Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 0.42 do Inkscape

“Trecho do anúncio: 'O Inkscape 0.42 é a versão mais completa já lançada, com um número excepcional de recursos de grande e pequeno destaques, melhoria na usabilidade e correções de bugs. Em quanto alguns dos novos recursos apenas preenchem as tão conhecidas lacunas, outros são verdadeiramente revolucionários. O Inkscape 0.42 está a um passo de estar totalmente de acordo com a norma SVG.' Veja o anúncio completo. Esta versão também disponibiliza o suporte ao Mac OS X com pacotes 'fully self-contained' (totalmente auto contidos), em formato .dmg.

0.42

 

O time ainda fez um agradecimento ao Google pelo incentivo criado através do projeto 'Summer of Code'. 'Screenshots' estão disponíveis aqui.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lucar
Cadê o link ?: Faltou o link para os Screenshots.

O time ainda fez um agradecimento ao Google pelo incentivo criado através do projeto 'Summer of Code'. 'Screenshots' estão disponíveis aqui.
Comentário de brain
obrigado: obrigado
Comentário de CWagner
Parabéns ao time Inkscape!: O programa está muito bom, pelo que eu pude acompanhar através do material do site. E olha que ainda não chegaram à versão 1.0.

Muitos recursos interessantes, que com certeza já se encontram disponíveis nos programas mais maduros e "profissionais", mas acho que não deixa a desejar para quem tem um pouco de imaginação e criatividade. Os screenshots me deixaram com água na boca :P

Espero que o projeto consiga progredir cada vez mais. Essa foi uma das primeiras áreas em que atuei quando comecei a usar computadores e infelizmente não pude me aprofundar o tanto que gostaria.

Eu usava CorelDraw e achava muito legal poder fazer alguns rabiscos digitais. Depois que passei para a área de administração de redes não tive muito tempo para praticar. Quem sabe um dia eu volte a desenhar novamente. E com certeza o Inkscape será um dos programas que usarei, seja profissionalmente ou não.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bughead
Realmente: Eu uso Corel Draw diariamente e estou em processo de migração. Tentando fazer tudo o que faço no Corel, no Inkscape e até agora, ele não me deixou na mão em nada!

[ ]´s
Comentário de Djames
Fabuloso !: Não conhecia o programa, mas o achei fabuloso ! Tem recursos o suficiente para uma boa diversão (não o testei para saber se posso usá-lo profissionalmente).
Está chovendo programas para designer em Linux ! Que maravilha !
Comentário de hamacker
-: Nunca usei tal programa, o que ele é ?
Um concorrente do Gimp, é isso ?
Legal ter concorrencia com software livres.
Comentário de Patola
Inkscape é demais: Alguém se lembra que o Inkscape começou como um mero fork do sodipodi pra melhorar a interface? Hoje em dia o sodipodi está meio "esquecido" e só se fala no inkscape. Será que isso poderia acontecer também com o GIMPshop, fork do GIMP para se parecer mais com o Photoshop?

É interessante notar que o inkscape tem projetos paralelos de recursos adicionais - por exemplo, o InkBoard, do summer of code do Google, para edição de desenhos colaborativa pela rede, e o futuro Módulo de Animação dele. Sem dúvida é um dos programas mais promissores da atualidade, além de ter uma das interfaces mais fáceis que já vi em um programa de desenho (desmistificando o mito estúpido que software livre tem que ser difícil de mexer ou ter interface desengonçada).
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de brain
Desenho vetorial: O inkscape é um programa livre para desenho vetorial.
Comentário de Patola
Editor vetorial: Não, o GIMP é mais voltado a bitmaps.

O inkscape é um editor vetorial, então pode ser comparado ao Corel Draw.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de frtn
acho que o grande problema pa: acho que o grande problema para muitos usuários migrarem totalmente para linux (inclusive eu) é justamente essa área de arte digital. Seria muito bom o desenvolvimento acelerado de projetos desse porte, que em breve chegarão ao mesmo nivel de programas profissionais. Por enquanto isso me mantem atado ao windows
Comentário de hamacker
-: Agora me borrei todo, o uso de camadas, paths,... não é um formato vetorial ?
Existe alguma nuancia dum ilustrador para (o que seria o gimp um editor de figuras) ?
Comentário de CWagner
Ruído na comunicação.: Não entendi seus questionamentos. Você poderia refazê-los, por favor?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de
Vetorial e Raster: No modelo vetorial, as imagens são construídas a partir de primitivas e formas geométricas (ponto, arco, segmentos de reta, polígonos...) situados num plano bi ou tridimensional. Este é o modelo adotado pelo Inkscape, pelo Corel Draw, pelo OOo Draw e vários outros.

