Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

'Freedom Toasters': Software livre atualizado e barato ao alcance de quem não tem banda larga

Mark Shuttleworth, o milionário sul-africano que reuniu as condições para o desenvolvimento do Ubuntu Linux (e está no Brasil) aprontou mais uma: a Fundação Shuttleworth custeou o desenvolvimento e operação do projeto Freedom Toaster, para disponibilizar facilidades para a gravação de softwares de código livre (como aplicativos isolados e também na forma de distribuições de Linux e outros sistemas operacionais de código aberto) diretamente por usuários, que só precisam levar CDs virgens até o equipamento, inseri-los e selecionar por intermédio de uma tela sensível ao toque o software que será gravado.

A motivação do projeto é superar as dificuldades para disponibilização de software livre na

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Metatron
Puxa vida...: ...depois de uma notícia dessas...vou dormir em paz agora...nem tudo está perdido nesse mundo infeliz...=)

PS: resposta a um post a long time ago...vou trocar "paper" por "article"...huahuahua
Comentário de bebeto_maya
Excelente! : Excelente!

__Gosto de ponto de vista do Mark, em que o software livre se torna mais simples e fácil de se usar, do que extrair dentes de galinha...Acho que é essa visão que deve permear o Software Livre...Ele é prático também!Precisamos de aplicações sólidas como essa em pontos estratégicos no Brasil...Enquanto continuarmos como nossoas teorias mirabolantes, estaremos alimentando uma oposição que insiste em afirmar todo tipo de heresia contra o o software livre...Mas uma que vai pro meus ''cases''!
Comentário de ricardo_k2
...E o Brasil?: ..Aqui no Brasil poderíamos substituir o milionário pelas empresas de tecnologia que ganham com o Software Livre (poderia ser um pool de empresas)e divulgar esse método de distribuição de distros em shoppings,escolas(principalmente escolas..)para gerar uma nação tecnologicamente instruída e nos tornar de fato o país Nº1 do Software Livre.


Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de renatogdelf
Interessante, muito Interessante!: A idéia é ótima, se vingasse algo do tipo no Brasil, acho que facilitaria enormemente as coisas. Eu, por exemplo, preciso "implorar" no serviço para fazer downloads grandes (programas, imagens ISO, etc.) pois lá em casa, com a conexão discada, é dureza.

Se você achar interessante, dê uma olhada lá no site:
"
Would you like a Freedom Toaster near you?
Click here to tell us where.
"

Comentário de welrbraga
Nós temos diversas empresas: Nós temos diversas empresas ganhando com software livre aqui no brasil se cada uma delas disponibilizasse uma (apenas uma) "máquina de refrigerantes" como essa nos principais shoppings do Brasil o Tio Bill voltaria pra conversar com o tio Lula.

Não acredito que o custo de uma máquina dessas seja tão maior do que um computador desktop com uma configuração mediana. Daria pra todo mundo ajudar a acabar com a pirataria.

---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de Renato
Concordo.: Isto sim que é uma boa notícia. Tomara que algumas empresas (ou cidadãos) possam disponibilizar o toaster para mais alguns países menos favorecidos.
Comentário de nando
Correção bem besta.. =) : Correção bem besta.. =)
"...e já está em anda mento..."
Comentário de Daniel_
Adiantaria algo ??: Agindo como advogado do diabo...

Pra mim nao parece muito útil uma máquina dessas, ao menos nos início. Acho que tem de se avaliar dessas 1300 e poucas gravações de CD, quantas foram feitas por geeks ou pessoal em condições de gravar na sua casa ou trabalho, mas q devido a comodidade de ter a máquina ali no momento acabaram usando ela. E quantas pessoas carentes ou sem banda larga q realmente precisavam a utilizaram.

Acho que se espalharmos essas máquinas por aqui, o máximo q vai fazer é gerar curiosidade.

O que faria diferença mesmo seria ministrar algumas aulas de "Computação básica". Não, nada de aplicativos a la Office. Digo de ensinar os principios de informática, informação sobre o soft livre. Vantagens e desvantagens. Informar as pessoas.

