Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Após o silêncio: qual a posição do Ministério das Comunicações em relação ao software livre? (atualizado)

As recentes mudanças ministeriais trouxeram incerteza quanto à continuidade de iniciativas de interesse direto da comunidade de software livre nacional, incluindo questões relacionadas à inclusão digital, programas de migração governamental para software livre e outras inovações tecnológicas. A prolongada ausência de um pronunciamento definitivo, agravada por declarações preliminares como as do Ministro Hélio Costa, levanta uma série de dúvidas, e o silêncio pode ser interpretado de muitas maneiras.

Neste sentido, o BR-Linux sugere: use seus direitos como cidadão envolvido nas questões acima, e envie ao Ministro Hélio Costa (pelo e-mail de contato imprensamc@mc.gov.br) a sugestão de que esclareça o posicionamento do Ministério na matéria. Lembre-se de ser polido e cortês, e mantenha o foco no pedido de um esclarecimento público, se for possível. Identifique-se corretamente e escreva seu próprio texto, mas uma possibilidade sucinta e direta é: "à Assessoria de Imprensa: Como cidadão envolvido com a causa da liberdade do conhecimento, estou preocupado com a ausência de manifestações públicas definitivas sobre o assunto após as declarações iniciais do Ministro. Gostaria de sugerir que o posicionamento do Ministério em relação a questões como a TV Digital, o software livre e outros temas correlatos fosse exposto publicamente, e divulgado por intermédio dos meios de comunicação usuais."

Não deixe de participar e contribuir para que esta situação seja esclarecida. Em paralelo, se desejar, registre nos comentários desta notícia as perguntas que gostaria de ver encaminhadas ao Ministro em uma possível entrevista.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de brain
A minha pergunta: Eu perguntaria qual a fonte dos dados que o Ministro usou para concluir que é necessário ser cauteloso com o software livre porque "não adianta nada receber um instrumento gratuito e que depois, na manutenção, eu vou gastar mais do que daquele que eu compro".
Comentário de Marco Túlio Cícero
Nossa! A Microsoft é boa de lábia mesmo!: Até já fez um ministro de estado cair nessa falácia!

Quo vadimus?
Comentário de Loug
Minha mensagem: Acabo de mandar a minha mensagem. Além do endereço de webmaster@, mandei cc para outros dois endereços, conforme informado no site deles que deveria ser feito. São imprensa@mc.gov.br e tvdigital@mc.gov.br. Mas, acabo de receber retorno de caixa inválida para o imprensa@

A mensagem:
Prezados Senhores

Quando o novo Ministro das Comunicações tomou posse disse que ainda não possuía pareceres muito concretos em relação à questões que, acredito, o governo brasileiro deveria refletir o quanto antes e iniciar os procedimentos que fossem necessários para tanto. Me refiro ao padrão a ser adotado pela TV digital, programas de inclusão digital e migração integral de plataformas proprietárias para sistemas livres.

Reconheço que o governo está passando por uma grande crise, e não a miniminizo. No entanto, é necessário ser adotado um posicionamento sobre essas questões o quanto antes. Pode até parecer exagero de muitos, mas, esses três assuntos são o que contribuiriam bastante para o futuro economico e social do Brasil.

Não estou exigindo que os senhores tomem um determinado posicionamento, mas, que tomem algum. Por isso mesmo, seria altamente interessante que o atual ministro viesse à publico a fim de falar como andam tais questões.

Fico muito grato pela atenção dos senhores
e
no desejo de respostas e decisões de posicionamentos

[meu nome completo]

Comentário de Patola
Ligeiramente off-topic - Wiki de desmentidos: Desculpem se incomoda a propaganda. O Augusto já tem uma série de perguntas e respostas suficientemente jóias de uma distribuição pra outra, mas acho que ainda falta um grande "banco de dados de mitos", discriminados um por um, para podermos procurar pelos argumentos em um discurso e refutarmos.

