Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

TI e Governo: "A Cobra tenta se livrar do Freedows"

O NoticiasLinux publicou o link para esta reprodução de nota do boletim TI & Governo (26.7.05 ano 3 nº 115) com o título de "A Cobra tenta se livrar do Freedows". Segue o texto: “A Cobra Tecnologia deve anunciar nos próximos dias o fim da parceria com a Free Software, que resultou no desenvolvimento do sistema operacional Freedows. Um dos principais motivos do conflito é que a Cobra, empresa do Banco do Brasil, queria que o Freedows fosse um software livre. Já a Free Software não aceita abrir o código-fonte e quer vender licença do Freedows. Segundo especialistas, o Freedows é, na verdade, um software proprietário com algumas características de software livre, tanto que o Freedows não pode ser utilizado nem mesmo nos equipamentos do programa Computador para Todos. A Free Software informa apenas que as negociações estão em curso e que nos próximos dias as duas empresas devem divulgar um comunicado. O problema é que elas montaram, em cima do sistema operacional, um projeto ambicioso com parcerias em outros países.”

O Freedows, cujo mascote Alfredo reproduzo acima, publicou uma nota comentando o ocorrido e afirmando que existe uma versão de seu sistema que atende aos requisitos do PC Conectado.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Apoena
Desculpa: "Um dos principais motivos do conflito é que a Cobra, empresa do Banco do Brasil, queria que o Freedows fosse um software livre. Já a Free Software não aceita abrir o código-fonte e quer vender licença do Freedows."

Isso tá com cara de desculpa esfarrapada.
Acho que logo que começaram a investir no Fredows, perceberam que entraram numa fria. Como já foi discutido aqui. Ninguem entendia o porque de investir em uma distro que não é 100% Livre se existem outras bem melhores e sem frescura.

Os caras queriam se livrar a tempos já, mas não sabiam o que dizer!!

Mas com ou sem desculpa, é agora ou nunca!!!
Comentário de Grobsch
O Micro é GPL?: Espero que a Cobra não inclua nenhum sistema apenas por ser livre e sim que tenha boa qualidade de serviços para a empresa e para os usuários.
De qualquer modo a empresa NÂO doa seus computadores, vende, portanto é aquele ponto crucial, ela lucrará com o trabalho de terceiros se não contribuir financeiramente com o sistema operacional que utiliza no computadores...

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de coisinha de jesus
Qual lado ?:
Bom,

Não quero ser aqui o advogado de ninguém, até porque não sou advogado mesmo.

Mas esta notícia reflete apenas um lado da moeda, a opinião da Cobra Tecnologia e alguns meninos.

Pelo que sei a parceria entre Cobra e Freedows iam muito bem obrigado até o momento que o dilúvio, ops, delubio começou abrir a boca. A Cobra como sabemos é a maior fornecedora do Governo e logo era para ela uma grande oportunidade ter o Freedows, mas como agora o mundo parou (ou melhor o Governo despencou), a parceria não faz sentido, o Freedows não é livre e bla bla bla...

Convenhamos, olhando apenas um lado da moeda é fácil acusar o pessoal do Freedows e sua trupe, mas e o lado do pessoal do freedows, qual é?

seria legal mesmo bicho, se os caras do freedows abrisse a caixa de ferramenta.

(Bambo, Bembo, B*mbo, Bombo, Bumbo!!! )

Abraços de quem está vendo o mundo cair HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
Comentário de
Comunicado do Freedows: O (lacônico) comunicado do Freedows está mencionado na notícia, e há um link direto pra ele.
Comentário de Mandark
Ironia: A maior ironia de tudo é que a empresa que "empacota" o Freedows se chama "Free Software". É uma piada mesmo...
Comentário de nemesis
cara, que loucura!: Que troço mas sem pé nem cabeça! Uma empresa fajuta chamada "Free Software" -- será de algum outro filho do Lula? -- desenvolve em parceria com a Cobra -- tradicional monopólio nacional dos tempos da reserva de mercado -- um distro Linux não 100% livre e igualmente fajuta chamado "Freedows" -- parodiando talvez o antigo Lindows, atual Linspire.

Cobra quer se livrar da parceria pq "Free Software" não quer que "Freedows" seja Free como em liberdade de expressão. Quanto conversa pra boi dormir...

E êta falta de imaginação ( pra não dizer deslavadamente plagiadora ) na escolha de nomes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Alfredo: Alguém lembra do mordomo Alfredo dos comerciais do papel higiênico Neve ?

http://www.meioemensagem.com.br/mmonline/jsp/Navega.jsp?pIdConteudo=68789

Eu até entendo a idéia de colocar softwares proprietários como o Crossover na distribuição, assim como outras distribuições fazem, mas cobrar licenças por máquina e não fomentar a criação de uma comunidade de usuários enterram as chances de qualquer distribuição linux, especialmente no Brasil.

Comentário de Luc
Nostalgia: Corre, corre, seu Alfredo!

;; ((lambda (x) x) "Casas Bahia. Dedicação total a você.")
Comentário de seu zé
mas tá lá a resposta ;) : mas tá lá a resposta ;)

http://www.freedows.com/index.php?page=news.php&view=11223917334758
Comentário de rodrigomessiasbarros
Cobra e Freedows: E eu que cheguei acreditar no Freedows... (estou parecendo a velhinha de taubaté).

