Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UOL anuncia discador para Linux

“Sinal de que os provedores estão começando a dar atenção aos usuários de Linux, o UOL está disponibilizando seu discador para este sistema operacional.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Antes disso: Eles já disponibilizaram uma barra para os navegadores mozilla para controlar o acelerador e sempre ensinaram a configurar e-mail e internet em todos os clientes de e-mail e navegador.

A UOL é um exemplo de respeito a diversidade.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Luc
BFFFFRLLLGGHHHFFFBBBRRRLLLFF!!!!: A UOL é um exemplo de respeito a diversidade.

Preciso perder essa mania de comer/beber enquanto leio fóruns...
Comentário de StanStyle
Vou sugerir....: Acho que eles deviam criar um pacote binário estático, ao invés de empacotar para diferentes distribuições (só RPM-based até agora).
Aliás, a título de curiosidade, vários sites do uol rodam em uma variante BSD se não me engano. Alguém poderia confirmar?

Comentário de StanStyle
Adicionando+: De ética, segurança e respeito ao usuário. Sou assinante e "estou feliz" - até parece comercial de maionese :)
Comentário de vmedina
Que eu posso dizer? :P Eu sou: Que eu posso dizer? :P Eu sou assinante e estou feliz mesmo! :)

Mas serio agora, eu sempre usei linux e Mozilla legal com a UOL. Com outros provedores, como ig tinha problemas nas páginas e etc.

Pode descansar que nenhum saco foi machucado para produzir aquele primeiro post. :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
www.netcraft.com: Olhe só:

http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.uol.com.br


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de StanStyle
Corrigindo.: Eu também sou e estou falando a verdade :)
Recomendo.
Comentário de StanStyle
unknown: Eles bloquearam esta informação então... Mas ainda acho que era uma variante BSD... (ou era o Solaris mesmo).
Aqui eles usam Linux: http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=www.charges.com.br
eliot.uol.com.br
Date first seen June 2000 DNS admin root@uol.com.br
Domain Registry nic.br Reverse DNS hunting2.uol.com.br
A folha também usa linux (e eles migram do Solaris):
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=www.folha.com.br
Já no sites.uol.com.br eles ainda usam solaris http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=sites.uol.com.br

Comentário de CWagner
Que sirva de lição para pre: Que sirva de lição para prestadoras de serviços que nos forçam a utilizar produtos de terceiros que não podemos pagar.

Eles que contratem, ou formem pessoal qualificado para prestar assistência a todo tipo de tecnologia disponível.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bebeto_maya
Uma aitude louvável da UOL.: Uma aitude louvável da UOL.É terrível o confinamento tecnológico que obriga todos os consumidores a pensarem como gado e comer do mesmo pasto. . .Nós temos o direito de usar dois neurônios pra usar o computador.O mundo não pode ser só dos embitolados e acomodados...Ou então dos que acham que o computador é só uma ''ferramenta'' assim como os que pensam que papel é só pra escrever e desenhar, não importa que venha de um modelo predatória de desmatamento de florestas!
Comentário de nemesis
legal!: Não que eu vá usar, mas foi uma atitude legal da parte deles...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcelo Ulianov
Bebeto vc é impagável !!! L: Bebeto vc é impagável !!! Limpa com a mão então !!! Mas preservem as florestas !!! KKK
É uma boa idéia da Uol. Aqui no Japão todas as provedoras entregam o cdzinho com o discador pro windows, Mac e Linux.
Comentário de vmedina
Clientes Felizes são a melho: Clientes Felizes são a melhor propaganda!!! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Shark
Já fui assinante do UOL, mas: Já fui assinante do UOL, mas devido a um infeliz momento cancelei minha assinatura e acho que não fiz algo melhor.

Sempre usei o UOL pra conectar na Internet com Linux, até que um belo dia, não sei se por algum problema no servidor deles, o sistema parou de receber os DNS de forma automática. Os dois computadores com Linux que eu tinha (Debian e outro Mandrake) acontecia o mesmo, conectava mas não recebia os DNS. Achei que poderia ser um fato isolado, que logo se normalizaria.