No LinuxFUD, eu ativei o módulo de "documentos" (books) pra ter uma espécie de "Wiki simplificado" (usando HTML mesmo), seções do sítio editadas pelo próprio usuário. Uma dessas seções terá (ou pretende ter) uma declaração - digamos, "com o código visível por todos, qualquer um pode procurar e encontrar falhas" - e então a refutação/desmentido/explicação. No mesmo esquema dos desmentidos sobre evolução do talkorigins (por favor, não entremos nesse assunto; não é minha intenção discutir evolução, apenas apresentar um sistema útil de elaboração de refutações). Existe um rascunho iniciado pelo Hudson Lacerda aqui, mas o Wiki oficial é acessado no LinuxFUD neste link.

Por que estou passando isso aqui nesta notícia? Porque provavelmente se tivéssemos algo assim já pronto, seria útil para simplesmente pegar os argumentos e enviar para o Ministro. Então, quem já for bolando o que escrever, pode aproveitar a deixa e escrever isso já no wiki do LinuxFUD.

Atualmente a edição das páginas só é permitida a usuários que se registram. Caso achem que deva permitir edições anônimas eu gostaria de saber (não liberei de cara porque dá margem a abusos).
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
Sr. Ministro...: ... pq tudo nesse país acaba em pizza?

fora gorjetas de grupos interessados, quero dizer...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anon
Sobre a TV digital eu concord: Sobre a TV digital eu concordo que é melhor usar uma tecnologia já pronta. A grana que o Brasil disponibilizou para isso não monta nem uma estação de tv comum, por exemplo.
Comentário de Fabiana Iglesias
IMPORTANTE: Por favor, direcionem o mail para: imprensamc@mc.gov.br
Esta e a caixa da pessoa responsavel/
Obrigada!

Comentário de CWagner
E por que não?: O total de verba até agora direcionado à pesquisa de uma TV Digital nacional foi apenas para início da pesquisa, e não para o projeto completo.

Quanto ao uso de uma tecnologia já pronta, creio que devemos ter muito cuidado em relação a isso, pois acho que nós *"compramos feito" demais de outras nações e por isso somos tão DEPENDENTES. Fora que somos vistos como um país produtor, e por que não dizer "doador", de matéria-prima, que nos é revendida a preços exorbitantes, em forma de produtos industrializados. Isso tudo mais a rede de corrupção que toma conta do país todo, força os governos a elevarem os impostos, para que eles possam "governar" o Brasil do jeito que todos nós sabemos.

Concluindo, acho válido qualquer movimento no sentido de produção nacional de tecnologia, que sirva para nos dar liberdade em qualquer área, seja ela qual for. Ou seremos sempres ótimos importadores de computadores, televisores, DVDs, carros... ou seja da tecnologia que adoramos usar, mas muitos têm medo de que queiramos aprender a produzir.

P.S.: Para aqueles que não entenderam; "Ah! Eu não sei fazer, e agora? R= Não faz: compra feito".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
Deixa com cadastro.: Creio que serja melhor deixar como está. Não qreio que alguém que se disponha a fazer alguma contribuição séria achará que um cadastro atrapalhará.

Não sei como funciona o seu sistema, mas com o cadastro tu podes ter idéia de quem contribuiu mais. Ou não?!?

P.S.: Minha opinião, e não uma imposição. ;)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Carlos E. Morimoto
:
Vou tentar dar um comentário baseado no que sei sobre as pessoas envolvidas com tecnologia no governo:

Para vender para o Governo é preciso fazer lobby. Existe muita corripção, por isso você não chega a lugar nenhum sem conhecer as pessoas certas e "ajudar" alguns deles. É triste, mas infelizmente é assim que funciona atualmente.

Isso faz com que muitas empresas sérias desistam das licitações, dando espaço para os picaretas do ramo, que possuem custos mais baixo (afinal, nao desenvovlem nada nem treinam ninguem) e por isso são mais "competitivos". Novamente é trsite adimitir, mas existem muitos picaretas na nossa área, assim como em todas as outras.