Acreditei até comprar uma caixinha... aí fiz a burrada de instalar... nossa... fizeram um trabalho legal no visual. Mostrei pra minha esposa o sistema e ela perguntou se era o Windows. Eu falei que não, que era um linux com a cara do Windows... aí ela disse: Se for pra ser igual então não é melhor ficar com o Windows mesmo? Não é tentar reinventar a roda? Eu tive que admitir: é verdade.... :-(

Sem suporte a winmodens, sem suporte a desenvolvimento(depois até adcionaram umas ferramentas), sem suporte a ADSL... pra que eu vou querer isso??? Abandonei o barco... fiquei com o Linux mesmo.

Tem fases na vida que a gente faz cada burrada... espero que essa fase já tenha passado.

Nhem, nhem, nhem, nhem... A Cobra precisa inventar alguma desculpa para poder sair do barco fadado ao naufrágio... o negócio não podia dar certo. Agora é fácil colocar a desculpa na licença... mas isso não foi previsto no planejamento estratégico do negócio? Ah! Esqueci... brasileiro não faz Plano de Negócio... putz!

Tomaram que acabem logo com essa balela que é o Freedows! Quando mais rápido melhor... sem grandes traumas... sem sofrimento.

Rodrigo
de Campinas
Comentário de bebeto_maya
São essas "KHdas" que fazem: São essas "KHdas" que fazem com que o uso de software livre pelo governo, se torne um negócio de péssima lógica...Software Livre é ótimo,elimina-se muito em custo...Mas com uma logística tão podre, repleta de urubus gananciosos, como a CObra, o BB, a Insigne...Podemos esperar o que? COmo implementar uma política de Conotação social, num país dominado por um monopólio gritante, políticos corruptos, empresários burros e embitolados em "VB e Delphi para Windows" e que pensando defender o seu acabam defendendo o da MS, pessoas alienadas, péssima administração pública...Sinceramente, eu continuo achando que países europeus, como a Alemanha e Suiça, usam muito mais SOftware LIvre e Linux, que nós!
Comentário de Marcelo Ulianov
o correto é "bitolado".: o correto é "bitolado".
Comentário de José Roberto
Discordo em partes: Me desculpe, mas você não pode dizer que todos são urubus, tem empresas que ganham dinheiro com SL e não são mercenárias e tem muita responsabilidade, honestidade e solidariedade com o SL, podemos citar a Mysql, Red Hat, Mandrake, até pouco tempo a Conectiva e outras outras.

Ok, temos empresas mercenárias, sim temos... a Free Software se encaixa nesse tipo, sim, se encaixa. Não por ser uma empresa capitalista, mas por ter usurpado algo livre (o que não é crime) e não ter dado nada em troca. Isso é feio, isso é indigno. Mas ganhar dinheiro não vejo como problema, até porque somos capitalistas e precisamos de dinheiro pra pagar nossas contas, nem só de bondade vive o homem.
Comentário de Luc
Xiiii...: Se for corrigir todas as derrapadas de purtuga deste fórum...

Tá feia a coisa.
Comentário de Anônimo
Esse freedows é um lixo. Mud: Esse freedows é um lixo. Mudaram os splashes dos softwares livres e querem ficar ricos por isso. Que piada.
Comentário de Marcelo Ulianov
Fica frio Luc..é que o Bebet: Fica frio Luc..é que o Bebeto pega no meu pé...Ai eu não resisti... Eu mesmo erro pra caramba...Foi só zueira.Até peço desculpas por ocupar um espaço que poderia ser melhor utilizado... Foi mau mesmo...e ai ? Será que eu errei em alguma coisa ??? ;)
Comentário de Patola
Zueira & mau: Sim. Só pra ser muito, muito mala:

"Zoeira" é com O.
O "mal" de "Foi mal" é com L, pois é advérbio, não adjetivo.

Não se zangue, você pediu. ;)

P.S.: Ah, o vocativo exige vírgula: "Fica frio, Luc..."
P.S.2: Não gastem sua energia me xingando. Moderem-me para baixo. ;)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de bebeto_maya
__Obrigado. O Marcelo merece!: __Obrigado. O Marcelo merece!!!
Comentário de bebeto_maya
__Você não leu direito e n: __Você não leu direito e não entendeu nada.Não critiquei o ''ganhar dinheiro com Linux'', falei de ter o olho muito grande e se afogar lá na frente...Especificamente citei essas empresas, de longe, generalizei...Eu mesmo ganho dinheiro com Linux!
Comentário de Jefferson
Freedows?: Pois eh! Estou olhando aqui para esta caixa do freedows, pego uma midia e coloco contra a luz! "Maxel 80 Minutos" eh o que aparece por traz da etiqueta vermelha! Lembro das minhas tentativas de fazer esse negócio funcionar! Tempos horriveis! O maravilhoso suporte a Estações Diskless eh uma piada, as maravilhosas ferramentas de configuração tambem são pateticas e o que eh pior... com tanto visual bonito, intuitivo e amigavel, tinham que colocar logo o visual do windows :P
E ainda querem me enfiar este treco garganta abaixo...
Enterrem o Freedows! Comecem do Zero! E Façam certo desta vez...
P.S -- Existem alternativas grátis, mas, se eu tiver que pagar pelo linux, prefiro pagar por um Red Hat, SuSE ou mesmo um Novel Desktop!
Pelo menos, funcionam :P

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004