Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Veloxzone converte-se a um mundo de múltiplos navegadores

“Depois de muito tempo, hoje a Telemar deu uma grata surpresa aos usuários do Velox que, ao conectarem com navegadores livres, puderam finalmente ter uma visualização correta do site, que antes apresentava-se totalmente disforme, ou seja, voltado para o Internet Explorer. As estatísticas estão fazendo os desenvolvedores se renderem.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Eu prefiro não ver o Veloxzone: Eu prefiro não ver o Veloxzone... Me sinto ROUBADO por ter que pagar um provedor desnecessário e laranja, que ainda por cima é obrigado através de um contrato com a Telemar a repassar parte do que pagamos à Telemar. Não sou contra os provedores não, mas acho um desaforo termos que pagar sem necessidade por um serviço artificialmente criado (a maldita página do veloxzone para autenticação), além de pagarmos preços mais caro do que um aceso discado ilimitado ! Deveria ser o contrário, pois não ocupamos as linhas telefônicas do provedor nem usamos sua banda quando estamos navegando... Por outro lado, os provedores pequenos acabam entrando no esquema para não perderem clientes que deixaram o acesso discado pelo ADSL e ainda têm que concorrer com provedores ligados às próprias Teles, como o Oi, IG e outros.

A Telemá empurra a culpa pela falsa necessidade de um provedor-laranja para a Anatel e esta finge que desconhece o problema. Como os juízes não entendem que o IP que recebemos é da rede da Telemar, e não do provedor como no acesso discado, e que se você der um traceroute verá facilmente que as rotas passam longe do provedor, nós usuários ficamos reféns de monopólios.

Para não ver a cara do veloxzone e sentir raiva cada vez que a vejo, eu criei um script de autenticação que faz esse papel para mim. Para quem não sabe, está disponível no meu site pessoal http://mpinho.cjb.net

Comentário de veloxuser
Nao vi nada mudar no site do: Nao vi nada mudar no site do veloxzone, continua a mesma coisa ou pior que fica um bonequinho preto irritante naqueles flash flutantes com bug bizarro

pra min nao faz diferença alguma pois eu deixo stardando um comandinho no boot do meu linux "perl /etc/id-velox.pl" eu so tenho que ver veloxzone na casa dos saudosos amigos que ainda estao no sistema das janelinhas


Comentário de AntiGerme
Nem eu...: Todos da area de TI sabem que o trafego do Velox não passa pelo provedor, mas ainda bem que vemos varios casos de pessoas que entraram no PROCON/Justiça e ganharam, assim não mais tendo que pagar um provedor, mas tendo que entrar na pagina do VeloxZone de qualquer forma.

Existe uma forma de utilizar o Velox (Residencial) sem precisar pagar provedor, não sei se é lícito ou ilícito, já que a cobrança de acordo com o PROCON é ilítica.

Eu utilizo um script (Velox Comercial) que a muito tempo um amigo me mandou, ele é muito mais simples, e não tem estes teste de ping e etc, deixei disponível em: http://www.felicio.com.br/downloads/velox.sh

Para facilitar a conexão, eu crio um link do script com nome /etc/ppp/ip-up.local assim sempre quando conecta e o ppp recebe os ip/dns/etc ele executa automaticamente o ip-up, assim deixando esta conexão pela pagina VeloxZone transparente. Qualquer duvida "man pppd". Utilizo FC4, mas funciona com qualquer distro RedHat, enquanto as outras não posso garantir.



Comentário de Luc
Mesmo que fosse: Grande porcaria. Em vez de usar XHTML compatível, tascaram o fedorento do Flash. Só podia ser site brasileiro mesmo.

Mas como dizia o Paulo Francis, página compatível também é querer demais. O próprio site do xii... digo, do Manoel Pinho, não funciona no meu Firefox. Por algum mistério da natureza, ele resolveu usar um menu em Javascript em vez de algo que não me obrigue a usar o Internet Explorer. Quem usa Lynx ou Dillo, então, nem percam tempo. Não vão ver quase nada.

Isso porque ele freqüenta o Br-Linux. Imagine se fosse leitor do Baboo. Só ia entrar com IE 6 em Windows XP e código de registro.

O do Felicio funciona beleza. Parabéns. :-)
Comentário de Douglas Augusto
> O próprio site do xii... d: > O próprio site do xii... digo, do Manoel Pinho, não funciona no meu Firefox.

