Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Vídeos do Infomedia TV no BR-Linux

O Infomedia TV é o único programa televisivo segmentado para Tecnologia da Informação com extensa cobertura do software livre no Brasil. Os vídeos disponibilizados pelo canal na Internet recentemente incluem muito conteúdo em sintonia com os temas da cobertura do BR-Linux, o que acabou levando a uma aproximação natural. E como resultado desta aproximação, surgiu uma parceria de conteúdo cujo primeiro resultado é a disponibilização de chamadas para os vídeos mais recentes na barra lateral do BR-Linux. Com isto, você está a um clique de distância deste material exclusivo, periodicamente renovado, que é produzido e formatado com a cara da comunidade livre. Confira! E aguarde novos frutos desta parceria em breve.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de StanStyle
Formato de vídeo: Olá.
Eu fiz um post na outra mensagem mas parece que não notaram, então eu sugiro de novo:
Por favor, utilizem um formato de alta compressão como Divx ou vidx. Eu não possuo acesso a banda-larga (e não é por opção) e baixar 5 MB por vídeo é uma tarefa bem complicada, principalmente quando se leva em conta o horário disponível que eu tenho para fazer isso.
Acho que no máximo 2,0 a 3,0 MB é o "ideal" para facilitar um pouco o meu acesso a estes vídeos.
Fica minha sugestão.

Comentário de denisbr
A entrevista com o Sergio Ama: A entrevista com o Sergio Amadeu está com 3Mb, um ótimo tamanho para conexões discadas!
Comentário de Keron
Infomedia + Br Linux: Interessante esta parceria dos dois veículos no sentido de gerar mais informações e ter poder para disseminar o conhecimento, que é livre. De fato, o jornalismo imita a filosofia software livre. E isso é bom de ver.
Comentário de
jornalismo: Obrigado! Mas faço apenas um esclarecimento: no caso do Infomedia TV, sem dúvida trata-se de Jornalismo mesmo. Mas o BR-Linux é apenas o site pessoal de um não-jornalista convicto, e espero que continue assim por muito tempo. Nada contra os jornalistas, o trabalho deles é essencial.
Comentário de Fabiana Iglesias
Formato: Na verdade nosso mote principal e televisao. Para atender a demanda de pessoas que nao detem TV a cabo, ou que nao podem ver o programa em sua cidade, criamos a TV Web.
Estamos pensando em melhorar o acesso compactando os videos, porem temos uma lista de prioridade e necessidades a serem atendidas. Estamos providenciando.

Att,
Fabiana Iglesias
Infomedia TV
Comentário de MnB Linuxer
Perfeito !: Os vídeos do infomedia TV estão de parabéns !
Com um ótimo conteúdo !
Eu acho que os vídeos estão em um bom formato.. já que é mpeg..
Seria interessante se os vídeos fossem compactados em bzip2.(é só uma sugestão, talvês ridícula já que arquivos de vídeo sofrem pouca compressão por parte de programas de compactação.)
Ótima parceria.. estão de parabéns.
Comentário de lordello
Qualidade X Tamanho: Acho que a questão não é o tamanho dos arquivos e sim a qualidade. Acho também que, em pleno ano de 2005, usar formatos tão pre-históricos como MPEG-1 um fato lastimável. Claro, muitas vezes não é culpa de quem divulga a informação, mas do usuário, que em sua grande maioria desconhece sequer o que é um computador e se restringem apenas em clicar num link e esperar para assistir seu conteúdo. Outro dia, um funcionário da empresa onde trbalho queria ouvir uma rádio local (Cidade RIO) pela internet, ao se deparar com um link que dizia "Baixe o Real Player" ele disse "Poxa, não dá pra assistir!". Ele se embasa no fato de que o "Real Player" não vem instalado na máquina e terá o enorme e complexo trabalho de instalá-lo.
Isso se resume numa frase que não canso de repetir:
"Um dos maiores problemas do mundo é a letargia em que a mente humana tende a se manter, a pesar de todo o movimento gerado por uma pequena parcela."
O conteúdo poderia ser alterado de forma que fosse mantido o mesmo tamanho de arquivo (talvez um pouco menor), mas usando outro formato (MPEG-4 com ffmpeg) a qualidade seria muito maior. Tenho banda larga aqui em casa e não precisei baixar os vídeos, apenas assisti com o mplayerplug-in no Firefox como se fosse um streaming comum.

Como trabalho no meio de televisão, achei bem legal o toque de edição dos vídeos, mas destaco o demasiado uso de efeitos cansativos e em alto grau, como strobe e slow. A parte gráfica está excelente, mas em se tratando de uma mídia para internet, deve-se evitar cores berrantes como a barra colorida sob os letreios e usar a cor branca com letra maior e borda preta. Seria muito bom evitar movimentos demaziados, usando no lugar dos movimentos apenas uma edição clipada (cortes rápidos), a fim de diminuir a pixelização nos vídeos. Um fundo neutro para entrevistas é sempre bem vindo, já que a resolução é baixa, ficam menos informação para assistir.
Excelente trabalho, estão de parabéns.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.12
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \

Comentário de Roberto
:
Caramba, que sistema esse seu amigo usa, que não vem nem com suporte a streaming via web pré instalado?? Até o Kurumin, aquele sistema de índio que aquele cara mantém nas horas vagas já tem (ou vai ter no proximo beta, li no forum).

Realmente, o Windows não está pronto para o desktop. Esse pessoal da Microsft precisa investir mais em usabilidade, afinal nem todo usuário tem paciencia pra ficar lendo manuais para assistir um simples vídeo ;-)
Comentário de StanStyle
Pontos.: Aparentemente, como dito na mensagem anterior (aliás, obrigado por responderem), o conteúdo dos vídeos são voltados para TV. Sendo voltados para TV o formato MPEG-1/2 são os principais, já que todas as TV digitais atuais no país utilizam esse formato digital na transmissão dos vídeos para o ponto final (usuário), pelo menos posso assegurar isso no DTH.
Os vídeos não foram criados para streaming (aparentemente), então basta descarrega-los para obter "qualidade total".
Para visualização de vídeos em DIVX/VIDX é necessário apenas um pequeno plugin, no caso do WMP. Já nós que usamos sistemas livres, basta instalar o Mplayer e suas dependências que qualquer formato será reproduzido, proprietário ou não (em 90% dos casos - apesar de no meu caso ser 100%).
Quando disse formato, estava me referindo o codec de compactação usado, e não o container de vídeo, como AVI, matroska e etc ou o tamanho do vídeo como 720x480, 1280x720 etc.
Aliás, falando em DTH, vocês vão transmitir para Sky?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004