O
eWeek e o
LWN mencionam rumores não confirmados sobre uma futura nova distribuição corporativa de Linux baseada no Debian Sarge que estaria sendo planejada pela Mandriva, Progeny e TurboLinux. O lançamento seria anunciado em agosto, e o produto teria intenção de competir com os similares da categoria 'enterprise' mantidos por Red Hat e Novell. Consta que a distribuição será baseada nos pacotes em formato DEB, mas terá suporte a pacotes RPM para manter a compatibilidade e reduzir a resistência de administradores de sistemas acostumados a este padrão e às ferramentas associadas. Além disto, o artigo da eWeek cita um fonte afirmando que uma das características distintivas do novo produto será a existência de um front-end baseado na web para administração de serviços. Outras distribuições (como a Xandros) estariam sendo convidadas a se juntar ao esforço.
Embora não haja nenhuma confirmação até o momento, o contexto é compatível com os planos do LCC (iniciativa centrada no padrão LSB 2.0 e que une as mesmas empresas mencionadas acima), já mencionado previamente no BR-Linux, e com recentes manifestações de interesse nas técnicas de empacotamento DEB por parte de desenvolvedores da Mandriva. O fundador da Progeny (e do projeto Debian), Ian Murdock, recusou-se a confirmar ou negar a história, mas comentou que este plano, como descrito "faz muito sentido, não faz?" Mandriva e Turbolinux não responderam ao convite da eWeek para se manifestarem. Vamos aguardar!
E a mandriva ja tem sua distro enterprise que é baseada no mandrake 10.0
http://www.mandriva.com/business/corporate-server
http://www.mandriva.com/business/corporate-desktop
e tem mais a mandriva comprou a conectiva e a lycoris, não faz muito sentido ela se unir a outras empresas, ela é mais do tipo que compra a empresa
mas agora é só esperar pra ver no que isto vai acabar.