Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC Master: "A Revista do Linux e do Software Livre"

PC Master, A Revista do Linux e do Software Livre RC Lages (rclages[at]NOSPAMsoftwarelivre.org) enviou este link e acrescentou: "Desde que a revista PC Master mudou boa parte de seu foco editorial para divulgar o GNU/Linux e o Software Livre, tanto com a distribuição de CDs e como com bons artigos técnicos, tornei-me seu assinante. Mas agora, ao receber a edição 93 (fevereiro), um detalhe chamou-me a atenção... o subtítulo na capa da revista foi alterado para "A Revista do Linux e do Software Livre". Ao ler o editorial na página 4, o redator-chefe Luiz Siqueira expõe as razões dessa mudança. Logo, acho justo divulgar essa iniciativa em nossa Comunidade."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Uma prova de que linux e soft: Uma prova de que linux e softwares livres são cada vez mais populares no Brasil e que VENDE revista, especialmente as que vêm com CDs encartados.

Acho que o pessoal também está cansado de revistas com CDs lotados de sharewares e jogos obsoletos.

Só vejo com preocupação afirmações como as que estão na capa da PCMaster: "Kurumim 4, o mais POTENTE linux brasileiro da atualidade". POTENTE ??!? Que termo mais vago e leigo para uma revista especializada em informática... (nada contra o kurumim)
Comentário de EdCrypt
re:: Uma prova de que linux e softwares livres são cada vez mais populares no Brasil e que VENDE revista, especialmente as que vêm com CDs encartados.

Concordo. Uma revista "genérica" de informatica não mudaria o enfoque se não fosse assim.
Eu acho isso otimo, uma revista a mais na seção de informatica das bancas chamando a atenção de quem costuma olhar essa seção!

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de Henrique Vicente.
Podia ser pior :): Imagina se eles falassem que era a distribuição com mais força... (essa vou deixar para vocês raciocinarem um pouco porque eu tou dizendo isso... dia 06 em volta das 16h eu publico a resposta se ninguém descubrir)
Comentário de silveira
Legal: Taí a força do Software Livre.
Acho excelênte isso, mais uma revista de Linux que eu posso comprar.
Não li ainda mas achei a chamada dos artigos bem interessantes.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Anônimo
Será isso medo da concorrência. . .: __Será isso medo da concorrência (Linux MAgazine), bom de fato o que está faltando na PC Master é CDs de qualidade, porque as mídias pipocam que não é brincadeira. . .Agora Para a PC Master o custo de produção é muito menor:Outras publicações genéricas do setor precisam auditar programa por programa antes de fechar a coletânia do CD brinde do mês. . .Chegando a chorar e espernear pra uma Corel da vida ceder a versão mais antiga da sua suíte, para ser usada como atrativo especial. . .Com o Linux tudo vai pras cucuias, todo o processo de audição fica nos ombros dos mantenedores.E a revista pega o CD enfia direto nas bancas, com um custo reduzido.Lembrando que há também a economia com criação de interfaces autorun para retardados mentais do Windows XP. Que não há no Linux.
__A revista está pegando um nicho importante de consumidores carentes de informação da área, se fidelizá-lo terá uma publicação ainda mais sólida.E eles têm uma vantagem:COntam com uma distribuição melhor que a Linux Magazine e o suporte da editora Europa. . .Entretanto, sangue puro pra mim, é a L.Magazine!
Comentário de Luc
Acho que isso aí é só marq: Acho que isso aí é só marquetingue a mais mesmo. A PC Master sempre deu muita ênfase ao Linux.

Mas comprei a PC Master poucas vezes, e sempre por causa do CD. Nunca li mais que meia dúzia de páginas depois de uma folheada rápida. Os artigos são muito fraquinhos.
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
software livre na pcmaster: Faz um tempo que não compro a pcmaster, estava boicotando a revista
por causa da veiculação de um anúmcio da Microsoft "Get the facts"

Vou voltar a comprar, e sinceramente, espero nunca mais ver anúnicios
da Microsoft na revista, caso contrário passarei a boicota-la novamente.
Acho que todo entusiasta do software livre deveria agir assim. Boicote sumário a todas as revistas, sites etc. que não apoiam software livre.