Funciona normalmente no meu Firefox (Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; en-US; rv:1.7.8) Gecko/20050610 Firefox/1.0.4 (Debian package 1.0.4-3)).

Em relação ao veloxzone, só tive contato assim que instalaram o Velox aqui em casa. Depois disso só uso o script id-velox.pl ou então o vivo24hxdsl para autenticação automática.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Helvio
O site do Pinho abre beleza n: O site do Pinho abre beleza no meu Firefox 1.0.4 e em todos os anteriores. Por sinal, o script é um 'must have' desde que tenho Velox...
Comentário de Leonardo Peixoto
Também funcionou normalmente: Também funcionou normalmente aqui - Firefox 1.0.4 Windows (Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.7.8) Gecko/20050511).
Acho que o Luc deve estar com javascript desabilitado :-)

Comentário de claudio_
Problema de flash?: Eis o que o site me diz:

"You don't have the latest version of Macromedia Flash Player.

This web site makes use of Macromedia®FlashTM software. You have an old version of Macromedia Flash Player that cannot play the content we've created."

Sim, eu tenho o plugin instalado e funcionando.

Comentário de Manoel Pinho
Site: Realmente o menu não funciona no links ou lynx e concordo que sou uma porcaria como webmaster, mas eu tenho certeza de que o menu funciona em Mozilla, Firefox, konqueror, Opera e IE pelo menos pois eu testei, inclusive confirmei agora e funciona em todos eles. Gostaria de ter um site dinâmico mas onde hospedo não tenho como usar bancos de dados.

O menu em javascript não fui eu que fiz (há um link para o código original lá). Eu apenas troquei os ícones, que eram do estilo do XP, para os ícones do tema, e também disponibilizei para quem quiser.

Outra coisa: existem vários autenticadores velox para linux, feito em várias linguagens, e, inclusive, eu aponto a url de alguns lá. Só posso dizer que o meu funciona pois eu uso e o máximo que pode acontecer é ter uma string de provedor desatualizada pois eles mudam de vez em quando. Ressalto também que o script foi baseado em outro e também recebi contribuições de outras pessoas, tudo devidamente mencionado no próprio script. Enfim, fiz para meu uso próprio e compartilhei.
Comentário de Douglas Augusto
Isso é terrível. Freqüente: Isso é terrível. Freqüentemente acontece também comigo ao acessar o site www.velox.com.br. Há um erro de programação no site que não reconhece o Mozilla/Firefox com o plugin flash instalado.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de nemesis
Flash: eu sabia que era bom demais pra ser verdade. Duas notícias boas para o software livre em um só dia?!! ( a primeira sendo sobre a não implantação de patentes de software na UE, claro )

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de mumm-ra
Lamentável: "O próprio site do xii... digo, do Manoel Pinho, não funciona no meu Firefox."

O site do Manoel funciona sim no Firefox. E mesmo que não funcionasse, não seria razão para chamar o cara de xiita...

É isso que dá raiva nesse povo. Vem um cidadão com alguma colaboração e ja leva um insulto/deboche de troco. Aff...

--
http://getoutfoxed.com/users/mumm-ra
Comentário de Solano Krabbe
O do SuperIG também nao funciona: Parece que esses provedores tem mesmo uma visão tosca... o site do superig (www.superig.com.br), não funciona muito bem no FF, no Mozilla, no Konqueror... "aleás", parece que outros sites do IG também não funcionam direito.
Me corrijam se estiver errado.
Comentário de bebeto_maya
__Em todos os setores da econ: __Em todos os setores da economia monopólio significa roubo, má qualidade, abuso dos direitos do consumidor, enganação. . .Até hoje os brasileiros não tomaram vergonha na cara , e por isso niguém processou a MS por desrespeito aos direitos do consumidor.Isso acontece também com a Telemar e o seu FODELOX, que usa provedores fantasma para não ser processada pelas empresas. Quando a verdade é ela que repassa o IP.
Comentário de glaydsonlima
Sejamos justos. A exigência: Sejamos justos. A exigência de um provedor veio de um lobby dos provedores consolidados para que não perdessem o bolo com novas tecnologias. Muito deputado ganhou muita grana e nós brasileiros pagamos a conta. Não existe a mínima necessidade da exigência de um provedor pra "dar e-mail" e "dar suporte". Quem pode, entra na justiça que é batata ganhar desta venda casada, o que falta é o Ministério Público entrar na justiça com abrangência nacional.
Comentário de MIguel Figueiredo
Os scripts funcionam em qq plataforma: Galera,

Comentários a parte, gostaria de dar uma informação para aqueles que ainda usam OS da MS.

