Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Wikipédia em português alcança 60.000 artigos

“Meu primeiro contato com a wikipédia foi através de uma notícia do BR-Linux em junho de 2004. Na época a wikipédia em português tinha cerca de 10.000 artigos, e em um pouco mais de um ano cresceu em 6 vezes o seu tamanho, alcançando a marca de 60.000 artigos. No rítmo atual, ela deve ultrapassar os 100.000 artigos até o final de 2005.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Retardado
:
Existe um domínio dos editores portugueses (de Portugal) no Wikipedia e um preconceito descarado quando algum brasileiro coloca ou edita algum artigo.

Além deles pensarem que o portugês de portugal é o "correcto" - colocam a contribuição dos brasileiros como "menos importante" ou irrelevante.

Para eles "um poço d'agua" em "trás dos montes" tem mais valor enciclopédico do que alguma persalidade histórica brasileira.

(Para eles só tem valor quem eles conheçam)

Quem freqüenta (epa , em Portugal não tem trema) e colabora, sabe o que estou falando!

Os brasileiros deveriam fazer um fork "Wikipedia pt-BR" .

Assinado : Retardado


ps: não adianta colocar no artigo com pelúcia , por exemplo ... algum português f.d.p. irá substituir por "peluche" .

É isso !

Nossa Língua BRASILEIRA
Comentário de Carlos Roberto
E vou além...: Vou moderar positivamente, porque há verdades no que vc escreveu:

Já apagaram uma contribuição minha só por ter colocado parênteses em palavras como: a(c)tuais, fa(c)tor, ele(c)trónica, elé(c)trica, etc... Quem o fez foi um admin portugues.

A politica de imagem é uma droga, eles só aceitam se a imagem for 99% livre, o que acho ridiculo já que existem imagem louváveis que são impossiveis de se descobrir o autor. Se ouver problema com direito autoral, é só remover a imagem coisa que eles sabem fazer muito bem e toda hora. Apagaram uma imagem que enviei, -- mesmo ela estando dentro de um programa GPL -- pois eu não tinha como comprovar através do autor que ele permetia o uso livre de-la. A wikipedia inglesa aceita numa boa imagens fair use, para que complicar e exigir que seja aceito apenas imagens livres?

Eu apoio também que seja criada um pt-br, isso evita conflitos desnecessarios que não tem solução. O problema é que os presidentes do wikipedia teriam que apoiar o que é difícil.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de JeffersonXavier
Sou favor do Wiki Brasil: O que é preciso para criar um Wiki para nós brasucas?

Se pra eles nosso português é chato de ler, pra mim ler o deles também é. Lembro quando comecei com Linux aqui. Meu Red Hat 7.2 vinha com KDE só com porguês de Portugal. Ler "Trancar Ecrã", "Protector de Ecrã" e outras coisas pra mim é chato. Muitas nem sabia o que significava... Mas isso é questão cultural. O inglês dos Estados Unidos não é um pouco diferente do inglês da Inglaterra? Por isso acho legal termos nosso Wiki. Wiki Brasil!
Comentário de Leonardo S. R.
imagens livres: Quanto ao uso de imagens livre acho certo o que ocorre. Pois assim caso alguém queira fazer uso dela em um trabalho impresso ou escolar fica livre de problemas.

Já quanto as outras ações discordo plenamente.
Comentário de Carlos Roberto
"Uma imagem vale mais que mil palavras": Leonardo existem imagens que são extremamente importante para o artigo, as vezes sendo mais importantes que o proprio artigo. Não há logica apagar uma imagem porque não foi possivel entrar em contato com o autor que mora não-sei-aonde e não se está vivo.

Fora que o mesmo que vc escreveu vale para a wiki inglesa e lá o acesso é muito maior e o uso das informações/imagens também são, e o pessoal lá tem maiores problemas com direito autoral? Não sei... A questão que fica é: se eles usam fair use por que não usamos?

Eu só acho isso uma falta de bom senso enorme e não deveria faltar aos admins do wiki-pt.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Gustavo Bittencourt
Caro Retardado, : Caro Retardado,

A política da pt.wiki não privilegia nem a ortografia portuguesa nem a ortografia brasileira, você pode ver como funciona neste documento.

Quanto a um fork pt-Br, eu aconselho você a desistir, pois a Wikimedia Foundation (organização que gerencia as wikipédias) tem um política muito clara haver apenas um projeto por idioma, não havendo nehuma exeção para esta regra.

Att.