BOICOTEM O YAHOO veiculou a notícia sobre a SCO:
http://br.news.yahoo.com/050120/5/r081.html
leiam e veja do que estou falando, o fato de receber mais códigos
não significa vitória para SCO. Houve uma manipulação de informação!
Comentário de Koolosh
O modismo é uma onda: Lendo o editorial da revista, vi que o conceito deles sobre software livre é bem vago, pelo fato de dizer que linux é de graça, mas muito mais importante que ser de graça é o fato do mesmo ser Livre, de se poder ter em mãos o código fonte, a gratuidade é apenas uma consequencia.

Linux faz parte do Software Livre, pelo jeito que o editor coloca em seu texto, da a entender que linux e software livre são coisas separadas.

Como o comentário acima, sai barato e da menos transtornos vender cd's com "linux" do que com softwares proprietários. A "Linux Magazine" realmente é o puro sangue atual para nossa comunidade, mas infelizmente sua distribuição deixa muito a desejar, deixei encomendada em três bancas e nada de ela chegar, por sorte consegui a ultima com uma amiga, que comprou em São Paulo, ja a PCMaster... tem em qualquer banca, e como a moda do "Linux" está na alta é muito mais fácil vender...

Apoiaria a PCMaster plenamente, se ela revertesse uma parte dos lucros que ganha com os cd's, para os criadores das distribuição/softwares que está distribuindo, como forma contribuição ao projeto. Imaginem o quanto os mantenedores poderiam fazer a mais com esses "trocados" vindos da PCMaster, poderiam comprar (ou ajudar na compra) de equipamentos para portar/desenvolver/melhorar seus trabalhos.

Portanto cara PCMaster e demais revistas que distribuem software livre, ajudem a comunidade com uma parte dos seus lucros, pelo menos redistribuiam parte dos lucros (mesmo que seja uma pequenina parte) que vocês ganham as custas do trabalho voluntário e da comunidade que vocês estão dizendo que apoiam.

PS. espero estar plenamente errado em minhas colocações, Ahhh aproveito e estendo o mesmo pedido a Linux Magazine, Geek e tantas outras revistas que "divulgam" o Linux.
Comentário de Job
Ja estao revertendo: A M$ gasta milhões em publicidade, só de existirem varias revistas indundando a banca, ajudando a popularizar o Linux, já é um retorno.
Claro, pode-se fazer algo mais.

Ou motivo para revistas Linux, é que no ambiente Windows não tem mais novidades a muito tempo, tudo virou MS/Adobe e só.
Quase não há novidades, monopólio da nisso.
Não tem mais novidades.
O Dvorak recentemente disse a mesma coisa, que a MS matou as revistas e as feiras de informática.


Comentário de Robert
"criação de interfaces auto: "criação de interfaces autorun para retardados mentais do Windows XP"

Esse tipo de comentário é totalmente desnecessário. Esse é o problema da comunidade linux.

Robert.
Comentário de Ednei Pacheco
Será?: Depende... Se ele não fosse feito, será que o tal "retardado" teria consciência de que deveria evoluir? Se alguém não lhe dissesse que você tens maus hábitos (não me queira mal, é apenas um exemplo), será que você conseguiria corrigi-los? Em todo o caso, reconheço que poderíamos utilizar termos mais brandos. &;-D

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de ricardomoc
PC MASTER: Eu me lembro a primeira vez que adquiri esta revista. Trazia uma versão do netscape para linux, não me lembro se era a 4.x, ou já era da série 6.x. Só sei que era interessante um programa para linux na revista, e, a partir daí, passou a vir com diversos programas para linux. Já assinei a revista também, mas hoje só compro por causa de algum cd que desejo. Faço votos que continue sendo uma boa revista e que realmente divulgue o software livre com mais intensidade.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de wolf
Concordo com voce,os artigos: Concordo com voce,os artigos da Linux Magazine são o que há de melhor em termos tecnicos sobre Linux,só lamento que os artigos do Augusto estejam muito aquem em relação aos publicados na extinta revista do Linux , dá a impressão de que ele está sendo "travado" para não engolir alguem fraquinho.
Embora eu use o Kurumin junto a outras distros,acho que o termo "mais potente" não foi bem colocado, mas é bom lembrar que as Dicas do Kurumin publicadas no site do Guia do Hardware.net são de otima didatica,e, estão levando pessoas leiga como eu a utiliza-las tambem em outras distros "Debian" com otimos resultados.

