Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anunciado o Famelix-1.1 Profissional

“Sou desenvolvedor e mantenedor do Famelix, estou enviando o link para download da nova versão do sistema, gostaría de divulgá-lo junto ao Br-linux . Foram mais de 6 meses de atualização do sistema que agora chega ao seu release 1.1. A equipe desenvolvedora (GDU-FAMELIX) trabalhou de modo progressivo nas atualizações dos pacotes de programas e suporte da distribuição. Dentre as principais mudanças estão: novo núcleo controlador (Kernel) com inclusão de patches como bootsplash e supermount, que deixaram o sistema ainda mais fácil de utilizar. Nesta nova versão, ambiente gráfico (KDE) atualizado para versão 3.3.2, OpenOffice 2.0, novas otimizações na estética, boot e login, suporte a mais de 10 tipos de teclados diferentes, além da melhor apresentação gráfica que é o grande diferencial de outras distribuições do mercado.


 

Voltado ao usuário acostumado a um ambiente já de conhecimento comum no mercado mundial, o FAMELIX não pretende ensinar novamente o usuário como se pode trabalhar no computador. Por possuir forte semelhança com outros sistemas existentes, permite que qualquer um possa migrar de um ambiente proprietário para uma plataforma livre, pois, todo o projeto tem como base o Debian GNU/Linux, o que garante que o projeto trata-se de um Linux. Além de todos os benefícios que o Linux já oferece, o FAMELIX oferece um ambiente para o usuário interagir que reduz a quase zero a necessidade de reaprender a utilizar o computador.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
inFame.lix XP - Ridículo, nojento, asqueroso, nauseabundo: Putz, é realmente ridículo essas distros que querem ficar parecida com visual do XP, visual do OS X e visual de outros sistemas!

O visual do XP é ridículo, nojento, asqueroso, nauseabundo e etc. que só a Micro$oft conseguirá fazer pior no Windows "Hasta La" Vista. :-P
Comentário de Luc
Clicaki: http://tinyurl.com/acovl
Comentário de Henrique Vicente.
Terrível visual: Não gostei... fazer algo que não tenham trabalho para se adaptar não é imitar, é fazer algo com uma lógica simples, assim como é o KDE puro, com botões muitos claros como o Home... (não sei como fica em português). Imitar significa estar com um pé atrás sempre... seguir o rumo referente ao rumo tomado pelos outros... não há porque seguir essa pseudo-facilidade do Windows quando podemos optar pela facilidade realística do KDE sem modificações.
Comentário de ricarab
É necessário ser assim?: Não me refiro a intenção, nem a qualidade do sistema em si, me refiro simplesmente ao fato de ser uma péssima idéia copiar o "visual" do Windows XP, e no fundo, não ser lá muito parecido com ele (veja o navegador konqueror, não foi muito modifcado). Acho que não precisamos ter um sistema "igual" ao Windows! Basta que tenha, para facilidade (buscada e intensionada pelo autor) dos usuários, similaridade. Qualquer um sabe apertar o "menu" iniciar, não precisa ser igual ao do Windows.
Não critico a iniciativa, mas não creio que os usuários tenham dificuldades com o Linux por causa "dessa falta de semelhança".
Uma vez eu vi uma paródia muito legal, dizia mais ou menos assim:
"Será que o Windows está preparado para o Desktop?" feita por um usuário que só tinha tido contato com o Linux, e então utilizou o Windows pela primeira vez ;) Achei muito interessante!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Retardado
:
Cadê o md5sum ?? :-P

Puxa! são 611Mb ,,,

espero que valha a pena !

como sempre, quem trabalha, merece nosso elogio - ainda não vi mas já gostei e estou baixando.

o pessoal do Famelix também não é daqueles que fica publicando todo semana pedido de voluntários para tocar o projeto. Eles são do time que primeiro faz e depois mostra !

Essa coisa de criticar por ser parecido com o outro sistema , é coisa de quem não faz p**** nenhuma ! Acha feio , inadequado , etc ? Fica quieto e deixa os outros trabalharem em paz !

Famelix, Parabéns ! :-) :-) :-)
Comentário de anderson freitas
famelix +tema: Toda distro Linux baseado no propósito do código aberto e desenvolvido pela comunidade
com o intuíto de colaborar é válido enquanto uns fazem, outros apenas fazem críticas descontrutivas e isso não ajuda num todo nesse caso é chiadeira a toa
kcontrol>>aparências e temas>>fundo de tela e muda para o de sua preferência
tambem no kcontrol você muda o estilo e as cores,simples e rápido vamos colaborar e não apenas criticar por criticar e que todos os projetos desenvolvidos pelo comunidade cresçam cada vez mais!!

LINUX AQUI VOCÊ COMANDA!!!!!!!!

www.flogao.com.br/superlinux
Comentário de dmorales777
Ótimo!!!: Os mais ortodoxos que me perdoem, mas o Linux não é só linha de comando... - ótima iniciativa deixar o theme igual ao Windows, é bom para quem ainda não conhece o Linux ver que não é um bicho de sete cabeças. Aliás, pro Linux, quanto menos trabalho se tiver para efetuar uma operação, mais rápido será sua popularização... isso é óbvio!
Comentário de Rou
:
Eu acho que um mal q o brasileiro tem é ao inves de investir nos estudos para que mais tarde ele possar ser reconhecido por ter criado um compilador melhor, um interpretador fantastico, um patch do kernel mirabolante, ele fica no anseio de querer se mostrar para a tal comunidade criando simplesmente distribuiçoes, artigos sobre como instalar um software , etc...

Claro que iniciativas sempre merecem atençoes, mas paremos para pensar neh...