Gustavo
Comentário de Gustavo Bittencourt
Caro Carlos Roberto,: Caro Carlos Roberto,

1 - A política de imagens da pt.wiki foi definida em votação aberta a todos os usuários, não é uma decisão dos administradores.

2 - A wikipédia em inglês aceita imagens sob o argumento de fair-use, já as Wikipedias em alemão, polonês, japonês, holanês, português e espanhol não aceitam. Uma das questões para haver esta diferença é que o fair use é uma doutrina da legislação americana, e na maioria dos países não existe uma doutrina correspondente.

3 - Existe um repósitório de imagens livres chamado Commons com quase 200.000 imagens. Muitas destas imagens foram conseguidas porque os usuários das diversas wikipédias conseguiram as autorizações com os autores, com isso não só os projetos da wikimedia poderam utiliza-las livremente, mas qualquer um. É estranho alguém reclamar disto no BrLinux, um dos principais sites de software livre do Brasil. Não exite diferenças de objetivos quando incentivamos o uso do software livre e o uso de imagens livres.

Atenciosamente,
Gustavo
Comentário de Daniel F Coimbra
Gustavo, não sou nenhum estu: Gustavo, não sou nenhum estudioso do assunto, mas apesar do nome igual não creio que o nosso idioma possa ser considerado o mesmo, pois ele sofreu inúmeras influências e tornou-se considerávelmente diferente.
Na verdade me arrisco a dizer que o nome "Português" continua sendo utilizado apenas por uma questão cultural, tanto é que no exterior, se você necessitar de um dicionário para tradução existem diferentes exemplares para o Português de Portugal e para o do Brasil.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Caro Jefferson,: Caro Jefferson,

Como eu disse ao usuário Retardado (não é ofensa pois é assim que ele se identificou) um fork dentro da Wikimedia Foundation é praticamente impossível.

Sempre é possível criar um fork externo, ou seja não utilizar a estrutura da Wikimedia Foundation. Você pode baixar a base de dados e o software que são livres. Porem o mais difícil é construir uma comunidade de colaboradores, que hoje na pt.wiki é bastante grande, tanto de brasileiros quanto de portugueses, para se ter um idéia, são mais 2000 contribuintes, sendo que cerca de 300 ativos.

Att,
Gustavo
Comentário de Gustavo Bittencourt
Caro Daniel, : Caro Daniel,

Também não sou nenhum estudioso, por isso coloco apenas o meu depoimento. Em um ano de wikipedia, nunca precisei de tal dicionário. Nem por isso me considero bilíngue.

Att,
Gustavo
Comentário de Patola
Por outro lado...: ...eles costumam ter muito mais respeito pela parte comum de nossa língua que nós. Por exemplo, ao invés de falar mouse, usam rato mesmo. Muito mais correto e menos submisso...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Retardado
:
isso é a retórica ...

na prática nos tratam como "indios"

Eles acham que Portugal fica na Europa !

(quem não entendeu que leia Eça de Queiroz)
Comentário de hamacker
-: ecrâ (tela), por defeito (por padrao) e outras palavras e as vezes a falta do gerundio é que pesam ao ler um artigo portugues pt_PT.

As vezes os portugueses ficam irritados com os brasileiros por causa dessas coisas, no projeto Firebird (banco de dados), a simples ideia de desenvolver um collate PT_BR ficou inflamado por que os portugueses achavam o cúmulo os brasileiros não gostarem do collate PT_PT para seus propositos, até explicar que certas pronúncias aqui como "(hi)estoria", "(ph)farmacia", e palavras com trema que para os pt_PT sao diferenciais e aqui são quase ignorados e só geram falhas na ordenacao e fono (alias o trema antigamente nao era obrigatório?) tinham que ser tratados pelo collate e tantas outras coisas (como insensitive) e olha deu muita discussao acalorada a ponto de um colega brasileiro ter que compilar uma versao separada para suprir essa necessidade (link:http://sourceforge.net/projects/firebirdptbr/). Felizmente o problema já foi resolvido na proxima versao, mas isso serve para entendermos que a diferença na lingua não é tao subjetiva quanto parece ser, pelo menos nao na programacao.
Comentário de hamacker
-: Ué e portugal nao fica na Europa, se alias até a Inglaterra (que é geograficamente desmembrado) é Europa, porque Portual não seria ? Será que no caminho havia uma pedra, ou havia uma pedra no caminho,... ? :)
Comentário de Retardado
- : -
Eça de Queiroz dizia quando viajava para a França :

"Vou para a Europa!"