Levando as duas coisas em conta, pode realmente ser caro e ineficiente para alguns orgaos do governo adotar solucoes abertas. Nas pelo modelo de software open-source ser ruim, mas por todos os problemas da administração pública e incompetência de algumas das pessoas envolvidas.

É importante acompanhar de perto as iniciativas do Governo, não apenas para denunciar casos onde exista corrupção ou mal uso do dinheiro, mas também para expor as pessoas envolvidas e força-las a consultar gente da área antes de tomar decisões precipitadas e abraças projetos falidos.

Comentário de Henrique Vicente.
Acho que deveria aproveitar u: Acho que deveria aproveitar um projeto já existente aberto/livre. O sistema europeu não teria as especificações abertas? Então porque não trabalhar em conjunto? Aí seria algo que não reinventaria a roda, economizaria recursos e só seria benéfico à humanidade... Estou falando bobagem?
Comentário de ano@nimo.com
O ministro já foi um reporte: O ministro já foi um reporter numa vida passada; se existe terapia de lembrança de vidas passadas, quem sabe ele faz um recuo e se lembra que um reporter de verdade não "CAI EM CONVERSA FIADA DE VENDEDOR"! Sei lá, de repente funciona.
Comentário de zoeirapura
Enviei um email: Segue abaixo o email que enviei para

Considerando que o desenvolvimento de padrões nacionais e a adoção de software-livre por orgãos governamentais estimulará o desenvolvimento do mercado produtor de software através da adoção de padrões abertos e estimulo a pesquisa nacional no desenvolvimento de software, possibilitando as empresas nacionais e ao governo nacional diminuir consideralvemente a remessa de verbas ao exterior estou preocupado com os recentes boatos de que o ministério das comunicações abandonará o incentivo a adoção do software-livre e como cidadão envolvido com a causa da liberdade do conhecimento e profissional de informática, estou preocupado com a ausência de manifestações públicas definitivas sobre o assunto após as declarações iniciais do Ministro. Gostaria de sugerir que o posicionamento do Ministério em relação a questões como a TV Digital, o software livre e outros temas correlatos fosse exposto publicamente, e divulgado por intermédio dos meios de comunicação usuais.

Agradeço a atenção e aguardo respostas ou exposições públicas do posicionamento referente aos assuntos relatados.

[meu nome completo]


(:)[podem me xingar]
Comentário de StanStyle
DVB: O desenvolvimento de um padrão digital leva muito tempo e dinheiro mesmo. Agora acho que devemos analisar se o uso do padrão europeu, por exemplo, é mais eficiente do que a criação de um padrão novo.
Muitos produtos eletrônicos já aproveitam esta tecnologia, o uso do DVB para mim parece mais lógico. Em questões operacionais o DVB-S2 supera as limitações do DVB de 97 e já é uma ótima opção para conteúdo HDTV.
Isso só uma análise técnica pode dizer, mas com a experiência e a ampla plataforma usada, o DVB se destaca visívelmente entre os outros e seu custo não é tão alto pela grande produção existente.
Comentário de CWagner
Coisa cara esse Software Livre.: Algo engraçado é como o governo GASTARAM dinheiro com treinamento Oficial M$ para funcionários todos esses anos e não reclamaram, mas foi só falar em SL que a coisa ficou impraticável. Talvez o aprendizado das ferramentas M$ imcapacitem os funcionários a aprenderem os conceitos básicos das tecnologias empregadas. Mas pensando bem, pra quê um monte de funcionário público, que provavelmente estão con funções desviadas, têm salário garantido todo final do mês vão querer aprender alguma coisa que com certeza não utilizar?

P.S.: Isso é só um desabafo. Também sou funcionário público, mas ao contrário de muitos consegui abrir as janelas para ver um mundo Livre e cheio de possibilidades.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Pois é...: Também acho, por isso deixei assim até agora.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de sri_canesh
DA mesma forma que você defe: DA mesma forma que você defende o padrão europeu, outros defendem o padrão americano, e outros ainda(Globo por exemplo), defende o padrão Japonês. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Já que ainda não há um consenso mundial (e duvido que haverá), não vejo motivos para tanta pressa na adoção de um padrão de TV Digital, que além de gerar críticas dos que defendiam os outros padrões, obrigará o Brasil a pagar os royalties do padrão escolhido.

