Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Município paulista oferece acesso wireless à população

Marcus Vinicius (marcus_wm at hotmail.com) enviou este link da Folha e acrescentou: "Qualquer um dos moradores de Sud Mennucci (este município fica a 600 km de São Paulo) que tenha um computador com uma placa wireless ou uma antena pode se conectar à internet em alta velocidade gratuitamente. 'Se por um lado Sud Mennucci tem o que é possivelmente o mais avançado sistemas de internet sem fio gratuita do país, por outro não tem nem loja de produtos de informática; a prefeitura, que é o provedor local, não tem um site oficial, e, das cerca de 2.000 casas da cidade, só 107 estão ligadas ao servidor da prefeitura.'"

Outro trecho: "A cidade tem 7.500 habitantes, um Orçamento anual de R$ 11,5 milhões e um sistema de acesso à internet semelhante ao que está instalado em partes de cidades como Amsterdã (Holanda), Taipé (Taiwan) e Filadélfia (EUA). Qualquer um de seus moradores que tenha um computador com uma placa wireless (que permite a conexão sem fio) ou uma antena pode se conectar à internet em alta velocidade e gratuitamente, vencendo pela via virtual as estradas esburacadas que dão acesso às cidades vizinhas e ao resto do mundo. Além das antenas visíveis nos telhados das casas, a maior mudança verificada na cidade com a popularização da internet -anteriormente em conexão discada via interurbano, atualmente em transmissão gratuita via rádio- foi no comércio. O correio local, com seus três funcionários, é o símbolo da abertura da cidade para o resto do mundo -passou a receber quase diariamente encomendas compradas pela internet, entregues até mesmo em fazendas da zona rural da cidade."

Você tem notícia de redes públicas e gratuitas de acesso à Internet no Brasil, preferencialmente baseadas em software livre? Comente!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anônimo
resumindo... um servidor wire: resumindo... um servidor wireless gratuito, pago por todos nos, para uma elite :)

quantos % da populacao tem acesso a um pc ?





Comentário de brain
Você leu a notícia?: A notícia esclarece que a prefeitura montou a rede wireless para atender suas próprias necessidades (interligando a sede, as demais secretarias municipais, além da escola, hospital, delegacia e biblioteca), e depois ofereceu o acesso à sua infra-estrutura para os moradores, que custeiam individualmente seu ingresso na rede. A mim parece bastante correto e positivo, além de uma boa aplicação dos recursos dos impostos de uma cidade de 7500 habitantes que antes não contava com provedor.
Comentário de Backz
Agora é só esperar...: ... que daqui a pouco vai aparecer alguem que vai ver uma ótima oportunidade de negócio e montar lojas que vendam antenas, computadores e acessórios lá.

E também faça o site da prefeitura...
Comentário de Livonio Oliveira
Que legal!!: muito boa a iniciativa da prefeitura, queria que a prefetura local tivesse a mesma ideia... e um meio de popularisa a internet eo conhecimento...


Comentário de Ritter
Muito bom exemplo: Acho que este exemplo deveria ser seguido por muitas outras prefeituras. Isto facilita a chamada inclusão digital.
Comentário de Kid-X
Será que um dia teremos internet livre?: Será que um dia teremos internet livre?
Com a chegada do IPv6, Wireless desse tipo e principalmente o Software Livre, ficará fácil para termos internet "livre", ou pelo menos gratuitamente! Só assim para que a gente fique livre dos preços absurdos de provedores ADSL...
A propósito, alguém sabe da velocidade de conexão Wi-Fi deste município? E quanto mais computadores são conectados ao "Hotspot", a conexão divide ou a velocidade fica igual para cada computador?
Comentário de SS_Sputnik
Na Paraiba tem.: Ano passado em visita a minha terra natal na Paraiba, meu irmão me chamou para configurar o micro dele. Ele mora numa cidadezinha do interior de aproximadamente 8000hab. Lá tem internet wireless paga, mas um detalhe: NÃO H
Comentário de alan kelon
onde fica isso? sou do interi: onde fica isso? sou do interior da paraíba e nunca vi isso por lá :p
Comentário de RATCida
Nada de elite: Realmente, de 2000 mil casas apenas 107 usam o serviço, mas isso facilitou o os serviços da prefeitura da cidade e ajudou os comerciantes locais (isto estava em outra notícia da Folha de verdade, no domingo). Além disso a frequência na biblioteca, que tem dois PCs, aumentou em 50% e o empréstimo de livros em 150%, dizem que deve-se a internet de alta velocidade. Tudo isso por apenas 3200 reais por mês é bem pouco.
Comentário de RATCida
Nada de elite: Realmente, de 2000 mil casas apenas 107 usam o serviço, mas isso facilitou o os serviços da prefeitura da cidade e ajudou os comerciantes locais (isto estava em outra notícia da Folha de verdade, no domingo). Além disso a frequência na biblioteca, que tem dois PCs, aumentou em 50% e o empréstimo de livros em 150%, dizem que deve-se a internet de alta velocidade. Tudo isso por apenas 3200 reais por mês é bem pouco.
Comentário de paulo
internet wireless grátis: Nada de Elite, vale lembrar que antes da internet grátis em nossa cidade , também não havia o nr. de computadores existentes, ou seja, a internet grátis com todos os seus benefícios está alavacando as vendas de computadores também, vale lembrar também que nas escolas e biblioteca municipal as pessoas que não tem computador podem utilizar também de graça...
Comentário de anonimo
internet wireless grátis: valeu paulo couto é isto mesmo, as pessoas precisam se interar mais do assunto para então discutir, prefeitura 0xx18 3786-1114

Comentário de Muri
Em Campina Grande - PB tem e cobram preços Absurdos: Amigo Não sei que cidade é esta da Paraíba que você está falando, mas venho a um bom tempo em montar um provedor de acesso no sertão do Cariri da Paraíba e estou estudando a possibilidade de montar a Wlan , porém em Campina Grande grande eles cobram absurdo pela instalação e o pagamento mensal fica o preço da Velox, só a vantagem que tem é não pagar a assinatura da TELEMAR. o pior é em finais de semana a taxa de conexão cai muito ficando igual a rede dial.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004