Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Free Software Magazine entrevista Miguel De Icaza

A Free Software Magazine publicou uma entrevista com Miguel de Icaza, falando sobre GNOME, Mono, estratégias de instalação de softwares no sistema de arquivos, ferramentas de desenvolvimento e mais. Veja o texto completo em Free Software Magazine - Interview with Miguel De Icaza.

Trecho: “A melhor parte do proto GNOME é que desde o início alguns usuários reconheceram que precisávamos ter não apenas um comitê técnico dirigente, mas uma fundação que fosse assegurar seu desenvolvimento, promoção e adoção. A melhor idéia foi a criação da Fundação Gnome, porque ela formalizou um número de processos, ajudou a dar direção ao projeto e auxiliou várias companhias a participar e fornecer seus 'inputs' aos desenvolvedores diretamente: dizendo-nos o que era necessário e quais as áreas importantes a atender. Obviamente houve dores do crescimento conforme passamos de hackers trabalhando no projeto por diversão à tarefa de colocar a estrutura no lugar, mas acredito que isto ajudou o projeto tremendamente em várias áreas. Por exemplo, muito trabalho foi empregado na aparência e usabilidade do GNOME, bem além dos temas e arte: um esforço coordenado para criar um conjunto de linhas mestras de interface humana e a aplicação delas ao desktop como um todo deu ao GNOME uma vantagem e o diferenciou de ser apenas um conjunto de ferramentas para geeks.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de soulinux
Gnome: É muito importante que os desenvolvedores livres se preocupem com a usabilidades de seus softtwares para adoção de nós mortais. Afinal e a massa não entender o trabalho fica fracassado uma vez que o seu desenvolvimento não ganha reconhecimento. Vejo que o software livre garante confiabilidade e robustez porém isso não é tudo. A usabilidade garante a produtividade.
Comentário de Marcos Valerio
O macaquinho da microsoft!!!!: O macaquinho da microsoft!!!!
Kill Mono!
Fora Icaza!
Fora Wrochal!
Comentário de marcos_
Entrevista não relevante, ao: Entrevista não relevante, ao menos na minha opinião.

Acho importante que alguns projetos abandonem o lado hack da coisa e se tornem algo-buzz, ao menos alguns deles, como é o caso do gnome.

O projeto Mono anda a mil pelo que ando acompanhando, é bom saber que o universo open-source conta com todo o tipo de opções de desenvolvimento, de C a Mono, passando por linguagens script-like e outras tantas ferramentas.

Pro pessoal (como o Marcos Valerio) que não aprova o Mono: ao criticar utilizem argumentos com fundamentos. Pior do que não ter uma postura formada quanto um assunto é ter uma formada por senso comum.

Uma duvida que tenho é a seguinte: se e somente se o GTK é mais utilizado que o QT, então é fato que (uma tendência) os gerenciadores GTK (gnome, openBox,...) irão sobrepor o KDE. Certo?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004