O ponto fraco da Linux Magazine; pior que o atraso na distribuição é a qualidade das distros (com exceção do XANDROS), essa do CD de jogos foi de matar, e pensar que lá fora até o Debian Sarge já foi distribuido em uma edição.
Comentário de Kalicrates
Caráter Formativo: Boa tarde,

Tenho um ponto de vista que não mudo de forma alguma: não importa se são livros ou revistas de divulgação.
Em ambos os casos o material publicado DEVE ser formativo, NENHUMA revista do mercado é formativa
O que eu chamo de formativa ?
O nível do texto deve começar do zero, e ir gradativamente aumentando o nível, posturas como "o melhor jeito é ler o foca linux" ou "geek que é geek se vira", é um tiro no pé do ponto de vista empresarial, pois com isso se perde uma base de leitores em potencial muito grande.
Fui leitor da Geek e da PCMaster e atualmente sou leitor da Linux Magazine, em todos esses casos que citei, nenhuma delas é formativa, ou os textos são fracos ou são material traduzido.
No caso de textos traduzidos, não que os mesmos sejam ruins, muito pelo contrário, são em geral de alto nível, o problema é que esse tipo de material só um fração muito pequena do leitor aproveita.
Um exemplo: o review sobre a linguagem lua que saiu na Linux Magazine 2, eu gostei muito, mas dúvidas surgiram imediatamente:
Quantos leitores sabem (mesmo) o que é um linguagem interpretada ?
Tipagem dinâmica ? Um binding da lua em C ???
Para quem sabe o mínimo de programação ok, mas a maioria sabe ???
Se eu fosse criar uma revista seria no esquema qualidade total, o leitor é o patrão!

Comentário de Koolosh
não é bem assim.: Bem eu compro a Linux Magazine, e até agora o destino dos cds foi o lixo, não a compro pelos cds e sim pelo conteúdo, os cds é mais pra atrair novatos,

Caro Wolf, vejo que o senhor é um novato mesmo, pois Kurumin não é uma distribuição como dizem por ai, pra mim distribuição é aquela que além de empacotar utiliza seus próprios pacotes compilados (ex: Debian tem seus próprios pacotes, RedHat/Fedora idem, Conectiva idem, SuSe, Mandrake e por vai), ja o Kurumin é apenas uma customização do Knoppix e que por ventura também é uma customização (que não segue os padrões) do Debian, quando se instala um Kurumin por exemplo, como o senhor atualiza seus pacotes? (se bem q o pessoal do Kurumin não recomenda nunca isso, pelos simples fato q vira e mexe da problema) o senhor atualizará usando os repositórios do Debian, sendo assim o seu Kurumin deixa de ser um "Kurumin" pra ser um Debian totalmente torto, pois a equipe não segue os padrões e normas do Debian (o kurumin tem pacotes do stable, testing e unstable), tocando nesse assunto, não vejo problemas em se usar o Debian Sarge, pois será daqui a uns dias o próximo stable, e esta num nível exelente de estabilidade, pior é usar uma mistura de woody/sarge/sid (Kurumin e filhotes), espero que entenda esse sério problema, considero o projeto Kurumin exelente, mas é um projeto (como no início) feito pra apenas ser um live-cd, ótimo para apresentações e suporte rápido. Só para se ter como exemplo, uma faculdade local migrou seus micro para Kurumin, e os próprios funcionários boicotaram, pelo simples motivo, que Kurumin tem tanta segurança quanto a um windows98,
eles descobriram o sudo, e o terminal de root q tem no iniciar do Kurumin, resultado, destruiam o sistema, e o "Linux" ficou com uma terrível má fama, fiquei sabendo dessa história pelo coordenador da faculdade que ainda não sabia dessas falhas, só de conversar com ele eu lhe expliquei.
Comentário de Luc
Gosto é gosto: Hmmm... pois eu achei o Xandros uma bela porcaria.

E teve gente aqui elogiando o CD de joguinhos. Disseram até que combinava com as férias escolares.

Quer dizer, ALGUÉM, EM ALGUM LUGAR deve ter mesmo trocado os super jogos 3D do Windows por aquele CD furreco em que só o Frozen Ball impressiona.