Mas o problema se estendeu por +/- um mês, sem contar que depois que a central, que recebia as conexões mudou aqui da cidade onde moro para pra R.P, direto quando conectava dava falha na autenticação, tinha vezes que era 5 tentativa pra conseguir conectar, e o pessoal do suporte falava que não foi relatado nenhum problema no sistema (e isso acontecia, ou acontece ainda, com várias pessoas aqui da cidade onde moro).

Bem mas voltando ao problema do DNS, liguei pro suporte, informei sobre o problema, mais uma vez o atendente diz que não foi constatado nenhum problema no sistema deles, que poderia ser uma falha no meu hardware (2 modens distintos com falha é muita coincidência, não?). Pedi pra me passarem o DNS do servidor então, que já resolveria meu problema, o atendente mandou esperar na linha. Minutos depois, vem com aquele papo de sempre "Senhor, por favor, vá no menu Iniciar, Painel de Controle..."

Antes que ele terminasse a explicação, disse que não tinha Menu Iniciar , e nem Painel de Controle no sistema. Ele perguntou que versão do Windows estava usando. Disse que não estava usando Windows e sim Linux (já tinha dito isso quando liguei relatando o problema), que só precisava saber o DNS do servidor. Ele disse: "Ah, Linux? Desculpe senhor, infelizmente não damos suporte pra Linux..."

Agradeci, desliguei o telefone, liguei novamente e pedia para cancelar minha assinatura. Mudei para um provedor de minha cidade, que até hoje não me deu nenhum problema. Ah, e na primeira conexão que fiz com esse novo provedor, tava lá bonitim os DNS.

[Esse pode ser um problema em isolado que aconteceu comigo, mas não dava pra ficar usando e pagando por algo que não funcionava de acordo]
Comentário de [arcebispo]
Não vou relatar meu caso com: Não vou relatar meu caso com o UOL para não ficar um texto longo, mas comento da seguinte forma:

1) Não é "louvável" a atitude deles e sim, obrigação. Do contrário, também poderia dizer que é "louvável" da minha parte, fazer sites seguindo os webstandards.

2) Se a parte de tecnologia da UOL mostra algum avanço, tomem cuidado com a parte comercial deles. Tive uma das maiores decepções com um produto/marca exatamente com eles. Posso resumir que "caí numa teia" tecida por eles.

O que vejo de positivo é a conscientização.
Comentário de Tango (Computador Público)
Era isso que eu estava pensando:
1) Não é "louvável" a atitude deles e sim, obrigação. Do contrário, também poderia dizer que é "louvável" da minha parte, fazer sites seguindo os webstandards.


Era exatamente isso que eu estava pensando, Arcebispo. Todos estão muito felizes com a iniciativa e isso é de fato entendível, mas um exame mais a fundo mostra que isso não é filantropia, e sim uma obrigação que eles têm com seus consumidores.

Indo mais longe, o UOL é um provedor PAGO e, ao contrário do iG, iBest, Click21, etc, este fato faz (ou deveria fazer) o consumidor ter um poder incomensuravelmente maior nas decisões de sua linha de atuação. Somente por minha causa duas pessoas cancelaram o UOL depois de instalarem Linux em seus computadores. Temos outro exemplo dois comentário acima. Quantos mais que não foram ditos?

Na minha arrogante opinião, eles demoraram, e MUITO (mesmo que tenham demorado menos que outros). Para mim a diferença será que voltarei a ponderá-los quando na casa de algum cliente que deseje Linux + acesso à iNet.
Comentário de Original
Tá e cade um formato mais abrangente como tar ?: a ideia é boa, porem vale lembrar que linux nao se resume apenas em RPM, fica ai uma critica construtiva

