Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Daily Log: Chamada para indicações ao prêmio FSF para o avanço do Software Livre

“A Free Software Foundation anunciou a chamada para indicações ao Prêmio FSF para o Avanço do Software Livre 2005. O Prêmio é entregue anualmente, iniciando em 1998, a um indivíduo que tenha contribuído de maneira significativa para o avanço do Software Livre. A lista de premiados inclui Linus Torvalds, Alan Cox, Miguel de Icaza, Larry Wall e Theo de Raadt, premiado em 2004.

De acordo com o anúncio, qualquer atividade é aceita como motivo de indicação - desenvolvimento de software, elaboração de documentação ou jornalismo - desde que esta atividade tenha um impacto de longo prazo no estabelecimento do “mundo da liberdade do software

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anon
Steve Jobs.: Steve Jobs.
Comentário de anon
Augusto Campos .: Augusto Campos .
Comentário de anon
Wrochal heheh .: Wrochal heheh .
Comentário de nemesis
Bill Gates: Nada contribui tanto para o avanço do software livre quanto a aversão ao Windows e ao monopólio de sua empresa no mercado.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tfpsky
Pq não?: Não pode ser o Tux? :D
Comentário de CWagner
Porque não (2)?: Se até o Shrek recebeu um Oscar... :D
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de vmedina
Eu pensei que era um prêmio: Eu pensei que era um prêmio por méritos em favor do Software Livre, e não "medalhas de honra" na guerra contra a mítica "Besta de Redmond"

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Carlão Bazuca
Personalidades Brasileiras com visibilidade mundial...: Na minha opinião existem no Brasil apenas duas personalidades do Software Livre com visibilidade suficiente para tanto: Marcelo Branco e Fernanda Weiden. Ambos tem papel fundamental no crescimento do Software Livre não apenas no Brasil, mas também em nível mundial. Meu voto vai para eles.
Comentário de
Iniciativas bastante específicas: Pela lista de agraciados em outros anos (que inclui Linus Torvalds, Alan Cox, Miguel de Icaza, Larry Wall e Theo de Raadt), me parece que o prêmio tem sido concedido a responsáveis por iniciativas bastante específicas e relacionadas de forma um direta ao desenvolvimento de softwares livres. Mesmo o Cesar Brod, finalista no ano passado e que associo muito mais ao exemplo cabal de que é possível viver (e sustentar uma organização) a partir do desenvolvimento de software livre, está ligado ao desenvolvimento de uma série de sistemas adotados em diversos nichos (por exemplo, na administração escolar) pelo Brasil.

Aliás, meu voto pessoal seria no próprio Cesar Brod, pelo conjunto da obra. Mas acho que o outro finalista do ano passado (Andrew Tridgell) concorre com chances reais, pelo seu papel no fim da adoção oficial no desenvolvimento do kernel Linux de um sistema de controle baseado em código fechado. Eu não o indicaria por isto (ele tem méritos muito mais relevantes), mas estou curioso para saber o que vai acontecer.
Comentário de Luc
Vai pro trono ou não vai?: E aquele figura do Ubuntu, o que rasga dinheiro? Ninguém indica?

Putz, eu DETESTO o Ubuntu, mas acho legal o cara distribuir a parada de graça pelo correio para ajudar a popularizar um sistema livre.
Comentário de Nacho Vidal
Patola do LinuxFUD.: Votaria no Patola, pelo excelente trabalho de divulgação no linuxfud. O Patola é um verdadeiro "FUDêncio" da comunidade brasileira.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004