Eu particularmente vejo com bons olhos a criação de um padrão nacional, baseado no que já existe no mundo, e levando em conta nossas necessidades


Cássio R. Es+kelsen

Comentário de Cláudio Machado
Comentário infeliz...: Morimoto,

Seu comentário é tão injusto com os servidores públicos da área de TI quanto os FUDs contra o software livre. Não generalize que todos são iguais, pois isso não é verdade.

A área de TI nos governos (federal, estaduais e municipais) tem apresentados resultados importantes para a modernização do estado e a melhoria da prestação de serviços à população.

O governo atual conseguiu colocar o software livre como um dos pontos principais do governo eletrônico.

Abraço,
Cláudio.
Comentário de Manoel Pinho
Treinamento: Eu sou funcionário público federal e de tempos em tempos gastávamos dinheiro com cursos de tecnologias proprietárias. O pior de tudo é que se gastava dinheiro para depois ter que gastar ainda mais dinheiro comprando inúmeras licenças de software.

Eu mesmo (e mais 2 pessoas) tinha sido indicado para fazer um curso para certificação Microsoft (que era para outra pessoa e em outros tempos mas como levou mais de 2 anos para arrumarem verbas, acabou batendo em mim) e eu consegui convencer meus chefes a trocar o curso por um curso equivalente de linux, que acabou sendo MAIS barato. Não tinha mais sentido fazer um curso Microsoft se estamos fugindo disso.

Agora a coisa mudou e já tivemos esse curso completo de administração de linux e vai haver um agora de PHP/MySQL/Postgresql para as equipes de desenvolvimento e depois de Mambo (CMS) para os webmasters.

Pelo menos para os funcionários públicos da área de TI, que recebem o mesmo salário usando softwares livres ou usando tecnologias proprietárias falar de TCO é uma enorme besteira. O TCO das soluções livres é bem menor. Como no setor público não há muito a possibilidade de contratação de profissionais "prontos", com experiência em uma determinada tecnologia proprietária, os treinamentos para o pessoal existente são mais freqüentes e, já que se tem que aprender alguma coisa, que se aprenda logo da maneira correta.

Comentário de Sandro
endereço errado: O endereço, conforme início do tópico, é:

imprensamc@mc.gov.br
Comentário de Loug
O tópico foi editado depois: O tópico foi editado depois de eu ter enviado a mensagem. De qualquer jeito, darei um fwd para esse endereço.
Comentário de brain
De fato: De fato! Na verdade passarm 4 endereços diferentes na notícia antes de fixar no atual, que é comprovado. O site do Senador Hélio Costa tem um formulário de contato que não funciona, o e-mail mencionado como contato de imprensa no site do Ministério retorna como inexistente, e assim por diante.
Comentário de CWagner
(In)Comunicação: .. belo exemplo de comunicação. Estamos bem arrumados, se for dessa forma com programas de computador, imagina com o resto dos processos
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de StanStyle
Desabafo.: Acredito que o cometário do Morimoto foi um desabafo de quem está cansado de ver tanta corrupção na sociedade. Não acredito que ele tenha generalizado de propósito.
A metade da população não sabe citar nenhum político que eles achem honesto e competente e esse sentimento de corrupção generalizada sempre acaba ficando no ar, principalmente em tempos de CPMI e CPIs.
Não acho que seja um "comentário infeliz", apenas um desabafo.
Na minha opinião, claro.
Comentário de nemesis
licensas: "O pior de tudo é que se gastava dinheiro para depois ter que gastar ainda mais dinheiro comprando inúmeras licenças de software."

Isso quando se gasta, né? Tmb sou funcionário público e cópias piratas de vários softwares rodam de mão e mão no setor de TI...

