Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Positivo divulga que vendas de seus PCs populares com XP Starter Edition superam as de Linux

“'A Positivo, líder na venda de computadores pessoais no mercado brasileiro, segundo o IDC, revelou dados de que a comercialização de máquinas equipadas com o sistema operacional Windows XP Starter Edition foram quase três vezes maiores do que os equipamentos com Linux.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dmorales777
Não se pode esquecer do pode: Não se pode esquecer do poder da marca Microsoft, que já vem de um consolidamento. Acho que as pessoas leigas ainda têm um certo receio (ou então os vendedores!). De qualquer forma é um bom número para o Linux. As fichas agora têm que ser jogadas na facilidade de uso e no bom suporte.
Boa sorte ao Linux popular!
Comentário de Kalashinikov
Microsoft: Explicar o motivo, levaria eu a escrever aqui por muito tempo...
Mas tentarei ser breve:

Motivo 1: Costume do usuário.

Motivo 2: Os vendedores (maioria)não sabem explicar detalhes de hardware, imagina de software...

Motivo 3: O maior dos motivos é o marketing, a Microsift investe pesado nisso...

Motivo 4: O usuário não sabe o que compra, não lê as mensagens de aviso, sobre lembrar senhas, entre outras... esse motivo é também uma das respostas do porque o Windows ser tão vulnerável.

Motivo 5: Já vi alguns anúncios de micros a venda com Linux, nas nenhum cita a distribuição.

Porque não incluem junto ao micro a edição 7 (salvo engano), da Linux Magazine que trouxe o SuSE 9.2 em 1 cd, sei que não tem todos os pacotes, mas vem com os principais. e com essa distribuição, é fácil alguém migrar do Windows pro Linux.

Enfim é um conjunto de falhas...
Comentário de SS_Sputnik
Boicote!: Na rede de supermercados HiperBompreço - terceiro maior do Brasil e pertencente ao Walmart agora - encontrei um micro com Linux desligado. Pedi para ligá-lo e o cara fez cara feia. Questionei o porquê de todos micros com XP estarem ligados e o Linux não e o atendente disse que é por que não interessava.
Numa segunda ocasião, encontrei um micro com Kurumin num Carrefour e me fiz de cliente mas o vendedor insistiu tanto mas tanto mesmo que eu comprasse o modelo similar com windows XP que me deu raiva. No final disse a ele que não pagaria por uma licença a mais do windows para no fim das contas ter de formatar e instalar Linux. Ai ele disse que na verdade quem compra o modelo com Linux é pra formatar e instalar XP.
Terceira caso: Num HiperBompreço encontrei um micro com Kurumin totalmente desconfigurado e mais uma vez me fiz de cliente. Pedi que ele apresentasse o micro. O cara falou so de hardware e fez pouco caso do Linux instalado. Pedi que ele apresentasse o segundo micro(com XP) e por incrivel que pareça ele falou mais do SO que do hardware.
Hoje fui no Carrefour e de cara encontrei um monte de micros com XP ligados e no meio deles um apagado. Fui olhar e vi que era um micro com Linux. Não demorou nem um minuto e chega um cliente reclamando do micro com Linux que ele recebeu. Disse que ele tentou reinstalar o sistema mas o hardware tava com defeito e sempre parava num ponto. No fim das contas, trocaram a maquina Linux dele por uma com XP.


Comentário de CWagner
É complicado vender Sistema: É complicado vender Sistema Operacional para que acha que: esponja de acço = BomBril, lâmina de barbear = Gilette, sabão em pó = OMO, eletrodoméstico = Brastemp e automóvel = Volkswagem.

Antes de dar liberdade ao povo torna-se necessário ensinar-lhe com o que ele pode usar tal liberdade. Senão ele sempre voltará aos grilhões que o prende à ignorância. E quem ensinará algo a esse povo?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de sobralense
Nossa, não imaginava que era: Nossa, não imaginava que era tão difícil assim comprar um pc pronto com Linux..
Esta sua históra é um bom "review" do que realmente acontece... e do quanto o Linux consegue sobreviver eheh já que deve enfrentar este tipo de coisa até chegar no cliente. Tudo bem, vendedores devem saber vender seus produtos e não exatamente entenderem de informática, mas bem que poderiam fazer uma forçinha e comprar uma revista para leigos com um belo Live-CD para poder testarem em algum lugar e não falarem besteira para os mais entendidos.
Comentário de Carlos Roberto
Porque não incluem junto ao: Porque não incluem junto ao micro a edição 7 (salvo engano), da Linux Magazine que trouxe o SuSE 9.2 em 1 cd, sei que não tem todos os pacotes, mas vem com os principais. e com essa distribuição, é fácil alguém migrar do Windows pro Linux.

