Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise do Firefox "Deer Park" Alpha 2

Atendendo ao convite feito há duas semanas pelo BR-Linux, Vinicius Medina enviou sua contribuição de texto sobre aplicativos livres. Veja abaixo a sua análise do Firefox "Deer Park" Alpha 2.


Análise do Firefox "Deer Park" Alpha 2
por Vinicius Medina (viniciusmedina gmail.com)

Desde a queda da Netscape que não há tanto rebuliço na Internet por causa de um navegador quanto o causado pela chegada do Firefox. "Filho" do Netscape/Mozilla, o Firefox tem retomado o campo perdido pelo "pai" na primeira "Guerra dos Browsers".

A razão do sucesso, na minha opnião, tem muito a ver com a forma como o Mozilla foi criado. Ele nunca foi só uma Suíte com navegador, cliente de e-mail, irc e criador de páginas web, pois ele criou uma linguagem de criação de programas para serem rodados no navegador. Isso deu espaço para a criação das extensões, que são aplicativos baseados na linguagem XUL, pronúncia-se ZUL, baseada na XML. Para saber mais sobre o XUL visite a página dele na Wikipédia e veja também um "Oi mundo!" em XUL.

Muita gente fala na maior segurança do Firefox como principal razão, mas isso é fruto do desenvolvimento às claras que o código aberto oferece. É a famosa "Lei de Linus".

Agora a maioria dos usuários pensam: "Não tem como melhorar esse navegador. Ele já oferece tudo que eu quero, seja como característica nativa ou extensão!". Ledo engano.

Estou usando agora para escrever este artigo a Build alpha 2 do "Deer Park"(DP daqui por diante), a próxima versão estável do Firefox, segundo me foi informado, e ele tem algumas novidades:

-Abas arrumadas: Para quem migra para o Firefox, a primeira coisa que você vê de novo são as abas. Todo mundo ama as abas e a maioria, e me incluo neste grupo, usa as abas direto e sempre veio a mente organizar elas. As vezes você que colocar dois webmails, abertos em momentos distintos, e não podia(nativamente) fazer isso. No DP você pode fazer isso muito bem, sem nenhum acidente de percurso. Clicou e arrastou e pronto, "não requer prática nem tampouco conhecimento" como diriam os camelôs.

-Sanitize/Limpar o Firefox: Algumas vezes estamos navegando em computadores que são usados por outras pessoas e não queremos deixar rastros no navegador. Para isso foi criado esse "atalho" para o atual "Limpar tudo" nas preferências de privacidade. Diposto no menu Ferramentas, ele lhe mostra uma janela com todos os dados disponíveis para serem apagados e mais a pergunta clássica "Perguntar antes de limpar o Firefox". Esta função também é rapidamente acessada pela combinação Ctrl+Shift+Del, ideal para ser usada se o chefe vem vindo quando você está vendo aquele site de piadas na hora do serviço.

-Reporter Tool/Função "Site não funciona": Quem não passou por isso que jogue a primeira pedra. Uma das maiories consequências de anos de quase monopólio, tanto de Sistemas Operacionais quanto de Navegadores, da Microsoft(r) foi que vários webmasters que nunca ouviram falar do W3C ajudaram a impor a forma peculiar do Internet Explorer(r) de ver a web. Reclamar adianta, mas agora a Mozilla Foundation parece ter tomado para ela parte da luta com uma extensão chamada Reporter que envia um um relatório para a Mozilla Foundation. Segudo o site do alpha 2 eles vão "trabalhar com o webmaster para corrigir o problema, e tornar o site compatível.". Isso é uma responsabilidade grande para ser chamada para si, mas vamos ver aonde isto vai dar.

-Não trava mais com extensões incompatíveis com a Versão: Eu não uso direto muitas extenções mas tinha algumas aqui instaladas na máquina, para dar nome aos bois FireFTP e Chatzilla, e ela simplesmente avisou, procurou atualizações rapidamente(eu uso discado a 36Kbs), e intalou tão rápido quando um novo chatzilla. O FireFTP ficou paradão lá desativado e o Firefox prometeu que ia continuar a procurar atualizações para ele. Bom sujeito esse Firefox, prestativo que só ele.

-FTPs: Quem trabalho com suporte e já ouviu que não poderia usar o Firefox pois "Eu preciso entrar no FTP e nesse daí não vai", vai ter uma surpresa: ele acessa fácil os FTPs, e pede senha para eles.

