Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Firefox mais uma vez ganha mercado

“A participação do Firefox chegou a 8,71 em pesquisa da NetApplications, tendo como base o acesso em 40 mil websites em que a empresa mede acesso identificando o navegador. Segundo o próprio texto, 'Tanto a Mozilla Foundation quanto a NetApplications.com sugerem que, a partir do momento em que o Firefox chegar à marca de 10%, sua aceitação pode ganhar 'tração significativa', já que muitas empresas começam a adotar o software de código aberto como padrão em suas redes. Entre os cinco navegadores com maior penetração estão também o Apple Safari, com 1,93%, o AOL Netscape, com 1,55%, e o Opera, com 0,59%.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dmorales777
Meio por cento a um ao mês,: Meio por cento a um ao mês, humm... acho que até o final do ano deve estar por uns 12%. Existe uma certa torcida pelo Firefox, é gostoso esperar cada mês para ver o "quanto" de mercado roubou do IE. Não sei se é por culpa das estratégias politicamente incorretas da Microsoft, que "roubou" a idéia do sistema gráfico do Mac há muito tempo, "roubou" a idéia do navegador do Netscape, e tantos outros... Está na hora de devolver às massas o que foi roubado: o direito de escolher. Viva o Robin Hood!!! Viva o Linux!!! Viva o Firefox!!!
Comentário de dmorales777
Meio por cento a um ao mês,: Meio por cento a um ao mês, humm... acho que até o final do ano deve estar por uns 12%. Existe uma certa torcida pelo Firefox, é gostoso esperar cada mês para ver o "quanto" de mercado roubou do IE. Não sei se é por culpa das estratégias politicamente incorretas da Microsoft, que "roubou" a idéia do sistema gráfico do Mac há muito tempo, "roubou" a idéia do navegador do Netscape, e tantos outros... Está na hora de devolver às massas o que foi roubado: o direito de escolher. Viva o Robin Hood!!! Viva o Linux!!! Viva o Firefox!!!
Comentário de Marcelo Ulianov
Muito Bom.: mas será que só se fala em microsoft aqui ? Roubou isso, corrompeu aquilo... enche o saco...eu uso Linux e não quero nem saber de microsoft.os caras vão continuar com 98 % do mercado de computadores, e eu vou continuar usando Linux... vai sair o longhorn e eu vou continuar usando Linux... e qdo sair o ie7 eu vou continuar usando Firefox...aqui se faz mais propaganda da microsoft do que nos banners da Linux Magazine...credo...
Comentário de Patola
Considere a alternativa.: A alternativa seria falar que o Firefox ganhou espaço do "concorrente", o que pareceria hipocrisia ou eufemismo pois todo mundo sabe quem é.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de brain
Tração: Pelo que diz a notícia, o analista considera que a partir da virada para 2 dígitos é possível esperar que o ritmo se acelere, e deixe de ser meio porcento ao mês.
Comentário de dmorales777
Entendo a posição do colega: Entendo a posição do colega sobre falar muito da Microsoft, mas é por isso que falamos tanto: para um dia falarmos menos. Podia ser "ela", podia ser qualquer outra, ainda assim falaríamos.
Eu particularmente achei melhor dar "nomes aos bois", e no final o que vale é a liberdade de expressão e opinião.

Comentário de Spook
Sobre o Opera: Esta baixa porcentagem do Opera deve-se ao navegador vir, por padrão, identificado como Internet Explorer, e não como Opera
Comentário de Douglas Augusto
> Esta baixa porcentagem do O: > Esta baixa porcentagem do Opera deve-se ao navegador vir, por padrão, identificado como Internet Explorer, e não como Opera

É o preço da falsidade ideológica deles. O pior é que afeta também outros navegadores à medida que infla as estatísticas do Internet Explorer. Lamentável.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Marcelo Ulianov
cara, normal...é só que eu: cara, normal...é só que eu não acredito nessa de que vamos um dia falar menos... vc acredita mesmo que se derrote um gigante como a microsoft ? Sem chance.é como eu disse, seremos sempre poucos e bons usuários. mas a massa vai continuar usando windows,as empresas vão continuar preferindo vender máquinas com windows oem e assim por diante... se eles não detonaram com td ainda, é pq não lhes seria conveniente...Uso Linux e vou continuar usando.Até me informo sobre como anda o windows, até pra poder comparar, mas nem penso em usar..Aliás, eu nunca usei windows !!! Era usuário Macintosh... windows só na máquina dos outros...valeu ?
Comentário de Hugo
Opera: O Opera também se identifica como Opera, mas na identificação tem uma string "MSIE 6.0 compatible" fazendo com que varios contadores burros pensem que ele é o IE.

Acho que o único problema do Opera é aquele banner de 1cm que fica abaixo do menu... pois o navegador é ótimo, muito rápido, suporta CSS2, XHTML, RSS, etc... para variar só o suporte a JS que não eh tão bom.

E o opera ainda tem cliente de email embutido...mas os banners me fazem preferir o Konqueror ou firefox, ultimamente o Konqueror, e não tem para que pagar por um navegador (para tirar o banner) se existem outros ótimos e além disso livres.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de hamacker
-: Uma estatistica bate-pronto seria o próprio google e yahoo que tem uma quantidade enorme de acessos, porém porque será que eles não divulgam suas estatisticas de browser e SO ?

Comentário de brain
Amostra: Salvo engano, o Google chegou a divulgar durante um tempo. E lá por 2001 ou 2002 parou, justamente porque "analistas" estavam chegando a conclusões sobre a evolução das plataformas tomando como base esta divulgação, e o Google esclareceu (corretamente) que a amostra dele é representativa apenas do conjunto de computadores conectados que acessam o Google, e não poderia ser extrapolada além disso. E aí pararam de publicá-las - acertadamente, a meu ver. Acredito que se um pesquisador solicitá-los e demonstrar que tem propósitos válidos e um método de trabalho também, é possível que eles conversem.

Veja um exemplo de quando ainda era publicada a estatística mensal: http://www.google.com/press/zeitgeist/zeitgeist-oct.html



Comentário de CWagner
E essa mesma estatística foi: E essa mesma estatística foi utilizada por um site MVP, auto-referenciado como "o melhor site de informática do Brasil" para exibir a "superioridade técnica" do browser IExplorer, em detrimento aos outros navegadores.

Fui conferir no site do Google e de fato, as estatísticas de plataformas e navegadores não constam mais nas páginas do site.

A quem interessar possa Estatísticas do Google .
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Douglas Augusto
> A quem interessar possa Es: > A quem interessar possa Estatísticas do Google .

O triste foi constatar que o Ronaldinho é o quinto mais popular nome na busca por imagens do Google. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004