Agora o tal 'Kid-X' dizer algo simplesmente por dizer, nao dah neh...
Isso eh palavras de quem nunca tocou um projeto sequer... :)
Comentário de Manoel Pinho
Clonagem: A meu ver essa clonagem pura de visual não leva a nenhum lugar, já que no fundo o cara também vai ter que aprender a usar o konqueror e o kde para trabalhar no ambiente. Ou seja, a clonagem não é perfeita e ainda sujeita a distribuição a levar um processo da Microsoft. E mesmo que se considere isso importante, por que não oferecer a adaptação para o kurumin e outras distribuições linux já existentes ?

Se a idéia for clonar mesmo o windows para que usuários-antas não sintam diferença, seria melhor então usar o XPDE

http://www.xpde.com/shots.php

que clona tudo, até a aparência do gerenciador de arquivos e menus.

O que prende mesmo os usuários ao windows é a disponibilidade de programas win32 (mesmo que piratas). Uma distribuição linux com um wine bem configurado teria muito mais apelo a esse tipo de usuários do que clonar o visual teletubbies do XP.
Comentário de ricarab
Críticas inconstrutivas???: Eu dei todos os meus motivos do porque não gostei de uma determinada "coisa" no sistema, e não disse simplesmente "não gosto porque não rende!". Parece-me que nem notas o básico: tudo isso é subjetivo, gosto, prazer, eu não gosto, você gosta? OK! Sem problemas, vamos comentar saudavelmente e então fazer críticas construtivas. Dou o maior apoio ao autor e desejo lonjevidade ao sistema.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Kid-X
Concordo plenamente!: Sabe, eu queria ter a paciência e ser tão bonzinho como o Manoel Pinho e os demais moderados da comunidade são nessas horas.

Mas eu não consigo! Sempre quando eu vejo algo que não me agrada, eu ridicularizo mesmo!!!
Que é isso? Sindrome de Stallman-Raadt? :-P
Comentário de Anônimo
Não há nenhum problema lega: Não há nenhum problema legal em se usar aqueles ícones da Microsoft não?
Comentário de Leonardo S. R.
população brasileira: Pouco mais de 10% da população brasileira tem contato com computador.
A maioria não sabem como é um ambiente de trabalho. Nem um editor de texto.
Comentário de Grobsch
Manter o Foco: É minha opinião pessoal que o desktop de um modo em geral é de mal gosto e pouco funcional, por isso procuro o diferencial, mas devo salientar que a decisão é exclusiva da equipe de desenvolvedores e dos usuários da distribuição, mantendo o foco cada distribuição tem futuro garantido, se o foco do Famelix é trazer através da similaridade com outro sistema conforto e facilidade ao usuário, é válido.
De qualquer modo eu procuro ir em direção oposta, não importa os que odeiam, sempre existem os que adoram, porém não me convenceram ainda que o sistema de barra de tarefas, ícones aos montes e janelinhas é o mais funcional, é apenas mal costumo adquirido...
Porém, como antes disse, é opinião pessoal...

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Retardado
:

já que não consegui achar o md5sum em lugar nenhum, posto aqui o que eu encontrei na imagem ISO baixada :

`famelix-1.1.iso' saved [611698688/611698688]

b54416e3ba240915ce57d8d9c24cdb0e famelix-1.1.iso


se alguem baixou também, favor conferir e RESPONDER aqui ! :-)
Comentário de Retardado
:
Vamos lá (olhada rápida de 10 min) :

Kernel :
root /ramdisk/home/famelix $ -> uname -a
Linux famelix 2.4.28-fmx #2 SMP Qui Fev 10 04:14:12 BRST 2005 i686 GNU/Linux
root /ramdisk/home/famelix $ ->

Boot :
Não reconheceu a placa de rede corretamente (3C59x) ... tive que colocar na opção de boot o "noacpi". Não carregou o módulo da placa de rede nforce2

Firefox : versão 1.03 (!!?)

Visual e Menus : Limpos e organizados - ponto forte !

Surpresa : ja vem com Apollon e Amule (P2P)

Configurador : simples e eficiente

About tudo : Funcionalidades equivalentes ao Kurumin, Kalango, etc

Nota Geral : 7.5

Considerações finais : o visual "engana" um usuario leigo - se isso for importante - tudo bem
Comentário de Patola
Irresponsabilidade: O OpenOffice 2.0 nem saiu ainda. O que eles colocaram, então, é uma versão beta.

Pra mim é uma irresponsabilidade fazer uma distribuição que se preocupe tão pouco com o usuário a ponto de fazê-lo usar softwares de versões experimentais, salvo ele tenha sido MUITO BEM INFORMADO disso. Especialmente tendo um público-alvo do tipo "usuário final", que pode ver o openoffice 1.93 (ou qualquer versão que estejam usando) capotar em sua cara e atribuir a instabilidade ao sistema...