(não por ser português e sim por admitir que Portugal não tinha o desenvolvimento como os paises da Europa. Que coisa chata ter que explicar a "piada" ... em tempo a TURQUIA também fica na Europa )
Comentário de Carlos Roberto
Não resolve o problema: 1- É livre, mas são poucos que tem conhecimento sobre a votação, e é a maioria dos admin que votam. Deveria haver uma divulgação melhor.

2 e 3- Isso não resolve o problema. Eu enviei uma imagem que está dentro de um programa GPL, eu não tenho como entrar em contato com o autor e também não consegui descobrir quem fez, aparagaram a imagem e ponto final. Isto é uma falta de bom senso, deveria haver uma saida para estes casos como a criação de uma categoria de imagens baseada no shared source da Microsoft que permita apenas a visualização da imagem e não permita a modificação ou uso, mas infelizmente algumas pessoas e admin de lá empurram com a barriga o assunto. Este problemas com as imagens só será resolvido com o tempo e infelizmente algumas imagens nunca poderão serem exibidas por lá.

É estranho alguém reclamar disto no BrLinux, um dos principais sites de software livre do Brasil. Não exite diferenças de objetivos quando incentivamos o uso do software livre e o uso de imagens livres.

Estranho, não imaginava que vc usava open-hardware!?
Pois é, eu não sou contra o software proprietario. Claro que é melhor ter uma solução livre do que proprietaria, mas é possivel que seja tudo livre hoje? Não. Em 5 anos? Não. Daqui 10 anos? Talvez sim, mas acho que não. Enquanto não é tudo livre nós vamos se virando com as coisas proprietarias.

Gustavo, achei um erro grave vc partir para um lado pessoal. Entenda que aqui no br-linux não é todo mundo contra o software proprietario, alguns convivem muito bem com os dois, obrigado.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Gustavo Bittencourt
Carlos,: Carlos,

Se não te agrada a política adotada pela comunidade da pt.wiki e deseja muda-la, só posso lhe dar uma sugestãoo, participe da wikipédia e exerça seu direito de voto, pois lá, ao contrário do que você deixa entender, é um dos projetos mais democráticos que existe. Agora é importante entender que na democracia, a vontade da maioria sempre prevalece, e isso incomoda quando somos contrariados por essa vontade.

Estranhar um questionamento não é partir para o lado pessoal, eu realmente acreditava que sendo o BrLinux um site de Software Livre, toda a audiência daqui entenderia o porquê da opção do conteúdo livre. Se esse estranhamento de alguma maneira lhe afetou, por algum motivo que eu não imagino, peço que me perdoe.

Finalmente, gostaria de te fazer uma pergunta: Onde eu disse que no BrLinux todos são contra o software proprietário? Por favor, não coloque palavras que eu não disse em minha boca.

Obrigado,
Gustavo
Comentário de marcos_
Padronização: É tudo uma questão de criar padrões.
Viva o Esperanto !!!
Comentário de Carlos Roberto
Fix: Gustavo

Entenda apenas uma coisa, são pouco que tem conhecimento sobre a votação, o que sugeri é que aja uma maior divulgação sobre a votação, e 10 ou 20 pessoas ainda acho insuficiente para decidir as coisas, mas como não há mais participação então tem que ser ainda assim. Eu vou tentar participar mais das votações e discussões, mas eu realmente não posso fazer mais do que já faço.

Vale ressaltar que, estes dois problemas: de imagem e o portugues misturado com o brasileiro continuarão e não vamos resolver por aqui e nem pelo wikipedia. Eu esperava respostas melhores sobre os erros que apontei, mas talvez nao há soluções para elas...

Se esse estranhamento de alguma maneira lhe afetou, por algum motivo que eu não imagino, peço que me perdoe.

Sem problemas.

Onde eu disse que no BrLiux todos são contra o software proprietário? Por favor, não coloque palavras que eu não disse em minha boca.

Desculpa, mas eu escrevi errado, troque todos são contra por algumas pessoas. Mesmo assim lendo novamente o que escreveu não sei se vc se referia da liberdade contra a propriedade, caso não, desconsidere meu comentario, se sim, fica de pé. ;)

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de SS_Sputnik
Saramago: Concordo contigo que é péssimo explicar piada!!! Sugiro ao colega que não a entedeu que leia "Jangada de Pedra" do lusitano JOSÉ SARAMAGO.
Comentário de patrick
Não há domínio dos portugueseses: Existe um domínio dos editores portugueses (de Portugal) no Wikipedia e um preconceito descarado quando algum brasileiro coloca ou edita algum artigo.

