Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma amostra do que vem por aí nos desktops livres

clip“O ImprovedSource apresenta um artigo apresentando e demonstrando o que já pode está disponível hoje dos recursos da próxima geração de desktops livres, incluindo itens como sombras e transparências, desktops 3Ds, e vários outros. A infra-estrutura visual dos desktops livres está se preparando para dar um salto de qualidade após uma longa estagnação, e já podemos ver versões iniciais ou preliminares de algumas das novidades que estão sendo preparadas. E ainda há um caminho pela frente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alex-gurgel
Link certo ?: Deve ser um artigo interessante, pena que o link está fora....
Comentário de Emilio
Drivers Proprietarios: 'E uma coisa otima utilizar os recursos da sua placa de video no seu desktop. Pena que todos os drivers com aceleracao do opengl sao proprietarios ou ruins.

A nvidia pelo menos disponibiliza os proprietarios descentes, ja os drivers da ATI sao uma bosta. Mas e se a Nvidia desistir de lancar drivers pra linux? Ja vi muita corporacao fazer esse tipo de besteira...

Ja tinha conhecimento do composite, e ja tinha testado. Achei fantastico. Mas nao adianta nada termos avancos no servidor X se nao tivermos os drivers de video.

Comentário de Luc
Hans Donner: Esse tipo de coisa é muito bonita, mas requer análise com muita reserva. Screenshot é uma coisa. A vida real é outra. Screenshots são sempre muito impressionantes e tal, mas eu odiaria trabalhar com qualquer outra coisa além de um fundo sem imagem, de cor bem discreta e decorações de janelas bem simples. Tomando esse artigo como exemplo, eu não agüentaria trabalhar mais que cinco minutos com esse vermelho lava no fundo. Pelo mesmo raciocínio, ao comprar monitor, sempre descarto todos os que têm muita decoração na moldura, em volta da tela. Esse tipo de coisa desvia muito a atenção do que realmente interessa.

E agora inventaram esse tal de 3D, com um carrossel para a alternância de janelas. Tá, é muito bonito, mas que sentido faz? Ficar girando aquilo que nem baleiro e "pegando" janelas é muito mais demorado que um simples Alt+Tab. Parece mais o tipo de coisa que muita gente vai querer ter para "quando tem visita". Posso até imaginar a cena. A visita chega e o sujeito ativa o carrosselzinho 3D bem depressa:

" - Oi. Tudo bem? Estava aqui, usando meu Linux" (com ar de quem não quer nada).

" - Puxa, que bonito!"

" - É..." (mexendo no carrossel, com ar de quem nem dá muita importância).

Daí a visita vai embora e o sujeito volta a usar janelas do jeito "normal". :-P


Eu só uso Alt+Tab porque ainda não inventaram a telepatia. Troca de janelas tem que ser R
Comentário de Patola
Por outro lado...: O Mac OS X alcançou o sucesso justamente quebrando este "paradigma da inobstrusividade" que você e "especialistas em usabilidade" em geral defendem.

Uma barrinha animada com ícones que aumentam e diminuem, minimização e maximização de janelas animadas e outras coisas que estão bem longe do que você diz. E ainda assim é um ambiente prático.

Talvez seja um ponto a se considerar.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
-: Na época do windows, mesmo com Explorer lá eu ainda ia para o prompt e fazia o que tinha de fazer.
Hoje uso Linux, e quase independentemente da interface (kde ou gnome) eu saio para o shell. Não é por nada, mas o shell é pratico para mim.
Quantas linhas tem esse arquivo ? cat arquivo|wc -l
copiar os arquivos a*.jpg ? cp a*.jpg ...
Segurar CTRL enquanto selecionando arquivos não é lá muito prático. Ter que abrir um arquivo texto num editor que conte linhas também não é muito agradável. Em compensação usar cdrecord,paranoia,mkisofs,... para queimar um CD também não é legal no shell.
Acho que uma mistura dos dois mundos para romper com o paradigma ainda chegará.
Comentário de Patola
Concordo: Modo texto também é muito prático pra mim e não consigo operar algo sem shell (e é o motivo principal pelo qual não consigo usar bem Windows, nem mesmo com cygwin - a falta de integração ao shell dos programas dele é insuportável), e eu colocaria mais: selecionar programas por menus ou mesmo ícones no desktop é a coisa mais trabalhosa que existe. Prefiro usar o applet de "linha de comando no painel" (tem pro gnome e KDE) pra chamar os programas, muito mais prático se sei o nome do executável...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004