Aliás, é muita audácia chamar isso de "profissional". Fora ser uma buzzword, o que essa palavra indica sobre o produto?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de MnB Linuxer
100% certo: Concordo plenamente contigo.
Esse negócio de imitar o Windows é bobagem, somos usuários de Linux, devemos investir no Linux e não criar uma imitação barata do Windows.
Quem quer o visual do Windows(esses visuais clones) que fique no Windows !
Comentário de hamacker
-: O OOo 1.9.118 apesar de beta, tá bem estável e oferece bastante recursos e principalmente compatibilidade com MSOFFICE.Acho que optaram pelo OOo2 justamente pela compatibilidade (e aparencia) com o MSOFFICE.
Tudo bem que o pessoal aqui nao goste da ideia de se imitar o MSWINDOWS, eu tambem nao concordo, porém vamos entender que existem muitas pessoas que ligam muito para a aparencia, nao estou falando nem de usabilidade porque mesmo no windows um usuario comum nao sabe para que serve aquelas teclas com o logotipo do windows, falo exclusivamente da mente doutrinada na aparencia e visual teletubbies;

Tenho um engenheiro aqui que quando coloquei o KDE, ele aceitou quito e depois de 3 dias retornou porque tudo para ele era problema, até o fato do micro nao travar era irritante para ele, pediu para reinstalar XP e MSOFFICE97, eu sei que o micro dele dá umas travadas e as vezes perde o trabalho dele. A cada dois meses ele me traz o notebook dele para eu restaurar a imagem do sistema novamente porque o micro ficou impraticavel. Fazer o que ? Agora que trava, o cara é feliz, tem gente que foi feito para andar de muletas. Por isso nao posso criticar quem faz projetos tentando clonar o windows, Kid-X um dia voce vai pegar gente assim e voce vai aprender a ser mais paciente ou entao vai pular na goela do sujeito e fazer ele aprender no cabresto.
Comentário de Ednei Pacheco
Cadê a liberdade?: Sinto lhes dizer, companheiros, mas discordo plenamente...

O que defendemos no Software Livre? R: A liberdade - no mais amplo sentido. E isto inclui a disseminação de idéias e projetos dos mais variados tipos e gostos. Particularmente sou contra a imitação visual deste sistema. Mas e daí? O projeto e toda sua concepção é DELES! Com certeza haverão interessados que os apoiarão. Vocês não gostam do projeto? Tudo bem, mas antes de criticar, lembrem-se de que estão apoiando o GNU/Linux & Software Livre; por mais que sejamos contra suas idéias, pelo menos deveríamos polir um pouquinho nossos comentários. E eu mesmo NÃO GOSTANDO da concepção do projeto, ainda parabenizo a iniciativa. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
Com que objetivo?: Perdoe-me a crítica, Kid-X, mas com que objetivo você ridiculariza?

Acredito que, com uma crítica COERENTE e CONSTRUTIVA, você conseguiria ter resultados melhores e mais palpáveis; mas ao invés disso você simplesmente ridiculariza. com isto, não só ganhará a antipatia de outros, como também passará à ter uma imagem negativa. Com um raciocínio lógico, te faço a seguinte pergunta: que tipo de homem critica somente com o objetivo de ridicularizar? Na minha opinião, no mínimo, é um homem com o intelecto limitado.

Novamente desculpe-me o desconforto por este post, mas espero que o leve em consideração.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Profano
Telas são problemas?: Se as telas oferecidas no Famelix e/ou em outras distros são problemas para alguns usuários, aponto, a quem interessar possa, um caminho onde estão disponibilizadas 55 (cinquenta e cinco) telas, próprias para BSD/Linux: http://www.comunidadesol.org/index.php".

* Intransigência / Tolerância / Conivência = A tolerância só é virtude enquanto não ultrapassa as fronteiras que a limita da intransigência e/ou da conivência.

loureiroir@click21.com.br
Comentário de Evandro Begati (redhand)
Por favor! Sem palhaçadas!!: GNU/Linux não passa de um Kernel, imitar ou não a aparência de um MS Windows é só questão de gosto, ainda estará utilizando um autêntico GNU/Linux... Acho que invés de críticas não construtivas, deveria-se dar apoio ao projeto, ainda mais por ser brasileiro como todos nós...

Só concordo com vocês que não foi legal em ter OpenOffice.org 2.0 no novo Famelix, versão beta de qualquer programa não é muito confiável...
Comentário de lfgoulart
Divergência e convergência.: Perdoe-me, mas seu comentário é um contrasenso. "A liberdade - no mais amplo sentido". Que liberdade essa que não permite que as pessoas critiquem livremente o que acham estar errado. Acredito que a liberdade de expressão esteja diretamente vinculada a liberade pregada por nossa comunidade. Poder opinar livremente sobre todas as questões, apontando falhas, comportamentos, debatendo ou acrescentando coisas que possam melhorar é o real sentido da liberdade citada pelo movimento GNU. Os autores do projeto podem estar interessados nas opiniões destas pessoas sejam elas boas ou ruins, elas podem estar servindo para que eles reflitam sobre algum ponto em seu projeto. O que realmente deve ser combatido é a crítica puramente destrutiva e mal fundamentada. Falar mal de algo nem sempre é uma coisa ruim. Falar bem de algo nem sempre é uma coisa boa. O que importa é dizer o que vem na mente, pois mentes fechadas não constroem absolutamente nada. Devemos parar de lutar um contra o outro, de ostentar nossa capacidade técnica e sermos humildes o suficiente para colaborar, aprender, criticar, aceitar erros, entende o lado alheio e disto tudo gerar algo útil para nossa comunidade.
Comentário de Kid-X
@Ednei Pacheco: Ednei, eu concordo com as suas palavras. Também tenho que te agradecer por você ter me perguntado sobre o meu "objetivo" de criticar/ridicularizar as coisas, sendo que a grande maioria responderia com ofensas...

Eu acho ridículo esse pessoal que fica clonando visual de XP, visual de OS X e de outros sistemas, sendo que o tema Keramix, por exemplo, é mais bonito que esses citados!

Às vezes eu critico/ridicularizo por ironização também. Eu gosto de fazer piada com o pessoal da informática geral, e não somente da comunidade. Me desculpe, mas eu acho esse mundinho atual da informática uma piada e ao mesmo tempo uma chateação. É igualzinho à piada de político!!!