No modelo raster, as imagens são definidas como bitmaps, representados por células (correspondentes aos pixels) em uma matriz 2D, ou em um conjunto de matrizes 2D. Esta é a base do modelo de programas como o Gimp e o Photoshop.

O armazenamento, manipulação e a própria definição das imagens em um modelo ou no outro são completamente diferentes. E em geral os bons programas que implementam um modelo oferecem suporte limitado ao outro - por exemplo, o Gimp tem uma ferramenta Path que permite usar primitivas geométricas para produzir determinados efeitos. Mas ao final do uso da ferramenta, o efeito produzido é registrado no desenho em formato Raster.
Comentário de Patola
Título: Esse é um caso típico em que um título na sua mensagem iria ajudar muito. Eu também não o entendi...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hagge
GIMP >> Editor de imagens bit: GIMP >> Editor de imagens bitmap >> Photoshop
INKSCAPE >> Editor de imagens vetoriais >> Illustrator
Comentário de anakinpendragon
Na verdade Hamacker o gimp é: Na verdade Hamacker o gimp é como o photoshop um programa de tratamento de imagens, aonde vc vai concertar uma photo igual fazem com as meninas da playboy, colocar alguns efeitos, ajustar brilho, recuperar fotos antigas, etc.
Programas como inkscape, sodipodi, ilustrator e corel são programas aonde realmente se cria ilustrações, aonde se fazem desenhos. atualmente o gimp incorpora algumas funções de desenho, mas não é seu foco primario.
A diferença de um programa vetorial é que ele trabalha com vetores para construir as imagens, por exemplo, o vetor de x a y forma uma reta que sera renderizado na tela, um programa de tratamento de imagens trabalha com bitmaps, que são formados por pontos (medidos em pixels) por exemplo para a construção de uma imagens em pixels e nescessario montar cada pontinho da imagem assim como um desenho feito no mosaico.
A vantagem principal do desenho vetorial é que quando vc o aumenta so aumenta o tamanho do vetor, sem perder resolução, no bitmap isso não é possivel.
Comentário de nemesis
GIMP usa paths: Mas é um recurso tacanho e não chega nem aos pés da mesma ferramenta no Inkscape, tanto em termos de usabilidade quanto de performance.

De qualquer modo, são ferramentas diferentes para propósitos diferentes. Não acho que uma vai obscurecer a outra, jamais.

Se quer desenhar e pintar à mão livre, use um editor bitmap, se quer um controle exato sobre as formas de suas ilustrações, use um editor vetorial...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Kid-X
Erro de compilação! (pra variar): Como eu uso minha própria distro compilada do zero, baseada no LFS, não tem pacotes binários e compilados para baixar!
Então, quando executo o querido ./configure, ele dá um erro de dependência, diz que precisa baixar uma tal "gc", indicando o endereço:
http://www.hpl.hp.com/personal/hans_boehm/gc

Mas aparece o querido "404 - Page not found" de sempre...
Onde eu posso baixar essa tal biblioteca "gc"?

(hehe, só faltava essa... Mais e mais dependências)
Comentário de nemesis
fork: Esse é o grande lance do software livre: se alguma coisa não está funcionando da forma que vc espera, fork!

XOrg, Inkscape, Firefox, EGCC... a lista vai longe e quem ganha são os usuários.

Por isso o Windows não evolui.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
gc: Essa é a libgc ( garbage collector ), uma biblioteca que implementa coleta automática de memória para programas C++. Ela está automáticamente disponível nas últimas versões do GCC. Fora isso, ela usa um método desenvolvido por esse Hans Boehm, que é pesquisador na HP:

http://www.hpl.hp.com/personal/Hans_Boehm/gc/index.html

é essa página mesmo e não está fora. o link direto para download:

http://www.hpl.hp.com/personal/Hans_Boehm/gc/gc_source/gc.tar.gz

acho que inkscape tem várias dependencias chatas. É escrito em C++, mas usa GTK, de modo que vc tmb vai precisar de GTKmm e alguns outros. Boa sorte!


