Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais detalhes sobre o processador Cell

“Saiu no OSNews: cerca de seis meses atrás N. Blachford fez um primeiro relatório sobre o revolucionário processador Cell, agora Blachford oferece um novo relatório cheio de detalhes. Acredito que criar o back-end correspondente para a suíte gcc não será um grande problema. Com o back-end pronto, o port dos aplicativos GNU e outros de código aberto será apenas um trabalho adicional, e o Linux será pioneiro nesse novo mundo de computação paralela

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Retardado
:
Leitura recomendada

http://en.wikipedia.org/wiki/Cell_chip
Comentário de Kid-X
Instruction Set: Gostaria que a IBM/Sony liberassem logo as instruções do processador Cell.


"Acredito que criar o back-end correspondente para a suíte gcc não será um grande problema."


Para se criar o back-end é preciso ter toda a "instruction set" deste processador.
Ah, lembrem-se que o "back-end" do GCC é o GNU-Assembler! (GAS)
Comentário de Manoel Pinho
Placas-mãe: E eu gostaria que a IBM fizesse um acordo com os fabricantes chineses de placas-mãe para que estas produzissem placas-mãe para o Cell (e também para o G5) nos formatos ATX... Mas como não roda a josta do Windows é pouco provável que isso aconteça.
Comentário de CWagner
O que será que será?: Imagina se o "Império PC" da M$ e da Intel começarem a ruir por causa de um brinquedo.

Essa eu quero assistir de camarote.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Metatron
Olhe o post acima...: ...do nosso amigo "Retardado", o resumo da wikipedia contem um link sobre um kernel hacker que está trabalhando na adaptação do Kernel Linux para rodar num computador baseado no cell
Comentário de Bruno Gonçalves
Cell + Linux: Pessoal, não me lembro aonde lí, mas tenho certeza que li em um site confiável, isso já tem meses.

A equipe oficial do Kernel já está trabalhando em conjunto com a IBM para que rapidamente o Linux esteja estável no Cell.

Quando lançar o Play 3 vai ter muita gente abrindo ele e tentando todo tipo dee gambiarra :)

So de saber que o Play 3 vai ter como acessório HD de 80 gb e 120 gb com linux pré instalado ja é uma granded garantia de compatibilidade :)

Sem contar que para ligar teclado e mouse não vai precisar ser especial, ele vai aceitar qualquer mouse ou teclado USB feito pra PC.
Comentário de Patola
IBM: A equipe oficial do Kernel já está trabalhando em conjunto com a IBM para que rapidamente o Linux esteja estável no Cell.

Conhecendo a IBM - e já tendo trabalhado nela - eu apostaria até que já está pronto internamente. É impressionante a rapidez com que ela portou o Linux para todos os processadores dos RS/6000 que tinha - vários processadores diferentes.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Kid-X
NetBSD? Instruções?: Pessoal, a solução é a equipe que fabricou o CELL (Sony/Toshiba/IBM) liberarem as instruções, assim como a Intel também libera em seus ótimos manuais dos processadores:
http://developer.intel.com/design/pentium/manuals/
Sem as instruções e especificações do processador liberadas, fica impossível de se fazer um sistema operacional para aquela CPU. A não ser que use as instruções do PowerPC, já que o Cell é baseado naquela arquitetura.

Gostaria que a equipe do NetBSD também faça o sistema deles compatível com o CELL.

O que mais importa são as instruções, registradores e especificações gerais. Tendo elas liberadas, é possível fazer qualquer kernel/sistema operacional/programa para essa plataforma.

Resumindo: Como nós, programadores fiéis de Assembly vamos fazer para programar nessa plataforma? Como será o Assembly do Cell?
Comentário de Adenilson Cavalcanti
Instruções x mercado x Linux: Amigos

A dificuldade aqui discutida de portar o Linux para o Cell "por não liberarem as instruções" está equivocada. O cell é dividido em um core escalar (PPE) e mais 'n' unidades "vetoriais" (SPE). No caso do PS3 serão 6 unidades (mas nada impede de a IBM lançar processadores com mais ou menos unidades dependendo do uso).

A unidade principal é onde irá rodar o sistema operacional e é compatível com arquitetura POWER da Ibm (onde o linux já está rodando em modo 64bits diga-se de passagem).

A dificuldade está nos SPE, que por serem processadores independentes e mais especializados. Os boatos dizem que eles devem conter instruções especificas para aceleração de tarefas paralelizaveis (algo como MMX, SSE, AltiVec).

Eu citei ele entre aspas pois dizem que eles são capazes de operar tanto em modo escalar quanto vetorial. Isto significa que nada impede à priori de você ter um sistema operacional rodando em cada unidade SPE. Entretanto, não creio que o linux seja adequado para rodar neste tipo de processador (aliais nem qualquer S.O. de uso geral) pois:
a) A memória disponível é restrita
b) Você teria perda de performance em realizar a sincronização e comunicação de 7 S.O.s rodando independentemente (no caso do PS3).
c) Um processador vetorial é otimizado para tarefas repetitivas com baixo I/O (semelhante à uma GPU)

É mais negócio você ter o S.O. rodando no PPE e distribuindo a carga de processamento para as outras unidades.