Além deles pensarem que o portugês de portugal é o "correcto" - colocam a contribuição dos brasileiros como "menos importante" ou irrelevante.

Para eles "um poço d'agua" em "trás dos montes" tem mais valor enciclopédico do que alguma persalidade histórica brasileira.

Trabalho diariamente na wikipédia e posso assegurar que todas as afirmações acima citadas em itálico não condizem com a realidade.

O número de artigos em que há discussões sobre as versões do português é minúsculo (muito inferior a 1%) e a maioria dos debates são levantados por quem não leu as instruções sobre a política da wikipédia sobre o assunto. A propósito, eis o endereço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Versões_da_língua_portuguesa

Breve excerto:

O português escrito em Portugal e na
Comentário de Douglas Augusto
Wikipedia em e-o: > Viva o Esperanto !!!

Aproveitando a deixa, a Wikipedia em Esperanto está atualmente com mais de 26000 artigos. Excelente proporção em relação a ainda baixa popularidade da língua.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Adenilson Cavalcanti
Intonce me alevanto e desconcordo de você!: Amigos

Pouca gente sabe, mas o idioma falado no Brasil (principalmente nos rincões do interior e também no NE) está mais próximo da língua de Camões do que o idioma falado nos dias de hoje na terra lusitana.

Um livro fantástico que discute questões relacionadas ao idioma é "A língua de Eulália" de Marcos Bagno (que apesar do título, é uma 'novela sociolinguística'). Os exemplos abaixo foram extraídos do mesmo, certamente é uma leitura recomendada mesmo para os que tem alergia à gramática.

Alguns exemplos extraídos de Camões:

frecha = flecha (isto mesmo!)
entonce = muito usado aqui como então
alembrar = heheh (acabei de me alembrar)


E outras: avoar, arreparar, alevantar, etc.


Todos estes termos são heranças da forma antiga do português chamados arcaísmos. Na verdade, quanto mais longe do local de origem, mais próximo do passado permanece o idioma.

'Escuitar' vem do latim 'ascultare', sendo mais próximo do que a forma dita padrão.

Aos nosso colegas de além mar, é importante saberem que o que eles chamam de 'brasileirismos' são na verdade herança do português falado pelos seus ancestrais (um idioma mais puro e próximo do latim em última análise).

Alguns exemplos:

a) Preposição 'de' regendo o verbo chamar:
Norma lusitana: 'Ele chamou-me ignorante!'
Uso comum no Brasil: 'Ele me chamou de ignorante'

Porém a forma como aqui falamos é extensamente usada na obra do Frei Luis de Souza (século XVI-XVII).

b) Uso do gerúndio
Lusitano: "Estou a falar"
Brazuca: "Estou falando"

Camões somente usa a forma do gerúndio, a forma vista como 'certa' pelos nossos primos é de uso recente no idioma (mesmo em Portugal).


c) Preposição 'em' regendo verbos em movimento
Padrão: "Vou ao cinema"
Comum: "Vou no cinema" (em + o = no)

Também comum n'Os Lusíadas.


Portanto, quando alguém chamar outro de 'ignorante' por estar falando 'antigo', passe-lhe um sabão pois a língua é uma coisa dinâmica e muito provavelmente o 'errado' está mais próximo do latim.


Abraços


Adenilson Cavalcanti
Comentário de Retardado
- : -
Não é só sobre a ortografia - este é um aspecto menor !
-
o PRINCIPAL são as discussões sobre VALOR ENCICLOPÉDICO !!

"se foi um brasileiro que inseriu um artigo = sem valor enciclopédico pois os brasileiros não tem cultura"

é CLARO que não são todos os portugueses que pensam assim , apenas a maioria !

seria o nosso equivalente a achar que todo o português é aquele "burro" das "piadas de português"

Só que no Wikipédia vale a maioria - e eles estão em maior número

O wikipédia é válido, sim ! é excelente - mas o sistema precisa de muito aperfeiçoamento - como para evitar vandalismos - o conceito de que qualquer um edita sem moderação prévia, é muito ingênuo .
Comentário de Gustavo Bittencourt
Patrick,: Patrick,

O Sr. Retardado nada mais é que um troll, não vale discutir com ele. Deixe-o com seu recalque em relação aos portugueses.
Comentário de Douglas Augusto
O quê?: Não entendi, em que você discorda do que eu disse?!?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de stpa
Nosso patrimônio: Acho que a língua portuguesa é o nosso patrimônio mais importante. O fato do português ser falado por mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo representa um patrimônio considerável. Uma herança que prezo muito. Quem fala português pelo mundo compartilha essa mesma herança e, portanto, temos todos algo em comum. Em maior ou menor grau, é evidente. Preservar esse patrimônio e expandí-lo deveria ser a nossa preocupação e não pulverizá-lo, como alguns sugerem.

