Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Reaproveitando módulos de memória defeituosos

“Uma maneira de aproveitar aqueles módulos de memória considerados já para descartar. Vale a pena dar uma tentada, economia e mais memória.... 'Normalmente, estes módulos de memória precisariam ser descartados, mas é possível aproveita-los no Linux usando o BadRAM, um patch para o Kernel, que permite especificar determinados endereços, que são marcados como endereços reservados para uso do Kernel e por isso mantidos vagos, sem serem usados pelos aplicativos. É uma abordagem simples, mas que funciona muito bem.' Por Carlos E. Morimoto Olha que já joguei alguns... e doeu.. no bolso...

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de UNTITLED
Pesquisa patrocinada pelo Tio Patinhas...: Vai ser pão duro assim na china (Taiwan)... :P
Comentário de Morvan
Depende da: ... perspectiva, UNTITLED. Esteja atento para alguém visualizar, onde você só enxerga avareza, algo como CRIATIVIDADE. Ou poderia se chamar de VERSATILIDADE?
Comentário de FatTux
E a confiabilidade?: Não quero taxar ninguém de avarento, mas eu pessoalmente não confiaria num módulo de memória com páginas falhas. Afinal, se esse defeito aconteceu, ou foi um problema de fabricação ou de manuseio (descarga eletrostática). Em qualquer caso, podem (e devem) haver outras páginas dentro do módulo esperando a vez de pifar.

Em princípio eu só aceitaria esse tipo de truque numa emergência extrema, mas dado o trabalho (e tempo) de dar patch no kernel, compilar, etc, é menos prejuízo abrir a carteira e comprar logo outro módulo.
Comentário de Morvan
Concordo,: ... FatTux. Mas o artigo parece evidenciar a versatilidade e a criatividade do pessoal do SL, não sendo em nenhum momento aventado ser esta uma solução corriqueira. Evidente que não se vai utilizar esta tecnologia ou algoritmo em um Servidor, por exemplo. Penso até que os fabricantes de memórias, ao ver que há soluções pontuais para pequenos defeitos em seus módulos, podem pensar mais seriamente na fabricação com mais rigor na amostragem, pois um pequeno flip-flop pode lhe dar mais demanda, mas pode também queimar o seu nome. Isto explica porque as memórias de renome dão menos problemas que as zing-ling. Acho que a grande virtude do estudo, além da questão puramente técnica, é mostrar como o pessoal do SL é engenhoso.
Comentário de Roberto
Este truqe seria mais para us: Este truqe seria mais para uso em estações de trabalho, terminais de acesso, coisas sem tanta importancia.

Sem dúvida, mascarar os endereços defeituosos com o Badram é muito mais confiável do que simplesmente continuar usando o micro apesar dos endereços defeituosos...


Comentário de Marcelo Vivan Borro
Que tal uma máquina com mem: Que tal uma máquina com memória PC100 (ou pior ainda, EDO), que você está tentando reaproveitar para funcionar como um gateway de uma rede para 5 micros?
A dificuldade (e custo) em se encontrar tal tipo de memória é muito maior do que aplicar um patch no kernel.
A idéia é válida e bem útil não? ;-)

Marcelo Vivan Borro
Comentário de StanStyle
Ou uma DDR: Ou uma DDR 400 que só funciona em 333 e vive "dando pau" a cada 3 minutos :)
Perdi meu módulo de 256... Fazer o que, fui comprar genérico, me ferrei.
O próximo também tem que ser um OCz! Pena que vou ter que *vender meu rim pra comprar o par ;)
Aliás não tinha alguém vendendo um por ai?

*É no sentido figurado (brincadeira).
Comentário de UNTITLED
Fala sério...: Seja em uma estação de trabalho, seja em um servidor de produção... essa estória de reaproveitar memória bixada é furada... Uns 50% de paus do windows se devem a hardware xing-ling (alguem conhece uma tal de PCChips ?)... No final, se for usada essa "tecnologia", quando aparecer um "oooops....", "signal 11", "segmentation fault", "Bus errors", aqui e acolá vão dizer q o linux trava mais q windows...

Think about...