Podem ser só devaneios meus tbm, mas é que não é o caso de termos gente louco para usar linux que simplesmnte nao encontra os cds.

Abraços.
Comentário de Henrique Vicente.
Pessoas carentes de conhecime: Pessoas carentes de conhecimento não possuem sequer condições de usar essa maquina. Não há porque gastar, quase que literamente, dinheiro com pessoas sem muito conhecimentos... nem computação básica. Para quê? Para a pessoa colocar no curriculum junto ao seu curso até a quarta série?
De forma alguma. O que é necessário investir é em educação básica, e, depois, superior. Isso deve ser difícil mesmo para um milionário... o governo que deve agir para resolver, claro, para ele agir, é necessário a população "cair em cima" dos políticos com exigências... além do mais, software livre não é coisa para pobre, é para qualquer um... e o cara se optou por fazer isso provavelmente é porque gosta disso, e aí como eu acho que o melhor a fazer é fazer o que se gosta...
Comentário de brain
Objetivo: Me parece que o objetivo do projeto é colocar o Linux ao alcance fácil de quem não tem banda larga e gostaria de usá-lo, e não ir diretamente ao ponto mais básico mencionado por vocês acima. Uma iniciativa não é incompatível com a outra, acredito que ambas seriam bem-vindas.
Comentário de CWagner
Discordo com você, Henrique.: Discordo com você, Henrique.

Não me leve a mal, mas como trabalho com Educação Pública, junto a alunos de diversas classes sociais e econômicas, entendo que seja válido qualquer esforço para divulgar o Software Livre, mesmo que fosse em forma de Literatura de Cordel. Você nunca viu o brilho nos olhos das crianças que recebem um laboratório de informática novinho com micros funcionando e Internet no ar.

Espero que você perceba a seriedade das suas palavras, pois da forma que você escreveu, parece que acha justo que pessoas sem condições de ter acesso a informação continuem nesse estado. E ainda, como você falou, a população (toda ela, e não apenas a que tem condições financeiras) só pode "cair em cima" se tiver conhecimento dos seus direitos. E não se engane, pois os nossos antigos políticos nã têm nenhum interesse em fazer a comunidade ter conhecimento de seus direitos, pois uma população ignorante é mais fácil de enganar.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de renatogdelf
complementando...: "
... E não se engane, pois os nossos antigos políticos nã têm nenhum interesse em fazer a comunidade ter conhecimento, pois uma população ignorante é mais fácil de enganar...
"

este não é um dos PRINCIPAIS, senão o PRINCIPAL motivo por estarmos sendo enganados/surrupiados a tempos, em um país com estas crises constantes????

A única observação no que você disse é:

"os nosso políticos antigos" troque por
"os nossos políticos, de ontem, hoje".


Comentário de renatogdelf
complementando...: "
... E não se engane, pois os nossos antigos políticos nã têm nenhum interesse em fazer a comunidade ter conhecimento, pois uma população ignorante é mais fácil de enganar...
"

este não é um dos PRINCIPAIS, senão o PRINCIPAL motivo por estarmos sendo enganados/surrupiados a tempos, em um país com estas crises constantes????

A única observação no que você disse é:

"os nosso políticos antigos" troque por
"os nossos políticos, de ontem e de hoje".


