Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato de David Wheeler: fisl6.0 desde antes do começo até depois do fim, e a participação feminina na comunidade brasileira

O Groklaw publicou uma nota sobre o relato do fisl6.0 publicado por David Wheeler. Wheeler publicou em junho um longo relato ilustrado sobre sua participação no recente fisl6.0, cobrindo assuntos diversos - desde a viagem, hotel e alimentação no Brasil, até suas impressões sobre as palestras que assitiu, a organização do evento e as outras pessoas presentes.

A leitura é fascinante por ser a descrição feita por de alguém "de fora", vendo coisas como a participação do governo brasileiro e da indústria local por perspectivas bastante diferentes das nossas. Alguns aspectos que me chamaram a atenção:
(1) apesar de ser um dos palestrantes afetados pela duração não planejada (era para durar 2h e durou 3h) do debate central do evento, do qual fui um dos participantes, ele achou o atraso justificado pela importância do tema.
(2) Ele não mencionou ter achado nada exótico ou subdesenvolvido, apontando com interesse peculiaridades como o Guaraná Antarctica e a decoração da catedral.
(3) Ele ficou particularmente impressionado com a participação feminina no evento, dedicando uma seção do texto para falar da participação das LinuxChix. (atualizado) Ele registrou originalmente que havia sido informado de que esta situação bastante diferente do que ele percebeu em eventos internacionais, no que diz respeito à presença de mulheres integrantes do evento, é conseqüência do trabalho do grupo PSL Mulheres. Mas algumas horas após a publicação desta nota no BR-Linux, Wheeler publicou um adendo alterando esta informação (veja observação abaixo)
(4) Ele destacou a festa de despedida do Debian Woody e várias outras manifestações do espírito festivo brasileiro.

Se o idioma não for um obstáculo, a leitura é que recomendada. E se você está em busca de números e dados sobre o software livre, a leitura da palestra de David Wheeler (links no interior do texto) é ainda mais recomendada.

Atualização: No que diz respeito à participação feminina no evento, o autor publicou um adendo algumas horas após a publicação desta notícia no BR-Linux, informando ter recebido informações adicionais dando crédito deste efeito positivo de inclusão para o grupo LinuxChix-BR. Esta nova informação o motivou a acrescentar um parágrafo, com o qual estou de acordo, dizendo que a razão de a participação feminina na comunidade brasileira funcionar de maneira tão diferenciada merece ser investigada e divulgada, e certamente é um efeito de causas complexas que incluem a ação de grupos como as LinuxChix-BR e o PSL-Mulheres, entre outros. A investigação, se ocorrer, deve ser divulgada não apenas em honra das entidades e indivíduos responsáveis, mas também para permitir a adoção do modelo em áreas em que esta participação não é tão expressiva.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yoda
marketing: O movimento de mulheres antecede o PSL mulheres. Na verdade este eh um grupo derivado de outros... Esta ONG tem muita visibilidade (mesmo sem operacoes conclusivas), pelo grande marketing e articulacoes de suas 4, 5 participantes efetivas...
Muito injusto o comentario. porem para quem vem de fora e nao conhece os meandros da comunidade, realmente se deixa influenciar...
Creio que ele nao esteve nos grupos de usuarios, se deixando levar pelo coffe da sala VIP, e perdeu toda a diversao!
Na verdade o que chamou atencao da midia, palestrantes e participantes foi o stande das LinuxChix, que ate conquistou presenca permanente de Eric Raymond, a estrela do Fisl.

Comentário de
De fato: De fato, em termos de participação efetiva de grupos femininos, é bastante visível a atuação das LinuxChix (com foco voltado para o apoio mútuo, mas também com atividades de cunho técnico, principalmente no campo da divulgação e interação) e das Gnurias. Ambos os grupos presentes com stands no fisl6.0, inclusive.
Comentário de Pri
hmmm.... é infeliz comentár: hmmm.... é infeliz comentário que foi feito ao David, como já foi dito nem um grupo derivou do outro, tanto que o foco de um grupo é diferente do outro, a idéia base é a mesma mas o foco é diferente. O grupo LinuxChix não faz inclusão social e não faz inclusão digital,o grupo apoia mulheres já incluidas digitalmente e mostra que não é tão dificil assim permanecer na area.