Existem pequenas outras diferenças como a mudança da janela de preferências para usar mais abas, simplificaram algumas preferências como a de JavaScript, incluiram miniaturas quando uma imagem é exibida numa aba, suporte a CSS 3 e SVG que não consegui testar.

Os amantes do IE, que estavam celebrando as abas do novo IE 7 devem rever os seus conceitos, pois aparentemente o Firefox 1.1 vai continuar sendo o mais inovador da Internet.

Então é aguardar até o lançamento do 1.1 que deve ser este ano ainda para ter isso na versão de produção. Se quiser se arriscar a usar um Alpha, experiência recomendada apenas para os fortes de coração e que tenham espírito aventureiro, podem baixar a Build em português brasileiro.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
Não era para Junho?: "Então é aguardar até o lançamento do 1.1 que deve ser este ano ainda para ter isso na versão de produção."

Esta notícia publicada em 31 de Janeiro de 2005 confirmava que ele sairia em Junho (deste ano):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17915.shtml

Bem, vou baixar o binário para ver como está, depois vou baixar o código-fonte...
Comentário de Marceo Martins
Novo atualizador: Muito boa a analise, e posso adicionar que o Firefox 1.1 vai vir com um novo sistema de update. Agora para atualizar o firefox ele baixa somente a parte alterada, diminuindo consideravelmente o tamanho do download.
Comentário de Guaracy Monteiro
Pequenas outras diferenças....: É claro que depende de cada um mas para mim, o suporte ao SVG é um grande avanço (não consiodero 'pequena diferença'). Ainda precisa melhorar mas é um bom sinal. O esquema do XFormas também poderá ser interessante.

Comentário de Sérgio Lopes
O chato: Sem querer ser muito chato, mas esse texto precisa de uma séria revisão de português. Tem trocentos erros de digitação e coisas do tipo "extenção".

Comentário de PT-BR
O artigo é bom, mas e o PT-BR, como fica?: Algum gaiato vai pensar: "fica cheio de malas", nos dois
sentidos.

Sem querer ser mala também, mas se não nos corrigirem, continuaremos cometendo os erros.

O sistema de envio de notícias poderia permitir correções posteriores, pois supondo que a pessoa escreveu direto no formulário, sem revisão, alguns erros podem passar, mas numa segunda leitura, poderiam corrigí-los.

"e sempre veio a mente organizar elas."

Todo mundo conhece esse exemplo: "Eu amo ela".

Até em dublagens de filmes o pessoal fala errado, e muitos
entrevistados ilustres de programas noturnos também.

Se continuar com a idéia de que quem dá uma dica é "chato",
a língua vai se degradando, como outros diriam, "isso é a
evolução de uma língua"...

Na faculdade, fico admirado com alguns alunos que passam horas
jogando Quake, baixando MP3, mas não tiram, 10 minutos para
ler um capítulo de uma gramática, ou mesmo estudar a matéria
da prova.

"Herrar é umano", mas vamos estudar e estimular o estudo.

E caso eu tenha cometido algum erro de português, por favor
me avisem, para que eu aprenda, para que outros leitores
aprendam também, e evitemos cometê-lo novamente.

Desculpem-me os que concordam que tem que deixar o erro
passar, e ficar por isso mesmo, e a comunidade ficar
cheia de artigos assim, que vão se propagando por aí,
e sendo encontrados por "Googles" da vida, etc.

Agora, com um movimento "Jedi" de mãos, você vai esquecer
que leu este comentário, e vai ficar apenas
com uma mensagem subliminar em seu inconsciente:

"Estude"... "Estude"...


Comentário de Silvério
Parabéns pela análise, só: Parabéns pela análise, só faltou se aprofundar um pouco mais e algumas coisas não foram citadas. Poderia ter umas imagens também...
Comentário de vmedina
Se você for no link que est: Se você for no link que está neste parágrafo, você vai ver que a previsão é ??? 2005. :)

Como também diz na mesma página, esse cronograma pode mudar.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Não é chato, apontar erros é uma boa coisa!: Nossa... deve estar mesmo, é o primeiro "artigo" que eu escrevo.

Tem bons conhecimentos de português? Que tal colaborar com os contribuidores revisando a ortografia? De repente era uma boa coisa para se incluir junto aos colaboradores do br-linux. Além de contribuidores poderia ter revisores também.

