Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Apanhado geral: outras 10 notícias do final de semana que não couberam na capa de segunda-feira ;-)

Como tem sido hábito (obrigado!), o BR-Linux recebeu nos últimos dias mais contribuições do que seria prático postar. Algumas serão publicadas normalmente, outras foram arquivadas para uso futuro, e algumas foram reunidas nesta notícia-ônibus, que tem material suficiente para uma capa completa do BR-Linux. Veja abaixo os detalhes sobre os seguintes temas:

- 'Descoberta' de um projeto de migração Linux no Hospital das Clínicas de Recife
- Linux Daily Log: Linus Torvalds apresenta novo mantenedor do git
- Alterações no bash para gravar no syslog os comandos de superusuários
- Live CDs na análise de segurança
- Blender: 10 anos e muito sucesso
- Opera sai do armário
- Artigo sobre Linux no site Pauta Livre
- Convite: escreva um artigo sobre Internet no Linux por serviços menos convencionais
- Qual deve ser o destino dos artigos sugeridos que acabam não indo para a capa do BR-Linux?
- A importância de contribuir conteúdo para múltiplos projetos

Eu sei que a publicação neste formato prejudica a discussão nos comentários, mas acredito que é melhor do que atrasar, não publicar ou esconder a notícia fora da capa. Mais detalhes abaixo.


'Descoberta' de um projeto de migração Linux no Hospital das Clínicas de Recife/PE: “Publiquei no Criptografia Assimétrica (meu weblogger para assuntos de TI) uma inusitada descoberta de um projeto de migração Linux que está tomando lugar no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Tudo começou depois de uma confusão na entrega dos CDs do Ubuntu Linux que eu havia solicitado e que foram erroneamente entregues lá, ao invés de em minha residência. Segue um trecho do artigo: 'As palavras do Sr. Manoel Valadão, que fazia o possível para me deixar inteiramente por dentro dos projetos do Departamento de Informática do HC, me permitiram saber que o processo de migração não se resumia simpl esmente a isto, mas também à remasterização do Kurumim Linux, numa versão voltada especialmente para os computadores do hospital.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Assuntos fora de foco: Sobre o ítem levantado:
'Um destino para artigos sobre outros sistemas operacionais, software proprietário de outras plataformas, sites incompatíveis com navegadores livres e outros temas similares'

Como o próprio nome do sítio sugere, o foco dos assuntos é GNU/Linux (e também software livre por similaridade). Portanto, os artigos que fogem disso devem ser simplesmente ignorados.

Especificamente sobre outros sistemas operacionais, eles devem ser tratados em fóruns e sítios voltados a eles. Não faz sentido escrever sobre eles aqui, exceto talvez em textos sobre comparacão entre SOs (em que alguma distribuicão GNU/Linux seja um dos comparados).
Comentário de
por que?: está escrito no estatuto do site ou é ideia tua?
Comentário de philippe
por que?: está escrito no estatuto do site ou é ideia tua?


errei... li depressa... minhas desculpas...

sobre o tema, nao me manifesto, acredito que depende do dono do site, liverdade de publicar o que ele achar relevante.

Comentário de Murilo Rodrigues
Depende: Dá mesma forma que foi publicada a noticia sobre o pc popular com start edition, que fala sobre windows, uma noticia q gerou mtos comentarios foi o anuncio da microsoft ao site linuxmagazine q tb fala sobre windows, mas como defender o software livre se eu não tiver informações como essa por exemplo do start edition, embora o foco seja o SL acho interessante comparar as coisas e por que não elogiar o Opera por exemplo, se necessario.
Comentário de Djames
Artigos sobre outros assuntos...: Por quê não criar uma área para cada tipo de assunto, assim como um "caderno" de jornal?
Comentário de elektron
Sugestão: seção específica com aviso de news: Augusto, imagino que alguma dessas notícias podem não ter o foco adequado. Mas muitas são interessantes.

Sugiro que fosse criada uma seção específica para esses assuntos " ligeiramente fora de foco" e que, se fosse o caso, nada desta seção fosse publicada na capa. Neste caso, seria interessante haver, na lateral p.ex., um aviso de novidades desta seção.

Não sou conhecedor do Drupal e não sei se é possível implementar desta forma. Mas, de qualquer maneira, fica a sugestão.

Outra coisa: seria possível ao usuário registrado exibir os conteúdos de capa pela relevância do assunto para as preferências do usuário? Por exemplo, usuário que prefira as notícias sobre mercado de ti e segurança, mas não goste muito das de comunidade, definiria isto nas preferências e o conteúdo adequado seria exibido na íntegra ou resumido com apenas o título (de forma análoga à moderação de comentários).

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004