Nosso colega André Moraes, do
Linux Daily Log, enviou uma contribuição para a Coluna Software desta semana. Veja abaixo seu artigo sobre o Downloader for X, um gerenciador de downloads bastante popular e cheio de recursos.
Downloader for X
por André Moraes
Uso Linux desde 1996/1997, com resultados variados, e passei por ambientes gráficos como o olwm (Open-Look Window Manager), fwm95 até acomodar-me com o KDE. Durante um certo período de tempo, fiquei dividido entre Windows e Linux por conta de um tipo de ferramenta: o gerenciador de downloads. Durante minha experiência com desktops Linux usei o wget, o Caitoo, o Kget e o que mais aparecesse pela frente sem me dar por satisfeito e sempre voltando a utilizar o Getright, no Windows. Isso durou até ter contato com a versão 1.4 do Downloader for X.
O d4x, como também é conhecido, foi desenvolvido por Maxim Koshelev, é um gerenciador de downloads para completo para ambiente Linux. Para executá-lo é necessário o uso do toolkit GTK+, na versão 2.4. Entre as características do d4x, podemos destacar:
* Suporte à mecanismos de busca de arquivos, para localização de mirrors, com uma série de mecanismos já cadastrados
* Suporte aos protocolos HTTP e FTP, com capacidade de reinicialização de downloads, caso o servidor suporte esta característica.
* Suporte à proxies HTTP, FTP e SOCKS versão 5
* Uso de temas
* Capacidade de monitoração da área de transferência, sendo possível determinar quais extensões devem ser enviada para o d4x (ou quais deverão ser evitadas)
* Possibilidade de agendar downloads
* Suporte a downloads recursivos: é possível selecionar um diretório específico e baixar toda a árvore a partir deste diretório, sendo possível filtrar que arquivos serão copiados do servidor
* Possibilidade de se criar múltiplas filas (queues) de download, cada uma com um conjunto de configurações diferentes
* Possibilidade de limitar a velocidade de download, de forma a permitir que parte da banda seja utilizada para outros fins
A maior parte destas características pode ser configurada para um download individual, caso seja necessário. O d4x suporta, ainda, downloads através de múltiplas conexões, mas essa característica só pode ser configurada antes de iniciar o download, ou interrompendo-o para realizar a configuração, através da opção Alternates do download em questão.
Para a versão 3.0, o autor planeja o suporte a downloads sob SSL, cálculo automático de hash MD5 e migração para GTK+ 2.6.
Em resumo, o Downloader for X é um gerenciador de downloads completo, que não deixa nada a desejar em relação aos seus concorrentes tanto no mundo Linux quanto no Windows.
O prozilla baixa também simultaneamente várias partes do arquivo acelerando bastante o download. E ainda tem uma versão com GUI simplezinha.
http://prozilla.genesys.ro/