Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Só por causa disso?: "Acho que Maddog devia rever seus conceitos: a maior estrela mundial do software livre não é mais o Brasil, mas a Venezuela."
Bem, pra mim, nem o Brasil e nem a Venezuela são as maiores estrelas do SL.
Os maiores (e melhores) desenvolvedores de Software Livre moram/são dos Estados Unidos. Então...
O novo ministro é um politic: O novo ministro é um politico e quer se candidatar ao governo do seu estado novamente/futuramente. A ultima coisa que ele vai fazer agora é gastar desnecessariamente dinheiro do pais com software fechado havendo uma solução livre open/source. Um escandalo pré-candidatura seria uma bobagem. Ele só está sendo cauteloso.
Mas, por via das duvidas (ele tem acessores, não tem ?) olho neles !
ITI está matando o Linux!: Kid-X disse:
''Bem, pra mim, nem o Brasil e nem a Venezuela são as maiores estrelas do SL.
Os maiores (e melhores) desenvolvedores de Software Livre moram/são dos Estados Unidos. Então...''
Bom, tenho que concordar com você. . .Podemos dizer que no Brasil e Venezuela temos os maiores consumidores,e eu nem acredito, acho que só temos os mais barulhentos, mas nos EUA temos gente programando muito mais...Infelizmente por lá a situação é paradoxal:O público de Software Livre é (sic) quem faz software livre , apenas!
É preciso levar em conta que esse governo frouxo do Lula, que leva duas pancadas e dá pra trás, é o culpado: Despertou a ira dos desenvolvedores nacionais de Software Proprietário, que agora vêm na ABES e na MIcrosoft os padroeiros idéais...100% de Software Livre é uma idéia de jerico, desperta tanta raiva nos setores dominantes que acaba-se por ter nada em virtude de se querer tudo.
O ideal seria que os aplicativos de legado, e apenas eles, fossm substituidos por Software Livres, como Linux e Open Office, pois são mais baratos e melhores, a curto e médio prazo.E é exatamente nesse mercado onde está focado o monopólio daninho da MS...Aos desenvolvedores nacionais caberia apenas a migração ou a dualização de plataformas operacionais, coisa que não é tão díficil como dizem.Assim respeitariamos o Software Nacional, combateriamos o monopólio e aqueceriamos o mercado gerando concorrência apenas nos setores onde ele precisa, que são os de sistemas operacionais e aplicativos para Escitório.A podre logistica do ITI do governo Lula, só está conseguindo uma coisa, queimar o S.L. e favorecer o Monopólio da Microsoft, que na onda de PC Conectado, está vendendo como água, lixo da pior espécie!
Paradoxo: Um país que caminha para uma ditadura, com o governo cerceando gradativamente a liberdade, não é um bom exemplo para adoção (ou imposição) de políticas públicas. Prefiro exemplos onde o SL se impõe por suas virtudes aos onde ele é imposto por ser considerado uma arma útil para combater o Capital. Por isso tudo, estou pouco me lixando para se a Venezuela passou ou não a nossa frente.
Apesar de tudo que acontece c: Apesar de tudo que acontece com o SL no país, acredito que ele não necessita (graças a Deus) de política para sobreviver.
Com certeza, um golpe desse tipo ninguém espera levar, mas se for um mal necessário...
Esperei mais ou menos uns 8 anos para pôr as mãos em um sistema parecido com Unix. Acho que posso esperar mais uns dois anos para ver no que vai dar essa onda de SL na administração pública.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Ah sim, se começarmos a inve: Ah sim, se começarmos a invejar a Venezuela estamos bem.
Hugo Chavez é o maior exemplo de como NAO deve ser um governo.
Com certeza ele está + interessado no SL como mais uma forma de jogar para a torcida, espezinhando os EUA.
A aprovação por consenso é fácil, basta que os chefes dos órgãos públicos sejam cupinchas do mandatário-mor.
De que adianta a liberdade no software se no mesmo país um jornalista que fala mal do governo pode ser preso?
__Falei exatamente disso...As: __Falei exatamente disso...As virtudes do Software Livre são muitas e ele deve ser usado em pelo menos 50% dos serviços públicos...Não estou falando de ideologia.Mas se for por mérito nós temos tanto ou bem mais que os produtos da MS.Infleizmente o mercado não funciona por mérito mas por marketing!
Iti não está matando... mas tem gente se alavancando com isso.: Tem gente que virou mártir da comunidade, que faz de Fóruns e Congressos um picadeiro, acha que defender SL é atacar a MS e quer ser carregado como um herói.
