Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fundação Mozilla anuncia reorganização e criação de estrutura comercial

“O IDG Now! divulgou notícia da criação da Mozilla Corporation, empresa criada com o objetivo de 'gerar receitas e lucros, a fim de conseguir sustentar o desenvolvimento do Firefox e outros produtos'.
O domínio www.mozilla.com já está ativo e na página do Mozilla.org há chamadas para o anúncio no mozillaZine e para um FAQ chamado Mozilla Foundation Reorganization.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de João Silva dos Santos
Isso não está me cheirando bem: A Mozilla Foundation é uma iniciativa sem fins lucrativos...
Não entendi o tal negócio da "Corporation" ser subsidiária da "Foundation". Tem coisa aí!!!
Comentário de
A Coisa: Você leu a FAQ e acha que é mentira, ou não chegou a ler? Eu entendi a proposta e parece que faz sentido: a corporação pode gerar receita e aplicá-la no desenvolvimento do software, no sustento da estrutura e na disseminação do projeto, e a fundação pode continuar mantendo e administrando seus recursos sem perder suas isenções de impostos, e sem alteração no seu objetivo. Subsistir de forma auto-sustentada não parece ser algo errado, e o software continua livre. Qual coisa você acha que tem aí?
Comentário de dmorales777
Tudo bem, no pior das hipóte: Tudo bem, no pior das hipóteses a Microsoft vem e compra a corporação e... fim do Firefox e Thunderbird? No pior das hipóteses, não. Afinal de contas alguém ainda iria continuar o desenvolvimento do software livre onde ele parasse, e daria outro nome - assim como no princípio era o Mozilla, depois Firebird (era isso mesmo?) e agora Firefox - o importante é que a idéia continue.
Comentário de nemesis
pulga atrás da orelha: tenho que admitir que não gosto disso. e não gosto da Licensa do Firefox. aliás, pensando bem, cadê o código-fonte do Firefox? a Licensa diz que partes dele são livres... como assim, cara pálida?! é livre ou não é?? o fato é que não há um pacote específico com os fontes do Firefox para download em lugar algum...

não estou gostando do palavreado da Fundação Mozilla. estão tentando ficar um pouco profissionais demais e estão começando a sentir o estrelato...

saudades do Mozilla original...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Dias
Código-fonte: Se você tivesse pesquisado melhor, teria encontrado código-fonte dos produtos Mozilla no próprio servidor deles. Na página de download (http://www.mozilla.org/download.html), clicando em More..., você entrará na listagem de diretório da última versão do aplicativo escolhido. Entrando na pasta source, você encontrará o código-fonte!

Exemplo: código-fonte do Mozilla Firefox:
http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/1.0.6/source/firefox-1.0.6-source.tar.bz2

-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
Comentário de acefalo
licença do firefox: Eu estava justamente para perguntar aqui sobre a licença do Firefox. A licença dele permite fork?

O firefox é meu navegador preferido, uso-o tanto em casa como no trabalho. Mas o projeto me parece ser uma coisa fechada. A participação da comunidade resume-se a reportar bugs, ou qualquer um pode contribuir com código? Posso pegar o código, modificar e redistribuir?

Talvez eu devesse esperar pela resposta a essas minhas perguntas antes de emitir qualquer opinião, mas não me agüento: às vezes acho todo esse oba-oba em torno do crescimento do firefox uma tremenda auto-enganação.

Aumenta o número de usuários windows do navegador, mas muitos nem devem dar a mínima para o fato de estar usando software livre(?). Entendo que, no máximo, o resultado disso será uma maior compatibilidade dos sites de internet com os navegadores livres. E só.
Comentário de nemesis
hm, ok: não acredito que eu próprio tenha cometido FUD!! é, tá na hora de dormir...

mas ainda não gosto da licensa do executável. ei, vc do comentário de baixo: a licensa é só para o executável, como produto acabado. Como nosso bom amigo aí de cima salientou, o fonte está disponível, sim, embora não a vista...

Firefox é um legítimo software livre e uma das mais poderosos e modernos showcases para tecnologias web abertas que existem. Aliás, recomendo baixar o DeerParkAlpha, que é a versão teste do FF1.5 e do qual vos falo, e ver as maravilhas que o pessoal tem feito...

ok, até amanhã.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Gustavo Bittencourt
Licença do Firefox: O Firefox é licenciado sob 3 licenças: GPL LGPL e MPL. Essas licenças permitem um fork, tanto que há diversos projetos que usam parte código do FFx, entre eles NVU, Galean, Camino, etc. O que é protegido no Firefox não é código mas sim a marca, e isso tem incomodado algumas distribuições.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Motivos prováveis: Entre os motivos prováveis desta iniciativa é que a Mozilla Foundation deve estar faturando mais do que deveria para uma entidade sem fins lucrativos, e também deve estar recusando acordos comercias com algumas empresas, pois esses acordos são típicos de empresas e não de fundações.
Comentário de Lavra
Respondendo ;): "assim como no princípio era o Mozilla, depois Firebird (era isso mesmo?)"

