Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

648 a 14: Parlamento europeu rejeita patentes de software

“Esta notícia não precisa de maiores apresentações: o Parlamento Europeu rejeitou a diretiva de patentes de software. Segue um trecho da notícia publicada no PSL Brasil: 'Após anos de trabalho, o Parlamento Europeu finalmente rejeitou a diretiva de patentes de software: Um sinal forte contra a lógica das patentes de software, um sinal de perda de fé na União Européia e a necessidade clara de mudança na política do Escritório de Patentes Europeu (EPO): o EPO deve parar de emitir patentes de software hoje.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de W1redBr41n
Testemunho a força da comunidade: Morando aqui a algum tempo, posso testemunha o quanto a força da comunidade open source ajudou atravez de campanhas, anuncios, webstrikes, palestras, emails aos parlamentares de cada pais representado e etc... Que isto sirva como exemplo para que possamos nos concientisar de que a uniao, efetivamente, faz a força quando se trata de um objetivo comum e que a nossa comunidade nao é tao ininfluente e fraca como algumas multinacionais que fazem uso do poder dominante, do dinheiro e da corrupçao, tentam demonstrar fazendo pressao e lobby aos politicos fracos de personalidade, oferecendo-lhe viajens e beneficios extras para tentar comprar o favoritismo de certas classes politicas. Espero que esta seja a caida da primeira pedra que provocara' uma avalanche.

Parabens a nossa comunidade por ter sabido concientizar varios setores da sociedade para o perigo que existe sobre o controle da informaçao, que deve permanecer livre.

[]s
W1redBr41n.

Comentário de vmedina
Hoje é um bom dia para todos: Hoje é um bom dia para todos em geral que trabalham com software livre E pequenos desenvolvedores que trabalham com proprietário.

Afinal, esta proposta só ajudaria as grandes empresas.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de anakinpendragon
Essa realmente é uma vitoria: Essa realmente é uma vitoria significativa,não só para o software livre, mas também para as empressas que não tem patentes e não poderiam pagar para as detentoras das mesmas...
As empressas que tem escrupulos só patentiam seus softwares para que não sofram abusos das pessoas e empressas sem escrupulos que patentiam coisas que não criaram para ganhas processos milhonarios. Assim como patentiam lá fora nossa biodiversidade que devia ser patrimonio da humanidade.
Resumindo Patentes não tem nenhuma utilidade nenhuma para o bem da humanidade, só ajudam pessoas inescrupulosas. A lei de direitos autorais é mais que suficiente e a GPL para proteger os direitos dos criadores. As leis de patentes são ridiculas é permitem patentiar coisas que nunca deviam ser patentiadas, como plantas( acho que a patente devia ser de Deus que as criou).
Comentário de Pacozila
Que Alívio!: Essa sem dúvida foi a boa notícia do ano. É claro que daqui a algum tempo as grandes corporações vão tentar impor esse tipo de patente novamente, por isso o movimento agora é na direção de uma educação continuada e não na do descanso (inclusive aqui no Brasil).
Comentário de renatogdelf
Que beleza!: Muito boa esta notícia, realmente um alívio!!

Não é uma vitória completa, até que algum ganancioso invente outra forma de acabar com as pequenas e médias empresas, neste campo de patentes. Mas isto vamos deixar para eles pois o momento é de comemorar mesmo.

Aqueles que só tem cifrões nos olhos (e já tem muito dinheiro no bolso) devem estar com raiva, he,he...


PS.: seria interessante saber quem são os "14".
Comentário de ricardomoc
Yeah: Belez! Até que enfim resolveram isso. Espero ver as comemorações nos sites da comunidade hoje ainda.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de toko
fsiiiiuuu pan! pun! paaan! : fsiiiiuuu pan! pun! paaan!
fsiiiiuu pun! fsiiu pun! pan! pun! pan! pan!

Já soltei meus rojões...
Comentário de Patola
Comemorações regionais: Já que existem festas de lançamento de vários produtos e distribuições, poderíamos marcar eventos regionais pra comemorar isso.

Aqui em São Paulo sei que tem bastante gente que vai querer comemorar...