Ultimamente quando eu visito sites de informática, ou é pra rir ou pra passar raiva! É apenas 1 notícia boa em cada 50 notícias!!! Notícias desse tipo que são repetitivas, enjoativas, sempre a mesma coisa: Novo sistema da Microsoft promete melhorar, Microsoft fatura mais no último ano, Microsoft amplia campanha Anti-Software Livre, nova versão do Linux (com 3 coisinhas novas e um monte de bug-fixes mal-feitos), nova versão de tal software livre que nunca fica flexível mas tem uma comunidade que adora, Linux recebe mais investimentos (pra não resultar em quase nada, só o salário dos chefões do Linux que aumenta), novo Mac da Apple é mais caro, Entrevista com fulano, Entrevista com beltrano, Entrevista com sicrano, governo deverá investir em sistema operacional livre ou proprietário? Linux pronto para o desktop? Você prefere Windows ou Linux?..............
Resumindo: As mesmas notícias de temas repetitivos!!! É como se você estivesse assistindo ao mesmo filme a vida inteira!


"mas ao invés disso você simplesmente ridiculariza. com isto, não só ganhará a antipatia de outros, como também passará à ter uma imagem negativa."


Sabe, eu não me importo com isso... O personagem deste filme, nomeado de "Kid-X" já está com a imagem suja a tempos! Mais suja que isso não fica, a não ser que eu (ou ele) cometa algo bem mais grave...

F*da-se o Kid-X!!! O autor dele deveria ter feito um personagem melhor para este filme!
Comentário de dmorales777
Captei o seu ponto. Acho que: Captei o seu ponto. Acho que o importante é o sistema ter a flexibilidade de ir aos dois extremos, e continuar se desenvolvendo dessa forma.
Comentário de dmorales777
Em se tratando de Microsoft,: Em se tratando de Microsoft, provavelmente já deve existir algum processo. Aliás, acho que o cara já deve ter sido processado antes mesmo de ter terminado o trabalho... rsrs.

Mas não deixa de ser divertido. Eu por exemplo, estou utilizando este theme para acostumar a minha família com o Linux, e está sendo bem eficiente.

Comentário de dmorales777
É esse que é o barato! É L: É esse que é o barato! É Linux, não Windows! Mas parece com o Windows, não? Legal.
Comentário de Hugo
Matemáticamente não recomendado.: Se A imita B para todo tempo t
então A < B para todo tempo t

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de marcos_
Toda moeda tem duas caras: O lado bom: um usuário a mais!

O lado ruim: o atrelamento com a microsoft continua...

Na minha opnião esse tipo de produto é válido, eu não usaria, mas é válido. Indo mais adiante: eu tenho o pé atrás até com o KDE "puro", é aquela estória do compra 1 e leva 100, os outros 99 não servem pra nada.

Prefiro um *Box da vida =P.

Parabens para o pessoal que criou esse FameLix.

Comentário de ricarab
Discordo em um ponto patola!!!: Discordo de você em um ponto patola: aqui uso o SuSE Professional 9.3, e ele vem com o OpenOffice 2.0 por padrão. Não senti instabilidade nele, porém não posso julgá-lo completamente pois o uso pouco. Notei, por experiência própia, que a Novell tem feito um ótimo trabalho, na questão de "polimento do sistema", eles não te deixam na mão mesmo! Não posso afirmar com certeza, mas creio fortemente que o OpenOffice foi editado pela Novell, que fez então algumas melhorias e correções ;)
Fora isso, também acho um erro espalhar software instável por ai, o Mandriva por exemplo, ainda usa o OpenOffice antigo, eu acho que tudo depende da seriedade e criatividade da empresa/autor.

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Ednei Pacheco
Divergência... que nada!: "O que realmente deve ser combatido é a crítica puramente destrutiva e mal fundamentada." -- E não foi justamente isto o que eu fiz?

"Devemos parar de lutar um contra o outro, de ostentar nossa capacidade técnica e sermos humildes o suficiente para colaborar, aprender, criticar, aceitar erros, entende o lado alheio e disto tudo gerar algo útil para nossa comunidade." -- Releia novamente meu comentário, pois ele reflete este seu ponto de vista; e ajudar é também o meu interesse. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Douglas Augusto
> Perdoe-me, mas seu comentá: > Perdoe-me, mas seu comentário é um contrasenso. "A liberdade - no mais amplo sentido". Que liberdade essa que não permite que as pessoas critiquem livremente o que acham estar errado.

A crítica, no entanto, precisa ser fundamentada e construtiva. O caso aqui discutido envolve, principalmente, questões subjetivas. Muita gente certamente curte o visual do MS Windows XP, entretanto, por questões econômicas, técnicas e/ou ideológicas preferem (ou desejariam) ter este visual no GNU/Linux.

Ainda, existe a questão "do menor impacto". Infelizmente várias pessoas e coorporações têm medo do "diferente". Uma distribuição com a cara do MS Windows pode ter um excelente efeito de migração.

Muitos discordantes adoram argumentar "O autor deveria estudar/fazer X e não Y". Ora, e se o autor somente teria motivação, disponibilidade e capacidade para fazer "Y"? Ofereçam uma quantidade tal de dinheiro e recursos que então esse autor talvez poderia ignorar sua motivação primária e estudar/desenvolver o projeto "do gosto do freguês".