Por mais que o Suse detecte o hardware e seja facil a instalação, é preferivel que o Linux venha pre-instalado e configurado, seja qual for a distribuição.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Marcelo Mendes
[QUASE OFF]: Mais uma vez o brasileiro mostra a sua total ignorância, do consumidor ao dono do estabelecimento que "vende" (ou seria empurra?) produtos de péssima qualidade aos seus clientes. Eu simplesmente ODEIO ir em lojas de informática pra comprar algum hardware. Antigamente tentava até ser paciente com esses vendedores "desinformados", hoje não, simplesmente não suporto ver aquele "cidadão" tentando me enrolar pra comprar coisas que ele nem sabe pra que serve.

No caso dos PCs Populares, O problema Não está no linux, nem no "Bom" Marketing da Microshit, e sim encravado na (falta de) cultura e na (falta de) educação. E mais, o PC com "XP Miserable Edition", se encaixa perfeitamente como "PC Popular" porque no Brasil, popular é sinônimo de liso, miserável, pobre! Quer um SO que se enquadra mais perfeitamente nesses termos do que o tal XP Starter Edition?

Não sei quem é o autor, mas essa frase ["Cada povo tem o governo que merece"] deveria estar estampada na bandeira no lugar de "Ordem e progresso":

E viva a ignorância do povo brasileiro! VIVA!!!
E viva o mensalão! VIVA!!!

Comentário de Rodolfo Matos
XP Starter: Uma coisa que também tem que ser dita é que o cara que compra um micro para usar em casa,quer um para rodar joguinhos. Já imaginou o cara comprar o micro com Linux e tentar rodar um joguinho de revista? E não adianta falar dos lives cd"s com jogos para Linux, que não serve.
Acho que o PC Conectado do jeito que está(sem maiores informações ao usuário) vai prejudicar a imagem do Linux.

Comentário de Luc
Corner: Ninguém aqui quer ouvir isso, mas é a verdade: o Linux entrou de vez no ringue, e está apanhando feio.

Em vez de xingar o consumidor, deveríamos pensar numa forma prática, objetiva e eficaz de determinar por que isso está acontecendo e o que se deve fazer para se corrigir isso.
Comentário de bebeto_maya
_É o que chamo de alienaçã: _É o que chamo de alienação coletiva. . .A Microsoft é uma marca recomendasa por dez em cada dez ''sempistas''.Eles dominam o Onisciente coletivo.Então podem enfiar o que quiserem no mercado...A ignorância do povo sempre vai prevalecer.FOram dez anos de monopólio total. E as pessoas desinformadas, não vão querer trocar o errado pelo duvidoso.Afinal numa nação democrática, um povo ignorante sempre será escravo!

_Pelo que vejo tmabém está havendo um boicote dos vendedores de micro, que fazem o possível para que o PC com lInux não saia!Assim, no meio de conchavos, eles podem dizer que Linux não vende!
Comentário de sri_canesh
ô meu, pega leve. : ô meu, pega leve.
Não cabe à Dona Maria, faxineira, ou ao seu Zé das Couves, pedreiro, descobrir por si só que o Linux pode ser melhor do que o Windows S.E.
Essa obrigação é de quem vende as máquinas e/ou de quem é defensor do Linux.
Tudo é uma questão de marketing. Até o Lulla, que é um inepto, ganhou baseado no marketing.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Eduardo Linux
Sinceramente eu nem ligo muit: Sinceramente eu nem ligo muito... o usuário ideal de software livre é o usuário desenvolvedor, e é este tipo de usuário que temos incentivar a existir. Senão, vai continuar como está.

--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Comentário de Manoel Pinho
Prestação: Infelizmente para pobre o preço final não importa, mas sim o quanto custa cada prestação e a "agressividade" do marketing na venda. O sucesso das Casas Bahia e lojas do gênero são a prova disso.

A Microsoft conseguiria até vender esses micros com o MS Office embutido caso topasse financiá-lo em trocentas prestações módicas.

