Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Rumores de nova distribuição corporativa da Mandriva, Progeny e TurboLinux - baseada no Debian Sarge

O eWeek e o LWN mencionam rumores não confirmados sobre uma futura nova distribuição corporativa de Linux baseada no Debian Sarge que estaria sendo planejada pela Mandriva, Progeny e TurboLinux. O lançamento seria anunciado em agosto, e o produto teria intenção de competir com os similares da categoria 'enterprise' mantidos por Red Hat e Novell. Consta que a distribuição será baseada nos pacotes em formato DEB, mas terá suporte a pacotes RPM para manter a compatibilidade e reduzir a resistência de administradores de sistemas acostumados a este padrão e às ferramentas associadas. Além disto, o artigo da eWeek cita um fonte afirmando que uma das características distintivas do novo produto será a existência de um front-end baseado na web para administração de serviços. Outras distribuições (como a Xandros) estariam sendo convidadas a se juntar ao esforço.

Embora não haja nenhuma confirmação até o momento, o contexto é compatível com os planos do LCC (iniciativa centrada no padrão LSB 2.0 e que une as mesmas empresas mencionadas acima), já mencionado previamente no BR-Linux, e com recentes manifestações de interesse nas técnicas de empacotamento DEB por parte de desenvolvedores da Mandriva. O fundador da Progeny (e do projeto Debian), Ian Murdock, recusou-se a confirmar ou negar a história, mas comentou que este plano, como descrito "faz muito sentido, não faz?" Mandriva e Turbolinux não responderam ao convite da eWeek para se manifestarem. Vamos aguardar!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de um anonimo
esse esquema de um monte de d: esse esquema de um monte de distros se unirem não funfa mto bem, quem lembra da unitedlinux que tinha tudo pra dar certo mas não deu.
E a mandriva ja tem sua distro enterprise que é baseada no mandrake 10.0

http://www.mandriva.com/business/corporate-server
http://www.mandriva.com/business/corporate-desktop

e tem mais a mandriva comprou a conectiva e a lycoris, não faz muito sentido ela se unir a outras empresas, ela é mais do tipo que compra a empresa

mas agora é só esperar pra ver no que isto vai acabar.
Comentário de Xtian Xultz
Nome: Tenho ateh medo de pensar no nome que vao escolher para esta distro... :D
Mas estou feliz com a noticia, espero que as distros comecem a se tornar mais compativeis entre si.
Comentário de Paulo Zambon
Salada?: Hum... sempre pensei nisto, misturar pacotes .deb e .rpm em uma única distro. Como será que funciona? Funciona...?
Comentário de dermeister
Re: Nome: Tenho ateh medo de pensar no nome que vao escolher para esta distro... :D

Mandriva + Progeny + TurboLinux + Debian Sarge = Manprotudesa :)



Comentário de SS_Sputnik
Atupackage: Com certeza a solução de pacotes no futuro será o autopackage. Tenho instalado alguns programas com ele e é realmente surpreendente. Deixa qualquer usuário Windows sem ter o que falar mesmo!
Comentário de pedala, pedala
''O lançamento seria anuncia: ''O lançamento seria anunciado em agosto,''

pra essa união dar certo em tão pouco tempo eles vao ter que pedalar muito

pedala progeny
samba mandriva

Comentário de Peter Parker Is No Logged
Off-Topic: Ae, me moderem pra não aparecer!
Mas esse comentário foi mto massa! Hahahahahahaha!
Comentário de Xtian Xultz
Pegar a primeira silaba de ca: Pegar a primeira silaba de cada nome nao tem graca.
Eu acho que fica mais criativo Mangerboian
Comentário de Alessandro Binhara
Será que o Maçan esta certo ??: em 1999 o Maçan veio em curitba e deu uma palestras aqui e disse que "no final das contas so iria restar o Debian!. " será que a profecia irá se concretizar?

Parece que o caminho ja esta aberto para isso .
Comentário de Guilherme Steilein
Smart: Isso explica o desenvolvimento do Smart, a habilidade de gerenciar qualquer tipo de formado.

Se eles souberem cooperar pode até sair um grande sistema.
Comentário de jarbelix
Mandriva's Future May Be Debian: Mais links sobre o assunto:

* http://www.linuxplanet.com/linuxplanet/newss/5900/1/
* http://www.i-consultores.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2730
* http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2005-06-23-011-26-OP-DB-MD


Comentário de dtiziani
Pois é, bela porcaria que é: Pois é, bela porcaria que é o autopackage, vai deixar todos os usuários windows felizes!

Você tem ideia do retrocesso que o autopackage é? Eu até cheguei a experimentar aqui, mas o conceito todo dele está errado. Se sobrepor ao esquema de organização de pacotes da distribuição, pra mim, é retrocesso.
Comentário de Luc
Eterno: Vaso ruim não quebra.
Comentário de AntiLuc
Oh, não!: Quer dizer que vamos ter que te agüentar pela eternidade?
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Sobrepor ?: Engraçado, este sobrepor seu se refere a que?

Aqui no meu ubuntu ele se integrou ao esquema de pacotes DEB.

Comentário de Anônimo
O Autopackage parece bom!: Mas não entendi isso na FAQ?
--------------------------------------------
Can I use autopackage for my new distro?

No, autopackage is not a tool for building distributions. It's a tool for 3rd party software developers to produce packages for their website that any Linux user can use.

--------------------------------------------

Ora, por que não serviria como formato de pacote padrão para uma distro, pelo menos quando estiver mais desenvolvido (parece que há um problema com C++)?