O que acha?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Realmente, não tive intenç: Realmente, não tive intenção de botar uma gramática muito formal. Deve haver muitos erros que usamos no dia a dia, mas se usar só o que vai pelas regras ia ficar barecendo bula de remédio não concorda?

Mesmo assim, vou me certificar que em outras contribuições eu não assassine o dono da padaria. :)

[]s!

ps: quase respondi que já havia builds em pt-br do DP! :) Ô distração! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
No meu aqui não funcionou. A: No meu aqui não funcionou. Abri um SVG do Sodipodi mas ele interpretou como um XML normal(mostrando só a estrutura).

IMHO isso é bom mas não é TÃO importante, mas cada um tem a sua opnião. Eu achei mais importante todo o lance prático para o usuário normal, não é muito voltado para desenvolvedores, pois pra mim isso foi o que deu um salto. :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Anônimo
Bom texto, mas: : Bom texto, mas:
Os amantes do IE, que estavam celebrando as abas do novo IE 7 devem rever os seus conceitos, pois aparentemente o Firefox 1.1 vai continuar sendo o mais inovador da Internet.
Inovador costuma mesmo é ser o Opera. Não estou discutindo qual é melhor, mas as novidades tedem a aparecer primeiro nele. A última é o cliente integrado de BitTorrent (ou já existia alguma extension do Firefox pra isso?)
Claro, pra mais inovador que o IE, qualquer um deles é.
Comentário de vmedina
Com uma coisa eu concordo!: Concordo com você na sua ultima linha. :P

Mas o grande lance do FF/Seamonkey/Thunderbird é o XUL. Ele é que permite toda a existência das extensões(viu... me corrigi! :) ). O lance é que os navegadores permitem a criação de verdadeiras aplicações em cima do navegador. Por exemplo temos a Chatzilla e a fireFTP que implementam, respectivamente, um cliente IRC e um de FTP. Esse é o ingrediente "mágico" que eu não vejo no Opera.

No fim, IMHO, isso que diferencia o Opera para os navegadores Mozilla: um é muito competente e profissional mas os outros são "mágicos"! :)

[]s!

ps: mas eu gosto também do Opera pois ele roda em máquinas mais modestas, mas podendo rodar algum da Mozilla Foundation eu prefiro estes! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de rafaelmb
Muito bom: Usei o Alpha 1 do Deer Park desde seu lançamento e adorei ele, agora estou testando o Alpha 2 e ele é show de bola, espero que a Mozilla continue sempre assim
Comentário de Carlos2
tem outras informações em h: tem outras informações em http://br.mozdev.org/noticias/1.1.html
Comentário de renatogdelf
Bittorrent: pois é, anônimo, você tocou em um ponto interessante.
Esta do Ópera trazer integrado o cliente BitTorrent a princípio é uma ótima idéia, mas no momento tenho minhas dúvidas.

Em tempos onde qualquer coisa é motivo para os multibilionários das gravadoras e indústria de cinema processarem redes p2p, e o bittorrent está nesta, esta integração não poderá ser prejudicial? Ou seja, sei lá, às vezes eles podem alegar algo, dizendo que o navegador incentiva a pirataria das redes p2p, e por isto moverem algum processo, alguma coisa que detone o navegador. Já conhecemos diversas artimanhas deste pessoal, e tudo que dê o mínimo motivo, é munição para eles (um exemplo do que falo é a SCO quem mesmo sem provas, deu uma de jogar verde para colher maduro. No final colheram aquilo que a tereza achou atrás da horta!!!! :).

No caso do firefox acho um pouco diferente, pois se criarem uma extension, é questão de instalar ou não, ou seja, se algo der problema, será apenas com a extensão, e não com o navegador. Mesmo assim, ainda vejo com receio esta integração p2p direto no navegador.

(Estes dias vi de relance uma matéria falando algo a respeito, de se deixar para o usuário comum, a dobradinha navegador + p2p. Acho que era isto, mas infelizmente não lembro onde vi. Queria ler.)

Idéias minhas, apenas.

Em tempo: boa iniciativa Vinícius, legal o texto.

Comentário de vmedina
Nas amostras do suporte a SVG: As amostras do suporte a SVG que indicam nesta página não abriram aqui também. Só mostra a estrutura do XML dele.

Alguém, com o DPa2, consegue ver?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Obrigado Renato. : Obrigado Renato.