Não tenho dúvida também que os micros com linux da Positivo não estejam sendo oferecidos com o mesmo destaque pelos vendedores e que os compradores estão sendo avisados das limitações desse windows. Todo mundo sabe que vendedores sempre empulam os modelos mais caros de qualquer coisa porque a comissão deles é proproecional ao preço do produto.
Comentário de Marcelo Ulianov
Não vende e nem vai vender..: Não vende e nem vai vender... O colega falou bem. Se não rodar os joguinhos da revista, se o site nao abrir de primeira, se o link pro video porno não funciona ou funciona de maneira porca, abrindo um segundo programa para, se der tudo certo,ele poder "relaxar", não vai vender, ou se vender vão colocar o verdadeiro SO "conectado", o winxp piratão. Como eu sempre digo, a comunidade ainda não entendeu o que significa "desktop"...
Comentário de River de Morais e Silva
Claro que o XP nos Positivo vende mais: É óbvio que o XP nos Positivos tem que vender mais, já deram uma olhada no site da positivo informática? Onde mesmo estão os micros com linux? Todo o marketing da Positivo é para vender máquinas com Windows.

Quando se olha, por exemplo, na área de Desktops no site da Positivo antes de qualquer equipamento está escrito: "Positivo Informática recomenda o Microsoft® Windows® XP"

Com uma política de vendas dessas, ter 1/3 das vendas com Linux já é uma grande vitória.
Comentário de rivo
temos de ser realistas, como: temos de ser realistas, como disse o Luc, o Linux entrou de vez no ringue, e está apanhando feio. Alem disso, o win vc consegue instalar em quase todo hardware sem problemas, e não venha com essa de hardware vagabundo, vejam o caso que o ss_sputnik citou. E sobre o suse, fala sério, tacar o suse em 128m de ram é bincadeira não? Estou digitando este de dentro do kurumin e não estou conseguindo abrir o konqueror... e isto é só mais um dos trocentos problemas que já incarei usando linux...

falows
Comentário de Manoel Pinho
128MB: XP em 128Mb roda bem ?! Você também só pode estar brincando.
Comentário de Morvan
Tempos Modernos: Tempos Modernos. E o preço que se paga por essa "Modernidade" é incomensurável. Para que estudar, se os que têm grana são os "Self Made Men" (Ô jargãozinho besta!); para que se aprofundar em algo, se estamos na era do pseudo-generalismo? Vê-se tudo, não se aprofunda em nada? Quando vou a uma loja de eletrônica / informática, lembro-me sempre de que, se disser a ortonomenclatura do objeto desejado, não o obterei. Se não souber do nome em inglês, impossível haver negociação. Experimente pedir, ao invés de "Cooler", uma "Ventoinha"! O risco de sair da loja com camisa de força não pode ser desprezado! Para os vendedores, via de regra mal-treinados, tudo isso se mostra uma decorrência natural. "Tempos Mudernos", como diz o excelente jornalista Lustosa da Costa. Ah, um pedido: alguém aí tem estômago, para mandar o atalho deste texto sobre os "Sempistas" ao pessoal do Baboo?
Comentário de Manoel Pinho
Falou tudo: Falou tudo. Olhem só a página dos produtos que eles vendem:

http://www.positivoinformatica.com.br/www/hardware/desktops.asp

Não pude deixar de notar o "Positivo Informática recomenda o Microsoft® Windows® XP." e em negrito. E não vi a palavra linux em lugar nenhum nela.

Eles só criaram essa versão linux para se adequar ao PC Conectado e não ficar de fora, mas como o negócio não começou de fato estão aproveitando a morosidade do governo para empurrar o XP Miserable Edition no povo.

Só o fato deles estarem divulgando a notícia como um tremendo FUD contra a viabilidade do linux prova que eles não estão querendo mesmo vender micros com linux. Estão fazendo só porque o governo quer. Não duvido nada que tenham assinado um acordo secreto para sabotar o produto com linux em troca de algum desconto "generoso" da MS. Ela já fez isso até lá fora com os windows OEM.

O Linux não vai rodar os joguinhos piratas que o pessoal quer ? E para que então comprar uma versão capada do windows que não permite nem o upgrade de hardware para conseguir jogar jogos atuais ? Me desculpem, mas quem compra esses micros "1.0" não o faz para jogar, mas para acessar a internet e digitar uns textos. Jogo no máximo é paciência, e a do linux é bem melhor. É a mesma coisa que dizer que alguém compra um Palio 1.0 para apostar corrida.