Instalei o Cygwin na minha máquina e os scripts ( tanto do Manoel Pinho como o original id-velox.pl, no qual se não me engano foi a base que o MP usou ) funcionam sem problemas.

A unica ressalva vai para o sistema de conexão da propria MS, que não pode ser chamada em linha de comando e não permite chamar scripts pós-conexão. No Linux, tenho tudo integrado...

--
Miguel Figueiredo
Comentário de santo
sem suporte: Que eu saiba o velox nunca deu o devido apoio ao software livre por que quando eu comprei o servico da telemar e perguntei se o velox funciona no linux eles me responderam que não funcionava e o pior foi que a atendente me disse que não funcionava de jeito nenhum.
Eu sabia que funcionava e deixei pra-la esperei o tecnico ir emborar e configurei o velox no linux, mas um usuário que não conhece ao ouvir que que o velox não funciona de "jeito nenhum" no linux vai acabar acreditando em certo facts sobre o linux o que dificulta ainda mais a aceitação do software livre
Comentário de Manoel Pinho
@ MIguel Figueiredo: "A unica ressalva vai para o sistema de conexão da propria MS, que não pode ser chamada em linha de comando e não permite chamar scripts pós-conexão. No Linux, tenho tudo integrado..."

Pode sim. Eu fiz uma versão .bat do script para windows e uso o comando rasdial para discar a conexão PPPOE (no caso de modems bridge). Veja lá na minha página. O bom também é que não precisa do cygwin ou do perl instalado no windows.

Comentário de Luc
Estranho: Tenho 1.0 no Windows e no Linux. Nenhum dos dois mostra o JS do Pinho. Testei com o 1.0.4 em BSD e funcionou.

Será? Será?
Comentário de Luc
Técnicas de análise e interpretação de texto: Eu não chamei o Pinho de xiita. Chamei-o de incoerente. Logo ele, que defende o SL com tanto afinco aqui no BR-Linux, fez um site pouco amigável para quem navega com SL.

Flash, VBS e JS são garantias de exclusão de alguma parcela dos visitantes, mesmo que seja uma parcela bem pequena. Se você quiser que *todo mundo* veja sua página, evite essas porcarias. Imagine eu oferecer um monte de "colaboração" de grátis, na maior boa vontade, mas exigir algum plug-in para Ruby ou Haskell de quem quiser entrar no site e ver o conteúdo. Que sentido tem isso? Pode ser chamado de boa vontade?

Que tal eu exigir que você instale toda a plataforma .NET só pra você ler este comentário? Absurdo? Pois eu já vi coisa parecida.
Comentário de CWagner
E isso, além de verdade é m: E isso, além de verdade é muito sério, pois cria nos novos usuários e clientes a "verdade" de que Software Livre não presta, e que computador só funciona com M$hit Window$.

Essa má fé que as empresas prestadoras de serviço têm com relação ao Software Livre deveria ser combatida como o verdadeiro crime que é.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de mumm-ra
Bom, ja estou trolando mesmo.: Bom, ja estou trolando mesmo....

Se esse "xii..." nao teve o mesmo significado de "xiita^H^H", entao o que viria a ser ?

Eu tenho conhecimentos sobre exclusões digitais. Sou aficcionado pelo Firefox, e já fui obrigado a abrir o IE para poder acessar a minha conta no Bradesco (que aliás voltou a dar problema no meu firefox).
Não gosto disso tanto quanto você.

Agora, colaboração é colaboração... se feita de forma eficaz ou não, não deixa de ser colaboraçao. Se ele, pela razão que for, não fez uma página politicamente correta, seria muito mais elegante e educado escrever uma nota do tipo:

"Pinho, nao consigo acessar sua pagina pelo Lynx. Pode fazer alguma coisa a respeito ?"


Eu poderia ser um excelente desenvolvedor do kernel do linux, ou do apache, ou do Samba, ou de qualquer outro projeto open source e não ter a menor vocação para fazer uma página à altura do que é pregado no http://www.webcredible.co.uk/. Só por não passar no teste de screen reader, então significa que tudo o que disponibilizei é porcaria ? Acho que não né ?

No http://www.spreadfirefox.com/ há bons exemplos de como avisar um webmaster/empresa de que seu site está fora do padrao W3C ou sem accessibilidade. Da proxima vez sugiro usar um daqueles templates; são educados e não dão margem a má "análise e interpretação de texto".


