Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenvolvedor da Borland fala sobre Delphi, Kylix e Mono

“Danny Thorpe, cientista chefe da Borland, fala sobre as mudanças para .NET, Kylix e o futuro do Delphi. Em um dos trechos da entrevista, o cientista fala que o lançamento do kylix foi de certa forma prematuro, mas com o avanço do linux, outros trabalhos vão necessitar de soluções assim. Podem haver planos de integrar o projeto mono ao Delphi e Kylix, mas é algo que esta sendo analizado para não bater de frente com o .NET.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
Na hora que a Borland resolve: Na hora que a Borland resolver os problemas do Kylix: instalação a prova de falhas, programas realmente "staticamente linkados" (exorcizar o "dependency hell") e uma biblioteca moderna (API) em cima da Xlib (provavelmente a Borland teria que adotar a Xlib como um projeto para participar) o Kylix vai fazer pelo Linux o que o Delphi fez pelo Windows !
Comentário de Guaracy Monteiro
@lberto?: Ok, a notícia não é muito nova. Tem mais de mês.
http://cadafalso.deusexmachina.com.br/2005/06/24/qual-o-seu-mercado

Mas deixa ele chorar. Ambientes, linguagens e ferramentas para o Linux existem aos montes.



Comentário de Dyego Leal
Assassinato: Na minha opiniao é que a borland é especialista em fazer teclogias e nao dar continuidade nelas... levando assim a uma porção de empresas apostarem as suas fichas e tombarem com os burros na agua...
ex ? DBExpress , uma promessa CHEIA de limitacoes e sem continuidade... BDE , e outras tantas que ela sempre tentou fazer e simplesmente "ignora" que podem existir projetos que bilhoes de linhas de codigo que dependem da continuacao de certas tecnologias ( que na teoria tinhao fundamentacao boa , porem nao foram pra frente por total irresponsabilidade da mesma)

Sempre achei as ferramentas da borland maravilhosas , inclusivo o delphi... mas a falta de educação do Delphi 8 me deixou abismado... simplesmente removeram o compilador win32 como se fosse "simples e pratico mudar TUDO", tiveram que rever isso no delphi 2005 , mas jah era tarde... muitos desenvolvedores e empresas jah tinhao adotado plataformas/linguagens a parte...

Particularmente tivemos aqui um problema com o Kylix , iniciamos um projeto enorme com ele... quando vimos a carta da borland dizendo que "o kylix nao era mais prioridade" , 4 ANOS sem update... e com certeza é um produto morto... esse negocio de "nao bater contra o .NET" jah diz tudo...

O delphi até a sua versão 7 é incrivel... porem pra variar as "previsoes" da borland nunca se concretizao... fui no lancamento do delphi 8 aqui em curitiba e o cara falou "O Windows novo SOH RODA .NET" , a MS falou a MESMA COISA , que TODO O NUCLE seria baseado no .net... agora... ALGUEM JAH INSTALOU O WINDOWS VISTA ? parece um Windwos XP com skin do MAC/OS... claro q tem o Avalon e o indigo... mas... q decepcao... quem apostou no .NET 1.1 vai ter belas surpresas quando for usar o .NET 2.0 , que já é anunciado ser incompativel com a especificação 1.1

E a borland ? no que acreditar ? na ultima palestra que vi sobre os produtos da borland o palestrante disse "Aqui esta o conjunto COMPLETO para controle da qualidade do software" , metade funciona em windows , outra metade em linux... uma total falta ne nexo... o JBuilder por exemplo integra com o software de gerenciamento de processos que SOH RODA NO WINDOWS... po... que porcaria... se estou usando JBuilder quero ter a possibilidade de rodar TUDO em linux...

Realmente estou muito decepcionado com a borland ... e aprendi uma coisa... confiar em QUALQUER tecnolgia vinda da borland e anunciada como revolucionaria é dar a cara pra bater e ter GRANDES CHANCES de levar um tabefe...


Comentário de sri_canesh
Dyego : Dyego

Acho que os apresentadores da Borland e da Microsoft se confundiram um pouco (o que não é raro). O núcleo do Vista será sim .Net, no entanto, aplicações Win32 rodarão normalmente nele. Seria suicídio fazer diferente.

Quanto ao .Net 2.0, realmente *parece* que há algumas incompatibilidades, mas felizmente pode-se rodar o .Net 2.0 lado a lado do .Net 1.1

Quanto a Borland... realmente, os caras são uma comédia. Essa tal ferramenta de controle de qualidade usa banco de dados Sql Server para armazenar as informações. P****, por que não usar o Interbase que é deles?

abraços

Cássio

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de Fábio
A borland tá querendo o seu pedaço do OpenSource: O pessoal da borland está auxiliando na construção de IDE http://www.eclipse.org , é uma das maiores IDE do mundo JAVA(Delphi com .Net , o que será que ela quer?) e tem expansão para diversas linguagem existentes no mercado e expansão por plugins desenvolvido pela própria comunidade.