sem mais
Comentário de Original
Esqueci de dizer, : Esqueci de dizer,


vide casos como plugin flash, opera, skype, etc... de softwares que necessariamente nao são livres porem distribuidos de forma muito abrangente
Comentário de hamacker
-: Engraçado, eu tive o mesmo problema que o seu.
Eu tinha certeza do problema ser DNS, porém os macacos treinados do UOL só diziam que não. De tanto ser massacrado pelo atendente, joguei a toalha, desliguei o telefone, mudei o DNS do UOL para o DNS da telefonica e pimba as coisas passaram a funcionar.
Mas a atitude arrogante dos atendentes é incrivel, eles não sabem nada, mas falam como se soubessem. Acho que atender 99% dos usuarios windows deixam eles assim :)
Sem querer desmerecer o trabalho dum discador, por que desenvolver um discador dial-up, o gppp, kppp, wvdial não funcionam ?
Se eles fossem provedores gratuitos até entederia a idéia dum discador, mas provedor pago, basta telefone da cidade mais proxima, usuario e senha e pronto! Esse discador faz algo diferente do que conectar ?
Comentário de hamacker
-: Bem lembrado, aquele negocio do UOLSat/Starone pareceu o céu quando estava comprando, quando caí na real era o fundo do inferno.
Foi o pior serviço e o mais caro que já pagamos. Foi duro ter que cancelar um serviço que já não funcionava, teve que entrar na justiça para não ter que ficar 1 ano pagando por algo que não funciona a uns 4 meses.
Quando ví recomendações da Info sobre o bam-bam-bam da tecnologia deles, tive certeza que foi um bom negócio ter cancelado a Info também.
Comentário de vmedina
Será que não conseguimos elogiar quem nos agrada?: Vocês se enganam em tudo que estão falando.

"1) Não é "louvável" a atitude deles e sim, obrigação. Do contrário, também poderia dizer que é "louvável" da minha parte, fazer sites seguindo os webstandards.

Era exatamente isso que eu estava pensando, Arcebispo. Todos estão muito felizes com a iniciativa e isso é de fato entendível, mas um exame mais a fundo mostra que isso não é filantropia, e sim uma obrigação que eles têm com seus consumidores."


Isso não é verdade, eles podiam fazer como muitos provedores e dizer que o serviço está diposnível só para o sistema windows. Funcionar vai funcionar, mas na sua própria conta e risco, como o velox aqui no RJ.

"Indo mais longe, o UOL é um provedor PAGO e, ao contrário do iG, iBest, Click21, etc, este fato faz (ou deveria fazer) o consumidor ter um poder incomensuravelmente maior nas decisões de sua linha de atuação. Somente por minha causa duas pessoas cancelaram o UOL depois de instalarem Linux em seus computadores. Temos outro exemplo dois comentário acima. Quantos mais que não foram ditos?"

Não sou advogado, mas eu creio que não há distinção entre um e outro. Os dois tem que seguir o Código. Será que você aconselhou certo seus amigos a cancelar o provedor, baseado nessa afirmação de que "ele é pago e que se dane"? Eu uso UOL desde que comecei a usar internet e nunca tive graves problemas com o Linux nele.


"Na minha arrogante opinião, eles demoraram, e MUITO (mesmo que tenham demorado menos que outros). Para mim a diferença será que voltarei a ponderá-los quando na casa de algum cliente que deseje Linux + acesso à iNet."

Realmente, a sua opnião é arrogante e ofensiva. Como sempre, tem uma parcela da comunidade que ao invés de agradecer a preferência, prefere simplesmente dizer "não é mais que sua obrigação".

Sabe, eu não canso de dizer "Você pega mais moscas com mel do que com vinagre!". Será que isso não é claro?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Luc
Bode: Acho que atender 99% dos usuarios windows deixam eles assim

PQP!!! O Windows é culpado até pela incompetência do UOL? Ô, fanatismo!
Comentário de vmedina
Esse realmente é um problema: Esse realmente é um problema da maioria dos distribuidores menos tradicionais. Mas não é nada de proibitivo também, afinal até o OpenOffice.org libera em rpm e a galera que se vire com o Alien.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
Indivíduos x entidades: Sabe, eu não canso de dizer "Você pega mais moscas com mel do que com vinagre!". Será que isso não é claro?

Sabemos que essa abordagem funciona para pessoas, mas funcionará do mesmo jeito para empresas ou corporações?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de vmedina
Só vamos saber se tentarmos.: Afinal, por trás das empresas tem pessoas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Douglas Augusto
Falsa analogia: > 1) Não é "louvável" a atitude deles e sim, obrigação. Do contrário, também poderia dizer que é "louvável" da minha parte, fazer sites seguindo os webstandards.

Esta analogia não é correta. O GNU/Linux não é um padrão internacional de sistema operacional, ao contrário do W3C em relação à programação de páginas da internet. Respeitando-se o W3C o desenvolvedor não estaria focando no GNU/Linux ou família Mozilla, mas tão somente no padrão internacional, que se aplica a qualquer S.O.