Queria acrescentar um pensamento que tive: Triste são os dias em que a inovação e contida por leis injustas!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Anônimo
Mas o protocolo é utilizado: Mas o protocolo é utilizado para muitos fins legais, como o download do próprio Opera e de sistemas e programas de código aberto. Isso já alegação suficiente pra salvar o protocolo, basta alegar que o que tem que se combater é o mal uso do mesmo. Por isso, quem costuma ser alvo desse tipo de processo são as páginas que hospedam os torrents ilegais, bem como os seeders desses arquivos, como as notícias volta e meia apontam. Afinal, também podem dizer que o fato dos navegadores nos deixarem visitar páginas de cracks significa "que o navegador incentiva a pirataria"...

Quanto ao fato de ser extensão ou não, parece que tanto faz no entendimento de alguns. Vide o GTA San Andreas, que está (ou estava, não sei se já decidiram) quase sendo considerado como AO (Adult Only, o que faria com que ele só pudesse ser vendido em Sex Shops e similares) por causa de um MOD (que nem é feito pela empresa) que adicionaria cenas de sexo explícito ao jogo. Absurdo, claro, mas isso mostra que essa idéia não protege contra questões legais.
Comentário de Douglas Augusto
> A última é o cliente inte: > A última é o cliente integrado de BitTorrent (ou já existia alguma extension do Firefox pra isso?)

Particularmente acho isso terrível. Na minha opinião as coisas deveriam funcionar por "pequenas" aplicações separadas que se comunicam, bem na filosofia Unix.

Implementar um cliente Bit Torrent no navegador vai inchá-lo, ao mesmo tempo em que os usuários ficariam pressionados a usar a implementação do Opera e não outro cliente Bit Torrent qualquer. Não obstante *muitos* querem tão somente um navegador, e jamais usarão o Bit Torrent.

A solução mais trivial e melhor no meu entender é simplesmente o navegador reconhecer o tipo de arquivo (.torrent) e permitir ao usuário definir qual cliente disparar. O mesmo vale para e-mails e afins. É por isso que curto o Mozilla Firefox.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ricardo Carvalho
Se segurança realmente conta: Se segurança realmente contasse para os usários a maioria usaria o Opera. A Secunia (www.secunia.com) têm três bugs não resolvidos no firefox (que podem ser explorados na versão 1.0.5) e 2 como parcialmente resolvidos (na mesma versão), o Opera por sua vez não tem bugs na versão mais nova, isso não quer dizer que não tenha, pode até ter, mas nenhum descoberto que não tenho sido resolvido pelo fabricante. O Konqueror têm 1 erro na versão mais nova.
Comentário de renatogdelf
BitTorrent 2: Foi malz!

estou um pouco por fora do tópico, mas quero dizer que a matéria à qual me referia não falava sobre problemas de processos/patentes/diretos..., mas sim sobre problemas de segurança, Desktop port proliferation a security risk?
.
É interessante, dêem uma olhada. A situação não é de todo preocupante para um usuário caseiro, mas p2p em um ambiente empresarial é uma coisa comprometedora. Ou seja, o negócio de torrent no Ópera já começa a dar pano para a manga.

É uma boa pensar a respeito da mesma situação no FF, caso ele também passe a ter embutido um cliente torrent.

É isto aí.
Comentário de vmedina
Sem bugs ou eles estão bem escondidinhos?: Então sejamos justos...

Uma das suas vulnerabilidades é exclusiva do Mac OS X.
Para se prevenir das outras duas é só não acessar links desconhecidos ou nos quais não confie e a ultima é só não arrastar imagens para barra.

Frente aos recursos disponíveis no Firefox, a forma como ele é construido e etc. ele continua valendo a pena, até porque essas falhas são de nível muito baixo.

Concordo com você que elas existem e são uma ameaça real, mas no caso do desenvolvimento do FF você pode simplesmente votar para que resolvam o bug mais depressa. Isso é código aberto.