PS.: pra falar a verdade, acho que isso é invenção da Microsoft, cuidado quando for usar, vc poderá estar usando a "IP" deles...
Comentário de Roberto
Imagino que para alguem que v: Imagino que para alguem que vive do dinheiro dos pais como você, deve ser difícil entender o valor que muitas pessoas dão ao dinheiro.

Afinal, se o pente de memoria está com endereços defeituosos, é só pedir pro papai comprar outro né? Mais facil que ficar instalando patch no Kernel.

Vê se vai trabalhar.
Comentário de CarlosR
Opa, nessa crise qqer coisa vale!: Na situação que eu tô, seria utilíssimo! Tiro meu dual-boot, esqueço os joguindos do windão por um tempo e bola pra frente, até arranjar dindim para um módulo novo... Cada caso é um caso, e vice-versa :P
Comentário de damarinho
Pre-condicional: (*_*)
""
Este é um o grande problema. Como não existe como reparar defeitos nos módulos de memória, os módulos defeituosos precisam ser descartados. Muitos chips já nascem com defeitos (nenhum processo de fabricação é perfeito) e são geralmente descartados durante a produção. Outros são danificados por estática, picos de tensão ou defeitos na fonte ou reguladores de tensão da placa mãe.

Os danos nem sempre são imediatos, as descargas geralmente não destroem os filamentos dos circuitos, mas apenas causam o aparecimento de falhas microscópicas, que vão aumentando com o tempo até finalmente romper e inutilizar o componente. Este processo pode demorar meses ou até anos, mas de qualquer forma abrevia sua vida útil.
"" ----------------------

1 - Há condicionamenos requeridos para uso de qualquer sistema (hardware ou software). Há 3 qualificações de computadores, quanto ao porte: micro (mini), midi, macro (mainframes). Cada um requer seus cuidados na frabricação (testes exaustivos) - instalação (testes de ambientes) e manutenção periódica ou tempestiva.

1a) Fabricação - Toda indústria usa teste de qualidade e expurgo (estes , que deveriam ser incinerados, recebem fuga para terceiros, que revendem em "feiras do Paraguai".

1b) Instalação - Pré-Requisitos
o - fio terraa com haste de cobre

o - Não usar lâmpadas fluorescentes próximas ao equipamento, sensível a suas ondas. É contra-indicada para usar próximas a humanos.

o - testes da rede elétrica

o - Longe de ambientes com máquinas, como fornos elétricos na vizinhança

o - Uso da natureza para testes de eletrostática e sua eliminação
. Colocar cristais de rocha ou quartzo fumê sobre a CPU e sobre o monitor (principalmente)
. Teste, temporizado, com pêndulo de cristal (se houver oscilação há necessidade de observação do ambiente)

o - Refrigeração. Não suportar temperatura acima de 50 gráus em mini e acima de 15 em midi e macros computadores. Uso testado de coolers.

o - Uso qualificado de estabilizador de tensão e no-break com um segundo fio-terra (fio de cobre mergulhado em vazilha com água).

0 - Pentes de memória - Quando há falhas, após anos de uso, frixionar os contatos com uma borracha e reutilizar.

1.c) SOFTWARE - No uso executivo de programas, requer não interromper o clico de memória com intervenção de Mouse ou Teclado. Alguns programas fazem seus bloqeuios, inibindo ação do operador. O MS-Windows foi vítima desta não inibição, que provocava a maioria das inoperâncias e break-on.

1.d) Outros
o - Evitar Re-boot, quando o LED vermelho estiver ainda aceso.

o - Ao ligar o no-break e Monitor, esperar alguns segundos antes de ligar a CPU.

o - usar cooler no HD
o - usar anti-impactante de borracha ou de isopor, sob a CPU.
o - desligar o HD (segundos) se não estiver em uso (hdparm ...)
0 - No-break e estabilizadors não devem estar próximos a CPU.
o - Quando possível, informar-se sobre tempestades solares e estelares e épocs de raios e tempestades, - e não ligar a CPU neste período.

2 - ** Após 10 anos de uso pessoal de computadores (micro), NENHUM precisou de oficinas especializadas. **

3 - Muitos SO-Linux vem com teste de memória, na instalaçao, com opção de uso. Alguns computadores já incluem, no boot - MENU, opção para o
teste de memória.

