Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NYT: Usuários preferem trocar seus PCs infectados a limpá-los e repará-los

“Deu no New York Times! Tradução livre: 'PCs degradados encontram um novo lar no ferro-velho. ... Diante da legião crescente de pestes digitais, muitos donos de PCs estão simplesmente substituindo suas máquinas devastadas por novas ao invés de repará-las.' O texto relata casos de proprietários de PCs (nos EUA) que preferem trocar seus computadores infectados com vermes, virus, 'spywares' e 'adwares' a perder tempo reparando-os. Dentre esses usuários estão incluídos pessoas com alto nível cultural e mesmo com PhD em TI. Muitos declaram que não tiveram êxito no reparo, outros que o custo não compensa, pois por menos de US$ 500 é possível comprar uma máquina nova. Lá nos EUA, claro. A fonte de contaminação é a Internet. A Microsoft e Symantec foram ouvidas... Os autores da reportagem não explicitam se os casos pesquisados estejam restritos às diferentes versões do Windows, talvez evitando disputas judiciais ou algo parecido, mas fica claro que sim, é o caso. Porém, antes de começar a se vangloriar da nossa relativa imunidade como usuários de linuxes e bsds, lembrem-se que ainda somos uma minoria, em grande parte com conhecimento e disposição adequados para manter nossos PCs em bom estado. Ainda não somos um alvo tão apetitoso ou tão vulnerável quanto os restantes. Para ter acesso ao texto completo, em inglês, é necessário registrar-se, porém, gratuitamente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de stpa
Link alternativo: Por algum motivo que ignoro não pude voltar à página do NYT que contém a reportagem citada acima. Para que tiver o mesmo problema, a página http://www.tuxmachines.org/node/1797 exibe o mesmo texto.
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
pcs infectados: Seria ótimo se alguém criasse um projeto lá nos EUA divulgando que no Brasil há pessoas sem computador, que adorariam receber máquinas infectadas, para formatar o hd é colocar um sistema 'OPERACIONAL'. Na verdadeira acepção da palavra!
Comentário de Pierre Freire
Dinheiro sobrando: Se isto for verdade, cada pessoa deve trocar pcs a cada 4 semanas, pois com o crescimento de pragas digitais a solta.
Enquanto se trocam pcs por causa de virus, outros morrem de fome.
Isto é o mundo!!!
Comentário de Morvan
O tragicômico da...: história é que, se por um lado mostra o poder aquisitivo da Nação Yankee, mostra-nos também, por seu turno, que eles, ao lado desta riqueza, não são capazes de resolver problemas comezinhos com suas máquinas, destruindo o mito de "Nação Tecnóloga", que resolve seus problemas sem recorrer ao bolso, como fazem os franceses, inventores do termo e do uso da "Bricolage". Se doassem estas máquinas "condenadas" para o Brasil ou para um país da
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Sistemas problemáticos: Uma situação incomum acontece por aqui (Brasil): A maioria das pessoas "normais" que conhyeço e usam Linux possuem suas máquinas infectadas, lentas e com diversos problemas de uso. Isso por que não Têm muita noção de que precisam de anti-vírus, anti-spyware, firewall e de um browser descente. Sempre quando encontro estes casos, sugiro a instalação do Linux, pois estas pessoas precisam, na maioria dos casos, acessar internet e email e ainda criar documentos simples.

Em minhas últimas tentativas, me senti muito frustrado, pois ao tentar instalar Linux nas máquinas destas pessoas, tive um trabalho muito grande e em muitas vezes não obtive sucesso. Em algumas máquinas o mouse não é reconhecido no Suse, o vídeo não é bem configurado no Ubuntu, e assim por diante. Ou tenho problemas com a distribuição ou algum trabalho pra configurar pós-instalação. Em proporções, posso dizer que 33% das máquinas instalaram sem problemas, mas precisaram de configurações após a instalação. Em outros 33%, tive de trocar de distribuição até achar uma que coubesse na máquina, e então partir para as configurações extras. Nas demais 33%, não consegui instalar ou desisti, após tentar algumas distribuições.

