Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sistema de inventário CACIC é adotado por outros países da América Latina

“' O Sistema de Inventário do Governo Federal Brasileiro conquistou a adesão dos governos da Argentina, do Paraguai e da Venezuela. Na última semana o governo brasileiro registrou 20 cadastramentos dos vizinhos sul-americanos interessados na instalação da ferramenta. Em função disso, o Ministério do Planejamento por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e a Diretora de Informática do Petróleo da Venezuela- PDVSA, empresa estatal venezuelana, firmaram um acordo para gerar a versão em espanhol da ferramenta.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Complemento: Só para complementar a notícia, eu participo da lista de email de desenvolvimento do CACIC e está havendo um ritmo intenso de desenvolvimento desde a abertura do código.

O Yves Junqueira está fazendo um agente (software que faz o inventário de sw e hw nos clientes) para linux baseado no OCSInventory (http://ocsinventory.sourceforge.net/), que por sinal acabou de ganhar ontem uma tradução para pt_BR.

Um grupo também está adaptando o CACIC para trabalhar com os RDBMS
PostgreSQL e Firebird, além do MySQL.

Comentário de paulo
Download: Alguém já teve acesso ao programa? Será que poderia colocar pra baixar em outro lugar pra não ter que fazer o registro?
Comentário de Manoel Pinho
Não faça isso: Não faça isso. Creio que a intenção deles em obrigar ao registro é ter uma idéia de quantos e de quem usa. Concordo que não é muito comum isso, mas não custa nada registrar-se. Afinal, é um software livre.
Comentário de vmedina
Façam isso: Não é de bom tom exigir cadastro para tal coisa Manoel. Se eles querem conhecer a comunidade, eles podem muito bem pedir. Acho que uma grande parte iria responder ao pedido. Agora imposição é o fim da linha né!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Bom tom: Concordo que a licença permite a redistribuição, e nada impede que alguém disponibilize para download, se quiser não atender ao desejo do autor original. É o procedimento usual, e a cortesia não é obrigatória.

Mas não concordo que seja o fim da linha o autor definir condições para a distribuição de seu software livre. Isto é até bastante comum, embora sempre tenha gente para reclamar da maneira como está recebendo livremente o software - não gostam de não ter imagem ISO pronta, não gostam de não ter a ISO no formato de gravação que prefeririam, não gostam de não estar disponível no serviço que consideram ideal (http, ftp, CVS...), etc.

Eu não gosto de ter de preencher cadastros para poder obter um software livre diretamente do seu autor ou responsável, mas não acho o fim da picada. Pelo contrário, fico feliz de ele distribuir o software com uma licença livre.
Comentário de vmedina
Não me entenda mal. Fico fel: Não me entenda mal. Fico feliz do Governo Federal ter disponibuilizado em gpl e tal.

Mas não gosto deste tipo de obrigação, e acho que muitos outros também não gostam. Eu acho o fim da picada querer coletar e-mail e não ter nem ao menos uma política de privacidade e/ou compromisso de não revelar os dados. Eu não ví isso no site pelo menos.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Leonardo S. R.
Tem medo de SPAM: Caso tenha algum receio para usar seu e-mail.

Use:
- www.mailinator.com
Comentário de Patola
pookmail também: E se não gostar do mailinator... o http://www.pookmail.com faz o mesmo e me pareceu mais rápido.

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Cortesia?: Concordo que a licença permite a redistribuição, e nada impede que alguém disponibilize para download, se quiser não atender ao desejo do autor original. É o procedimento usual, e a cortesia não é obrigatória.

Qual cortesia? Não colocar pra download em algum outro lugar? Eles pediram isso?

embora sempre tenha gente para reclamar da maneira como está recebendo livremente o software

Acho que é um pouco diferente o caso tratado - o trabalho de fazer imagem ISOs é mais difícil. Quando é fácil, eventualmente alguém faz e a comunidade fica grata, e acho que é isso que estão pedindo - do jeito que você coloca, todos os comentários ficam parecendo ser algum tipo de reclamação rabugenta.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de brain
Cortesia: Não Patola, eles não pediram para deixar de redistribuir. Pelo contrário, adotaram uma licença livre. Acho até que isto está claro no meu comentário. A cortesia, amabilidade, atenção especial a que me refiro é a de não redistribuir com o objetivo específico de contornar o pedido de cadastramento que o autor do software fez. Claro que isto não é obrigação de ninguém, e é uma decisão puramente pessoal. Não ser cortês com quem lhe disponibiliza software livremente, ou reclamar da maneira como foi disponibilizado, é um direito constitucional e moral seu...




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004