Portanto, enquanto alguém se dispõe a criar uma distribuição com este propósito, palmas para ele. Podemos criticar sim, mas que façamos na forma construtiva.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ednei Pacheco
Objetivos...: "Eu acho ridículo esse pessoal que fica clonando visual de XP, visual de OS X e de outros sistemas, sendo que o tema Keramix, por exemplo, é mais bonito que esses citados!" -- Também acho, mas ainda assim acho melhor dar uma leve 'polida' nos comentários. Quanto ao tema, desculpe-me, mas ainda prefiro o Plastik. O Keramid é lindo, mas acho seu visual enjoativo e poluído. &;-D

"Às vezes eu critico/ridicularizo por ironização também. Eu gosto de fazer piada com o pessoal da informática geral, e não somente da comunidade. Me desculpe, mas eu acho esse mundinho atual da informática uma piada e ao mesmo tempo uma chateação. É igualzinho à piada de político!!!" -- O mundo pode ser uma grande sujeira, e infelizmente não podemos fazer muita coisa para mudar isto; porém, da nossa casa até o quintal, ele tem que estar limpinho. E no caso da informática, meu desktop tá redondinho! &;-D

"Resumindo: As mesmas notícias de temas repetitivos!!! É como se você estivesse assistindo ao mesmo filme a vida inteira!" -- Desculpe, mas discordo um pouquinho. Lembra-se da tal lição 'matar um sapo fervendo a água lentamente'? Pois bem! Pegue essas notícias atuais que você considera repetitiva e compare com algumas de antigamente (3 ou 4 anos, por exemplo). Verás quanta coisa mudou...

"Sabe, eu não me importo com isso... O personagem deste filme, nomeado de "Kid-X" já está com a imagem suja a tempos! Mais suja que isso não fica, a não ser que eu (ou ele) cometa algo bem mais grave... -- Nossa, como somos diferentes. Eu me importo MUITO! pra mim, minha imagem é meu patrimônio. Como você mesmo disse, Entrevista com fulano, Entrevista com beltrano, Entrevista com sicrano (...). Se estes camaradas não tivessem imagens respeitadas, a comunidade daria ouvidos à eles? Em todo caso...

F*da-se o Kid-X!!! O autor dele deveria ter feito um personagem melhor para este filme! -- Todo personagem tem seu público. Eu pelo menos gosto deste, "apesar-dos-apesares"... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Manoel Pinho
Faz um programa pra ele: Para o seu amigo saudosista do windows, faça umas modificações no linux para simular o windows, como colocar algum programa que coma toda a cpu sendo disparado pelo cron de vez em quando e coloque aquele screensaver que imita um dupm de memória do NT. Talvez ele se sinta mais em casa :-)


Comentário de Douglas Augusto
> "Será que o Windows está: > "Será que o Windows está preparado para o Desktop?" feita por um usuário que só tinha tido contato com o Linux, e então utilizou o Windows pela primeira vez ;) Achei muito interessante!

Infelizmente essa normalmente não é a realidade mundial. As pessoas geralmente estão acostumadas com as ferramentas da Microsoft. Sendo assim, esta linha pode ser o desejo de muitos usuários MS Windows que querem migrar para o GNU/Linux.

Se houvesse alguma prova de que a interface do MS Windows XP é ruim, certamente pesaria contra este projeto. Entretanto, nada se pode falar, pois além de ser uma medida subjetiva é de gosto pessoal.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
> Eu acho ridículo esse pess: > Eu acho ridículo esse pessoal que fica clonando visual de XP, visual de OS X e de outros sistemas, sendo que o tema Keramix, por exemplo, é mais bonito que esses citados!

Eu já acho o Keramix (sic) tão horrível que preferia algumas vezes mais o visual do MS Windows XP --que por sua vez está muito longe do tipo de interface que curto. E aí, como fica? Eu estou errado e deveria tentar mudar a todo custo o meu gosto?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
> A meu ver essa clonagem pur: > A meu ver essa clonagem pura de visual não leva a nenhum lugar, já que no fundo o cara também vai ter que aprender a usar o konqueror e o kde para trabalhar no ambiente.

Se for 50% parecido já é um desconto no custo de aprendizado/migração para um determinado usuário.

> ainda sujeita a distribuição a levar um processo da Microsoft.

Concordo, é preciso tomar muito cuidado com essas questões legais, principalmente quando se trata de uma empresa cujo departamento jurídico é de grosso calibre. ;-)

> E mesmo que se considere isso importante, por que não oferecer a adaptação para o kurumin e outras distribuições linux já existentes ?

Pode ser que o autor não tenha pensado nisso. Mas pode ser também que ele motivou-se a desenvolver simplesmente porque queria ter sua própria distribuição (é como os pais que geralmente preferem ter seus próprios filhos a adotá-los). Pode ser também que tenha sido identificado outras questões técnicas contra esta proposta. Não sei. Contudo, é errado pensar que se um desenvolvedor gastou n horas em um projeto de sua escolha ele também gastaria n horas em um outro projeto (que talvez fosse mais produtivo no aspecto técnico).

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Profano
A quem não saiba e interessar possa...: Já há algum tempo, mais ou menos 1 ano, "baixei" a versão 1.0 do FAMELIX. Nessa ocasião, fiquei sabendo que o Programa era desenvolvido pela FAMEG - Faculdade Metropolitana (ou Municipal) de Guaramirim, no Estado de Santa Catarina (Interior). Era desenvolvida pelos formandos de Ciência da Computação, sob a direção de dois Professores, cujos nomes não lembro e que me pareceram ser de origem alemã.
O programa objetivava o desenvolvimento dos alunos e tomava por base o GNU/Linux, o KNOPIX e o KURUMIN, que disponibilizava, já, naquela ocasião, muitos drivers adequados ao hardware comercializado no Brasil, por obra e graça do trabalho do Dr. Carlos Morimoto e seus colaboradores.
A idéia do visual assemelhado - ou clonado do Windows, objetivava não chocar usuários acostumados aquele padrão, apresentando-lhes algo com o que já estavam habituados.
Agora, com o desenvolvimento obtido e apresentação desta nova versão, além das metas das metas que se propôem atingir em próximas etapas, revelam o sentido de progresso, o que é motivo de mérito e louvor.
Creio que num futuro não muito distante, estarão desenvolvendo telas personalizadas e próprias para o Programa.
Isto posto, na minha modesta opinião, creio que os fatos mencionados são dignos de apoio, incentivo e votos de muito boa sorte à FAMEG, ao FAMELIX e aos seus Formandos.