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
-: Valeu pessoal, tem tanta informação aqui que agora posso dizer com segurança que entendi. :)

[]'s a todos.
Comentário de Djames
GimpShop: Apenas os atalhos foram mudados no GimpShop. Pensei que fosse algo mais significativo, como por exemplo, a ferramenta path que trabalha um tanto diferente e é desconfortável no Gimp, ou o modo de tratar camadas sem criar uma máscara nela. Copiar os atalhos do teclado foi uma coisa muito bacana pois é uma mão na roda para quem trabalha com Photoshop, mas o ideal seria criar atalhos personalizados.Por falar nisso, me parece que o gimp faz isso, não?
Comentário de nemesis
desenho X ilustração: olá!

rapaz, sabe que tenho algum talento natural para desenho e coisa que realmente adoro é abrir o GIMP de vez em quando e sair rabiscando umas figuras e outras. Principalmente com sua fenomenal ferramenta nanquim, cujos traços saem ora mais finos, ora mais grossos dependendo da velocidade e angulo com o qual vc executa as curvas do desenho. Exatamente como se vc estivesse fazendo no papel.

Não posso fazer exatamente a mesma coisa com o inkscape. Sim, ele tem uma ferramenta para traços curvos, mas não é tão suave ou natural quanto a similar com bitmaps do GIMP.

Eu acho assim: se vc quer desenhos que pareçam ter sido feitos à mão, borrados e com sujeira e paixão, use GIMP; se quer ilustrações que parecem de propaganda comercial, perfeitinhas, use Inkscape...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
McGyver: Bem, usar sua "própria distro compilada do zero" é pedir para ter problemas, né?

;; ((lambda (x) x) "Repetição extrema gera irritação e antipatia.")
Comentário de nemesis
não seja tão duro!: eu não uso uma distro do zero e ainda assim compilo um outro software do zero bem antes de sair qualquer binário para uma distribuição particular...

software livre tmb cai bem com pessoas impacientes. ^_^

;; ((lambda (x) x) "cara chato!")

Comentário de Kid-X (com problemas de login)
Obrigado nemesis!: Obrigado!
Comentário de Jonatã
Migração: Eu também, o mesmo caso... uso o inkscape aqui na grafica onde trabalho... apenas acho falta de alguns recursos como a impressão, aqui precisariamos de uma maneira de fazer a separação de cores do padrão cmyk... dai o inkscape poderia sem problemas suprir nossa necessidade.. enquanto isso ficamos presos ao CorelDRAW (e consequentemente ao Windows). Pelo que sei, o Inkscape tem planos de ter um sistema de impressão eficiente no futuro... o Scribus já faz a separação para impressão. Creio que no futuro bem próximo possamos todos da área gráfica utilizar o software livre nos trabalhos que desenvolvemos.
Só como curiosidade: esses dias eu estava rodando o kurumin num computador vago aqui na sala, e um colega meu que também é desenhista começou a mexer, perguntou se tinha CorelDRAW para linux, eu disse que tinha a versão 9 mas que hoje em dia existiam programas que faziam a mesma coisa e mais. Mostrei a ele o inkscape 0.41, ele mexeu um pouco até que descobriu a ferramenta de desenho caligráfico: ficou admirado. Disse que era uma ferramenta que nunca tinha visto antes, disse ainda que o inkscape era muito bom. legal né :)
Comentário de Edson
Já tentou o autopackage? htt: Já tentou o autopackage? http://www.autopackage.org/
http://prdownloads.sourceforge.net/inkscape/inkscape-0.42.x86.package?download
eu mesmo usando uma distro .deb e uma .rpm
pra testar as versões CVS utilizei deste método.
Comentário de ano@nimo.com
Inkscape e Scribus. Dois fant: Inkscape e Scribus. Dois fantasticos softwares livres !!!!

Recomendo ambos.

Ambos servem para editorar também, inclusive jornais revistas de papel e magazines virtuais (pdf).

Dois bons softwares para apresentar para crianças e jovens.

Ao inves de ensinar os filhos a fazerem o jornalzinho da escola numa versão pirata do magnifico CorelDraw ensine a usar um software livre e legalizado como o Scribus ou o Inkscape. Assim, as proximas gerações não vão achar que "mensalão" e CPI são coisas normais na vida e nem que fazer copia desautorizada de software é inevitavel em pais probre e sem lei !
Comentário de Adailton
Outros fantásticos: Nada contra, muito pelo contrário ...

Meus filhos preferem o OpenOffice.org

Como já foi dito, cada programa tem seu foco, cada usuário tem seu gosto ...

Tem gente que gosta de programar usando o NotePad, eu prefiro o Kate ...

Em casa só uso Linux, amsn, kopete, gimp ... e faz tempo

Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004