Ainda, isto é uma "cortesia", visto que é possível conectar do jeito tradicional (que aliás, eu prefiro), usando-se qualquer cliente "ppp" no GNU/Linux. Não obstante, certamente não há nenhuma cláusula no contrato dizendo sobre a obrigação do provedor em fornecer um discador próprio para qualquer S.O.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Patola
Não sei quanto a empresas comuns: Mas, como no dito popular nos EUA, "Corporações não têm alma" ("Corporations have no soul"). E as empresas e/ou corporações podem agir bem diferentes das pessoas, num "nível mais alto de abstração", assim como um formigueiro age como "um organismo". Nós também somos uma "colônia de células" - e nem assim herdamos o comportamento delas como nos reproduzir por clonagem.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
-: Já viu um usuario perguntando "Entao, na tela diz : 'pressione qualquer tecla para continuar', que tecla eu devo pressionar ? Eu não acho nenhuma *qualquer*'" ? Imagine ouvi perguntas assim o dia inteiro. No final um usuario avançado que poderia ajudar na resolução do problema é tratado como parte do problema.

É como as mãos dum lavrador, elas calejam, aí não vai importar se vai segurar o cabo duma enxada ou as mãos duma princesa.

Agora ninguem pode falar de usuario preguiçoso de windows porque é fanatismo. Voce encontrar *fanatismo* em todo comentário, isso sim é fanatismo.
Comentário de StanStyle
Confirma.: hamacker, desculpa mas vou ter que dizer que você já deveria saber das limitações dessa técnologia. Há vários fatores como latituide, longitude, altitude, posicionamento geográfico, demografia, condições do tempo e etc que interferem nesse serviço, assim como todo o serviço via satélite - ainda mais nesse caso da Starone.
Uma boa pesquisa sempre ajuda antes de comprar ou contratar algo. Existem milhares de referências por ai.
Acho que você deve ter feito o mesmo para usar o GNU/Linux, certo? Ou foi na base do "chute"?
"Ainda, isto é uma "cortesia", visto que é possível conectar do jeito tradicional (que aliás, eu prefiro), usando-se qualquer cliente "ppp" no GNU/Linux. Não obstante, certamente não há nenhuma cláusula no contrato dizendo sobre a obrigação do provedor em fornecer um discador próprio para qualquer S.O."
Perfeito Douglas. Inclusive eu pessoalmente acho o Kppp muito mais fácil de configurar que o próprio gerenciador de conexões do Wind%&*. Se o pessoal têm problemas para configurar uma conexão dial-up, imagine com o resto. Por isso os provedores desenvolverão estes discadores.

Comentário de StanStyle
Nunca tive este problema.: Quando for assim, diga logo de início que quer falar com o suporte técnico e, se possível, o responsável do nível.
Pergunte assim: Minha conexão não está conseguindo estabelecer um DNS, provavelmente um problema no servidor da minha cidade (o UOL usa servidores tercerizados em várias regiões). Você poderia me passar o número?
Se ele falar clique em iniciar você diz; Sou usuário avançado, e técnico, não preciso de instruções de como proceder, só preciso do DNS.
Pronto.
Comentário de Luc
A verdadeira maionese: Eu já fui assinante do UOL e agüentei por algum tempo situações calamitosas com o atendimento deles. O negócio deles é atender mal um mundaréu de gente da forma mais "fast food" possível, porque é também a mais barata e lucrativa. Não há vantagem econômica em pagar mais e melhores atendentes para atender uma meia dúzia (estatisticamente falando) de chatos que ficam inventando moda com sistemas operacionais esquisitos que ninguém mais usa e não se tocam que bastava usar Windows, que é usado em mais de 90 por cento dos desktops, "prova irrefutável de que é o melhor sistema que existe".

O UOL atende mal porque quer, o Windows não tem nada a ver com isso, você viajou na maionese. Daqui a pouco vão querer culpar o Windows até pela seca do nordeste.
Comentário de hamacker
-: Voce acha que não se tenta isso ?
Ou eles passam para o atendente ao lado (como acabam fazendo o telemarketing quando voce precisa falar com o gerente) ou o cara sabe lhufas de catipiriba e só vai fazer voce perder tempo.
Comentário de hamacker
-: Falar dos usuarios windows não é ofender o Windows, o Windows não tem culpa dos usuarios que possui, ou tem?

