3 ou mais meses, até por que não uso Mandriva faz um certo tempo e ate segunda ordem não pretendo voltar. A questão é que em todas as outras essa decisão é uma escolha do usuário e não uma imposição de filiação a clube que, como citei, pode perfeitamente dar outros benefícios a seus usuários, e agora citando alguns: servidores exclusivos e descontos na compra da caixinho oficial pros colecionadores. Por sinal os servidores exclusivos já são uma prática, que eu saiba.

Mas não sei por que me espanto. Os stpas da vida leem a palavra sovina, ficam com o pensamento nublado de odio, como se eu tivesse ofendido as maes deles, e partem logo pra agressão pessoal e pra argumentação canhestra, sobre eu poder ou não esperar pelo misero mês. Não saca que isso é má relação publica da empresa, do ponto de vista de parte dos usuarios, se comparada as outras. Nem a SUSE servirá mais como desculpa. É claro que o fanático não acha isso, mas a manifestação de alguém de fora do circulo de adoração deveria servir de reflexão, mas aí já é pedir demais.

E pelo amor de Deus, não me venham com Red Hat. Ela tem seu produto comunitário: o Fedora. Se ele não é adequado a servidores, como pensa o Manuel Pinho, que não o use em tal nicho, mas ficar choramingando que ela é pior por que tem um produto que não disponibiliza não é desculpa. Até por que a propagnada central da Mandriva é com relação a desktops, e o Fedora é sim um concorrente nessa area e disponibiliza seu produto diligentemente sem fazer doce.
Comentário de Anonymous
É cada figura que responde! : É cada figura que responde!

V. fala como se fosse impossivel obter mesmo a Mandriva de graça. Do meu ponto de vista, se for imprescindivel não pagar, por que segundo v. sou sovina, eu posso ou aguardar a distro liberar as isos ou escolher outra (já uso outra em vez da Mandriva e faz muito tempo por outros motivos) ou pior, poderia recorrer a ilegalidade e tentar achar as isos antes da liberação.

Aí é que eu me pergunto: se é tão facil que a minha "avareza" seja suprida com ou sem a politica da Mandriva, por que os sujeitos insistem em levar pro lado pessoal em vez de reconhecer a critica como uma critica à estrategia da empresa? Digam que não faz sentido por isso isso e aquilo! Não, é logico que não. A resposta deve ser: se v. propõe isso é por que é um maldito gaiato sanguessuga! Nem param pra pensar que a mudança na politica da empresa não faz diferença pra quem não quer pagar. Donde eu concluo: fanatismo emburrece!
Comentário de stpa
Não precisei pesquisar: Já sabia o nome da sanguessuga, Hirudo medicinalis Linn., por dever de profissão. Desculpe-me se a analogia lhe coube, não é pessoal, mas dirigida a todos que têm comportamento parasítico análogo ao da sanguessuga.

É muito comum as pessoas usufruirem algo sem retribuir. Não vejo grandes problemas nisso, no caso do Linux, já que faz parte da idéia do SL o livre acesso. Mas usufruir e reclamar com veemência, depreciando o provedor e querendo mais, sem contribuir, é uma forma de parasitismo, por analogia. Sou fanático, confesso, ao defender esse ponto de vista em qualquer aspecto da vida. Por isso ocasionalmente me manisfesto. E fico feliz quando alguém reflete sobre isso e resolve melhorar.

Quanto ao adjetivo sovina, entendo que ele se aplica a quem tem apego exagerado ou doentio às suas posses, especialmente dinheiro -- veja em um dicionário. Apego que leva o sovina a não compartilhar o que é seu. Se meu entendimento está correto, o adjetivo sovina não se aplica exatamente à Mandriva. Meus comentários procuram demonstrar isso. O uso de um adjetivo mais apropriado, ou uma colocação mais bem estruturada e lúcida, evitaria alguns comentários que fizemos aqui. Estariamos discutindo a estratégia comercial da Mandriva de forma mais objetiva. Agora é tarde.


Comentário de Luc
Sovina e chato: Daí eu é que eu me pergunto: se é tão fácil que a sua "avareza" ou "nobreza" seja suprida com ou sem a politica da Mandriva, do que é que Vossa Excelência está reclamando? E seja lá do que for, por que Vossa Excelência vem se queixar aqui? Estava escrito "Mandriva: guichê de reclamações" na porta quando Vossa Excelência entrou? Reclama lá com eles, ué. Só a Mandriva pode atendê-lo.

Não se esqueça de deixar bem claro para eles que Vossa Excelência NÃO é um maldito gaiato sanguessuga, e sim alguém repleto de boas intenções, disposto a compartilhar com eles (gratuitamente, é claro) toda a metodologia, retumbância e prosopopéia da sua brilhantíssima estratégia de marketing. Senão, é capaz de eles não perceberem.