Alguém tem sugestões para lugar/horário/dia?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Olivier
Não volta tão cedo: Segundo o artigo do Le Monde sobre o assunto, "o Comissário de Assuntos Econômicos, Joaquin Almunia, deixou claro nesta terça feira, que Bruxelas não fará novas propostas se o projeto for reprovado."

http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-3214,36-669825@51-658040,0.html

Comentário de Fábio
Viva!: Ótima notícia! Tudo de bom para o software livre!
Comentário de nemesis
Maravilha!: Grande vitória do software livre, sem dúvida!

Me lembro que a grande maioria dos sites de projetos open-source fizeram protestos em suas páginas contra as patentes na Europa, como páginas em branco ou coisa parecida. Foi realmente uma grande força colaborativa...

hmm, estou notando que o site do slashdot está, muito estranhamente, fora do ar. Isso é quase tão extraordinário quanto esta notícia, e me pergunto se não estariam relacionadas, de alguma forma??

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de W1redBr41n
Re:Que beleza!: Me interessaria mais em saber quem sao esses 18 que se abstiveram, tenho mais respeito por quem é contra do que por aqueles que sao neutros.

[]s
--
No comments, just code it.

Comentário de Carlos Garcia
Até que enfim uma notícia b: Até que enfim uma notícia boa. Tô feliz. Vou até abrir uma garrafa de refrigerante pra comemorar...
Comentário de Adailton
Não volte tão cedo, + do mesmo: Mais sobre o mesmo em http://www.dw-world.de/dw/article/0,1564,1640976,00.html
(em português, pour qui ne domine pas le bel idiome)

Adailton
Linux Registered User 107410

Comentário de go3th3
A comunidade agora respira co: A comunidade agora respira com alívio. Que sirva de lição para os grandõe$.
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu ainda dúvido que as paten: Eu ainda dúvido que as patentes venham a ter força depois de um placar deste: 648 a 14 (18 abstenções), venham na forma que vier. Uma excelente notícia para a comunidade Open Source, de Software Livre e para as pequenas empresas de software.
Comentário de brandizzi
Ainda vive o fantasma: Este é um grande dia para todos, mas vale notar que os escritórios de patentes nacionais ainda podem expedir patentes de software: o que morreu foi a hipótese de esta lei se propagar por toda a Europa incondicionalmente.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Douglas
Muito bom mesmo !: É realmente motivo de muita felicidade pessoal !!!
Foi um grande passo pra quem é favorável e pra quem quer favorecer ao mundo open source !!!

Issae galera !!!
Comentário de Morvan
Venceu o Bom Senso.: Venceu o bom senso. Derrotados: Neo-romanos (americanos, leia-se Micro$oft). Parabéns a todos nós. Augusto, o sítio do Mplayer ainda tem aquela página sombria (com relação aos auguros e à cor da página). Lembrei-me de visitá-la, pois é um dos sítios mais engajados com relação à questão. O sítio do Eagle, programa para editoração de circuito impresso é outro exemplo honorável, fora do Brasil. Aqui, citaria o Br-Linux e o LinuxDicas como sítios desde o início engajados na luta para derrubar mais este casuísmo da plutocracia americana.
A propósito: no sítio do Eagle (http://www.cadsoftusa.com) há duas faixas ("banners") onde se lêem: "Powered by Linux" e "Powered by Apache". Bem garrafais.

Comentário de Gustavo Bittencourt
Foi vencida a batalha e não a guerra: Foi uma vitória, porem não foi completa. Existiam 3 resultados possíveis:
1- A proposta ser aprovada sem emendas, o que beneficiaria imensamente as grandes corporações.
2- A propostas ser aprovada com emendas que limitavam a patente de software, caso isso ocorresse, os países da comunidade onde essas patentes já são aceitas teriam que alterar sua legislação, e o EPO (Escritório de Patente Europeu) teria que cancelar uma série de patentes já emitidas. Essa seria a melhor situação para o software livre.
3- A proposta ser rejeitada.