O que nos leva na dificuldade da programação multithread: sincronia de threads e balanceamento de carga. Acho que a Sony e IBM podem tentar resolver o problema de 2 maneiras:

a) Dando à programas rodando no PPE a possibilidade de exportarem threads para as SPE via chamada explicita de funções. O gerenciamento de balanceamento de carga (em qual unidade vai rodar) pode ser manual (descrita no programa, ex: aloque o SPE 2 para rodar o código da função apontado por este ponteiro) ou através do próprio S.O (o sistema monitora a unidade mais ociosa e dispara o processamento nela). De qualquer maneira você teria o S.O. intermediando a operação.

b) Permitir ao programador acessar diretamente as unidades SPE através de uma library (ou em último caso em asm mesmo) sem passar pela camada do S.O.

Finalmente, não vejo vantagem nenhuma em você ter este tipo de CPU no mercado normal de PCs. Apesar de ser uma tecnologia legal, a grande verdade é que poucos programas são concebidos para operar em funcionamento paralelo.

Pelo que li das especificações do Cell, ele não tem execução fora de ordem (OOO: Out-Of-Order) em hardware. Isto deve significar que código que não tem execução sequencial ou acessa memória de forma aleatória pode ter uma performance ruim.

Também devemos lembrar que a IBM vende computadores com chip Intel, e não pretende pisar nos calos de seu parceiro de vendas.

O Cell tem futuro nos segmentos de mercado tais como:
a) Embarcado
b) Processamento digital de sinais (acho que as SPE podem ser úteis para cálculos matriciais gerais: análise de fourier, wavelet, álgebra linear, etc)
c) Workstation (som, vídeo, científico)

Como se trata de uma tecnologia nova, uma placa mãe destas deve sair bem mais cara do que para x-86 da vida. Em consequência, não espere ser capaz de montar uma máquina biprocessada com Cell comprando as peças na Sta Efigênia nos próximos 10 anos.
;-)

Abraços


Adenilson
Comentário de brainiac
Já está pronto...: Como podem ver nesses links, já está tudo pronto.

http://www-128.ibm.com/developerworks/power/library/pa-expert4/?ca=dgr-lnxwArndBerg

http://linuxdevices.com/news/NS6219524044.html

http://www-128.ibm.com/developerworks/power/library/pa-cell/?ca=dgr-lnxw09SpufsCell

Eles esperam integrar já na versão 2.6.13. Um detalhe muito interessante é a jogada de "transformarem" os SPU's em um sistema de arquivos virtuais.

Boa leitura a todos.

Comentário de Spook
"Ken Kutaragi, presidente da: "Ken Kutaragi, presidente da Sony Computer Entertainment adiantou à publicação japonesa "Impress PC Watch" que o HD do PlayStation 3, que será comercializado à parte, virá com Linux pré-instalado."

Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1118718833.html
Comentário de vmedina
post do metatron(sem ofensas): o resumo da wikipedia contem um link sobre um kernel hacker que está trabalhando na adaptação do Kernel Linux para rodar num computador baseado no cell

[]s!

ps: Desculpe, mas xingar é muito feio. Aí eu te moderei e postei a parte inteligente do seu comentário!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Metatron
What ???: Jesuis...com 70 horas semanais de trampo eu é que devo estar me tornando retardado de fato...onde foi que eu ofendi alguém aqui ??? ( de eu ter falado o que sinto quando vejo uma foto da Sulamita não vale hehehe...;-)
O sujeito assina como "Retardado"...eu usei as aspas para deixar claro que de retardado ele não tem nada...espero ter esclarecido agora
Ahhh sim...outra coisa, espero que pelo menos aqui, uma casa do Tux, o pessoal saiba o verdadeiro significado da palavra hacker
Exemplo: Dennis M. Ritchie é um hacker
Comentário de vmedina
Injusto...: Desculpe a injustiça cometida. É que vocÊ tem um bom histórico! :P

Excesso de zelo de minha parte. :) Perdão!

Hackers não são aqueles caras que aparecem no Jornal nacional sendo presos porque estavam roubando dinheiro dos outros? :P

heheheh, fiz um trabalho sobre isso no primeiro ano da faculdade. A turma (e o professor) ficou meio confusa. :)

[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Metatron
Hummm...: o "histórico" é por causa do "incidente" sobre a Sula ?...well, nunca pensei que 150% de testosterona no sangue fosse passar uma impressão tão ruim...huahuhua...=D
Quanto aos hackers...é, a mídia (para variar) distorceu tudo...colocaram moleques analfabetos junto ao Stallman, Ritchie, Kernighan, Pike...=(
Paciência, essa bobagem não tem volta...
Comentário de hamacker
-: Não adianta sonhar em rodar jogos do play3 no linux porque o hardware é bastante diferente apesar do Cell, além disso o Kit de desenvolvimento dos jogos para play3 é só para Play3, a sony vai guardar isso a 7 chaves. Mas o inverso é verdadeiro, vai ter muito marmanjao comprando o play3 para usa-lo como desktop. Imagina, debian, redhat, mandriva para play3. Se for viavel linux no play3 eu não dúvido que isso irá acontecer, seria um micro potente por preço de popular (já que é subsidiado).
Comentário de Manoel Pinho
"Também devemos lembrar que: "Também devemos lembrar que a IBM vende computadores com chip Intel, e não pretende pisar nos calos de seu parceiro de vendas."

A IBM não vendeu recentemente a sua divisão de PCs para a empresas chinesa Leenovo ?

http://www.lenovo.com/lenovo/br/pt/

http://news.com.com/IBM+sells+PC+group+to+Lenovo/2100-1042_3-5482284.html?tag=st_lh

Por que fez isso e agora prestes a lançar o Cell ? :-)
Comentário de flaviothunder
Essa é a idéia, imagina ? : Essa é a idéia, imagina ?
Acho q vai ser muito legal...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004