Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Velox em 3 passos

“Uma forma rápida, simples e fácil de instalar, configurar e iniciar o Velox em apenas 3 passos. Ainda existem muitas pessoas com dificuldade de rodar o Velox. Espero que este rápido tutorial possa ajudar a comunidade!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Koolosh
PPPoe no Debian: Mas devo dar umas considerações sobre Debian.

Bem o Debian stable atual o Sarge ja vem com o pppoe na instalação básica, o mesmo vale para o Debian-br-cdd que é a customização feita pelos usuários Debian da rede de irc Freenode.

para configurar a Velox ou outro provedor que utilize o protocolo PPPoe é bem simples:

basta executar como root o comando pppoeconf
ele irá escanear as interfaces de rede, detecterá aonde está a conexão pppoe, vai pedir o usuário e senha, depois pedirá para inicializar na inicialização, e se quer iniciar agora.
vai dizer que para desativar a conexão basta digitar poff e para iniciar basta digitar pon.

Ahhh não é preciso fazer mais nada, quando se inicia o seu Debian ele automáticamente já se conecterá, não sendo preciso fazer mais nenhuma outra configuração.

Ahhh2 se você iniciar seu sistema e por acaso o modem estiver desligado ou o cabo estiver desconectado, basta ligar ou conectar que automaticamente o sistema detectará que há uma conexão PPPoe disponível e fará a devida conexão, o mesmo vale para quedas de conexão, quando a velox ou outro serviço PPPoe voltar, o sistema dentro de alguns minutos se conecterá novamente.
; )

Comentário de Tales A. Mendonça
Opa, valeu pela complementaç: Opa, valeu pela complementação !;)
Comentário de Manoel Pinho
Complemento: Gostaria de complementar que esse roteiro usando o rp-pppoe só se aplica a modems ADSL do tipo bridge.

Se o modem for roteador, a configuração no linux resume-se a configurar a placa de rede para pegar o endereço IP por DHCP (quando o modem possui um servidor DHCP interno e está habilitado, que é a maioria dos casos) ou para usar um IP estático da mesma rede que o endereço IP do modem. Nesse caso, o IP real dado pela Telemar fica no modem e não no micro.

Para maiores explicações sobre esses termos e sobre os modems ADSL recomendo o site http://www.abusar.org.br/ e o meu modesto site http://mpinho.cjb.net. Neste último também disponibilizo mais um autenticador e algumas dicas de velox.
Comentário de Koolosh
recomplementando..: Há também alguns modelos de modens mesmo estando configurados como bridge fornecem via DHCP as configurações padrões dos mesmos, notei que na instalação do Debian, o instalador pega automaticamente as configurações do modem, sendo assim ele passa a ter sempre IP, netmask, e principalmente gateway. Diante disto quando se executa o pppoeconf para configurar tudo vai ok, tanto que levanta o ppp0 normalmente mas não pega o gateway, pois ja tem o gateway fornecido pelo modem, vocês podem verificar isso digitando o comando: route -n

pra solucionar basta editar o arquivo /etc/network/interfaces, comentando as linhas referênte ao dhcp, ou simplesmente comentando a linha referênte ao gateway, e por final reiniciar a rede para que as novas configurações tenham efeito.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004