Não se pode tapar o sol com a peneira: desonestidade e contravenção fazem parte da cultura brasileira como candomblé ou cachaça...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pikachu
Triste isso. Sendo desenvolvi: Triste isso. Sendo desenvolvido aqui ou não, já estamos ficando MUITO para trás. Já existem inúmeros aparelhos vendidos lá fora, inclusive os videogames da nova geração suportarão as TV digitais.
Comentário de StanStyle
Apenas uma breve diferenciação.: Nós estamos falando da Televisão Digital e não de Televisores HDTV.
O HD e o SDTV podem ser adotados pelo Brasil, mas o que nós estamos referindo é o tipo de sistema de transmissão que será utilizado.
Quando isto for criado, os TVs normais (não HD e comuns) vão continuar funcionando normalmente, mas precisarão de um box de conversão e decodificação do padrão escolhido pelo governo.
As TVs HD não vêm comumente (excluindo uma LG Plasma de 40") com decodificador DVB + mpeg-2 incorporados atualmente.
Comentário de CWagner
O qu tem de mais numa pinga d: O qu tem de mais numa pinga de vez em quando?

Hehehehe, meu primeiro porre foi de cachaça e não me arrependo nem um pouco. Quanto às práticas na área de TI do país inteiro, creio que estamos comprovando o funcionamento de uma das táticas da M$.

A pirataria foi e sempre será usada para disseminar produtos, bem como adestrar usuários para que estes possam estar convencidos que só podem realizar tarefas com aqueles programas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
"Isso quando se gasta, né? T: "Isso quando se gasta, né? Tmb sou funcionário público e cópias piratas de vários softwares rodam de mão e mão no setor de TI..."

Sim, infelizmente os cursos são raros e muitas vezes chegam tarde demais. Por isso muita gente acaba pegando o CD pirata de alguma ferramenta, indo nas livrarias e comprando do próprio bolso um daqueles livros "Aprendendo *** em 21 dias" para resolver o problema. Aí cai na besteira de escolher uma daquelas ferramentas tipo VB, Access, ASP, etc e aí fica dependente das drogas.

Já vi muito isso acontecer. Por isso mesmo no governo muito se fala em software livre mas poucas pessoas efetivamente estão usando. Mas cabe a nós mesmos darmos o exemplo e mostrarmos aos colegas as soluções livres.
Comentário de nemesis
pra ser honesto...: ... até que o povo em minha seção é razoavelmente bem informado, em particular meu chefe. Ele inclusive já brincou com distribuições Linux em casa e até recomendou o pessoal a testar as últimas versões do Lazarus + GNUPascal ( Delphi é forte por lá ).

Mas ele deixou bem claro que não há possibilidade do sistema entrar na produção.

Eu até tentei fazer minha parte e mostrar uma ferramenta como Python, mas o pessoal implicou com o nome: "Como? Pinton?" :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Olivier
governo...: Acho que como nano-empresário, considero as chamadas do governo as de mais baixa prioridade em negócios, por ser extremamente caro participar de qualquer processo relacionado com governo:

1) Não tem visão de oportunidade e sim de custos: todo seu valor adicional é removido e voce passa a ser comoditizado.
2) não tem prazo pressa pra fazer nada, e voce tem contas a pagar
3) exige uma burocracia extenuante, com certidões e nada-consta, que mesmo voce sendo tudo OK é sua obrigação e custo mostrar que está limpo.
4) licitação é roubada: custa caro participar e as chances de sucesso são incontroláveis: voce terá 1/n chances de sucesso, n= numero de participantes. É péssimo negócio se você está duro para montar a resposta ao edital.
5) dispensa de licitação: Ou o valor é merreca ou voce tem algo que ninguém tem. Muito dificil ter algo que ninguém tem.

Mais vale 10 contratos de 10 reais que 1 contrato de 100 reais especialmente com governo. Regra básica em negócios.
Comentário de CWagner
Uma das regras básicas para: Uma das regras básicas para a migração é acabar com o suporte/desenvolvimento de ferramentas legadas, aquelas construídas com software proprietário.