Até
Comentário de Xtian Xultz
Chun, confiar em produto fech: Chun, confiar em produto fechado de qualquer empresa, seja software ou nao, eh sempre um risco. Amanhan ela pode dizer que o produto que voce baseia teu negocio pode deixar de ser prioridade, e fim. Eu conheco profissionais que utilizam um certo software de CAD antigo, que soh roda em DOS, que consideram ser o melhor. E para usa-lo, tem que usar uma copia pirata porque a empresa simplesmente nao quer mais vender esta versao, e tem que ]usar Windows 98 pirata porque a MS nao quer mais vender esta versao. E nao ha atualizacoes, nao ha suporte, e o usuario fica a merce com um programa de codigo fechado.
Se a pizzaria da esquina disser que meu sabor preferido nao eh mais prioridade, eu passo fome... apesar que acho dificil que 4 queijos saia do cardapio, mas vai saber...
Comentário de Ark
Graças a Deus, na minha empr: Graças a Deus, na minha empresa desenvolvemos em Java desde o 1.2 (há 8 anos já!), e tudo funciona maravilhosamente bem, tanto em Windows quanto em Linux.
Eu levanto as mãos pros céus no dia em que mudamos de C pra Java!
Comentário de Alessandro
Borland foi comprada pela Microsoft: "Podem haver planos de integrar o projeto mono ao Delphi e Kylix, mas é algo que esta sendo analisado para não bater de frente com o .NET."

A Borland foi comprada pela Microsoft sem dúvida, para um desenvolvedor falar isso.

Se a Borland fizesse um Delphi para o Linux, como é feito para o Windows sem dúvida nenhuma o Linux ja estava dominado o mercado de aplicações de pequenas e médias empresas.
Comentário de hamacker
-: A licença do XP HOME serve para WINME,WIN98,WIN95,WIN31 e MSDOS. Ainda voce tem DRDOS, FREEDOS e até nesmo exportar o DOSEMU através de SSH. Pois é, não há desculpa para a pirataria.
Comentário de hamacker
-: Sem querer ser chato, mas o Delphi (pelo menos a versao 6) é completamente funcional no linux usando wine. Os aplicativos comerciais, a maior parte deles tambem é.
Acho que se for esperar uma solução partir das mãos da Borland, vai cair na desgraça novamente.

E francamente, não acho que a MS comprou a Borland, alias acho que isso é retórica por aqui, pois toda vez vem alguém dizer que "A MS comprou fulano ou Beltrano". Falta se tocar que o mercado Linux para a Borland e para outras empresas não é enxergado como promissor, é apenas isso. Além disso, o mercado americano, europeu e japão é o maior foco de algumas empresas americanas, os latinos e paises pobres por causa da pirataria recebem pouca atenção. Tanto que existe o delphi em japonês, alemão e francês (ou pelo menos havia).

Assim que houver dezenas de softhouses latinos rodando seus softwares comerciais em linux aí então talvez crie interesse dessas empresas americanas no linux, claro que aí já será tarde, pois php, python, java, freepascal(+lazarus), ou até mesmo os mesmo programas sob compatibilidade sobre wine já terá tomado conta.

Eu por exemplo, duvido que a Autodesk que faz o autocad vinhesse com uma versao para linux não seria sucesso logo de primeira, porém por não fazer isso também não acho que tenha sido comprada pela MS. Mas talvez pelos mesmos motivos citados acima e agravado por ser simplesmente a "gigante" do setor e com pouca concorrencia em países mais pobres tenham tapados seus olhos.
Comentário de hamacker
-: "Quanto a Borland... realmente, os caras são uma comédia. Essa tal ferramenta de controle de qualidade usa banco de dados Sql Server para armazenar as informações. P****, por que não usar o Interbase que é deles?"

- Pois é, dá para confiar numa empresa assim ?

Outra coisa, o Firebird evoluiu muito mais que o Interbase, espera-se na proxima versão o tchau final ao código legado da Borland. Então confirma-se o que foi dito acima por outro colega, a Borland tá ficando mestre em descontinuar tecnologias desenvolvidas por ela. Algo de muito grave tá acontecendo com a Borland para ela perder totalmente o foco.
Comentário de santo
versões: caro Xtian Xultz o problema de versão do windows e do programa CAD pode ser resolvido simplesmente comprando uma verão atual dos programas por que embora a MS e nem a fabricante deste CAD vendam a versão antiga você pode comprar a versão atual e fazer um downgrade por sua conta(Lógico), bom isto resolve o problema da pirataria, embora para mim pagar por (caro) por um win XP para utilizar o 98 é um roubo, para resolver o problema do S.O vc pode utilizar um emulador de DOS neste caso vc pode utilizar o dosemu aplicativo muito comum nas distribuições linux.