E mesmo que comprassem para jogar, o windows capado também seria insuficiente e logo precisariam colocar um XPiratão no micro, o que faz com que tenham gsto dinheiro à toa pagando R$ 200 pelo Windows capado.

Comentário de brandizzi
Aproximadamente: Ei, não é bem assim... Ao menos para pessoas que levam o princípio de liberdade embutido no software livre a sério, o software livre deve estar disponível a quem quiser ser livre.

Por outro lado, acho que esta estória de empurrar Linux também não está dando bons resultados. Eu mesmo comentei na PSL-Brasil que simplesmente acho ingênuo achar que o usuário final em sua maioria não vai simplesmente instalar MS Windows XP pirata por cima do Linux do PC para Todos. Isto é o que a maioria faz, e os que o não fariam simplesmente receberiam esta recomendação do vendedor ou do vizinho.

Bem, eu, como a maioria aqui, queria que os usuários mais utilizassem Linux no seu quotidiano, só que enfiar-lhes goela abaixo o software não ajuda em nada. Precisamos de campanhas de conscientização, de contato com a comunidade, de diálogo e esclarecimento.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Manoel Pinho
O Baboo já está cantando vitória: O Baboo já está cantando vitória:

http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=16871&z=4

A falácia das estatísticas baseadas em amostragens insuficientes :-)
Comentário de rafael
simples, mas nao tanto: Concordo com o Cassio... Para ajudar na lista de possíveis razões para o preferência do WinSE no lugar do Linux, dou um exemplo que aconteceu ontem comigo: Comprei um micro novo com XPirata, baixei os CDs do Suse 9.3 e fui instalar. Tudo funcionou perfeitamente, inclusive acesso a internet q nem sempre é simples de configurar no Linux, a instalação reconheceu todos os componentes de HW e deu a mensagem tão aguardada: "Instalação com Sucesso!". Quando o micro é reiniciado, surpresa!!! Tela preta com um quadrado branco e verde e o texto: "Hz ?"... Lógico, alguns diriam, vc não acertou a frequência do monitor... Sim, é lógico, mas para o Zé da Padaria que estaria instalando o Suse 9.3 no meu lugar isso seria motivo de fúria! Depois de 1 hora instalando o sistema vc recebe uma mensagem de erro dessas, que não diz claramente qual o problema! Isso provavelmente não aconteceria na instalação do Ruindows, o Zé pensa! E parte para o XPirata por R$10,00.
Enfim, continuo gostando muito do Suse e do Linux em geral, este foi só mais um exemplo de motivo para pessoas "normais" não usarem Linux.
Comentário de Carlos Roberto
Não podemos fazer mais do que isto.: Os PCs vendidos com GNU/Linux devem vir com uma distribuição modifica, otimizada, pre-instalada e se possivel configurada, para evitar maiores problemas. Tanto o vendedor como o comprador, devem entender que os aplicativos para Windows não funcionam de forma nativa no GNU/Linux e se quiser navegar naquele site, editar aquela foto, escrever aquele trabalho, terão que usar os aplicativos livres que são oferecidos com a distribuição.

O caminho da emulação dos aplicativos win32 ainda é difícil, logo não cabe a um usuário leigo resolver os problemas com ele. Infelizmente nem daqui a 1, 2, 3 anos a emulação estará boa o suficiente para dizermos: "use a distribuição Y, ela roda qualquer aplicativo do DOS ou Windows."

Só vejo que, devemos conscientizar as pessoas a usarem aplicativos feitos para o GNU/Linux e caso aja incompatibilidade, as pessoas devem reclamar com o desenvolvedor do software, driver, etc, e não procurarem soluções comodistas como: "instala u xispê pirataum que funfa tudu."

Por fim, nós já fazemos nossa parte e infelizmente não podemos fazer mais do que isto já que as coisas vem com o tempo, e muito tempo...

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de CWagner
A notícia é do IDG-NOW (ht: A matéria, e como era de se esperar, nem fala em suposta substituição do XPSe por um XPirata.

Isso não é surpresa num país onde caçam as pessoas que gravaram um funcionário receber propina, mas deixam o corrupto à vontade. Querem saber? Nem eu compraria um PC Conectado. Se a idéia do governo é fazer com que vendam computadores, deveriam fazer isso sem S.O., se quisessem comprar com, deveriam pagar uma licença integral do XP Professional.