Uma oportunidade de ganhar usuários, se transforma em uma dor de cabeça. Eu mesmo já penso duas vezes ao perder meu tempo tentando instalar Linux em máquinas mais antigas (P3/P2).

Alguém teve problemas simulares?
Comentário de Evandro Pastor
Não vale a pena doar...: Acaba saindo mais caro doar do que jogar no lixo, ao menos nesse caso.
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Correção: "A maioria das pessoas "normais" que conhyeço e usam Linux possuem suas máquinas infectadas,"

"A maioria das pessoas "normais" que conheço e usam Windows possuem suas máquinas infectadas,"
Comentário de Marcelo Ulianov
Eu já...A verdade é que as: Eu já...A verdade é que as distros são ótimas para máquinas 586 em diante... se for dai pra tras é melhor nem esquentar a cabeça, só mesmo se vc tiver muito tempo disponível...Minha máquina é PentiumIII 450, e o que melhor encaixou aqui foi o kurumin, que detectou td. e se disserem que eu quero moleza, quero mesmo ! eu e 99% dos usuários ! ninguém tem tempo a perder configurando rodinha de mouse, enquanto poderia estar trabalhando ou somente navegando na Web...
Comentário de amil
De uma forma geral é dificil: De uma forma geral é dificil instalar qualquer sistema operacional. Seja ele um (dos diversos) Linux, ou um (dos diversos) windows(r), ou qualquer outro. Esse tipo de tarefa sempre foi, é, e deverá continuar sendo restrito aos técnicos de nível médio ou avançado.

Reciclar maquinas antigas é outro assunto que deve ficar restrito aos micreiros, pois demanda um conhecimento quase esotérico sobre informática.
O universo de hardware disponível é muito grande. Maquinas antigas tem tendencia a falhar alguma coisa de vez em quando.
O espaço em disco é pequeno, a memoria é escassa, o mouse é quebra galho, o teclado falha, a placa de video é antiga e sem recursos, enfim: tudo tá meio capenga.
Nesse cenário nenhum sistema operacional moderno consegue sucesso sem umas marretadas.
Não vamos culpar o pinguim por essas dificuldades, isso é da natureza da informática. Os computadores ainda estão num nivel de evolução muito embrionário, e nesse estágio é preciso muita intervenção para que as coisas funcionem corretamente.
Comentário de Leonardo
São os chipsets baratos...: ... e xing-lings que se vende aqui no Brasil.

Nesses casos, posso te ajudar:
- noapic , mem=nopentium, apic=ht, apic=no, etc... no comando de linha do boot (vá na documentação, tem zilhões de comandos que te ajudam)

- Tenho uma KT600 que simplesmente PIRA DA BATATA no meu mandriva se eu disser pra usar o APIC...

- Essa mesma placa entope o multiplexados do meu teclado sem fio da Clone. Estou SECO pra trocar por uma da Dr Hank...

O problema é o hardware, meu caro.

Você sabendo o suficiente instala em qquer máquina, mas eu por exemplo fui na casa de um camarada, com um hardware IDÊNTICO ao meu, e não consegui instalar o driver da NVidia lá. Ele sozinho se virou com o Kurumim, muito bom.

Comentário de Afonso
Sistemas problemáticos: Como diria o Obelix, o gaulês "Estes americanos são doidos", pois trocar uma máquina "bichada" por outra não atualizada ou com as mesmas falhas é burrice ou desconhecimento do porquê das falhas. Imagine trocar todo o Hardware, fazer o Backup do conteúdo (com vírus e tudo) e colocar na máquina nova...é loucura!

