Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Lizard Blizzard": Novell anuncia OpenSuse, sistema público e mais aberto

“Saiu no Linux Daily Log (http://www.linuxdailylog.com): 'O News.com publicou uma matéria a respeito da decisão da Novell de tornar o SUSE Linux público e mais aberto, a exemplo do Fedora, da Red Hat, através do projeto OpenSuse. De acordo com o artigo, a Novell anunciaria este projeto na próxima semana.' Além disso, ao que parece, a Novell não pretende se limitar a disponibilizar as mídias na Internet: '...Além de disponibilizar o código-fonte, a Novell pretende distribuir o Suse Linux da forma mais ampla possível, através de mídias encartadas em revistas, distribuídas em eventos de tecnologia e, possivelmente, enviando cópias para aqueles que solicitarem. Neste ponto, o artigo cita que o interesse da Novell é diferenciar o Suse Linux do Fedora, cuja disponibilização se dá através de imagens de CDs e DVDs.' Veja a notícia completa no News.com

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
Adorei!!!: Adorei ver essa notícia sobre o SuSE! Eu estou usando o SuSE Professional 9.3 aqui, e tenho me maravilhado com essa magnífica distribuição! Acho ótima a iniciativa da Novell de "abrir" mais o SuSE para a comunidade, pois, se existe uma ótima distribuição, que é pouco conhecida entre a comunidade de um modo geral, é o SuSE, diferentemente de outros como Mandrake, Fedora, Debian e Slackware, que possuem uma ótima "entrada" na comunidade, por serem:

1 - livres
2 - gratuitos
3 - facilmente adquiríveis

Não acredito que uma empresa deva simplesmente "fazer caridade para a comunidade" entregando um sistema prontinho e polido, que custou muito, e não "ganhar" em troca, porém, há algum nicho na comunidade (nós) que ajudamos a propagar o sistema instalando na casa dos amigos, falando, escrevendo, criticando.
Vida longa ao OpenSuSE, e felicidade a todos!

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Ótimo: Excelente iniciativa. A Novell tá dando passos certos com o Linux. A idéia deles de distribuir o Suse por diversos meio é muito boa. A exemplo do Ubuntu q manda as mídias pra qquer lugar do mundo (já recebi as minhas 10), divulgar o sistema é a alma do negócio. As pessoas usam, se acostumam e tornam isso parte do trabalho e do uso pessoal. É por aí q o sistema vai crescer mais.

Parabéns à Novell.
Comentário de jchaves13
Agora para o bem...: "há algum nicho na comunidade (nós) que ajudamos a propagar o sistema instalando na casa dos amigos, falando, escrevendo,..."
Foi dessa forma que a prática chamada de pirataria fortaleceu o sistema dominante no mercado, agora ela pode ser usada para fortalecer uma empresa envolvida com o SL.
Não uso o SUSE, mas, pelo que tenho acompanhado a NOVELL fez muito bem a ela.
Comentário de marcelosouza
Boa notícia, porém...: Achei excelente a iniciativa da Novell. Sempre achei a Suse uma distribuição de fato profissional, com QA garantido, desde quando não era da Novell.

O que me preocupa agora é o quanto a Novell estará "atenta" ao OpenSuse, não tornando-a apenas um "test bed" com apoio da comunidade, a exemplo do que está sendo o Fedora, que apresenta muitas questões de estabilidade. Ou seja, um QA não muito apurado.

A impressão que eu tenho é que o Fedora está eternamente em beta. E não quero ter esta impressão no OpenSuse. Caso contrário vou mudar de distribuição denovo! (Minha distro anterior preferida era Red Hat Linux...)

--
Marcelo de Souza
www.marcelosouza.eti.br

Comentário de ricarab
Pois é...: Pois é... As vezes eu também temo por isso, eu não gosto de me referir ao Fedora como um beta! Não dá para falar que a Red Hat aproveita da comunidade Fedora! Porém não gosto do "modo de administrar" do Fedora, não gosto das ferramentas de configuração, e isso é subjetivo, claro! Porém, migrei dele por questões de estabilidade. Não a causa desses problemas de estabilidade no Fedora: seria um roadmap muito curto? Time de desenvolvimento pequeno? Ou realmente falta de preucupação do time de desenvolvimento com esse quesito?
O que mais me surpreende no Suse é o acabamento do sistema, que de fato, é inquestionável! Mas o Suse também tem um roadmap igual ao do Fedora, então, porque não é tão instável quanto?

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de marcelosouza
O que mais me surpreende no S: O que mais me surpreende no Suse é o acabamento do sistema, que de fato, é inquestionável! Mas o Suse também tem um roadmap igual ao do Fedora, então, porque não é tão instável quanto?

Deve ser por falta de visão e comprometimento da empresa (Red Hat).

Eu pelo menos não tolero mais alguns SOs muito pouco polidos ou mal acabados. Muito menos se tiver de pagar por isso.

--
Marcelo de Souza
www.marcelosouza.eti.br

Comentário de rodrigomessiasbarros
Noticia boa!: Notícia muito boa e em boa hora.

Pena que acabei de migrar do Suse para o Debian, não pelo fato da distro em si(que aliás, diga-se de passagem, está excelente) mas por não haver uma comunidade(no Brasil) tão forte e atuante, e como com documentação tão vasta e abrangente como o Debian.

O Debian não tem as ferramentas integradas de configuração como o Suse por exemplo, mas como estou querendo aprender o funcionamento completo do Linux, ops, GNU/Linux(como preferirem), isso é até bom.

Faço votos de que o OpenSuse continue tão bom quanto o SuSe Professional 9.3. Que o Fedora Core 4 melhore ainda mais. E que todas as distros caminhem à um profissionalismo sem igual!