E se for seguir ordem cronologica das coisas, LinuxChix surgiu antes, tanto que ele é um grupo internacional, e nacionalmente falando tambem e algumas participantes do PSL-Mulheres ja foram participantes do LinuxChix.

Comentário de vmedina
Poxa muito legal este diário: Poxa muito legal este diário...

Gostei do que ele falou sobre o Brasil. Pô, alguém devia mandar um engradado de guaraná antartica de presente pra ele! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Don e Ravel
Os brasileiros só têm orgulho de si pelos olhos dos outros.: A leitura é fascinante por ser a descrição feita por de alguém "de fora"

Isso obviamente não reduz o valor da reportagem.
Comentário de
Brasileiros: Se você como brasileiro só tem orgulho de si pelos olhos dos outros, creio que é direito seu expressar esta posição aqui. A referência em sua alcunha a Don e Ravel, autores de um popular hino não oficial dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil após o golpe de 1o. de abril de 64 parece indicar que você quis mesmo é ser irônico, o que também é um direito.

Eu, como autor da frase que você reproduziu em itálico, esclareço que li muitos relatos do fisl6.0 escritos por participantes da comunidade Linux brasileira, e os achei muito interessantes. Fui autor de alguns deles também, e espero que algumas pessoas tenham apreciado.

Mas acho especialmente interessantes (e até fascinantes) os relatos feitos por pessoas externas à comunidade Linux local, como as declarações de executivos e acadêmicos brasileiros que estavam presentes, este relato do David Wheeler e o de John Maddog Hall (este em 2002), porque apontam e realçam situações que encaramos como quotidianas e às vezes deixamos de notar.

A maneira como alguns executivos, representantes da imprensa e dirigentes de órgãos do governo e estatais (nos casos específicos em que o envolvimento com o software livre era menor ou ausente) revelaram uma visão externa fascinante em suas declarações pode apontar muitos rumos interessantes a quem se dá ao trabalho de analisar desapaixonadamente. Os participantes da comunidade de software livre internacional também oferecem uma visão externa que, mesmo estando em sintonia com a nossa, é rica em detalhes importantes que às vezes nos escapam por um efeito decorrente da naturalidade com que encaramos certas realidades.

Estive presente às mesmas palestras e stands que eles relataram, mas eles mencionaram aspectos que para mim passaram completamente desapercebidos, porque os encaro como algo natural. Acredito que os pontos em que as descrições destas pessoas divergem de nossos pontos de vista muitas vezes identificam situações que merecem estudo mais profundo e atento.

O fato de você ver neste comentário uma expressão de algo relacionado a uma dicotomia entre "brasileiros" e "os outros" é uma interpretação interessante, mas vai bem além do que o autor realmente pretendeu expressar.
Comentário de Alan Carvalho
E por falar em mulheres: Vi uma reportagem a algum tempo no Isto É Dinheiro que atribuia a "Lisane Bufquin" o título de Musa do Linux.

Em minha humilde opnião acho que o título é indevido. Também assisti uma entrevista dela no Jô Soares bem antes da reportagem da Isto É Dinheiro, nesta reportagem ela dizia que a empresa dela disputou com a TBA uma licitação para prestação de serviços ao Governo, claro de produtos Microsoft, mas a TBA venceu.

Augusto gostaria de sugerir que fizesse uma enquete para que os usuários Linux possam escolhar a verdadeira Musa do Linux, nada melhor que o povo escolha seus representantes, hehehe.

E sem querer influenciar fotos das demais pessoas, eu foto na mulher que melhor representa o Linux no Brasil, não sei se todos concordam, meu voto vai para....