* INTRANSIGÊNCIA / TOLERÂNCIA / CONIVÊNCIA =
A tolerância só é VIRTUDE enquanto não ultrapassa as fronteiras que a limitam da intransigência e/ou da conivência.

loureiroir@click21.com.br


Comentário de vmedina
Mas não existe o 2.0, entend: Mas não existe o 2.0, entendeu agora?

O ponto é que a distro está se apoiando em algo que não é confiável ainda. Por que não deu erro pra você, não quer dizer que não vá bugar com todos.

Por isso que ele é beta.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Retardado
Doutor Carlos Morimoto ... HA: Doutor Carlos Morimoto ... HA HA HA ... essa foi boa

depois o "Retardado" sou eu ! :-P
Comentário de tiago_rhapsody
Ok, só uma pergunta. E depoi: Ok, só uma pergunta. E depois que a pessoa que usava windows migrar para linux? Vai continuar imitando o visual do windows pra enganar o usuário?
Acho legal a idéia, mas não acho que realmente contribua para a migração. Esta não é a primeira tentativa de deixar o linux com cara de windows, me lembro do blanes2000(versão brasileira do qvwm) que imitava muito bem o visual windows 95/98, porém, depois de 7 anos de Linux, nunca vi ninguém que realmente tenha migrado usando esses window managers.
Aposto que quando sair o longhorn(nem sei se é assim que se escreve), vai ter gente imitando também, e garanto que vão continuar não migrando ninguém pra Linux.
Não estou menosprezando o projeto, eu sei que dá muito trabalho tocar um projeto assim pra frente, só que eu acredito que continuar copiando visual do windows não leva a lugar nenhum. Basta olhar o falecido(?) qvwm!

Comentário de Douglas Augusto
Imitar a interface MS Windows: Imitar a interface MS Windows não é legal, segundo você. E quanto a interface do MacOS X? QNX? OS/2? Outras?

Particularmente uso via FVWM uma imitação da interface do CDE. Uso porque gosto. Dizer também que uma imitação não auxilia na migração é um argumento totalmente questionável e relativo.

O que há de tão errado com a interface do Windows XP para que as pessoas que migrem para o GNU/Linux tenham que se abster dela? Ora, seriam questões ideológicas?!? Isto varia de cada cabeça, não se pode generalizar. Deveriam também deixar de comunicar com seus conhecidos através de algum cliente MSN no Linux? E quanto ao Wine? Mono/dotGNU?

Por favor, sejamos menos fervorosos.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Patola
Pois é: O que há de tão errado com a interface do Windows XP para que as pessoas que migrem para o GNU/Linux tenham que se abster dela? Ora, seriam questões ideológicas?!?

Eu também gostaria de saber! Acho que as pessoas que pensam assim não entendem que o problema do Windows NÃO É a interface. É uma série de outras coisas, como o sistema fazer o que você não quer , não fazer o que você quer, ser impostoi por monopólio, etc. etc. e tal...

Aí, quando a "turba do Linux" (!) vem em algum fórum qualquer e reclama da distribuição que imita a interface do Windows, as pessoas que lerem vão acabar pensando que é este tipo de crítica superficial e subjetiva, e não críticas mais sérias, que esta turba tem em geral contra a Microsoft.

Aí chega à conclusão que usar "Linux" ou Windows é só questão subjetiva de gosto e continua com o que tem...

OBS.: Para informação, eu acho a decoração de janelas do tema Luna do XP maravilhosa, por mais que o Manoel chame de 'visual teletubbies'. =)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Luc
O último parágrafo...: ... estragou um comentário que podia ser perfeito. XP! Blerg! :-P

Windows "classic" rulez.

Tá. KDE com "Redmond" também rulez.
Comentário de tiago_rhapsody
A melhor definição foi dada: A melhor definição foi dada pelo nosso amigo acima:
>Se A imita B para todo tempo t
>então A < B para todo tempo t
este é o problema..
Falar as coisas na teoria é muito bonito, agora na prática não funciona assim. Me diga o número de pessoas que você conhece que migraram pra Linux por causa de interface igual a do windows que eu mudo de opinião.
Também tinha a mesma opinião que a sua faz alguns anos, mas quando vi que estas coisas na prática são diferentes, mudei de opinião.
A uns 3 anos atras mostrei pro meu pai que existia uma interface que ele podia usar linux que era igual ao windows (blanes2000). Ele usou 2 minutos e voltou pro windows, e sabe por que? Porque ele queria baixar os .exe e instalar, ver videos no browser (até então netscape4). Veja que a interface não interessou, não foi um ponto crucial para a migração. Hoje consegui fazer a migração pelo menos aqui em casa, e surpreendam-se, meu pai usa xfce num cd live que eu fiz pra ele, e mesmo com o visual totalmente diferente ele ainda usa, porque tem todos os programas que ele quer.
Estou me baseando em fatos. Volto a repetir, não estou desvalorizando o famelix, só acho que a meta de ajudar a migrar pessoas para o linux não conseguirá ser atingida, pelo menos na minha opinião.
Comentário de Luc
Dia dos pais: Eu sei que o seu pai é muito importante para você, e que você gosta muito dele. Mas o seu pai não basta para representar TODOS os usuários de Windows. Eu ainda acho que o visual Win-clone é um bom papel pega-moscas, método eficaz de reduzir mais um pouco o índice de rejeição do novo sistema.