No opera, você não sabe se tem algum bug. Vamos encarar os fatos, como você pode dizer que ali não tem bugs? Você pode não perceber mas pode haver vários bugs piores lá! Programas Proprietários constumam a valorizar a segurança pela obscuridade. Pense nisso.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Anônimo
Inchar? Apesar de ter um clie: Inchar? Apesar de ter um cliente de e-mail, de RSS e de IRC, o Opera ainda é o navegador com o menor instalador, e um dos que usam menos memória (esses recursos só utilizam memória quando são utilizados mesmo).
Além disso, ninguém é obrigado a usar o cliente de e-mail ou chat, e então não vejo porque seriam a usar o de email...
Enfim, argumento vazio o seu. Eles souberam integrar bem as outras funcionalidades, farão o mesmo com o Bittorrent. Se eu quero baixar uns simples arquivinhos, pra que vou ter que instalar um cliente de bittorrent? Aliás, não vou precisar nem saber o que é isso, vai ajudar a popularizar ainda mais a tecnologia.
Comentário de Douglas Augusto
> Inchar? Apesar de ter um cl: > Inchar? Apesar de ter um cliente de e-mail, de RSS e de IRC, o Opera ainda é o navegador com o menor instalador, e um dos que usam menos memória (esses recursos só utilizam memória quando são utilizados mesmo).

E daí se ele é o menor binário? Incha do mesmo jeito. Se ele não tivesse leitor de e-mail seria, talvez, 30% menor. Com o cliente Bit Torrent vai ganhar outros tantos pontos percentuais de gordura.

Depois adicionam clientes de IM, software de edição HTML, cliente SSH, uma suíte multimídia e et cetera. Enfim, um verdadeiro sistema operacional. :D

De qualquer forma, note que frisei tratar-se de uma opinião minha, apoiada pela noção da filosofia Unix, como proposta por Douglas McIlroy:

This is the Unix philosophy: Write programs that do one thing and do it well. Write programs to work together. Write programs to handle text streams, because that is a universal interface.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Anônimo
30% passa longe, pelo que li: 30% passa longe, pelo que li é muito menos de 10%. E o bittorrent são 24kb. Sinceramente, pela integração vale a pena.
Instalar mais um cliente de e-mail e um de bittorrent, isso sim, incharia o meu pc.
Comentário de Guaracy Monteiro
Não é só para desenhinhos.: E mesmo que fosse apenas para criar imagens, gráficos, etc, já é uma redução significativo no tamanho. Um gráfico no formato .png é *sempre* maior que um no formato .svgz. Já existem até celulares que suportam o svg. Descontando a possibilidade de criar sites no estilo 'flash'. O plugin da Adobe para o IE é muito bom. Agora com o Firefox na área, pode facilitar para o pessoal que desenvolve (eu não) e o pessoal que acessa (eu sim). Outras informações em http://www.w3.org/Graphics/SVG/

Junta XUL, SGV, XForms e as outras coisinhas e, realmente, o Firefos está cada vez melhor.

Aqui (Windows) tudo funciona perfeito (dentro dos limites é claro).
Comentário de Douglas Augusto
Onde você leu sobre essas me: Onde você leu sobre essas medidas?

24Kb é de fato virtualmente desprezível, muito embora este cliente Bit Torrent deva ser proporcionalmente rudimentar.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Anônimo
Daqui.: http://my.opera.com/forums/showthread.php?postid=982799#post982799
O de e-mail foi discutido várias vezes (toda hora alguém cita aquela filosofia :-) ). Exagerei no número, nessa imagem ( http://people.opera.com/rijk/opera/img/opera-size.png ) dá a entender um aumento de 1,3 pra 1,8 quando colocaram o e-mail, sendo que obviamente boa parte desse aumento também foi por outros motivos. A Opera sempre fala que ao retirar o e-mail, a diminuição seria ridícula, jé a maior parte do código é compartilhada com o Browser e as funções de RSS.
Quanto a ser rudimentar, ele funciona, e isso é tudo que se espera dele. Quem quer ou precisa de um cliente completo não ficará satisfeito com ele, mas esse não é o objetivo.
Comentário de soulinux
Problemas no firefox "Deer Park" Alpha 2: Problema 1: O firefox seja for windows ou linux sempre mudao tipo de documento, ou seja, quando clico numa link para abrir um documento de extenção *.doc, ele muda para *.bat.
problema 2: no linux ele não resolve o nome do micros, quando acesso um link que aponta para http://beco/intranet/...., por exemplo, estou tendo que editar o arquivo hosts, é claro que o o resolv.conf está bem configurado. Isto numa rede grande ém bem difícil de gerenciar e causa muito problema de acesso para os usuários.
Problema 3: Na configuração de proxy, ele não reconhece os caracteres curingas * e ?. Se voce deixa algo do tipo 192.168.*.* ele não reconhece. O internet explore faz isso muito. Eu detesto o Internet Explore porem reconheço que nesse ponto o firefox tem que melhorar. Tem uma pagina que acessar mais de 20 servidores diferentes e tenho que ficar digitando o ip's ou os nomes dos mesmo.
Desde a versão 0.8 que acompanho o firefox. Estes problema nunca foram resolvidos.
Comentário de brain
Coringas: Com relação ao problema 3, na tela de configuração de proxy ele dá exemplos de como referenciar classes e sub-redes como a que você mencionou. Não sei onde você viu este tipo de coisa ser referenciado com coringas (e não duvido que aconteça mesmo, parece ser algo intuitivo para quem conhece os coringas, embora não seja o padrão), mas o Firefox referencia com a notação CIDR, onde o que você conhece como 192.168.*.* seria representado como 192.168.0.0/16. Também é intuitivo apenas para quem conhece o padrão, mas me parece que o Mozilla age assim "desde sempre", portanto não é um problema que nunca foi resolvido - é apenas algo que não se comporta da mesma forma como algum outro programa com o qual você está acostumado, mas sim de acordo com o padrão definido para este tipo de notação.