Sulamita Garcia

Abraços,

Alan



Comentário de Alan Carvalho
correçao: mudar foto para voto
Comentário de
Musa: Talvez uma eleição desta seja interessante (não tenho certeza), mas foge um pouco ao escopo do BR-Linux. Quem sabe algum outro site mais adequado (ou a FSFoundation) estuda a idéia?
Comentário de CWagner
Não é por nada não, mas vo: Não é por nada não, mas você mesmo pode mudar o comentário, editando-o, caso seja um usuário cadastrado do site, e não precisa mais criar outros comentários para corrigir os anteriores.

Eu mesmo já fiz isso diversas vezes. Sabem como é... pressa de digitar, "dislexia de teclado" (trocar letras enaquanto digita :)...
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Votos...: Dois votos para a Sulamita. :)
Comentário de Alan Carvalho
Musa: Ola Augusto,
creio que o seu site tem insenção necessária para isso. Acho que seria interessante, muita gente iria gostar de participar.

Espero que você pense bem sobre o assunto,

Alan
Comentário de Paulo Henrique
Votação ???: Desse jeito fica difícil mesmo...

Sempre que aparecem algumas mulheres se destacando, os caras querem logo colocar um rótulo do tipo musa/gostosa/bonita ou qualquer outra coisa que faça referência aos dotes físicos delas.

Deixem de pensar nas meninas que estão na comunidade como objetos sexuais que tanto a mídia insiste em criar a todo momento, e respeitem a inteligência delas.

Uma mulher pra ser boa naquilo que faz, não precisa ser uma "musa", escolhida numa votação.

Essa escolha de qual é "musa" do linux, na minha opinião, é uma tremenda idiotice.
Comentário de geekslack
To contigo e num abro: Cara, falou td...
Acho que as mulheres que se destacam na comunidade não devem ser encaradas como musa/gostosa/bonita ou qualquer outra coisa que faça referência aos dotes físicos delas.
Devem ser encaradas como excelentes profissionais que são e esse é o valor que acredito que elas procuram.
Bonitas e gostosas são coisas que qualquer um pode dizer a elas, mas o reconhecimento de igualdade na área de trabalho acredito que seja importantíssimo e talvéz elas não se contentem em ser bonitas e gostosas, querem ser excelentes profissionais e terem seus dotes intelectuais e profissionais em pé de igualdade.
Uma amiga que certa vez me passou uma vaga em uma multinacional disse que ofereceram à ela cerca de 30 reais a hora, enquanto para mim ofereceram o salario de 50 reais a hora de trabalho.
E isso é porque eu sou gostoso?
Te garanto que não, as pessoas ainda acham que devem pagar mais para homens porque são mais competentes, o que não é verdade, conheço diversas mulheres que são mais competentes do que muitos homens.
Comentário de Metatron
Potranca...: Não é machismo e muito menos ofensivo dizer um fato...a Sulamita é uma potranca, mulherão, gostosona mesmo; uma legítima mulher brasileira.
Aliás, as outras do LinuxChix(andei zoiando umas fotos...) são bem interessantes também...hehehe
Comentário de Metatron
Só para completar...: ...pensem um pouco, a garota é um mulherão, possui curso universitário e gosta de Slackware...precisa mais ?
O cara que estiver com ela precisa entender que já ganhou a mega sena!
Fui! Meu trabalho de conversão coldfusion+oracle --> php+postgresql está florescendo...a luta continua amanhã!
Comentário de gar0t0
aff: Eu acho que este foi o Comentario mais infeliz de todos os tempos
Potranca é phoda heim amego ??

já penso alguem virar pra sua irma e chama-la de potranca ?


sem mais

www.slackwarezine.com.br
UIN# 28293792
Comentário de vmedina
...................: Eu acho que eu jamais ví algo tão impróprio em todo o tempo que tenho lido o BR-Linux.org...

Eu não acho que isso seja adjetivo a ser dado para nenhuma garota!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CarlosR
Hã!?: Daonde surgiu esse cara? Do bonde do tigrão?
Comentário de vmedina
Só falta...: Chamar de TchuTchuca mesmo!

Tsc tsc! Depois não sabem por que eu fico chateado quando ouço falar que todos os homens são iguais! :/

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004