Sei que é difícil para muitos de nós negarmos de realizar um suporte a um sistema que atende aos usuários, mas se não for dessa maneira então ficará difícil realizar um trabalho eficiente com Software Livre, pois sempre haverá aquele sisteminha de protocolos (entrada e saída de documentos) em access para consertar, etc...

Sabendo-se que a maioria dos sistemas utilizados por repartições públicas são para acesso a banco de dados, seria interessante que começássemos introduzindo pequenos sistemas com MySQL/PostrgreSQL + PHP, Python, Perl, ou outra linguagem de script, mesmo que fosse uma agenda de telefones da secretaria, que pudesse ser consultada por todos. Serviria até mesmo como aprendizado para vôos mais altos e sistemas mais complexos.

Mas é apenas uma sugestão. Eu sei como é difícil iniciar um projeto com SL em uma repartição pública. Tentei iniciar um projeto com LTSP na SEDUC-MA e até hoje (depois de três anos), não consegui sequer mostrar as vantagens do sistema ao Secretário. Fazer o quê? Acho que vou acabar vendendo a idéia para escolas particulares. Pelo menos a iniciativa privada tem um pouco mais de "iniciativa".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de
Legados: Eu acho que uma das regras básicas para uma migração séria é manter o suporte a sistemas legados enquanto os sistemas legados forem necessários. Quem escolhe os sistemas a usar é a organização, e não os usuários. Se a organização precisa de legados, eles devem ser mantidos e suportados, e os usuários que precisam usá-los não podem ser tratados como inimigos que precisam ser maltratados ou menosprezados.

Se quem escolhe o sistema a usar é o usuário final (por exemplo, em uma cooperativa com terminais de acesso público), desconsiderando política da organização ou na ausência desta política, aí sim pode-se pensar em prestar suporte diferenciado. Mas se isto for feito na intenção de "forçar" a migração, é possível que a adoção de uma política que defina a necessidade desta migração seja mais apropriada - afinal, se a escolha do usuário é livre (o que nos motiva a querer "forçá-lo"), por que ele deveria se sujeitar à força, se não pode ser convencido de outra forma?

Agora, permitir que o software legado seja usado, e ao mesmo tempo não suportá-lo, é uma atitude prejudicial para todo mundo.
Comentário de CWagner
Concordo contigo, Augusto.: Concordo contigo, Augusto.

Mas no caso do local onde trabalho, os sistemas eram requeridos por usuários, e não pela instituição, visto que hoje temos dezenas de sistemas que fazem exatamente a mesma coisa.

Concordo que sistemas que dão certo devem manter-se funcionando pelo tempo necessário, mas ainda no meu caso em particular, houve uma reestruturação no setor de TI onde apenas 1 dos desenvolvedores permanece no quadro (não se sabe por quanto tempo). E o que acontece é justamente a seguinte questão: onde estão os fontes dos sistemas? Temos que fazer das tripas coração para procurar os "sistemas" desenvolvidos em VB e Access.

Sei que o meu exemplo não é o melhor a ser apresentado mas não deve ser muito diferente da situação de muitos setores de TI espalhados pelo país. Seria muito bom se todos os sistemas fossem criados da maneira correta, a começar pela análise dos requisitos, etc... mas a maioria dos sistemas são "feitos nas côxas" e não tem sequer uma documentação decente, quanto mais um suporte adequado.

Nesse quadro, creio que o Software Livre atenderia bem a todas as necessidades de todos, organização, usuários, desenvolvedores, técnicos, etc... Apesar de saber que o responsável pela criação de um bom sistema é o desenvolvedor (ou equipe), e não a natureza da ferramenta.

O que me intriga é justamente a recusa da utilização de ferramentas abertas para a construção desses sistemas, mas fazer o quê? Como eu já disse acima (e que fizeram o favor de moderar :), sempre há muita resistência ao uso de programas e ferramentas abertas, enquanto o uso de ferramentas proprietárias é estimulado ao extremo. Há ferramentas proprietárias que ainda não têm equivalentes livres, mas no caso de sistemas de consulta de bancos de dados, pelamordeDeus.