Sobre o que voce diz :"não se tocam que bastava usar Windows, que é usado em mais de 90 por cento dos desktops, "prova irrefutável de que é o melhor sistema que existe"." - me veio na mente aquele ditado criado na linux-br - "não é porque milhares de moscas comem mer** que voce vai comer também" (algo parecido).

Se toca, Luc, voce não lê os comentários direito e sai vomitando palavras e vê se pára de ficar ofendido quando se toca no nome Windows. Ficar melindroso é pior do que trollar.
Comentário de hamacker
-: Cara se fosse apenas isso, tava bom. Eu não ligava muito para a velocidade, pois todos usavam conexao discada compartilhada.

O problema era serviço indisponivel a maior parte do tempo e falta de suporte. Não sei se em outros locais aquele negocio funcionava, mas aqui tava muito ruim. Acho que por optarmos sermos um dos primeiros a usar o serviço acabamos servindo de cobaia.
Comentário de StanStyle
De novo, nunca aconteceu isso comigo.: Só pra lembrar, o telefonema é gravado, se um atendente te destratar você tem como reclamar.
Comentário de StanStyle
Outros meios...: Não sei aonde você vive, mas se você precisar - e valer o investimento- uma conexão via rádio é bem melhor! (Infelizmente não possuo o suporte na minha cidade).
A única esperança que me resta é o WiMax ou via cabo elétrico, mas isso ainda vai demorar mmmuito por aqui...
Comentário de Luc
Técnicas de análise e interpretação de texto (vol. 2): Eu tenho muita curiosidade sobre que outra explicação você teria para eu ter posto "prova irrefutável de que é o melhor sistema que existe" entre aspas. Por quê, hein? Qual seria sua teoria? Nem passou pela sua cabeça que eu estava sendo sarcástico e CITANDO o que muita gente diz, não é? Você deve ter achado que eu só pus aquelas aspas lá pra servir de enfeite, pra ficar mais bonitinho, né?

Eu tô falando grego mesmo...
Comentário de hamacker
-: Eles nao vao lhe destratar, eles vão te enrolar :-)

Comentário de Kid-X
Nenhum provedor presta. A Internet deverá ser livre também.: Não querendo ser pessimista, mas tenho que adimitir que nenhum provedor de internet presta.
No caso de banda-larga, você deve assinar o provedor mais barato, já que é só para ter acesso à internet mesmo. É uma exploração ao consumidor esses Speedy, Velox obrigarem o consumidor a escolher um desnecessário e caro provedor de internet só para ter autenticação. Quanta exploração!!!
Sem falar que o "dono" da Internet é o ICANN, que está vinculado ao governo dos EUA. E graças à internet, o Software Livre tem a força que tem hoje.

Um dia, a internet será livre também, assim como o software já é.
Comentário de hamacker
-: E voce fala com o provedor e ele diz que repassa 90% para a dona (telefonica, embratel,...), alguns chegam a dizer que apenas repassam o valor para não perder o cliente.

Só um adendo, a internet é livre do ponto de vista conceitual, na minha opnião ela é mais liberalista (algo como libertinagem) do que liberdade, mas enfim, se o ICANN não a administrasse então seria outrem. Se fosse controlado pelas naçoes unidas como querem alguns, quem voce acha que manda nas naçoes unidas, alias até paga as contas dela ? (retórica) Fica na mesma ou até pior.

Comentário de Leidson Campos
Re: Já fui assinante do UOL, mas: Kra,

Já tive esse mesmo problema que tava tudo configurado e de repente parou de funcionar o UOL. No meu caso o servidor central que conectava, continuava conectando e acessava as páginas normalmente mas as outras máquinas Windows não acessavam mais, passei 2 anos usando e de repente parou de funcionar as windows "do nada".

Putz eu acho que eles devem ter feito alguma coisa lá no servidor deles que zoou a configuração que eu havia feito named (servico de DNS) do linux ...depois de um tempo resolvi analisar e configurei o named de tal forma que voltou a funcionar e agora tá tudo okz.


Um abraço,


Leidson Campos
PlanetaMessenger.org

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004