[]s


PS: Eu nunca vi esse Manoel Pinho em toda a minha vida.

PS2: A única razão de eu ter escrito aquela nota, é o fato do seu comportamente ter sido muito semelhante ao do pessoal que fica fazendo reclamações e/ou cobranças de suporte em cima de quem desenvolve SL, como se quem desenvolve SL tivesse obrigação/tempo de ficar atendendo a tudo/todos.

PS3: Nunca vi uma pagina que me obrigasse a ter o .NET instalado no client... Você lembra de qual site tenha acessado que tivesse essa característica ?

--
http://getoutfoxed.com/users/mumm-ra
Comentário de Manoel Pinho
@ Luc: Tenho CERTEZA de que o menu do meu site funciona nas últimas (na realidade há mais de um ano) versões do Firefox, Mozilla, Opera e konqueror. O IEca deve funcionar também porque nunca recebi reclamação. Quanto ao links eu gostaria de fazer que funcionasse mas não quero ter o trabalho de fazer uma versão exclusiva.

Ou você está com versões muita antigas desses programas ou o problema com javascript pode não ser do meu site, mas do banner que o redirecionador cjb.net insere no topo. Tente acessar pela url direta

http://www.ime.eb.br/~pinho/pessoal/
Comentário de Douglas Augusto
Monitoramento da conexão velox: Aproveitando o assunto vou compartilhar um script próprio em bash para monitoramento (usando id-velox.pl) e reconexão (com apelo ao reboot do modem se necessário).

O script foi feito pensando-se (e testado) para conexões com o modem D-Link 500g em modo "roteador". Minha máquina atualmente já está há mais de 20 dias conectada direta via velox residencial. :
D

##################################################################
# Script desenvolvido por Douglas A. Augusto (douglas@coc.ufrj.br)
# Use-o como bem entender, respeitando-se contudo a licença GPL v2
##################################################################

#!/bin/bash

## Configurações:

# arquivo log
saida="/var/log/velox.log"

# coloque o caminho do id-velox.pl aqui
ID_VELOX=/etc/network/id-velox.pl

# Modem
LOGIN_MODEM=login_modem
SENHA_MODEM=senha_modem
IP_MODEM=10.1.1.1

# monitora a cada 'delay' minutos
delay_inicial=10
delay=$delay_inicial

## Fim Configurações

while true; do

$ID_VELOX

# verifica a saida (22=problema)

output=$?

if [ $output != 0 ]; then

echo "`date` -- :/ Primeira tentativa de autenticação falhou (delay: $delay)[$output]" >> $saida

# espera um pouco e dá uma nova chance (pode ter sido algo momentâneo)
sleep 60s

$ID_VELOX
output=$?

if [ $output != 0 ]; then

echo "`date` -- :( Segunda tentativa de autenticação falhou (delay: $delay)[$output]" >> $saida

# ajusta o delay (+ 50%), porque talvez deu pau mesmo!
delay=$( echo "$delay * 1.5" | calc -p )

echo "`date` -- :/ Rebootando o modem (delay: $delay)" >> $saida

# tentar reinicializar o modem
(sleep 6s; echo $LOGIN_MODEM; sleep 4s; echo $SENHA_MODEM; sleep 3s; echo reboot; sleep 1s; echo quit) | telnet $IP_MODEM

# aguardar o tempo de boot
sleep 60s

# reinicializar o firewall
# descomente e ajuste se for o caso
#/etc/init.d/firewall.iptables restart

# teste
$ID_VELOX

if [ $? != 0 ]; then
echo "`date` -- :(( Xih, não AUTENTICOU depois do reboot" >> $saida
else
echo "`date` -- :) AUTENTICOU depois do reboot" >> $saida
fi

fi
else
echo "`date` -- :) OK (delay: $delay)" >> $saida

# volta o delay inicial
delay=$delay_inicial
fi

sleep $(($delay*60))

done
##################################################################

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de -
Bem feito q vcs,seus xiitas m: Bem feito q vcs,seus xiitas malditos nao consigam ter pleno acesso ao velox.
Vcs q fiquem à margem da sociedade na web.Vcs q pediram isso...agora nao adianta reclamar q o provedor tal fez isso,q o site tal nao abre no troço q vcs chamam de navegador.
A microsoft é q domina mesmo
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004