Sobre o comentário do Paulo Junqueira que escreveu ao ppropor o Linux: "Em minhas últimas tentativas, me senti muito frustrado, pois ao tentar instalar Linux nas máquinas destas pessoas, tive um trabalho muito grande e em muitas vezes não obtive sucesso"
O interessante no comentário do Paulo, é que se vc analisar os artigos/comentários do PC conectado com o "Linux instalado da fábrica" é que o pós-install não é feito, entregando o produto bruto para o usuário final. Um Windows é um sistema primário sem muitos utilitários e uma distribuição Linux é um sistema final, com milhares de ferramentas para usuários de interesses diferentes e para máquinas diferentes. Nos artigos vc vê que a fábrica simplesmente instala o software e remete para o mercado, sem nenhum esmero em afinar o software, o que não é justificavel a medida que há uma empresa fornecendo uma distribuição para uma máquina padronizada, o que mostra o despreparo das empresas para fornecer uma solução Linux para o mercado de máquinas em série.
Comentário de Webmarlin
Que Nada!!!: Que nada, não passam de uma nação de preguiçosos egoístas.
Comentário de nemesis
lista de afazeres: 1. backup de meus arquivos pessoais no pendrive
2. trocar micro bichado
3. recuperação das informações do pendrive
4. xingar o fdp que me vendeu micro novo já bichado
5. goto 1.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de StanStyle
Olhem este link pessoal.: Veja isto.
Para dar um gostinho do que se trata, veja o título: Editorials: The Verdict is in...Some Windows Users Are Idiots.
O editorial acompanha um link do tuxmachines combrindo a matéria.
O mais cômico é a parte do PhD ;)
Em inglês mas muito engraçado. Recomendo.
Comentário de hamacker
-: Meu patch para seu problema :
1. backup de meus arquivos pessoais no pendrive
2. trocar micro bichado
3. recuperação das informações do pendrive
4. xingar o fdp que me vendeu micro novo já bichado
5. on error gosub 1
6. print "sou feliz"
7. play "cdefffcdcdddcgfeeecdefff"


Comentário de Webmarlin
Que tal assim...: For windows=0 to "tô de saco cheio" do
backup de meus arquivos pessoais no pendrive
trocar micro bichado
recuperação das informações do pendrive
if windows=ok then
write="Isto é impossível de acontecer"
else
xingar o fdp que me vendeu micro novo já bichado
end For
Install Linux
The happy end.

Comentário de nemesis
ôo falta do que fazer...:
while bichado( micro ) do {
micro.backup( pendrive );
new( micro );
micro.load( pendrive );
} // loop eterno...
install( Linux ); // nunca chega aqui, lamentavelmente

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
> Se isto for verdade, cada p: > Se isto for verdade, cada pessoa deve trocar pcs a cada 4 semanas

Que 4 semanas que nada. Os usuários MS Windows têm que trocar de computador a cada 12 minutos!

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Patola
Dispose: Não tem um dispose( micro ) ou delete ( micro )? Coleta de lixo automática?

Ahhhh, eu sabia... os micros vão pro lixo não porque seus usuários são burros, e sim porque a linguagem deles dá um destino incorreto a dados perfeitamente válidos!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de oi
Também acho mas...: "De uma forma geral é dificil instalar qualquer sistema operacional. Seja ele um (dos diversos) Linux, ou um (dos diversos) windows(r), ou qualquer outro. Esse tipo de tarefa sempre foi, é, e deverá continuar sendo restrito aos técnicos de nível médio ou avançado."

Um técnico de nível baixo (?) pode instalar um computador com windows 98, se ele souber ler e tiver o(s) cd(s) do(s) driver(s) à mão. Se ele tiver um pouco mais de hardware pode tentar o xp, que é mais fácil ainda. Porém ele não fará isto em linux se a distribuição não reconhecer tudo de primeira. Neste caso o linux seria mais fácil de instalar, é obvio.

Porém, a reclamação do Paulo procede. Se o hardware não é reconhecido automaticamente, fica difícil, embora eu sempre tenha conseguido instalar o Linux e o X mesmo em distribuições antigas e hardware diversificado. Algumas a muito custo e depois de muita procura em forums e manuais.

O fato é que estamos nos deparando com um novo tipo de usuário/técnico que está conhecendo o Linux e não tem conhecimento profundo do assunto, mas estava habituado a fazer instalações com facilidade no ambiente win32. Um exemplo clássico é que muitos técnicos não sabem o que é particionamento de disco e como/pra que fazer.