Ademais, se o "cara" quer um micro para jogar, deveria pensar em coprar um PlayStation 1, se quer ver sites de sacanagem deveria comprar um DVPlayer, os dois juntos saem mais barato que um computador.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de anakinpendragon
Mas eu conheço outro seu "Z: Mas eu conheço outro seu "Zé" que comprou o micro com esse XP start edition, quando não conseguiu abrir mais que tres telas, ficou puto, xingou muito, depois o irmão dele foi lá e instalou o XP professional piratão...
Ou seja, o brasileiro não procura se informar oque esta comprando, depois reclama que é ruim...
Comentário de Carlos Roberto
Se no "win vc consegue instal: Se no "win vc consegue instalar em quase todo hardware sem problemas", então é porque alguem oferece suporte. A questão aqui é: quem é que oferece suporte a ele no windows? Acredito que 90% dos drives para windows são feitos pelos fabricantes do hardware, já no Linux, através de um hacking obscuro, alguem consegue fazer funcionar meia-boca aquela placa de som para tocar mp3, as vezes sem nenhuma ajuda do fabricante.

Logo não há logica em seu comentario, já que a maioria dos fabricantes não oferecem suporte no Linux, apesar de algumas já estarem mudando sua posição quanto a ele.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de chimpa
Já era previsto: Sem planejamento e organização suficientes, nenhum projeto anda do jeito que se idealizou a priori.

Muitos já haviam cantado o problema:

[1]

Para Rodrigues, estudos do IDC em países da
Comentário de Clovis Sena
serao 29 mil novos contravent: serao 29 mil novos contraventores, que terminarão reinstalando alguma versão de dez real (aka camelô).

É estupido que para poder usar um computador as pessoas tenham de recorrer a contravenção ( pirataria é o mesmo que vender cocaina), quando existem no mercado soluções livres.
Comentário de renatogdelf
PC Conectado: Alguém viu, na semana passada?

Preview lança PC Athlon64 completo por 1775 reais

Repare que no finalzinho do folder diz:
"...
Sistema Operacional Linux Preview gratuito, sem direito a suporte
..."

Entrei no site desta Preview e não vi nenhuma informação sobre PCConectado ou Linux (na verdade, nem esta promoção achei).
Comentário de Pel_nao_logado
Então é mais fácil comprar: Então é mais fácil comprar um PlayStation 2, que pelo menos tb lê DVD e o conjunto da ópera sai quase elas por elas !

E no mais, este fulaninho ainda tem hw para conectar a internet, implementar HD e até colocar linux !

no mais, eu ainda acho que ele sai mais barato que um PC Conectado para jogar !
Comentário de Paulo Zambon
Esclarecimento ao consumidor: Um colega meu que revende legalmente o Windows XP Start Edition vendeu (a pedido do freguês) uma cópia deste sistema deixando bem claro e explícito ao comprador: "Quer comprar compre! Mas já vou avisando, não presta e não me venha reclamar depois!" ;-)
Comentário de Clovis Sena
achei isto curioso: : achei isto curioso:



>E se alguém mudar e perder a senha de root ? Oras, a Insigne tem uma >vaaasta e amigável documentação sobre diversos problemas, como a >solução para o problema acima :
>
>.. Você verá uma lista da entrada do carregador. Procure a linha que >for semelhante a linha abaixo:
>
>kernel /vmlinuz-2.4.18-0.4 ro root=/dev/hda2
>...
>
> Simples não ? Trivial para minha vovó Pafuncia.


E fico imaginando o seguinte: e se um usuario do Windows XP/2000 perder a senha do usuario, como eh que resolve??

que eu me lembre tambem nao tem solução tão fácil, ou tem?


Comentário de Manoel Pinho
Windows: Como se windows também não pudesse dar problemas... Já vi muita instalação de windows dar problemas bem graves como telas azuis da morte depois que algum driver de baixa qualidade, fornecido pelo próprio fabricante do dispositivo, é instalado no windows. E logo no início. Fora os montes de windows que vemos todos os dias com problemas por causa de worms, spywares e outros malwares, além de registrys inchados e cheios de lixo depois de um certo tempo de instalações/desinstalações de programas. Eu trabalho com suporte e também dou suporte (de Windows e programas relacionados) a vários parentes e amigos. Podia dar uma batida nos centros das grandes cidades, coibindo a pirataria escancarada dos camelôs que te abordam oferecendo "Óffice, Corél, Xispê, Fotochópi por dez reaus". Quem mora no Rio e passa pelo Largo da Carioca e Av. Rio Branco sabe do que estou falando...

