Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comunidade Sol publica resposta enviada à revista Veja

“Em resposta ao artigo altamente tendencioso da revista Veja que trata software livre no mesmo patamar do freeware, um membro da Comunidade Sol publica carta que enviou ao editor.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Parabéns pela carta: Resposta muito bem redigida e que deixa uma pergunta no ar para os responsáveis pela matéria da revista tentarem respnoder.

Seria muito bom se tal carta tivesse "eco" e fosse apenas a primeira de muitas que vários de nós, inclusive freqüentadores deste sítio, podemos elaborar.

Que sirva de lição para aqueles que acham de sabem falar demais sobre Software Livre, sem no entanto atingir quem deve ser alcançado.

Basta aguardar para ver se haverá alguma manifestação por parte da editora, ou da revista. O que, particulamente creio que não acontecerá, mas espero que seja uma daquelas situações onde não me incomodarei em "queimar a língua".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Profano
Resposta-Aula de interpretação: A resposta dada pelo Sr. Pablo Lorenzzoni, bastante didática, certamente será proveitosa ao redator da 'Veja', considerando que inclui uma aula de interpretação do assunto que este desejava enfocar.
Isso, por sí só, é uma aula de Inclusão Educacional...
Penso que, como foi publicada a matéria, incluido dados estatísticos (19.9 milhões de usuários Windows versus 100 mil de usuários de 'outros' SOs - num universo de 20 milhões), ocorreu por consequência, certamente, da pressa em "meter o pau no Governo", aproveitando a oportunidade do atual momento político vivido pela Nação.
Por oportuno, vale lembrar um famoso jargão do não menos famoso Jornalista e Dramaturdo Nelson Rodrigues: "Toda maioria é burra!!!"
No mais, um abraço fraterno à toda Legião de Caboclos e Manauaras, ao som da Toada Parintinese.




Comentário de StanStyle
Bela resposta.: Espero agora que no mínimo a revista Veja publique sua carta na seção correspondente, bem como publique uma retratação sobre a matéria referida.
Obrigado Tiago.


Comentário de Profano
ERRATA: Ao inserir meu comentário, sob o título "Resposta-Aula de Interpretação" fiz referência ao postador da nota - Sr. Pablo Lorenzzoni, como sendo o autor da resposta, quando, na verdade é o Sr. Tiago Eugênio de Melo, a quem, humildemente, peço que me perdoe. O crédito é seu e o parabenizo.
De outro modo, quero também parabenizar a Tiago Lorenzzoni pela informação dada à Comunidade. Isso é solidaridade.

Comentário de StanStyle
Faça o cadastro, se quiser.: Quem é cadastrado pode alterar (na verdade corrigir) as mensagens depois de postadas. Algo muito eficiente nestas situações (mas principalmente em erros de escrita - coisa que acontece bastante comigo). :)
Comentário de Profano
Valeu a dica: Valeu a dica, StanStyle. Certamente, tenho muito que aprender em Informática e na interação, já que sou neófito no assunto. Agradeço e vou me cadastrar, para evitar de 'viajar na maionese'. Abraço firme e forte. Profano.


Comentário de Alexandre Aguiar
Veja a degradação: A Revista Veja tem passado por um processo de degradação editorial nos últimos 8 ou 10 anos transformando-se, de um respeitável veículo de notícias, numa versão espalhafatosa de Contigo (inclui até ridículos "testes" entre suas principais matérias!); o vocabulário utilizado na revista, como o próprio Lorenzzoni sutilmente apontou, tornou-se muito coloquial assumindo até um aspecto chulo em certos momentos. A qualidade das matérias caiu muito e assuntos complexos são tratados no máximo superficialmente (como foi o caso do software livre). Por tudo isso, interrompi minha assinatura desta revista há cerca de 8 anos. A falta de qualidade e seriedade da editoria tornou-se intolerável para quem procura qualidade. Sou usuário quase exclusivo de Linux há 4 anos e já esqueci o que é vírus, o que é perder trabalho realizado. É este nível de qualidade que a editoria da Veja deveria procurar em seu produto. Apenas para informação, até onde sei, a Editora Abril, dona da Veja, usa Macs na editoração de muitas de suas revistas.
Comentário de Pablo Lorenzzoni
Obrigado, mas...: Obrigado pelo elogio, mas ele deve ser dirigido a quem realmente redigiu a nota: Tiago Eugenio de Melo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004