A solução é fazer distribuições cada vez mais fáceis de instalar com instaladores gráficos e velozes, com detecção de hardware total, particionador automático que detecta, reorganiza e preserva a partição windows antiga e um assistente para importação de "favoritos", emails, lista de endereços, documentos, etc.

Atualmente, realmente, dá muito trabalho.
Comentário de stpa
Mudando de assunto: Parece que ninguém reparou em outro(s) detalhe(s).

Analisar esse fenômeno somente pela nossa perspectiva e experiência aqui no Brasil, distorce nossas conclusões.

O americano é um povo pragmático que não rasga dinheiro. Em qualquer casa você encontra vasilhames cheios de moedinhas de 1 cent - aqui joga-se fora. Quando algo custa US$ xx,99, o vendedor faz questão de dar o troco e o comprador o exige - aqui arredonda-se a conta.

Quando alguém decide trocar o PC que está infestado, é porque a coisa ficou feia. O custo, tanto de técnico e/ou tempo perdido para reinstalar o sitema quanto o de comprar/renovar a assinatura do anti-peste não compensa. Fica mais barato comprar um novo, dá menos dor de cabeça. Ainda mais com um PC custando menos de US$ 500 para quem ganha bem - quem ganha uns US$ 2.500 a 3.000 por mês ganha muito pouco por lá.

Quem já teve ou ajudou alguém que tem uma máquina com o Windows sabe que com o tempo o sitema "apodrece" e é mais fácil, ou mesmo melhor, reinstalar o sitema do que tentar consertar o bicho. Existem até os que recomendam reinstalar o Windows periodicamente, pois evita o seu "apodrecimento" natural. Ai o sujeito reinstala, atualiza, intala os aplicativos, atualiza, e o bicho não fica igual ao que era antes, quando funcionava bem. Determinado aplicativo não tem mais suporte, a placa de vídeo saiu de linha, o diver daquilo tinha que ser instalado antes disso, e por ai vai. Já fiquei mais de uma semana reinstalando um sistema+aplicativos, um pouco por dia, é claro. Isso porque gosto de mexer em um PC e tinha tempo. Se o dono do PC não tem nem tempo, nem paciência, ou está perdendo dinheiro, pois não consegue trabalhar, chame-se um técnico ou um amigo para ficar uns dois dias reinstalando-atualizando a máquina. Quando o custo de tudo isso, tempo+técnico+saco+prejuízo, ultrapassa o de um PC novo...

As pragas que assolam os Windowses estão chegando a um ponto que elas estão acelerando o fim da vida útil da máquina+sitema. Quem usa o Linux ou um BSD no desktop, está relativamente protegido, pois são sitemas mais seguros, robustos, e quem os usa têm, proporcionalmente, mais conhecimento e gosto por mexer num PC. Também, a base instalada desses sitemas em desktops ainda é pequena e segura demais para compensar um esforço maior para desenvolver sabe-se lá que tipo de praga. Quando essa base ficar proporcionalmente maior, mais apetitosa, com usuários "normais" em maior número, será que continuaremos a levar essa vida boa?

Com relação ao terceiro mundo, se não me falha a memória, alguma ONG ou algo parecido já teve a idéia de levar o lixo tecnológico para quem não tem, há muito tempo atrás. Não sei no que deu, mas imagino que o custo da logística, manutenção, alfândega, frete, burocracia e sei lá mais o que não é pouco.
Comentário de nemesis
acabou de descrever o Windows: acabou de descrever o Windows...

:)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Infelizmente não estou lá p: Infelizmente não estou lá para vender micros pra eles e nem pretendo montar uma loja na Internet. :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de oi
Memory Leak: Pra mim é um mau código, independente do sistema operacional que for executado. Isto é fanatismo chato de quem só vê virtudes no linux e mete pau no windows. Nem tanto a oito nem a oitenta, por favor.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004