04/08/05 13:35 #1462
Após consolidar os primeiros passos da migração para software livre, o Ministério das Cidades já ultrapassou o percentual de 50% das estações de trabalho migradas e operando com GNU/Linux. Do parque de 300 microcomputadores, 160 já rodam o sistema operacional livre. Ocorre processo de aquisição de mais 70 equipamentos, que já virão de fábrica com o pinguim, em versão Debian e com as customizações do Ministério. Na área dos servidores de rede, o percentual de migração é maior. Continuam operando em software proprietário apenas três equipamentos, que dão suporte a aplicações legadas que ainda não puderam ser migradas. Nos outros seis servidores também opera o sistema Debian, com diversos serviços e aplicativos que dão suporte completo à atividade do Ministério. Um dos serviços que se destaca é o correio eletrônico, que opera com o software Exim e filtros de SPAM e anti-vírus, provendo maior conforto aos usuários. Há também o sistema de gerência de conteúdos Mambo, que implementa a intranet. Cabe lembrar que o sítio internet do Ministério foi um dos primeiros a ser migrado para software livre na Esplanada.
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Desenvolvido pelo ESES.P - Escritório Regional da Dataprev no Espírito Santo.
A proposta do CACIC é ser um conjunto de softwares que auxiliem os administradores de redes a gerenciar os computadores que são de sua responsabilidade. Para conhecer quais são os principais objetivos do CACIC. Para entender melhor como o sistema funciona.
O CACIC tem se tornado referência em software livre.
O Sistema CACIC conquistou a adesão dos governos da Argentina, do Paraguai e da Venezuela e pode ser adotado por outros países. Só na última semana, o governo registrou 20 cadastramentos dos vizinhos sul-americanos interessados na instalação da ferramenta.
Você sabia? Que o Ministério do Planejamento e a diretoria de informática da Petróleo da Venezuela- PDVSA, petrolífera estatal venezuelana, firmaram um acordo para criar uma versão em espanhol da ferramenta?
Ela consiste no Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), um software livre, com licença pública geral (GPL).
Software Livre. Nós usamos!