Não sei se tal resistência é histórica, ou se há alguma determinação superior para privilegiar a aquisição e, não necessariamente, o uso de programas proprietários no setor público, mas vendo esse episódio do MC, é de se questionar e exigir uma resposta adequada, ou como disse a Renata: é melhor “levar um fora do que passar o resto da vida na dúvida
Comentário de Slithie
Se pra ter uma ideia do gasto: Se pra ter uma ideia do gasto público:

A sogra do meu irmão trabalha no INCRA.
Ela foi ha algum tempo atras pra Brasília, saiu de Florianópilis, pra
fazer um curso de Excel.
Existem muitos gastos absurdos no governo, puro desperdício e a maioria das pessoas nem ficam sabendo.

Comentário de Luc
Calote: E eu conheço várias pessoas que já prestaram serviços para o governo, e arrependeram-se. Todos dizem que poucos clientes no mundo te enrolam e demoram tanto para pagar quanto órgãos do governo. Chegam a atrasar quase um ano em alguns casos.

Além disso, o governo não tem muito medo ou pudor quando decide violar contrato e mudar as regras contra a outra parte na metade do jogo. Você simplesmente se fode e não pode recorrer a ninguém.

Eu jamais entraria num contrato com o governo, por maior que fosse o valor e a possibilidade de lucro. Porcaria de cliente.
Comentário de hamacker
-: ...curso de excel justamente para aprender a fazer uma planilha de controle de custos, né ? :) muito ilário.
Comentário de CWagner
KAKAKAKAKAKAKAKA.... : KAKAKAKAKAKAKAKA....

O humor da galera está bem afiado esses últimos dias. Será reflexo do dia do pagamento? Falou em dinheiro o povo se anima. :)

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Luc
Piada: Você continua achando engraçado depois de pensar que essa viagem dessa mulher foi paga com o nosso dinheiro de contribuinte?

Você continua achando engraçado depois de pensar na altíssima carga tributária que pagamos neste país e nos parcos benefícios que temos em troca?

Haja dia de pagamento, hein!

Eu não acho graça nenhuma.
Comentário de CWagner
Caro Luc, : Caro Luc,

Creio que você tenha entendido o porquê de eu ter achado graça no post anterior. Mas caso não tenha, lá vai: achei engraçado o fato de terem pagado um curso caro de planilha eletrônica para calcular controle de custos, haja vista que o próprio curso deva ter custado muito para os cofres públicos.

Peço desculpas por não ter explicado antes: é que sou pe?simo em contar piadas e não costumo explicar as que eu não conto, mas eu tentei.

P.S.: Não leve a vida tão a sério; goze a vida da melhor maneira possível, afinal de contas você nasceu de uma gozada :D
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Luc
Só dói quando eu rio: Entendi sim. Continuo não achando graça. É dinheiro que sai do bolso da gente. São coisas que deixamos de ter e realizar em nossas vidas para sustentar esses crimes contra o nosso patrimônio. Você pode, por exemplo, morrer sonhando com uma viagem e jamais realizar seu sonho porque teve que dar uma cacetada de dinheiro para o fisco e não sobrou dinheiro para você, que trabalhou tanto, enquanto uma corja sem fim gasta o seu dinheiro.

http://tinyurl.com/e3mm5

E essas coisas acontecem por vários motivos, entre os quais essa eterna atitude complacente do brasileiro. O único jeito de acabar com isso seria uma guilhotina em praça pública e um povo menos mané. Tinha que haver uma revolução francesa nesse país.
Comentário de nemesis
gostaria apenas de lembrar...: ... que nem todo funcionário público recebe mensalão, ou viaja pra lá e pra cá de graça. A maioria recebe um mensalinho mesmo, minguado e defasado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
-: Luc,
Entenda a piada como sinal de protesto, ok ? E voce não protestou :)
Ou voce acha que na revolucao francesa, os plebeus não deram risada com as gilhotinadas ? (eu acho que sim)

O colega abaixo diz que a maioria dos funcionarios recebem "mensalinho", como é que voce não consegue rir ? Eu quase caí da cadeira.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004