Antes de ser Firebird, foi Phoenix.


Comentário de vmedina
Profissionalizar é bom...: Ainda mais se uma compania que distribuí um programa livre se tornar um colosso. Vai só provar mais que o SL se sustenta como modelo de negócio.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Pikachu
Sim, desde que seja uma funda: Sim, desde que seja uma fundação mundialmente conhecida, e com injeção financeira de várias corporações, e usando programadores com tempo cedido gentilmente pela AOL/Netscape.
No fundo do quintal, ainda quero ver uma empresa conseguir sobreviver assim.
Comentário de vmedina
Ainda não viu?: Talvez você devesse abrir os seus olhos.

Falta exemplos ou falta procura no google?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Pikachu
Nossa, estes exemplos casam p: Nossa, estes exemplos casam perfeitamente com uma pequena pequena!
Comentário de Pikachu
Ops, pequena empresa.: Ops, pequena empresa.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Pikachu : Pikachu

A Mozilla Foundation não tem nenhum programador "com tempo cedido gentilmente pela AOL/Netscape". Na verdade a AOL/Netscape demitiu toda a equipe que suportava o Netscape. Boa parte foi contratada pela Mozilla Foundation, outros foram contratados por outras empresas como Google, Yahoo, Red Hat, etc. Uma evidência de que está "sobrando dinheiro" na Mozilla Foundation é que eles já estão com cerca de 40 colaborabores contratados e volta e meia contratam mais gente.

Comentário de vmedina
Pequenas viram Grandes: Elas eram pequenas e cresceram. Veja você por quanto a Conectiva foi vendida para a Mandrake. Será que ela valia isso tudo?

Se mesmo assim você ainda não vê os exemplos, isso é miopia sua.

[]s!

ps: Vou ignorar a suas trollices apartir de agora. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Pikachu
Eu ainda não vi uma pequena: Eu ainda não vi uma pequena softhouse conseguir sobreviver fazendo softwares GPL. Sempre vêm com exemplo de Conectiva, Red Hat, Mozilla, o que é bem díspar do que eu disse.
E, ao contrário do que pareça, eu sou a favor do soft livre. Mas ainda não consigo sobreviver somente disso, assim como muitas pequenas empresas.
Se é mais fácil me moderar para não ser visto ao invés de dialogarmos, tudo bem.
Comentário de CWagner
Já explicaram isso, acho que: Já explicaram isso, acho que está na Linux Magazine de Julho. Se você faz software específico para um cliente, tipo um controle de estoque ou mesmo um sistema de RH então você pode cobrar como um produto.

Agora, se você faz uma personalização de programas já existentes, então deveria cobrar como prestação de serviços.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brain
Ainda não viu: Exemplos são raros mesmo. Mas não inexistentes. Acredito que você irá achar interessante o caso da Solis.
Comentário de Manoel Pinho
Software-houses: "Eu ainda não vi uma pequena softhouse conseguir sobreviver fazendo softwares GPL. Sempre vêm com exemplo de Conectiva, Red Hat, Mozilla, o que é bem díspar do que eu disse."


Provavelmente porque a maioria delas é pequena justamente por pensar pequeno.

Não tenho nenhuma empresa mas se tivesse certamente iria pensar nisso como uma forma de diferenciar das 1001 software-houses que fazem programinhas VB/Delphi/Clipper de controle de videolocadoras, restaurantes, etc. Quando os seus programas começam a se popularizar, logo começam a aparecer nas redes P2P e o dinheiro que vinha de licenças vai por água abaixo.

As pequenas empresas de software só existem porque há certas áreas como essa que citei de automação de pequenas lojas, em que é preciso fornecer conjuntamente serviços de suporte, instalação e configuração de servidores/máquinas, customização do aplicativo, etc. E essa receita de serviços na maioria das vezes iria aumentar mais caso mais pessoas tivessem acesso ao programa.

Minha esposa é dentista e ela, há alguns anos atrás, comprou no impulso um daqueles softwarezinhos de clínicas dentárias da HJ software. O programazinho era (mal)feito em VB e claramente não atendia ao que ela precisava. Em qualquer rede P2P pode-se encontrar os programas dessa empresa e nem sei se eles prestam algum tipo de servicó de customização ou suporte. Enfim, foi um dinheiro (embora pouco) jogado no lixo. Vejo ainda também muito softwarezinho ainda hoje usando Clipper/Paradox com os arquivos de banco de dados circulando pela rede e corrompendo toda hora. É incrível como com tanta disponibilidade de bancos de dados livres e robustos ainda tem tanto software que usa isso ou Access...

Comentário de vmedina
Mas calma lá... você tem qu: Mas calma lá... você tem que investir também.
Sem capital não vai pra frente. a Info publico que para uma firma de consultoria em SL você devia investir 40.000 para ter retorno em 1 ano(se bem me lembro). Do nada ninguém vem né!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004