Quanto ao problema número 2, eu não passo por esta mesma situação - a resolução de nomes, sejam locais ou remotos, funciona muito bem no Firefox aqui. Talvez se você fornecer mais detalhes alguém possa ajudar a corrigir o seu procedimento.

Quanto ao número 1, também não vejo arquivos .doc sendo renomeados automaticamente para .bat. Talvez se você fornecer mais detalhes poderemos entender melhor...
Comentário de vmedina
Tudo que o Augusto disse...: ... e mais o seguinte:

Vá até o bugzilla se cadastre e reporte o que você acha que é bug.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de soulinux
curingas: NO intenet explorer se voce quise acessar todos os computadore ou não usar proxy para um determinado subrede basta fazer: 192.168.*.*. Ele não usará proxy para os micros que iniciarem o ip com 192.168. Ja tentei 192.168.1.0/24, minha máscara: 255.255.255.0 no firefox e vi que não funciona.
problema 2: No linux, tive que editar o arquivo hosts
ex.: arquivo hosts
192.168.10.111 beco.sou.nobreak.xnt beco
Na minha pagina de instranet tenho um link que aponta assin: http://beco/intranet/.... Ao clicar neste link, o firefox faz um busca no google ou outro se não editar o arquivo hosts. É logico que o resolv.conf esta bém configurado. Acesso a rede normalmente.
Quanto a troca do tipo de arquivo na gerenciador de download do firefox, informo que tenho uma pagina de manuais em do tipo *.doc. Ao acessar a página, e tentar ver um documento, exemplo: normas.doc. O firefox peguntar se que abrir ou salva em disco. Qualque uma das opções mostra o arquivo com simbolo de arquivo de lote. Ao salva em disco o arquivo está com extensao *.bat e inservível. Ao mandar abrir, apenas um aba em branco aparece.
Ex.: search sou.nobreak.xnt
nameserver=ip do servidor dns primário
nameserver=ip do servidor dns secundáro.
Antes de editar o arquivo hosts, eu tinha que digitar o link substutuindo o nome pelo ip conforme: http://192.168.10.111/intranet/... para poder abrir a pagina. Se clico no link aparece que a pagina nao pode ser exibida.
Comentário de brain
Máscaras e URLs: Bom, para não te deixar sem um termo de comparação, configurei algumas sub-redes e alterei a configuração da proxy de acordo. Tinha hosts em 10.20.x.x e em 10.30.x.x. Botei no Firefox, via menu usual, para não usar proxy para 10.0.0.0/8 - e funcionou como esperado. Não consigo imaginar o que estejas fazendo diferente, mas aparentemente o aplicativo está funcionando corretamente.

Da mesma forma, experimentei acessar um servidor web cujo nome estivesse definido apenas no /etc/hosts, e funcionou muito bem, tanto na forma qualificada quanto na forma em que era mencionado apenas o nome do host. Em seguida tentei acessar um servidor da rede local (com endereço definido no DNS corporativo), mas deixando de lado o nome de domínio, referenciando-o apenas pelo hostname. Funcionou também. Mais uma vez, não sei o que estás fazendo de diferente, mas aparentemente o aplicativo se comportou bem.

Para completar, fiz o download de alguns arquivos .DOC que procurei no google, e eles foram salvos com exatamente esta extensão. Mais uma vez nossa experiência difere, mas imagino que o Firefox que usas é o mesmo que o está disponível para mim.

Se você quiser tentar descobrir onde estão as diferenças de procedimentos, podemos tentar.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004