O Groklaw publicou uma
nota sobre o
relato do fisl6.0 publicado por
David Wheeler. Wheeler publicou em junho um longo relato ilustrado sobre sua participação no recente fisl6.0, cobrindo assuntos diversos - desde a viagem, hotel e alimentação no Brasil, até suas impressões sobre as palestras que assitiu, a organização do evento e as outras pessoas presentes.
A leitura é fascinante por ser a descrição feita por de alguém "de fora", vendo coisas como a participação do governo brasileiro e da indústria local por perspectivas bastante diferentes das nossas. Alguns aspectos que me chamaram a atenção:
(1) apesar de ser um dos palestrantes afetados pela duração não planejada (era para durar 2h e durou 3h) do debate central do evento, do qual fui um dos participantes, ele achou o atraso justificado pela importância do tema.
(2) Ele não mencionou ter achado nada exótico ou subdesenvolvido, apontando com interesse peculiaridades como o Guaraná Antarctica e a decoração da catedral.
(3) Ele ficou particularmente impressionado com a participação feminina no evento, dedicando uma seção do texto para falar da participação das LinuxChix. (
atualizado) Ele registrou originalmente que havia sido informado de que esta situação bastante diferente do que ele percebeu em eventos internacionais, no que diz respeito à presença de mulheres integrantes do evento, é conseqüência do trabalho do grupo PSL Mulheres. Mas algumas horas após a publicação desta nota no BR-Linux, Wheeler publicou um adendo alterando esta informação (veja observação abaixo)
(4) Ele destacou a festa de despedida do Debian Woody e várias outras manifestações do espírito festivo brasileiro.
Se o idioma não for um obstáculo, a leitura é que recomendada. E se você está em busca de números e dados sobre o software livre, a leitura da palestra de David Wheeler (links no interior do texto) é ainda mais recomendada.
Atualização: No que diz respeito à participação feminina no evento, o autor publicou um adendo algumas horas após a publicação desta notícia no BR-Linux, informando ter recebido informações adicionais dando crédito deste efeito positivo de inclusão para o grupo LinuxChix-BR. Esta nova informação o motivou a acrescentar um parágrafo, com o qual estou de acordo, dizendo que a razão de a participação feminina na comunidade brasileira funcionar de maneira tão diferenciada merece ser investigada e divulgada, e certamente é um efeito de causas complexas que incluem a ação de grupos como as LinuxChix-BR e o PSL-Mulheres, entre outros. A investigação, se ocorrer, deve ser divulgada não apenas em honra das entidades e indivíduos responsáveis, mas também para permitir a adoção do modelo em áreas em que esta participação não é tão expressiva.
Muito injusto o comentario. porem para quem vem de fora e nao conhece os meandros da comunidade, realmente se deixa influenciar...
Creio que ele nao esteve nos grupos de usuarios, se deixando levar pelo coffe da sala VIP, e perdeu toda a diversao!
Na verdade o que chamou atencao da midia, palestrantes e participantes foi o stande das LinuxChix, que ate conquistou presenca permanente de Eric Raymond, a estrela do Fisl.