Incentivado pelo tema dessa notícia, visitei a página da língua portuguesa na wikipédia. Recomendo a todos, especialmente que escutem as gravações dos diferentes dialetos. É muito interessante ouvir como falam nossos irmãos em Angola, Moçambique, Macau, Trás-os-Montes, Timor Leste...

Pois é, né? Hoje em dia somos dominados pelo inglês americano. E, lembrar que o português já foi uma língua tão influente que chegou a contribuir com palavras para o japonês: arigatô, né, tempura... Oh raios!
Comentário de Adenilson Cavalcanti
Douglas : Douglas

O título era somente provocativo (em forma e conteúdo) sem ter como alvo ninguém na discussão.

Abraços


Adenilson
Comentário de Patola
Democracia SEMPRE segue a vontade da maioria? Não.: Agora é importante entender que na democracia, a vontade da maioria sempre prevalece, e isso incomoda quando somos contrariados por essa vontade.

Desculpe, mas isso é mentira. Se fosse assim poderíamos resolver tudo por plebiscitos...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Por defeito x Por padrão: ecrâ (tela), por defeito (por padrao) e outras palavras e as vezes a falta do gerundio é que pesam ao ler um artigo portugues pt_PT.

Por feio que seja por defeito, eu prefiro isso a ler por padrão, pois não passa a mesma idéia da expressão original. Mais valia usar por default mesmo ou ainda por omissão.

Padrão é norma a ser seguida, algo recomendado ou pelo menos esperado. Quando você tem uma configuração X por default, não é algo esperado e sim algo que está lá só porque você não configurou ainda (por omissão, por defeito).
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Luc
Boa sorte: Você vai precisar.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Interessante, na wikipédia,: Interessante, na wikipédia, todas as decisões da comunidade são através de plebiscitos.
Comentário de Patola
Minorias: Na wikipedia, um projeto comunitário, certamente você não tem decisões críticas que podem alterar o destino da sociedade se forem aceitas, e que tenham o potencial de segregar minorias. Não a acompanho muito, mas suponho que mesmo os "plebiscitos" (na verdade votações), quando abordam questões que possam desrespeitar minorias, ou criteriosamente não publicam as possibilidades mais desrespeitosas ou confiam em um público já bem informado o suficiente que não vá escolher essas alternativas.

Mas, em si, a democracia precisa das assim chamadas "cláusulas pétreas", que nem mesmo um plebiscito pode mudar. Senão até perigo de voltar à escravatura teríamos.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de xanderfm
Estranho: O que acho estranho é que nossa participação na internet é muito maior e infinitamente mais ativa do que a dos portugueses. É bizarro não termos a nossa versão da wikipedia.
Acho que passaríamos eles em número de artigos rapidamente.
Comentário de hamacker
-: Pô, piada muito sofisticada. Pior que isso, só piada de matemático e engenheiro.


Comentário de hamacker
-: Como voce mesmo disse "por omissão" ficaria melhor que "por padrão". Mesmo assim "por padrão" transmitiria a idéia exata, que no final das contas é o que conta.
Mas esse não é o ponto, voce fala pt_BR, e lê : "...por defeito o programa X faz assim...", o que é que vem na cabeça dos 99% dos brazucas ? Falo por mim agora, "ué, então é um defeito(=falha) ?!". No caso de banco de dados, pense no seguinte "se não for escolhido um índice para a ordenação por defeito a eleição do índice será a ordem natural", por mais que o contexto seja autoexplicativo, não dá, "por defeito" leva a impressão errada de quem não conheçe as nuncias do português lusitano.

A próposito "por omissão" ainda é muito melhor que "por defeito", vou até preferi-lo em detrimento do "por padrão". :)
Claro que não estou criticando demasiadamente o pt_PT, gosto de usar "sítio", transmite a idéia exata de "site", embora não use "rato" mas reconheço que usamos extrangeirismos demais. Em certo programa de TV, o apresentador que seleciona candidados a uma vaga de emprego fala jargoes como "brain storm", "workflow", e tantas outras (como se não houvesse as mesmas em PT_BR) que me pergunto, brasileiro quer ver gente falando bonito, mesmo que não entenda exatamento do que está dizendo?
Muito diferente dos colegas portugueses que procuram falar usando o seu próprio dialeto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004