Por mais que eu deteste o visual Tele Tubbies. Blerg.
Comentário de Marcelo Mendes
E mais, exemplo tosco: Ninguém parou pra pensar na seguinte situação: O cara usa o sistema por causa do visual, certo dia ele enjôa do "papel de parede" e vai tentar trocar, outro dia ele percebe ( tá, eu sei, nem todos vão perceber, mais vale o exemplo ) que pode mudar o tema das janelas, barra, ícones, aí ele descobre que tem um que ele acha muito mais bonito do que o famoso "Teletubbies". Ora, se o cara já estava se acostumando com o sistema em si, agora com um visual que *ele* mesmo descobriu e gostou, ele diz: "Uai, não sabia que dava pra fazer isso!"(porque ele usava XP ), e agora ele estará, mais feliz com seu "novo" visual e estará usando um autêntico GNU/Linux sem a "muleta" da aparência que ele precisava pra se sentir bem, e a vida continua, mais uma alma encaminhada...

Moral da estória: Nem todo mundo precisa de rodinha pra aprender a andar de bicicleta, eu por exemplo, tenho a cicatriz da minha primeira queda (não usei rodinhas e a bicileta era grande pra mim ehehe ), mas muitos precisam, e como!
Comentário de tiago_rhapsody
Luc, : Luc,
gostaria que você tivesse mais respeito com a opinião dos outros. Deixei bem claro que é a MINHA opinião.
Trouxe uma experiência real para sustentar uma idéia, porque até agora todos só estão se baseando em teoria. Parece que nunca ninguém tentou migrar alguém para Linux. Se você quer continuar acreditando que um visual teletubbies resolve os problemas, não tenho nada a ver com isso. Só acho que quem copia alguém viverá sempre na dependência.
Já migrei mais gente com Slackware+dropline do que com um visual teletubbies.
E por favor, pense duas vezes antes de lançar um comentário como este.
Dei exemplo do meu pai porque ele é um exemplo de usuário final. Mas se quiser eu posso te dar mais 20 exemplos. E se quiser uma aula de estatística eu posso te ensinar o que é uma amostra de uma população, porque se você quiser tentar migrar TODOS os usuários do windows, como você mesmo disse, para depois saber se o visual windows resolve, acho que você irá demorar algumas décadas.

Comentário de Manoel Pinho
Teletubbies XP: Patola,

Eu acho que nem o pessoal da M$ prefere o visual do XP, tanto que estão mudando tudo agora no Vista, que copia o visual do Mac. Além disso, entre os americanos, que podem comprar um Mac muito mais barato que nós, nunca ouvi ninguém dizer que preferia o visual do XP.

Eu mesmo não compraria um Mac, embora possa fazê-lo, por motivos ideológicos mas admito que a interface dele é muito bonita e de bom gosto.

Quando tenho que lidar com algum XP, a primeira coisa que faço é mudar o visual para o clássico e desativar todos os efeitos chatos.
Comentário de hamacker
-: "Profano" (nao tenho culpa ele escolheu esse nick), continue a assinar suas mensagens usando seu próprio email (ou se estiver usando de outra pessoa voce é muito irresponsável).
Dou uns 3 dias para voce daqui a pouco estar recebendo zilhoes de propagandas de aumento de p*nis, pilula para emagrecer, cartoes virtuais,...
Ainda dá tempo para editar sua mensagem.
Comentário de hamacker
-: "Quando tenho que lidar com algum XP, a primeira coisa que faço é mudar o visual para o clássico e desativar todos os efeitos chatos."

Achei que era somente eu que fazia isso, bom saber que outros tem também um bom gosto.

O visual teletubbies é menos produtivo embora seja mais bonito. Esse negocio de esconder icones parece ter sido uma idéia boa para usuario + retardado que perde(=nao localizar) atalhos e arquivos com facilidade. Conheço usuarios que sinceramente só recorrem a arquivos recentes e o localizar do windows, nenhuma afabilidade com organizacoes de pastas(=diretorios), o curioso é que no ambiente corporativo lidando com pastas reais são extremamente organizados.

Não é a toa que ferramentas como GoogleSearch e o novo e *revolucionário* Windows Astalavista vai vir com mecanismo de busca integrado. O chato da histório é que o linux vai ter que embutir o mesmo recurso no seu desktop afim de competir com o MSWindows, é chato ter que perseguir a decadencia nao do Windows, mas dos usuarios acustumados à ele.


Comentário de Luc
Atrasado: Você atacou o visual clonado com um argumento fraco: seu pai.

Ora, seu pai é uma pessoa só. Se você fizer uma pesquisa qualquer de eficácia (marketing, método, tratamento médico, opinião, preferência, "top of mind" etc.), você vai decretar que tal coisa não dá certo só porque falhou com UMA pessoa? UMA pessoa? Isso é ridículo.

Se você teve *tanta* experiência com *tantas* outras pessoas e possui até dados estatísticos, deveria ter apresentado logo esses dados e relatado essa ampla experiência em vez de se basear somente no seu pai.