Existe UM MONTE ABSURDO de distros gratuitas por aí. Você pode usar qualquer uma delas à vontade, sem pagar nada. Se você cria caso porque a Mandriva não é grátis (ou demora muito pra ficar de grátis, sei lá), isso só pode significar que ela é *muito boa* para você, você quer muito tê-la e usá-la, há algo nela que o faz desejá-la muito. Ora, se você admira tanto o trabalho da Mandriva, PAGUE E NÃO BUFE. Ou melhor, bufe, se quiser. Mas pague.

Oras, bolas.
Comentário de Anonymous
Não foi uma reclamação. Fo: Não foi uma reclamação. Foi uma opinião. Se nessse site não se pode opinar, pra que se permite comentarios pras noticias, pros leitores como v. dizerem amém?

Incrivel como v. usa meu argumento pra me mandar parar de reclamar. Pois o fato de haver muitas distros é justamente o que me permite opinar a respeito da Mandriva sem que isso seja considerado uma reclamação em causa propria. Se v. não percebeu isso, paciência. V é que precisa respirar mais e bufar menos.



Comentário de Anonymous
Desculpe se analogia lhe coub: Desculpe se analogia lhe coube? Por favor! V. respondeu minha mensagem e claramente me chamou de sanguessuga. Tanto foi que tratou logo de avisar ao Manoel que a ofensa não era pra ele. Esse negocio de se a carapuça lhe serviu é tão batido! Assuma o que diz sem medo. Ninguem aqui tá armado! :)

Quanto ao sovina. Tudo bem, assumo a culpa e concordo que é tarde pra conversar a serio.

Mas não deixa de ser surpreendente que um simples adjetivo leve a tantas conclusoes discutiveis, como:

- Eu tou reclamando do prato que como. Não, eu opinei sobre uma noticia postada. De onde tiraram que eu como desse prato fica por conta de pensar com os testiculos.

- Nunca devo ter gasto dinheiro com software livre. Mais uma vez, clara sequencia de sinapses "testiculares".

É incrivel. Nehum dos exaltados disse: a tua ideia é de ameba por esse motivo. Nem nesse nivel chegaram. Partiram logo pro meu perfil psicologico. Incrivel!

Um tal de Luc me mandou pro guichê da Mandriva e segundo ele o fato de haver muitas distros é motivo pra eu ficar de boca calada. Não gosta, cala-se e use outra. Ou pague mesmo que bufando. Liberdade na boca desse povo deveria ser considerado blasfêmia.


Comentário de Luc
Motivo: Tua idéia é de ameba porque insinuava que a empresa deveria dar o produto de graça para agradá-lo como freguês. E eu argumentei que é perda de tempo agradar um freguês que exige o produto de graça.

Qual parte você não entendeu?

O tal que é de Luc não é o verdadeiro Tal. Como poderia sê-lo?
Comentário de Anonymous
Dislexia é foda: O produto já é de graça. V. acha que o unico beneficio do tal clube para com seus membros é a retencçao de liberação das isos por um certo periodo? Como a minha argumentação é pra ganhar de graça algo que já é de graça pro usuario domestico, se ele assim quiser, mesmo que eu usasse o tal Mandriva?

Não dá pra entender tua logica. So me resta perguntar: tu é doido ou caga rodando?
Comentário de stpa
Batido mas funciona: Mais uma vez discordamos, meu caro. O velho truque de ofertar a carapuça à vítima em potencial está consagrado pelo uso. O que leva alguns a considerá-lo batido. Porém, Vossa Senhoria há de concordar comigo que é deveras eficaz. Explico o mecanismo. Você expõe, como quem não quer nada, um comentário que permite variadas interpretações e aguarda uma resposta. Caso alguém se manifeste, de forma exaltada, sobre esse pequeno e inocente comentário, dando ênfase a um dos possíveis aspectos ali contidos que o incomoda, você terá conseguido identificar uma característa do agora seu oponente. Com um detalhe, se ele deixou-se envolver em um truque tão banal, a possibilidade de que ele se perca mais ainda é boa. A partir desse momento, é possível, ou se prevenir, ou usar a característica recém-descoberta na contenda ai iniciada. Porém, é importante salientar que não é raro a capacidade de interpretação de linguagem do oponente estar muito aquém do esperado e ele iniciar uma discussão totalmente fora de propósito ou fundamentada em ilusões paranóicas. Esteja também preparado para termos chulos e aviltantes demonstrações de incivilidade. Seja cordial e lembre o adversário, já exibindo sintomas hidrofóbicos, que se ele continuar a espumar pela boca, poderá danificar o teclado ou manchar a tela do seu computador. Isso, caso ele não fique cianótico e tenha um síncope.

Por favor, fique à vontade para interpretar esse meu comentário como lhe convier. Mas, não diga ou presuma que a sua interpretação coincide com a minha, pois pode não ser verdade.
Comentário de Anonymous
Caramba! Depois dessa só pos: Caramba! Depois dessa só posso dizer: game over!

Fui vencido facilmente. :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004