Mas dizer que a culpa é do governo por isso é tirar o fardo para uma pessoa só. Ninguém forçou ninguém a nada e os PSLs(em sua grande maioria) foram os primeiros a botar o fulano no ombro e carrega-lo. Dizer que a culpa é só do governo é besteira.
O ITI tem feito as coisas na imposição do que na escolha. Isto tem causado problemas. Eu sempre disse que pc conectado só com Linux era besteira, mas todo mundo acha melhor forçar ao invés de dar escolhas. Agora é pagar o preço.
Sim Cauteloso: Olha só esses caras sendo pegos com grana em malas,
melhor arrumar financiadores externos, depositando ja nas Caymãs.
Tipo uma grande empresa de software que tb tem contas fora.
__Qaul é a grande empresa de: __Qaul é a grande empresa de SOftware que NÃO Tem grana fora??? Que eu saiba todas as grandes empresas de software tem conta fora!A MS que o diga...Todas as suas contas são fora...Assim como a Adobe, Corel etc.Afinal são multinacionais.Comentários como o seu, ideológicos, evasivos e resignados , só o tornam indgno de resposta!
Este sim é um bom exemplo: O Ministério da Agricultura e da Pesca da França migra do NT4 para o Linux. Bom exemplo tanto no nome e função do ministério quanto na mudança.
Presta atenção: Qualquer ministro para ser eleito, e, principalmente no caso da nomeação do Lula é requerido como pré-requisito não ser candidato nas próximas eleições. Moro em MG, gosto muito do trabalho do Hélio Costa e ele não se candidatará a um cargo no Estado. Se querem falar de política ou de política leiam sobre, porque na internet (GOOGLE) está recheado de informações corretas ...
Concordo: Concordo em gênero, número e grau. Tem muito sujeito ai querendo dar uma de Superman do Open Source. É mais fácil o cara se tornar um Gandhi.
Falta uma coisa: Eu poderia concordar com voces, mas só acrescentando uma coisa - que a migração do governo para SL é um tremendo teatro. Eles até podem dizer queriam migrar, mas eu acho que eles só queriam DIZER isso, o que é (muito) mais fácil...
O que eu vi até agora foi:
1 - um monte de orgãos do governo pegando projetinhos feitos por alguem em algum canto abandonado e se dizendo pioneiro no uso de SL no BR
2 - Tentativas de migração em que qualquer problema era desculpa para desistir ("As macros do Excell de 3 linhas da tesouraria não funcionam no OO? Então temos que abortar o projeto! Escrevam um relatório detalhado dizendo que é impossível migrar")
3 - Um monte de distribuições de fundo de quintal (e iguais umas as outras) criadas por pura vaidade (Fala sério! Um carinha sozinho e sem recursos vai fazer uma distro desktop melhor do que SuSE ou Ubuntu, só citar duas manjadas? Ou quer pegar uma dessas e só mudar um detalhe e colocar o próprio nome?)
4 - O Software Livre virar tabu em alguns lugares (eu estou em um deles). Só falta levar punição por usar o Firefox (acho que está bem perto disso)
__A questão é essa.Funciona: __A questão é essa.Funciona.O mercado como está não pode ficar...SOftware Livre tem que entrar, porque por pior que, supostamente seja, é tão ruim quanto os da Microsoft.E no entanto esta detem 98% do mercado brasileiro...O problema é que o governo só faz falar!
No meu modo de ver o problema é que o governo faz um baita escarcéu, preocupando-se demais com o marketing das suas ações. Perde-se ao criar expectativas utópicas e/ou planos contendo fórmulas mágicas. Deixa ou mesmo faz parecer que são os únicos, por serem de esquerda (?), capazes de implantar o SL no governo (e na sociedade). Ou seja, fazem de uma questão técnica e pragmática uma bandeira político-ideológica, criando um foco de tensão e controvérsias espúrias. Se, como você bem coloca, agisse (com critérios pragmáticos) ao invés de falar...
Enquanto isso, o Arnold Schwarzenegger, conservador de carteirinha, na pátria da MS, quer pôr o SL na administração da Califórnia, um estado notoriamente conservador: br-linux.org/noticias/003154.html. Na França, o governo do Jacques Chirac e do Dominique de Villepin, conservadores, adota gradativamente e com critério o linux, sem bagunçar a administração pública.
Não sou conservador (argh!) e nem me agradam muitas posições políticas desses governantes acima, mas acho esses exemplos muito mais significativos, pois demonstram que o SL pode e vai vencer pelos seus méritos.
Bem, pra mim, nem o Brasil e nem a Venezuela são as maiores estrelas do SL.
Os maiores (e melhores) desenvolvedores de Software Livre moram/são dos Estados Unidos. Então...