13/07/05 0:01 #1282
Quem está acompanhando os bastidores do mundo livre no Brasil, deve estar por dentro da última febre do momento: o protocolo de comunicação instantânea Jabber. Para quem não sabe, Jabber não é um programa de mensagens instantâneas. Ele é um protocolo. Para usá-lo, bastar criar e registrar sua conta Jabber através do GAIM ou Kopete, ambos livres e comuns em várias distribuições. E usando apenas o protocolo Jabber, é possível conversar com contatos da sua lista MSN, ICQ, Yahoo e AIM só com Jabber. Isso mesmo! Só com esse protocolo é possível fazer isso e estar usando em seu micro recursos 100% livre. Para divulgar como se faz isso, fiz essa dica no Viva O Linux. Vamos lá! Ajudem mais esta tecnologia livre crescer!
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Finalmente parece que o pessoal resolveu "descobrir" o Jabber, um protocolo livre, aberto, flexível, que oferece uma alternativa segura e independente de comunicação para empresas e/ou grupos. Mas, como já disse em um outro post anterior, comentando um outro artigo sobre o Jabber, o potencial dele é muito maior que apenas a troca de mensagens. Como a inter-comunicação entre usuários, aplicativos e dispositivos por exemplo... vou ver se escrevo um pouco sobre alguns testes que já fiz e posto aqui no BR-LINUX. É só arrumar um tempinho :-)