4 - Com o futuro-próximo de substituir silício por circuitos com ouro e quartzo - tudo isto ficará para a passado histórico.


(a) Damarinho
http://geocities.yahoo.com.br/omlinux



Comentário de FatTux
Não vamos generalizar...: Já que o papo tá bom, dou de novo um pitaco:

1) O problema de dar "patch" no kernel é a dificuldade de manutenção, cada vez que se precisa atualizar o kernel tem que fazer tudo de novo, e não dá pra usar as atualizações oficiais da distro. Dependendo da aplicação não é uma boa idéia deixar o sistema desatualizado (o que significa quase sempre). Perde-se tempo demais mantendo o sistema atualizado!

2) Tudo é uma questão de perspectiva: para mim, pessoalmente, não topo essa idéia de reciclar memórias. Alguém deu um exemplo interessante (fazer um pequeno router/firewall doméstico) que não tendo que ser 24x7 e não requerendo muita atualização, eu até poderia aceitar. Mas se começasse a travar, bica nele!

3) Sei que a crítica não foi dirigida a mim, mas vou assim mesmo contar uma história: nos meus tempos de estudante eu era tão "duro" que era obrigado a fazer "milagres" com peças velhas para conseguir ter um computador (PCXT) em casa. Reciclar os pentes com o BadRAM são um conto de fadas perto do que eu já tive que fazer:

- Desmontar duas fontes queimadas para fazer uma que funcionava
- Transformar uma TV P&B valvulada em monitor CGA
- Meu primeiro HD era de 10MB(*) cheio de bad-blocks (vc leu certo, 10 MEGABYTES!) e eu tinha que formatá-lo freqüentemente
- Meu primeiro drive de floppy era um 5 1/4 que eu tive que consertar
- etc...

Então eu entendo quando alguém gasta algumas horas a mais da vida remendando hardware bichado para fazer economia, porque eu passei por isso, e muito!

Não tenho saudade nenhuma desse tempo...

[]s a todos.

(*)PS: eu editei o post, quem leu 5 MB me desculpe, falha minha...
Comentário de Manoel Pinho
OCz: Não precisa comprar uma OCz. As Kingston são muito boas também, fáceis de encontrar nas boas casas do ramo e não tão mais caras do que as "genéricas".

Fujam da SpeckTek (aquela cujo símbolo é um "S" parecido com o do Super man)... Eu aprendi essa lição depois de jogar fora algumas delas.

Mas até hoje eu sou meio desconfiado de comprar pentes de memória de grande capacidade. Se vou montar um micro com 1Gb e não vai ter grande probabilidade de aumento de memória, compro um par deles (mesmo em sistemas que não tem dual channel) para reduzir o prejuízo em caso de perda de um dos módulos de memória.
Comentário de UNTITLED
num sabe nada :D: Esse cara não sabe nada... viva no mundo real... eu moro sozinho... e trabalho pra me sustentar... e adivinha ? dou suporte técnico e faço manutenção... meus clientes iriam adorar se eu colocasse um módulo de memória f*dida no servidor deles e dissesse: "Olha... reaproveitei a memória... pode ser que daqui a pouco o servidor pare quando o kernel resolver não mais fazer cache em ram e usar o espaço para algo útil... mas vcs não irão ligar... irão ?"
Comentário de ferdam
O que é isso companheiro ?: o - Uso da natureza para testes de eletrostática e sua eliminação
. Colocar cristais de rocha ou quartzo fumê sobre a CPU e sobre o monitor (principalmente)
. Teste, temporizado, com pêndulo de cristal (se houver oscilação há necessidade de observação do ambiente)

De onde voce tirou isso ? Isso é exoterismo. Onde esta a explicacao fisica para este fenomeno ?

o - Uso qualificado de estabilizador de tensão e no-break com um segundo fio-terra (fio de cobre mergulhado em vazilha com água).

Fio de cobre merguhado na agua ? Vareta de cobre ? Ligada onde ?
Isso é o mesmo que nada, inocuo e pior, extremamente perigoso.