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Fusão?: Estaria a Novell sendo comprada pela WayneTech ? :-)
Comentário de Kid-X
O Augusto tem bom gosto pra herói ;-): Pelo menos o Augusto Campos tem bom gosto pra super-herói ;-)
Comentário de ricarab
Pois é meu caro: Pois é meu caro! As vezes é realmente lastimante ter que tolerar algumas falhas que poderiam muito bem não existir, eu aplaudo de pé o Projeto Fedora e a iniciativa, porém, apesar de o Fedora ser um sistema muito famoso, justamente por ser completamente livre, e de fácil aquisição pela internet, o pessoal peca muito por não considerar questões de estabilidade e algumas outras questões de acabamento: algumas vezes, ao instalar programas no sistema, tive que trocar os CDs por um número incontável de vezes, algo próximo de 20 ou 30! Isso não deveria acontecer! Não vejo acontecendo em outros sistemas, se isso vale de referência! Eu realmente desejo muito sucesso ao projeto OpenSuse, e que este venha a preencher algum vácuo deixado pelo projeto Fedora, e seu time de desenvolvimento.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Renato
Muito bom.: Com o fim da conectiva (comecei há um ano e meio atras com o cl-9) estou em dúvidas com qual distribuição continuar (me desculpem os franceses). Mas sendo o suse da novell e a novell sendo uma das grandes, fiquei com um pé atrás. Talvez agora seja mais tranquilo, uma vez que o suse sempre é muito bem falado, e sempre vejo que há pacotes para ele.
Comentário de ferdam
A Novell devia comecar ouvind: A Novell devia comecar ouvindo os usuarios que detectam bugs, ser mais agil.
Um bug pode por toda a imagem em risco.

Toda vez que o assunto é Novell/SuSE, eu nao perco a oportunidade de citar esse bug (LVM+USB).
Uma hora eu vou ser ouvido.

Abraços,
Fernando
Comentário de Damarinho
Excelência: (*_*)

1 - Esta é uma das gratas notícias e de grande impacto. O Fedora abriu caminhos inteligentes das corporações distribuidoras do Linux, cuja filosofia de mercado provocou novo fenômeno.
2 - O SuSE, desde a vrs. 8.2-PRO, tem demonstrado a excelência de sua distribuição. NENHUM Linux (distro) tem produtos tão bem elaborados e estáveis como o Yast.
NENHUM tem a capacidade de manutenção crítica, desde o gerenciamento de boot (grub), que reconhece todos os sistemas instalados e suas partições até circunstâncias de exceção e solução de continuidade para conflitos de versões de programas instaláveis. Mesmo quando o sistema torna-se instável, por descautela do usuário, o SuSE resolve inteligentemente. Quando o sistema se torna inoperante, com os recursos presentes no CD1 (a partir do boot) o sistema volta a normalidade para surpresa do usuário comum ou experimentado. Do contrário, em muitas outras Distros é forçoso reinstalar o sistema.
2 -Não é por menos que a comunidade estuda viabilidade do Yast para outros Linux.
3 - Enquanto o Mandrake, com sua mercadologia de Mandrake-Clube, com suas taxas anuais para permissão de acesso de UPDATE ou UPGRADE, sentiu-se em retração, avançou na idéia de incorporação com o Conectiva - o Linux SuSE e o pioneiro Fedora, promoveram uma abertura de nova visão objetiva no panorama internacional do Open-Source.
4 - SuSE-Novel tem plenas e satisfatórias condições tecnológicas e mercadológicas de promover o Open-source de seu Linux, haja visto seu conteúdo programático para corporações em diversos níveis.
5 - Enquanto o Mandrake (mandriva) perdeu preferência e indicação nos setores governamentais da França, o SuSE ganhou expressivas fatias do mercado europeu e, agora, nas Américas.
6 - O SuSe só será instável por incúria do usuário, pois a adminitração de dados e do sistema é abundante de recursos impeditivos de inoperância definitiva e, em circunstâncias de menor impacto, há
o processo auto-corretivo, isto é, num reboot alguns problemas são facilmente solucionados sem intervenção do operador.
7 - Insuficiente qualquer aplauso ao Linux SuSE.


(a) Damarinho
Organização e método executivo-operacional com Shell
http://geocities.yahoo.com.br/omlinux










Comentário de ricarab
Maravilha!: Disse tudo o que eu não sabia, e que gostaria de dizer sobre o Suse! Sou hoje um feliz usuário do Suse, e me sinto completamente feliz e acomodado com o sistema, para mim, o sistema de maior qualidade é o que te oferece maior flexibilidade, mas não basta ser flexível e largar tudo na mão do usuário, é necessário servir ao usuário leigo, e ao avançado, e o Suse faz isso muito bem!
Longevidade ao sistema, e a iniciativa do grupo Novell! :)

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Mala
Acordai: Esse SuSe é uma droga, só um idiota incapacitado pra usar. não tem desenvolvimento mais fechado. e alguns ainda o chamam de free software.
Comentário de hamacker
-: As distros baseadas em comunidade aberta de forma geral extrangeiras ao nacionalismo (acho que todo "ismo" tem tom perjorativo).
Quando a distro não é, os seus elementos internos são, por exemplo, o KDE, GNOME, ...

Comentário de ferdam
Da forma que ele é distribui: Da forma que ele é distribuido/disponibilizado atualmente, eu concordo com voce, neste ponto de vista.
Mas dizer que ele é uma droga, ai voce exagerou.
Veja a resposta do Damarinho e reitere sua opiniao.
Abraços,
Fernando
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004