Comentário de Renato
Bem lembrado!: Aqui para nós (eles, não nós) informática básica é aprender a ligar o computador com windows e usar mal e porcamente o office. E pensar que tem quem pague para aprender a usar o windows...
Comentário de acefalo
elitismo: Nada sei sobre as pessoas que postam aqui, se são bem nascidas ou não, mas me parece haver um certo elitismo. Sei que o fato de um cara não ter banda larga, ou mesmo internet por linha discada, nem mesmo educação formal, nada disso o torna inapto a lidar com tecnologia, seja qual for.
Não sei se sirvo de exemplo, mas há dois meses finalmente contratei aqui em casa um serviço de banda larga. Tenho hoje 33 anos. Meu primeiro contato com um computador foi aos 26 anos, e nessa época nem mesmo de uma linha telefônica fixa eu dispunha. Foi também nessa época que eu concluí o primeiro grau, por supletivo. Não tenho qualquer formação técnica, nem tenho uma profissão ligada diretamente à tecnologia, embora a utilize bem no meu trabalho.
Sempre contando com os meios de que eu dispunha, hoje sou um usuário bem desenvolto de tecnologias livres e fechadas, e extraio delas benefícios pessoais e profissionais.
Para travar meu primeiro contato com o linux, dependi de CDs encartados em revistas; comprei inúmeras delas em busca de uma distro que se entendesse com meu hardware antigo.
Acho portanto um pouco de cegueira elitista acreditar que pessoas financeiramente incapazes, também sejam intelectualmente incapazes, ou que sempre dependam de tutela para se iniciar na utilização de qualquer tecnologia.
Comentário de Daniel_
Elitista ?: Só acho que a discussão foi para um lado meio errado.

Eu quis me referir que acho o projeto meio bobo. Quando falei que primeiro seria necessário ensinar computação básica, eu me referia aos usuários em geral, não por ser pobre ou não. Porém, alguem q tenha grana e interesse, pode ir atrás de cursos. Quem nao tem dinheiro, não.

Acho que ninguem falou que quem não tem grana é incapaz. Eu conheci alguns caras q moravam numa casa beeem simples, tinham micro pq juntaram coisas antigas, e daí ? Tu ia ver o cara sabia um monte, pq lia muito, se informava e fuçava muito, experimentava.

Estou longe de ser de elite(infelizmente :) e me formei em computação(universidade pública e de qualidade:). Eu já mexia com computador desde os 14, nao tinha meu micro (um TK90X) só pra jogar. Já programava alguma coisinha.

Uma coisa q acho que quem é profissional da área deveria, é parar de se vangloriar por saber algo. Eu sempre que possível gosto de explicar como as coisas funcionam, desmistificar.

Na minha faculdade tinha gente q entrou sem nunca ter tocado num micro. Passados alguns meses sabiam como todos os outros. Então assim, não existe isso de pobre é incapaz e blablabla, tendo oportunidade todo mundo pode saber.

Falou ;)
Comentário de Donw
O brasil e um pais rico muito: O brasil e um pais rico muito rico e nao e preciso esse tipo de ajuda aqui, ESMOLAS NAO, ninguem aqui precisa disso, so o que foi roubado e desviado no mensalao dava pra gravar cds distribuir por ai fazer cursos montar salas de informatica em todo brasil isso e desnecessario temos bastante money aqui e esmolas nao chega de falar que aqui e um pais pobre e bla bla bla
Comentário de Henrique Vicente.
Acho que me interpretaram com: Acho que me interpretaram como eu fosse um despreocupado com a sociedade ou algo do gênero...
Em outras palavras, o que eu quis dizer é que maquinas como essa provavelmente não vão atingir com benefícios as camadas mais pobres da sociedade, digo, miseráveis. Pode atingir classe média e classe média baixa, mas, uma vez que nem computador possuem, não atingirá a camada mais pobre.
Sendo prioritário para essa grande parcela da população não a informatização mas a educação básica (no mínimo) com qualidade. Não digo nada sobre deixar de usar tecnologia, pelo contrário, utilizá-la, mas, não como uma prioridade. Antes ensinar coisas básicas que entregar computadores para a camada mais pobre. Caso o segundo caso seja optado isoladamente o mais provável é que será usado para, entre outras coisas, baixaria e diversão com jogos. Na verdade isso deve ocorrer em todas as camadas sociais mas o efeito sobre as mais pobres é maior, principalmente no Brasil, onde educação de qualidade quase sempre significa ter dinheiro para investir. Infelizmente a nossa cultura dá muito valor para coisas banais e esquece da necessidade de instrução, soma a isso o descaso com a educação da rede pública... faz sentido, infelizmente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004