Tem louco pra tudo.
Comentário de Luc
Acho que você está querendo: Acho que você está querendo demais. Livro é uma coisa. Aprofunda-se no assunto. Quanto mais, melhor. Revista é outra coisa. Não dá para abordar ou se aprofundar muito.
Comentário de Kalicrates
Leia com atenção o que escr: Leia com atenção o que escrevi, o livro também deve ser formativo, há livros aos montes que são muito ruins também, alguns (e de programação!) chegam ao ponto de publicar código e quando testamos temos a surpresa de descobrir que não funciona...
E qual o problema de se usar uma revista como meio de formação do cidadão ? Nosso país é precário em muitos aspectos, usar uma revista (intelectual me refiro eu) para educar é um caminho muito interessante.
E veja bem, é uma "exigência" junto a profissionais da área, se eles (não importa a editora) não são capazes de desenvolver um assunto técnico, qual o objetivo dos textos dessas revistas ?
Perfumaria ? Isso não tem sentido ao meu ver.
Basta tomar um assunto e desenvolvê-lo ao longo de várias edições...quer um exemplo ?
O tutorial sobre shell que está sendo publicado na Linux Magazine, o caminho correto é esse, basta criarem mais sequenciais desse tipo.
E restringindo-me ao caso de revistas sobre Linux, ficar publicando "canhão" (texto muito avançado) sem o devido preparo do terreno cria com certeza uma pseudo-imagem de elite, e isso afasta muita gente que gostaria de experimentar uma alternativa ao Windows.
Uma revista formativa seria muito mais interessante, estar no topo do Everest é bom, mas estender a mão ajudando a quem quer subir é muito melhor.
Agora um depoimento pessoal: eu leio material sobre Linux há um certo tempo e acredito que a falência das publicações sobre Linux é justamente a falta de caráter formativo, ou são textos rasteiros (isolados, feitos por outsiders e sem nenhuma aplicação prática) ou são textos muito avançados que servem apenas a alguns afortunados.

Pense no seguinte: para que alguém iria comprar uma revista que publica esse tipo de material se na Internet, nos sites de membros da comunidade podemos encontrar material do mesmo nível ou às vezes melhor e de graça ???
Você compraria ?
O único quase contra-exemplo para tudo o que eu disse é a Linux Magazine, mas ainda falta um caráter formativo para ser uma publicação completa.
Comentário de Kalicrates
Infelizmente eu tenho que con: Infelizmente eu tenho que concordar com a sua observação, não sou mais usuário Windows; mas esse tipo de comentário arrogante não serve para nada. Para conquistar mais usuários devemos fazer juz à palavra comunidade.
Comentário de Anônimo
Que saudades da micro sistemas....: Será que os usuários de hoje não têm capacidade para ler artigos realmente técnicos ?
Se alguém se lembra, a Micro Sistemas tratava de assuntos tanto para iniciantes quanto para os "BlackBelts".
Pena que acabou...
Hoje em dia só vejo receita de bolo nessas revistas "técnicas" ou anúncios...
Vamos pensar gente!
Comentário de Kid-X
NÃO ALIMENTE OS FAN: ___________________________________É isso mesmo bebeto_maya (acho que é o bebeto, pelos "__" nos parágrafos, pelo modo radical-agressivo de escrever e pelo link do zappwm, só pode ser ele)
___________________________________Autorun é coisa de retardado mental, não é? O cara que quer facilidade de uso é considerado retardado.....

NÃO ALIMENTE OS FAN
Comentário de Kid-X
CONCORDO COM O LUC: Concordo com vc Luc!
Mas é o tal negócio: LIBERDADE DE EXPRESSÃO! VIVA O SOFTWARE LIVRE!!!

Entendeu?! ;-)
Comentário de Hermesdsb
não é bem assim: Koolosh
Acredito que o Sudo pode ser habilitado em qualquer distribuição Linux.
Deixar ele habilitado para um usuário é a mesma coisa que dar a senha do root para o usuário final.
Se alguem que vai fazer uma migração neste nível não detem este tipo de conhecimento, no mínimo não chegou nem a ler a documentação do Kurumin que fala sobre este ponto.
Todas estas falhas que você citou é do administrador e não do Linux (afinal o Kurumin é um Linux). Dar a senha do usuário root para os usuários pode destruir qualquer distribuição, seja ela Debian, Suse, Mandrake, Conectiva, Red Hat, Fedora......

"fiquei sabendo dessa história pelo coordenador da faculdade que ainda não sabia dessas falhas, só de conversar com ele eu lhe expliquei."

Acredito que ao explicar para o coordenador da faculdade que isto são falhas, você contribui bastante para deixar o Linux com uma terrível má fama.