Os parlamentares pro-patente tiveram receio que alguma emenda fosse aprovada e então resolveram rejeitar a proposta. Por sua vez, os parlamentares contra patentes tiveram receio de que suas emendas não fossem aprovadas e também resolveram votar pela rejeição da proposta. Foi devido a esta situação que a votação pela rejeição foi tão majoritária.

A situação atual na Europa é a seguinte:
- O Escritório de Patente Europeu (EPO) tem aceito várias patentes de software, mesmo existindo uma proibição da "European Patent Convention" para esse tipo de patente.
- Alguns países da Europa já aceitam a patente de software em sua legislação.

Acredito que os lobbistas pró-patentes devem deslocar a frente de batalha. Tentarão alterar a legislação dos países comunitários ao invés de alterar a legislação da Comunidade Européia.
Comentário de ricarab
Alívio!!!!: Que alívio! Não posso deixar de comemorar essa grande vitória!
Uma blza mesmo!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de bogus
A guerra continua.: Foi isso mesmo que aconteceu. A grande diferença de votos a favor da rejeição aconteceu porque ambos os lados perceberam que não iam conseguir atingir seus objetivos. O resultado ainda é muito melhor do que se tivessem votado pela primeira opção o que já justifica todas as comemorações, mas possivelmente ainda haverão outros episódios. É preciso ficar atento.
Comentário de Totonho
Não sei qto ao resto...: ...mas eu vou encher a cara com meus amigos que nem sabem que existe Firefox, Openffice.org, mas que vão ficar muito felizes de os EUA terem tomado no ( * )

PS: No boteko perto de casa, hoje a noite, após às 20h30, sem hora pra acabar
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Comemoração em Porto Alegre: Convido o pessoal de Porto Alegre (e arredores) para comemoração hoje a noite no estabelecimento da Tia Carmen. ;)

[]s

lmvaz

--
"Quem come de tudo está sempre mastigando" --XSandro
Comentário de ferdam
Europa: A comunidade ja foi parabenizada.
Precisamos parabenizar a Europa.
Eu ja os critiquei inumeras vezes, mas nestas horas precisamos dizer que ela foi, é e, mais do que nunca, sera o berco da humanidade.
No sentido mais amplo possivel.
Parabens Europa.

Em todo caso, é bom nao baixar a guarda.

Abraços,
Fernando
Comentário de bebeto_maya
Interessante é que isso até: Interessante é que isso até agora foi ignorado pela mídia. . .Incrível!Os grandes veículos de comunicação genérica e de massa são mais corruptos que os políticos brsileiros. . .Acho que a vitória serve de exemplo pra gente.Porque somos os maiores teólogos do software livre/Linux do mundo.Mas na prática, nossos governos usam menos Linux até mesmo que os EUA...
Comentário de Metatron
Não se venderam!!!: Puta qui pariu!!! Finalmente uma notícia boa! Vou tomar umas marvadas para comemorar!...=D
Comentário de Gafanhootoo
Que alívio! : Que alívio!
Agora é comemorar.
Comentário de Adailton
É Incompetência: Não é corrupção, é incompetência mesmo.

Fatos que ocorreram em 30/06/2005 ainda não foram divulgados pela midia, embora já apareçam em sites especializados, como o site da Senadora Ideli Salvatti, do PSDB, do Governo Federal, br-linux.org, etc. No momento a bola da vez é a corrupção, que uns tentam esconder, e outros tentam divulgar (digamos, aumentando um pouco).

A verdade é que até as eleições vamos ter de disputar muito espaço, não apenas com os concorrentes do Software Livre, mas também com a concorrência dos 'noticiários', ambas dispostas a uma briga de baixo nível (no sentido pejorativo mesmo).


Adailton
Linux Registered User 107410

Comentário de Ricardo Carvalho
Da Folha de São Paulo impres: Da Folha de São Paulo impresa: "Lei de software não passa no Parlamento
O Parlamento Europeu rejeitou ontem uma lei sobre patentes de software, pondo fim à campanha de três anos movida por empresas como a Nokia e a Siemens. (...)" A notícia continua, é bom lembrar que uma das únicas empresas que não defendeu a adoção de patentes na Europa foi a Sun, mas não sei se ela apóia a extinção das patentes no país de origem dela.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004