Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

X.Org no Debian Sid

“Muito me surpreende que ninguém ainda tenha comentado a manobra desta semana da equipe Debian ao migrar a distribuição unstable do XFree86 para o X.Org. Devo dizer, como (feliz) usuário do unstable, que estou extremamente satisfeito com a mudança, principalmente pois a migração ocorreu sem qualquer tipo de problemas. Um apt-get dist-upgrade resolveu o problema e migrou de uma maneira silenciosa e transparente. Se eu não estivesse atento ao que foi atualizado, teria dito que foi mais mera revisão de pacote. Parabéns à equipe Debian!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Já atualizei para o X.Org ta: Já atualizei para o X.Org também, contudo, precisei de um 'dpkg-reconfigure xserver-xorg'.

Mas um aviso aos ansiosos, o repositório Sid está bem movimentado nos últimos dias, portanto, cautela na atualização, principalmente com o 'dist-upgrade'.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Leonardo Lopes Pereira
Eu, infelizmente, não tive t: Eu, infelizmente, não tive tanta sorte quanto você, já que não ocorreu somente a migração do xorg, mas do gcc e de uma outra penca de pacotes... Isso acabou danificando algumas dependencias, mas coisas simples, nada que o tempo não resolva, hehehe.


Comentário de Paulo Zambon
Acompanhamento: Eu acompanho semanalmente o Debian Weekly News e já tinha visto sobre o XOrg. O que me decepciona (atualmente) na Debian é a demora dos pacotes para testing, vide KDE, K3b, KOffice e tantos outros aplicativos que uso freqüentemente. Eu tenho certeza que isso melhorará e muito, mas no momento (infelizmente) temos que esperar. Olha o link para quem quiser acompanhar (em inglês):

http://www.debian.org/News/weekly/2005/29/

Quem quiser ler as anteriores é só trocar os números finais do link, isto é, colocando http://www.debian.org/News/weekly/2005/28/ você lerá o noticiário da semana passada, mas agora em português. A tradução sai logo em seguida à publicação original em inglês.
Comentário de JeffersonXavier
Realmente demora um pouco...: ... mas notei que foi após o congelamento para o lançar o Sarge que o pessoal do Debian deu uma pisada no freio. Mas está pouco a pouco retomando o rítmo normal. Até me surpreendi ao ver o Open Office 2.0 no experimental do Debian. Mas segundo que li em alguns sites de notícia, o pessoal do Debian está trabalhando pesado nessas atualizações.
A entrada do XORG também me pegou de surpresa. Mas tem uma coisa: eu fiz a migração e meu teclado, pt_BR ABNT2 não funcionou corretamente e tive que reinstalar o Debian, porque é muito complicado retornar para o Xfree. Ao modificar o /etc/X11/xorg.conf para usar as regras corretas, também não funcionou. O xorgcfg -textmode sempre dá um erro de XKB Rules não encontradas. Não sei se foi algo que fiz errado aqui, mas simplesmente teclas como ?, \, /, F1 e outras não funcionaram.

Mas agora vem a sugestão pra quem prefere um pouco mais de estabilidade, mas com pacotes atualizados. Espere o Xorg entrar no testing, o que na minha opnião não vai demorar, pois o desenvolvimento está muito avançado e estão aproveitando algumas coisas do Ubuntu (querem conferir, é só acessar o Changelog do XORG no http://packages.debian.org). E além disso, estive conversando com um brasileiro que faz parte dos desenvolvedores do Debian, e ele me disse que o Debian SID está passando por uma transição e readaptação dos pacotes para aceitar o GCC4. Pacotes que não foram compilados nele, atualmente, "zebram" um pouco o gerenciador de pacotes que tenta resolver isso removendo alguns pacotes, gerando algumas quebras de pacotes.

Portanto, não recomendo pega ro GCC4 ainda, e se querem estabilidade, esperem o XORG cair para o testing que é mais tranquilo. Se alguém tem o mesmo teclado que eu e conseguiu funcionar corretamente, por favor, me diga. Meu e-mail é jeffersonhenrique arroba gmail ponto com.

Inté
Comentário de ubuntuboy
Usa o Ubuntu logo, o Debian j: Usa o Ubuntu logo, o Debian já era, distro com mais desenvolvedores e a mais lerda de todas pra tudo, até alguns dias usava o novíssimo xfree 4.3.0, simplesmente ridículo.

Só tá usando o xorg por causa do ubuntu, pq se for depender deles ainda estariam no xfree 4.3.0.

O Ubuntu é uma distro muito recente é já ta emprestando as coisas pro Debian, deveria ser o contrário, mas sabe como o debian é né...
Comentário de hamacker
-: O problema do ubuntu é que voce fica muito restrito aos repositorio dos pacotes deles, no dia que o ubuntu é lançado é ótimo porque voce tem as mais recentes versoes, mas passa um tempo e pronto as novas versoes nao chegam e voce sabe que elas existem mas nao estao no repositorio ubuntu embora ja esteja no unstable/testing/experimental do debian. Saiu uma versao nova do gimp e voce nao pode instalar porque o .deb do gimp conflita com metade dos pacotes do ubuntu, no debian voce ainda instala diretamente do unstable o pacote ou faz um backport. O Gimp foi apenas um exemplo, poderia ter sido o mozilla entre tantos outros inclusive as atualizacoes de segurança.
No dia que tiver um mixto debian+ubuntu, ou seja, a velocidade do ubuntu aliado aos repositorios compátiveis do debian, aí vai ser o bicho.
Comentário de Luc
Esta página...: ...é a melhor propaganda do Debian que eu já vi. Um relato melhor que o outro.

Vou guardar no HD e reler daqui a uns 3 anos.
Comentário de alan
"Só tá usando o xorg por ca: "Só tá usando o xorg por causa do ubuntu, pq se for depender deles ainda estariam no xfree 4.3.0."

Se não fosse o Debian, o Ubuntu simplesmente não existiria. Mas já que o Ubuntu já foi criado, se o Debian deixar de existir, o Ubuntu deixará de existir, porque ele é baseado nos pacotes do debian, ou seja, fazem o snapshot do repositório Debian e aí começam o trabalho deles.

"O Ubuntu é uma distro muito recente é já ta emprestando as coisas pro Debian, deveria ser o contrário, mas sabe como o debian é né..."

Nada mais normal, um projeto devolver algo para quem lhe deu TUDO. Pena que outras distribuições derivadas do Debian não fazem o mesmo, porque todas as outras seriam beneficiadas, tais como o Debian-BR-CDD, Kurumin e Calango.

- O Debian possu um ciclo de lançamentos problemático?
- Depende do ponto de vista.

- Deve ser melhorado?
- Sim!

Só não sei explicar tanto pré-conceito sobre o Debian :-(
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes
Comentário de alan
Breezy Badger: AFAIK, o Breezy Badger é o equivalente atual do Sid no Ubuntu.

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes
Comentário de Marco Carvalho
Aviso Importante!: O Debian está passando por um processo de transição de ABI (Application Binary Interface) onde todos os pacotes estão sendo recompilados com o gcc 4 na árvore Sid (unstable), o que causará a quebra de dependências com muita frequência. A situação deverá piorar quando iniciar a transição da glibc.
Portando, fica o aviso para quem não tem experiência em "driblar" as quebras de dependência: Fiquem longe do Sid, pois agora está fazendo jus ao codinome unstable.

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004