Senhores,
frequentemente vejo solucoes mirabolantes para aterramento, o chamado "fio terra".
Se nao tiverem o "terra verdadeiro", certificado, nao inventem.
É infinitamente melhor nao ter aterramento a ter um terra falso.
Pense nisso : nao é seu equipamento que corre riscos, é a sua vida e das pessoas que estao proximas (nao é preciso estar tao proxima, quanto parece).

Abraços,
Fernando
Comentário de damarinho
Física - Metafísica - Cosmologia: (*_*) Fernando

1 - Entre muitas citações que poderia expor, além conhecimento cosmogônico dos Yogues (Laya-yoga : ensinamento - Raja-Yoga : conhecimento e Jnana-Yoga : sabedoria ) - posso citar evoluções mais recentes com pesquisadors:

- Barbara Ann Brenan - curadora praticante, psicoterapeuta e cientista, foi pesquisadora da NASA, depois de completar seu Mestrao em Física Atmosférica na Universidade de Wisconsin. Nos últimos 15 anos, vem estudando o campo da energia humana, envolvendo-se em projetos sobre o assunto. Estudou terapia bioenergética no Instituto de Psycological Syntesis,na Communicity of the Whole Person, e aprofundou-se em enregia do núcleo do Institute for the New Age. A autora tem organizado seminários sobre esses assuntos no Canadá, na Europa e nos Estados Unidos, onde dirige uma clína particular na cidade de Nova York.
(Opus : Mãos de Luz - da autora - Editora Pensamento)

Há um profundo hiato entre o Oriente e Ocidente.
Ensinamentos esotéricos (com s) são aqueles que Não podem ser revelados, pois deve-se acompanhar a ciência para publicá-los e induzir a outros caminhos de pesquisa.
Esoterismo: Nos textos védicos hidus, os teosofistas, rozacruzes, o povo da Medicina Americana Nativa, os budistas tibetanos e indianos, a Sra. Blavatsky e Rudolph Steiner - descrevem pormenorizadamente o campo da cibernética, energias na natureza e no cosmo (prana).
Estudos científicos modernos adicionaram algumas observações num nível físico e concreto.
A eletricidade, fissura do átomo e raio-laser - é um brinquedo comparado com aquela energia (raio) que destruiu a Atlântida.
Os humanos não estão, moralmente, capacitados para usar aquele raio.

2 - As mirabolâncias podem ser testadas com instrumentais próprios e verificar seus efeitos. Os 'engenheiros' do assunto recomendam que
a haste de cobre deve ser enterrada em local húmido. Efeito menor é com o fio-cobre mergulhado em água.

(a) //Damarinho





Comentário de ferdam
Damarinho, : Damarinho,

continua sendo esoterismo (tem razao, com S).
Nao tem explicacao na Fisica.
Porem, o cristal, seja ele fume ou translucido, nao incomoda, nao traz prejuizos. É ate um enfeite bonito.
Mas essa do fio de cobre, esse voce ainda vai ter que prestar contas, o dia que um raio, aquele que nós Humanos, Ocidentais ou nao, conhecemos tao bem fritar alguns.

Para esses casos eu recomendo um Crucifixo.

Abraços,
Fernando
Comentário de Marcelo Aires Caetano
fala sério, isso é ótimo!: que isso gente, vcs tão viajando na maionese, vcs sabem como funciona o sistema páginado da familia x86 32 bits? sabem oq acontece com uma memória estragada? uma memória estragada de 256mb onde por estática a gente destroi 200kb somos obrigados a jogar a memória TODA fora, eu mesmo ja pensei em fazer um sistema de patch pra kernel pra bloquear os endereços estragados da memória, isso não é como hd que se alastra, simplesmente não se usa e cabou, pois o sistema de paginação de memória de um pc x86 simplesmente a gente pagina oq quisermos se quisermos usar só metade da memória(falando a nível de kernel) o resto do sistema nem fica sabendo e nem cai o desempenho do sistema em relação a parte da memória que está sendo ignorada(cai pq diminui a memória mas não por bloquear a memória) então quando a gente isola míseros 200kbytes de uma memória de 256mb estamos fazendo um favor ao nosso bolso levando em consideração que a memória soh vai ficar pior do que ja está se houver mais estática ou por decaimento natural do módulo,
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004