Ou então, vai no chutômetro. Como eu. Eu não possuo dados estatísticos, admito. Mas conheço razoavelmente bem a natureza humana e acho que o visual clonado ajuda muita gente a se adaptar ao ambiente novo. Posso estar redondamente enganado, mas só disse e sempre digo que "acho". Não digo que "não funcionou com meu pai, logo não vai funcionar com mais ninguém".

Desculpe o mau jeito, mas do jeito que você escreveu, pareceu uma idéia muito ingênua ou precipitada.
Comentário de Xico
Caro ColegaObrigado pelas: Caro Colega

Obrigado pelas considerações ao projeto, e gostaria de retificar, que o projeto não foi elaborado pelos formandos de Ciência da Computação, mas sim pelos estudantes de Sistemas de Informações (Administração com informática) ou seja a maioria dos estudantes não possuiem grande conhecimento em informática, mas sim uma grande força de vontade de progredir em seus conhecimentos e auxilar os demais usuários a evoluir.

Comentário de Xico
Projeto Famelix: Caros colegas

Apesar das apreciações negativas por parte de alguns, estamos satisfeitos com a aceitação de nosso trabalho com os demais usuários, sabemos que jamais todos estarão satisfeitos, e realmente não é nossa intenção, existe "mercado" para todos trabalharem.
O aspecto principal de nosso trabalho, não é conquistar, esmagar, destruir, mais sim fomentar, instigar, renovar, e mudar a forma a atual situação do mercado. Se com o tempo a opção do visual não for plenamente aceita pelos usuários leigos, estes é que são realmente o nosso foco, teremos a certeza de ter contribuido de forma efetiva para a evolução de um sistema livre (com liberdade de expressão e ação), bem como a equipe tem tido a portunidade de crescer como profissionais e pessoas, somente isso para nós já é motivo de grande satisfação e elegria.
Comentário de fabricio Paulo dos Santos
Em alguns casos pode ser nescessário!!!: Tivemos provas concretas que muitos usuários não aceitavam uma distribuição LINUX,por dizerem que era muito diferente do windows,se levarmos em consideração que muitos de nossos usuários eram alunos de pedagogia,Recursos Humanos,Marketing,Contabeis,etc.
A não aceitação era muito grande com o mesmo argumento:"Não sabemos usar" por isso desenvolvemos uma versão livre porem com uma interface mais conhecida para eles;
Hoje em dia todos nossos laboratórios se utilizam dessa distribuição e posso dizer pois trabalho aqui ,que a rejeição caiu de maneira que já fizemos diversas instalações do Famelix para alunos ,que acabam gostando .ae de outras distribuições...

Comentário de MarceloMattos
Crime: O uso dos ícones do Windows nesse FAMELIX é crime. Os ícones são propriedade da Microsoft e duvido que alguém tenha pedido permissão a ela para utilizar.



Qualquer idiota sabe que você não pode roubar imagens dos outros.

E pelo amor de Deus, puta mal gosto usar o E azul, até do Windows ele está sendo escurraçado. Por mais burro que o usuário seja, ele consegue entender se você disser: "Esse E azul que você estava acostumado abre um navegador, mas ele não é seguro, agora você vai usar esse outro atalho, a bolinha de fogo". Qualquer criança entende. Qualquer velho entende. Até um surdo entende se você fizer sinais e apontar.


Comentário de userlinux
Incrivel,respeitozamente. : Incrivel,respeitozamente.
Mas ícones, walpaper,Icone iniciar,etc é algo que se pode alterar facilmente já fiz isso no kalango no kurumin biglinux etc...
Essas criticas já são conhecidas.Até agora não vi nada de proveitoso um usuário experte é o ultimo a criticar interface altera-la é a coisa rápida questão de minutos.Conheço muitos usuários que pouco conhecem de computador e remotamente ouviram falar do Linux por um unico motivo sofware pirata quem tem sofware pirata não ta nem ai com icone x ou y.Uso linux para downloads e-mail e navegar seguramente na internet livre de virús a interface é a ultima a me preocupar.Parabéns Famelix bonito,estavel e organizado, com o minimo de ram .No ruwindos Xp 256 de ram é pouco.
Comentário de Manoel Pinho
Usuário: Usuário windows doméstico típico é aquele "folgado" maria-vai-com-as-outras que pergunta para os amigos e em fóruns "qual é o melhor programa para ...". Aí alguém diz que o "melhor" programa para retocar fotos é o Photoshop. outro diz que o melhor editor de textos é o Word, etc. Aí ele compra o CD pirata no camelô, pega do amigo ou, agora como o acesso deles à banda larga vem aumentando, baixam usando uma rede P2P qualquer.

O uso do windows para eles é apenas uma conseqüência lógica porque todos aqueles "melhores" programas que lhe indicam só rodam no windows. Eles não ligam para ideologia nenhuma e estão pouco se lixando se estão realimentando o monopólio.

Particularmente é raríssimo encontrar alguém que diga da boca para fora que usa o windows porque gosta ou porque gosta do visual dele. Assim como passarinhos de gaiola, que nunca conheceram a liberdade, se recusam a sair de suas gaiolas por que é mais confortável permanecer onde estão e porque têm medo do que não conhecem.
Comentário de Diogo114
Olha: O objetivo do famelix não é ser a principal distribuição linux do país, o real objetivo é criar uma distribuição que sirva como um intermediario entre usuarios linux e usuarios windows.
Outra é que usar o famelix é politicamente muito mais correto do que usar uma versão pirata do windows(ja que a maioria da população não tem o minimo interesse em para os R$800,00 de uma licença de Windows).
Comentário de kez
md5sum conferido: aqui deu o mesmo resultado

b54416e3ba240915ce57d8d9c24cdb0e *famelix-1.1.iso
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004