Comentário de CWagner
Acho que existe espaço para: Acho que existe espaço para todo tipo de publicação. Da mesma forma, existe espaço pra todo tipo de público, a quem interessa basta saber que tipo melhor satisfaz a sua necessidade.

Por exemplo, se eu compro uma revista e ela não é mostra nada novo, dificilmente comprarei outro número. Assim é com os livros, existem livros informativos e livros educativos. Acho que as pessoas têm capacidade de escolher qual o melhor tipo de publicação para si, e enquanto houver pessoas curiosas ou com necessidade de se aprofundar em algum assunto, técnico ou não, haverá editoras lançando livros formativos, assim como existirão editoras, inclusive as anteriores, lançando livros para preencher estantes.

Também não sou contra as "receitas de bolo", elas já me ajudaram a resolver muitos problemas. Às vezes é muito mais interessante você aproveitar a experiência de alguém do que passar dias ou mesmo semanas para aprender a resolver um problema. Não que eu seja contra estar sempre aprendendo, mas é legal segurar na mão de alguém que já passou por uma barra pra te ajudar a tirar a corda do pescoço.

;P

_____________________________
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Ednei Pacheco
Em defesa do suposto "bebeto_maya"...: Kid-X e demais companheiros,

Uma coisa é querer ter facilidade: temos ótimos gerenciadores de arquivos com inúmeros recursos. Outra coisa é querer "ter papinha na boca": o recurso de autorun cria hábitos terríveis... se foi o bebeto_maya ter dito isso, concordo com ele. E reforçando novamente, apenas acho que ele deveria ter recorrido à termos mais "suaves".

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Kalicrates
Micro Sistemas ? Mon Dieu! N: Micro Sistemas ? Mon Dieu! Não sou o único fóssil vivo por aqui...=D
Sim, era uma revista muito legal, me lembro de ficar horas tentando entender as idéias do transputer e da linguagem Occam!...=)
Outra revista genial era a "Nova Eletrônica" uma publicação italiana traduzida, nessa revista chegaram ao ponto de publicar um curso de análise de circuitos usando Transformada de Laplace!
Eu sinceramente acredito que essas publicações não existem mais devido a um empobrecimento intelectual generalizado da população...=(
Hoje, minhas esperanças voltaram com a Linux Magazine, basta ser mais formativa para ser perfeita.
Comentário de Kalicrates
Boa tarde, : Boa tarde,

Puxa, estamos misturando tudo mesmo...;-)
Sei que você não postou se dirigindo a minha pessoa, mesmo assim vou tomar a liberdade de responder ao seu post.
Formativo engloba é claro um texto bem feito, não importa se é uma "receita de bolo".
Olha, eu fiz um guia elementar sobre gravação de CDs no Linux (perdão pela auto-promoção ok ?), nesse exemplo, devido à camada de abstração com que trabalhamos (modo texto ou frontends gráficos) o texto é um monte de receitas mesmo, explicando com detalhes como interagir com as ferramentas de criação de CDs no Linux.
Mas é formativo, pois eu uso Linux, os exemplos do texto foram praticamente todos testados na prática e acredito que para todos que estiverem começando no Linux vai ajudar um pouco a reduzir o impacto da mudança.
Por outro lado, é lamentável ver textos publicados por autores que simplesmente NÃO usam Linux, e escrevem "tutoriais", isso é uma completa falta de respeito com o leitor. Eu vi isso várias vezes, e sempre me deixava indignado!
Não vou citar o nome das publicações, mas quem tem uma certa experiência em leitura das publicações do mercado, sabem de quem estou falando.
Comentário de adilson
Mais um dinosauro aqui :): Chegando mais um dinossauro :)
Eu só não tenho aqui muitas edições da Micro e da Nova Eletrônica aqui porquê eu tenho o hábitod e doar meus livros técnicos e revistas depois de um certo tempo com exceção do que eu guardo por razões sentimentais ou que tenha a coleção completa como a Revista do Linux.
Mas realmente estas duas revistas ensinaram-me muito. Peguei meu gosto por computação gráfica e jogos lendo os artigos do Renato Degiovani e a Nova Eletrônica, principalmente na parte de áudio, tinha alguns artigos muito bons.

___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de thiago
Revistas: Ow! show seu comentário!
É verdade, essas revistas baratas muntam nas costas dos Softwares Livres. Deveria ser proibido vender cds com SOs Livres em "revistas".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004