Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Coluna Software: As novidades do Inkscape 0.42 - imagens vetoriais em software livre

O texto abaixo, de autoria de Aurélio A. Heckert, também pode ser lido no site do autor, com formatação bem mais caprichada ;-)

“A comunidade de desenvolvimento do Inkscape anunciou a liberação de Inkscape 0.42, uma ferramenta livre para edição de Gráficos Vetoriais SVG. Inkscape 0.42 é a versão com maior número de adição de funcionalidades, melhorias de usabilidade e de reparos de erros. Enquanto algumas das características novas prencherem 'buracos' de funcionalidade, outras são verdadeiramente revolucionárias. Inkscape 0.42 é mais um passo na aproximação do suporte total ao padrão aberto SVG.

Novas funcionalidades são: * Texto Fluído: O texto agora pode tomar qualquer forma (e não apenas a de um retângulo); * Seleção de Texto: Agora é possível adicionar formatação a partes do texto (e não apenas a ele todo) como num editor de texto; * Ferramenta de Gradiente: Foi completamente redesenhada, ficou muito mais simples para usar e agora ela tem seus controles diretamente sobre o desenho; * Efeitos: Agora os efeitos não estão como um 'teste' eles realmente funcionam em qualquer plataforma e podem ser escritos em Perl, Python ou Ruby. Essa versão traz uma coleção the efeitos incluindo interpolação de caminho, randomização e vários algoritimos fractais; * Seletor de Cores: Uma funcionalidade comum nos editores gráficos, agora é parte do Inkscape; * Clones Coloridos: Agora os clones podem ter cores diferentes da cor do original;


 

Mais: * Tile Tracing: o dialogo Tile Clones pode 'seguir' uma imagem com 'telhas' produzindo inúmeros efeitos emocionantes. (e preciso ver para entender essa funcionalidade); * Grade de Arranjo, Linha de base, Unclumping: São algumas novas maneiras poderosas de arrumar objetos; * Melhor Exportação PS/EPS: PostScript nível 3 com suporte a gradientes, melhor manipulação de texto e uma opcional linha de comando para exportação em batch; * Analize de SVG em linha de comando: Agora o Inkscape pode ser usado na linha de comando para avaliar coordenadas e dimensões de objetos em um arquivo SVG. (Atenção programadores!!!); * Melhor compilação SVG/CSS: Notavelmente, folhas de estilo CSS internas são suportadas agora (somente para leitura); * Suporte para Mac OS X: Além do Linux e do Windows, o Inkscape 0.42 está disponível em um pacote dmg totalmete auto-contido para o Mac OS X;

Para saber mais: Site oficial. Veja do que o Inkscape é capaz na seção de screenshots. Sobre a implementação de scripts veja a página de Aaron Spike. Designers, venham para o mundo Livre!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Aurélio A. Heckert
adicinando informação...: Eta! Não sabia que a lista ia ficar tosca assim... Deveria ter colocado tag li em vez de asterisco. (mas lá dizia para não usar HTML... enfim.)

Esclarecendo pontos nebulosos:


  • Tile Tracing: Existe um diálogo para clonar automáticamente um objeto. Na versão anterior ele ajudava a fazer váaaarios clones seguindo um determinado padrão e adicionando um valor aleatório a cada um caso fosse preciso. Isso me ajudou a fazer o logo do projeto Sementes Livres. Nessa Versão o Inkscape pode usar os objetos na tela como guias da clonagem. Isso é fenomenal! Você pode dizer que a opacidade dos elementos na posição X-Y define o tamanho do clone nessa posição, ou a cor azul define isso, ou a intensidade da luz, ou... Olha... Imagine.

  • Unclumping: É uma nova forma de organizar objetos. Lembra da organização (horizontal ou vertical) que colocava todos os objetos com o mesmo espaçamanto entre suas bordas? Agora isso é feito em todas as direções numa avaliação inteligente que relaciona o objeto com seus visinhos mais próximos dando uma organização muito mais interessante agrupos grandes e aleatórios. É interessante usar essa organização no produto do Tile Tracing. (As bolhas no copo da imagem que ilustra o "sobre" do Inkscape 0.42 provavelmente foram organizadas assim, pois fazer na mão seria mortal...)



Quem quiser ler com formatação, coloquei aqui:
GnosisLivre.org/twiki/.../BlogadaAurium20050729144604

Corel Temei...
Comentário de brain
Listas de itens: Na mesma área onde está o pedido para não usar HTML, está a dica "Organize seu texto em parágrafos, e não em listas de itens."

Sua contribuição é mais do que bem-vinda, e vou incluir o link para a versão formatada no início do texto, para ninguém deixar de ver ;-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004