De qualquer forma, se eles compatibilizarem o autopackage com os formatos nativos das distros como estão prometendo e ajeitarem o problema do C++ (eles ou o pessoal do gcc), e supondo que o autopackage funcione como parece, será um grande salto para o gerenciamento de pacotes no mundo linux. Ou seja, nada de um desenvolvedor liberar varios rpms dependentes de distro e mais .deb, .tgz, etc. O cara faz o autopackage e pronto. Além disso, CDs com pacotes linux teriam menos chance de dar problemas com distro A, B ou C, já que o autopackage resolveria o problema.
Comentário de Douglas Augusto
> Ora, por que não serviria: > Ora, por que não serviria como formato de pacote padrão para uma distro, pelo menos quando estiver mais desenvolvido (parece que há um problema com C++)?

O problema que eles estão enfrentando é devido à perda de compatibilidade binária (ABI) entre o GCC-3.2/3.3 e o GCC-3.4. Não é um problema do C++ e, estritamente falando, não é também um problema do GCC, visto que não é garantido compatibilidade binária em versões diferentes.

Segundo o comunicado o problema maior é para desenvolvedores que pretendem usar a biblioteca Qt para criar uma interface gráfica para o autopackage. Em outras palavras, não seria essa incompatibilidade binária o motivo de um suposto atraso do desenvolvimento do autopackage.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de SS_Sputnik
Conectiva pioneira.: ...enquanto isso nós Tupiniquins desprezamos o que é nosso(ou foi). Poucos dão valor à Conectiva que deu início a isso tudo portando o APT para RPM e posteriormente iniciando o projeto do Smart.
Comentário de Ananias
Quando será?: Quando será que a ex-Conectiva vai declarar oficialmente que ela deixou de ser uma empresa de Software, e passou a ser uma empresa de Press-releases?

Alguém lembra de quando foi o último lançamento da ex-Conectiva? Eu só consigo lembrar de notícias como essa.


obs.: antes que algum dos desprovidos de bom-senso recite uma lsita de últimos lançamentos da ex-Conectiva, aviso: eu sei que a ex-Conectiva têm lançado suas distribuições. A questão, caros desprovidos de bom-senso, é que os press-releases têm ficado cada vez mais importantes do que o software em sim. (Como seria bom o mundo se explicações como essa não fossem necessárias...)
Comentário de brandizzi
Lamentável por um lado...: ...mas positivo por outro. A Conectiva estava muito mal das pernas, fico feliz pela fusão que tanto a salvou (de certo modo) quanto fortaleceu a MandrakeSoft.

Por outro lado... Não uso nem Conectiva nem Mandrake (nem Mandriva), mas sinto sua dor sobre este tópico ainda assim. Eu sou debiano de carteirinha (vaso ruim é a *&$#% que %&*#@, Luc[1]), mas sinto uma facada no coração cada vez que alguém na comunidade da espiral ataca gratuitamente distros como estas, Red Hat ou SuSE... A Conectiva, por seu lado, é uma perda ainda mais cruenta... Mas, como eu disse, dos males o menor :)


[1] Hehe... Nâo deu para não complementar com esta piada :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de LION
Vou ser sincero que não me c: Vou ser sincero que não me causa surpresa... me causou a quase um ano atrás quando um diretor da Conectiva falou sobre essa possibilidade falando das vantagens de se renovar o Contrato deles (Debian, TurboLinux , Conectiva e Mandrake [na época]) formando uma distro pra competir com a RH e Novell)... Mas como passou tanto tempo achei que era algo já adormecido...
Já pensou uma distro com pacotes DEB, RPM, SMART, YAST! Putz!!!

Agora em relação a briga por parte de alguns sobre DEB e RPM eu digo: Porque não os dois???
Acho até muito válido uma distro que vc possa instalar qualquer tipo de pacote...
Comentário de Luc
[1]: Piada??!! Se isso era pra ser piada, precisa melhorar muito.

Veja a resposta do "AntiLuc". Aquilo sim, é uma piada. Observe o mote, a verve, a acidez da crítica social mordaz que é sutilmente introduzida no contexto.

Não desista. Você chega lá.
Comentário de Carlos R Sarti
Pacotes debian: Deveria possuir mais pacotes no formato deb sem precisar de pkgwrite, alien, conversores, etc. pois é mais fácil para qualquer leigo instalar um programa já no formato .deb Quando pesquisamos pacotes para baixar, estão na maioria rpm, tar.gz etc, que não são aceitos diretamente pelas distros debian. Quando encontro deb, apenas clino no arquivo o mesmo já abre na janela de pacotes e basta clicar em instalar para que o mesmo já faça parte da minha distro. Mesmo na página debian.org é dificil encontrar os debs. Sugiro uma mudanca para este tipo de instaladores de novos programas para facilitar a utilizacao de vários usuários novos e crescimento do linux para leigos desse excelente sistema operacional.
Comentário de Psicoppardo
nome pode ser tbm: mandebian turbo pro!!!!!

fica até mais legal né ñ!hummmmmm!!!!

mas não importa, o importante é que seja legal e que o projeto tome rumo. Acho que a tendência das principais distribuições e se unirem, é um caminho comum, quanto mais focados forem aguns projetos melhor será para o usuário final, nosso maior interesse, acredito que futuramente outras distros serão incorporadas, acredito ainda que futuramente a própria knoppix faça uma proposta ao nosso querido Marimoto, para criar um padrão do Kinoppix no Brasil, ou não (como diria Caetano!). ;)

A opinião de todas as distros é mesma, apesar que digão o contrário, provar que é possível se fazer um SO, melhor e tão fácil de usar quanto o lider de mercado. Só espero que perante esse objetivo eles não esqueçam de mater a velha e boa estabilidade das plataformas Unix, Linux e Solares. No demais tudo que vier para o bem do opensource, será bem recibo com palmas.

valeu!

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004