Quanto a borland ela deveria ter incluido no Delphi 2005 a capacidade de gerar um binario final para linux tambem mas com certeza foi acertada a decisão da borland e integrar o CBuilder ao Delphi.

Quanto a este negocio do novo Windows só rodar aplicações .Net isto não vai acontecer de jeito nenhum, primeiro por que ai a principal vantagem do windows vai por terra, afinal todo mundo teria que refazer suas aplicações do zero para rodar no novo windows nisto muitas empresas pensariam em aproveitar o trabalho fazer uma versão para linux também, o que faria que muitos aplicativos que obrigam o usuário a ter windows surgissem (mesmo que ainda propietarios) para linux dando ao usuário uma escolha de S.O., segundo se tudo vai ser .Net em breve o linux com o mono pode ser capaz de rodar 90% das aplicações windows (o windows hoje roda 75% das aplicações windows hehe) ai quem vai querer pagar(caro) só para ter o S.O. da MS, e terceiro assim como no java descompliar programas .Net deve ser bem mais facil do que os atuais binários o que significa que muitos pulos do gato irião ficar oa mostra ou seja o software propietario seria quase open source.
Comentário de javaes
Fiquei curioso, em qual depar: Fiquei curioso, em qual departamento da MS vc está lotado?
Comentário de Leonardo Lopes
Discordo completamente. A lic: Discordo completamente. A licença do XP HOME só serve para ele, ter uma versão mais recente de um software não te dá direito de ter uma versão mais antiga instalada. Outra coisa, a não muito tempo, uma empresa onde trabalhei precisou comprar máquinas novas para o XP pois as máquinas que tinham rodavam 95/98 piratão e eles queriam legalizar... na época, foram feitos diversos contatos com a MS e com os integradores locais, em todos os casos, foram oferecidos descontos, pois não seria permitida a permanencia dos sistemas antigos mesmo comprando os novos devido aos termos de licenciamento da MS. Isso faz dois anos. Antes que digam "migrasse pro Linux", adianto que não podia pois era um curso de informática, mesmo que fosse oferecido um curso de Linux, pra manter a escola aberta tinha que ter Win+Office pra vender os pacotes.
Comentário de adilson
Então isso é recente: A vários anos eu fui responsável por um processo de legalização dos softwares da empresa onde eu trabalhava. Fiz o levantamento de licenças de produtos da MS e nos foi dito, pela própria MS, que não haveria problema se quiséssemos usar uma versão mais antiga de windows, por exemplo, contato que tivéssemos uma licença de versão mais nova.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de hamacker
-: Colega como diz o João Grilo no filme Auto da compadecida : "Só sei que é assim". Voce pode até não concordar com ela, mas é assim que a MS trabalha.

Devia ter consultado um integradora/consultor de boa respeitabilidade, esses "integradores locais" que voce consultou não estavam afim de resolver o seu problema ou apenas interessados em comer ainda mais o seu dinheiro. Enfim, não teria lhe dado a dica atrás se ela não tivesse sido certificada antes, é o meu trabalho.

Comentário de marcosalex
Delphi: Bom, a MS desde 95 permite licenças retroativas, fora descontos pra quem já tem uma versão antiga do produto.

O problema do Kylix foi só um: não vendeu. Os usuários de Linux não se sentiram motivados a comprar um produto comercial sendo que já existem muitos produtos Open Source com uma qualidade relativamente boa que não tem custo nenhum.

Sem falar que se o mono for pra frente, vai ser possível funcionar o Delphi 2005 no Linux, então pra que o Kylix?

A Borland pra mim é a melhor empresa de ferramentas de desenvolvimento atualmente. Desconheço uma IDE mais produtiva que a do Delphi e do JBuilder.
Quanto ao fato deles usarem SQL Server, ele é o único SGBD que roda nativamente .NET sem utilizar código não gerenciado e várias ferramentas .NET precisam dele obrigatoriamente, então ela não teve escolha.
Quanto à Borland descontinuar tecnologias, discordo. O BDE está até hoje no Delphi e foi portado até para a VCL.NET, apesar de ser uma ferramenta arcaica e caduca, com um monte de limitações e que não explora o potencial dos banco de dados modernos. O DBExpress até hoje é continuado e é a melhor ferramenta de acesso nativo a banco de dados utilizando Win32. Agora o BDP conseguiu unir um único componente para qualquer banco de dados rodando .NET, coisa que a MS até hoje não conseguiu fazer.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004