As pessoas, mesmo leigas, NÃO gostam do windows. Ou elas nem conhecem que existem alternativas ou nem pensam nelas por um único fator: não roda os milhares de warez a que se acostumaram com o tempo. Ninguém (com exceção de uns poucos doentes) usa o windows porque gosta, mas sim porque precisa rodar os seus programas e abrir seus dados codificados em formatos proprietários.

Sim, a verdade é que as pessoas só vão começar a usar linux depois que algum fator externo as faça ter os mesmos fatores que as moveram em direção ao windows. Precisamos de mais programas amigáveis e com muitos recursos para desktops e que as empresas comecem a adotar o linux nos desktops corportativos.

Onde eu trabalho, outro dia um profissional humilde veio me perguntar como instalar o kurumin. Ele me disse: "Eu uso o Xispê em casa mas eu queria instalar também o kurumin para poder abrir os arquivos que eu crio aqui no trabalho e para aprender mais a usar o linux". Apesar de talvez ele poder resolver o seu problema instalando o OpenOffice.org e outros programas multiplataforma no seu windows pirata, eu fiquei feliz pela vontade dele de querer usar o seu computador doméstico para aprender a usar o linux no trabalho. É assim que as coisas funcionam.

O pessoal humilde faz pseudo-cursos de "informática" (leia-se Uíndows, Uordi e Equicel") porque alguém lhes pediu isso em entrevistas de emprego e currículos de informática. Pergunte a eles se acham o windows ou o Office tão intuitivo e fácil como os filhinhos de papai classe média, que hoje ganham micros antes dos 10 anos e ficam horas diárias aprendendo a usá-los. Eles não acham nada fácil e se esforçam em aprender a usar os 20% dos recursos que são necessárias 80% das vezes. E não falo de miseráveis não. Eu mesmo já lecionei cursos desses em universidades particulares de periferia, para cursos não técnicos, e vi a dificuldade e metas deles. Computador para eles significa possibilidades de emprego e ascenção social, muito mais do que diversão, como pensa a classe média e alta.

Enfim, achoque o governo conseguiria massificar o software livre no Brasil com MUITO mais eficiência se:

1) Obrigasse todos os concursos públicos a cobrar conhecimentos de softwares livres em vez do windows, MS Office e cia.

2) Fizesse um programa de computadores populares com softwares livres para empresas somente, incluindo aí soluções completas para automação de escritórios em empresas. Poderia vender, inclusive servidores já configurados para serem usados como servidores de terminais LTSP, sevidores internet/email/groupware, etc. É isso que faz falta às empresas, que muitas vezes só conhecem os pacotes proprietários pra essas funções.

3) Obrigasse os próprios órgãos governamentais e entidades privadas que podem ter algumas exigências controladas, como os bancos pelo BC, a fornecerem aplicativos livres e multiplataforma. Assim, evitaríamos lock-ins causados por centenas de aplicativos fornecidos pelos bancos e órgãos públicos que funcionam basicamente para entrada de dados.

4) Uma lei/MEC obrigasse as faculdades de informática a terem softwares livres no currículo e as demais faculdades a terem disciplinas de introdução à informática e semelhantes a usarem softwares livres.

5) O governo brasileiro poderia fazer como o da
Comentário de Gafanhootoo
Positivo: Legal!

Mesmo com os números incompletos dá para se tirar ótimas conclusões.

A proporção de vendas da Positivo Informática com Linux mesmo sendo 3X menor no desktop econômico frente ao Windows tem um significado magnífico e está bem além das espectativas de qualquer um.
Este resultado demonstra um bom crescimento do Linux neste segmento, a pouco desacreditado, isto ainda antes do PC conectado, pois com o programa aliado a um maior comprometimento das montadoras na formulação do produto e uma boa divulgação do Linux, o incremento na venda poderá ser bem maior.
É uma grande dica para os Empreendedores que desejam investir em um produto que está se mantendo em viés de alta.
Comentário de SdnNvs
O Linux ainda não está pronto...: A verdade é que o Linux ainda não está pronto para a maioria dos usuários de desktop, considerando os padrões de mercado (que pode ser diferente de padrão da indústria). Por questão de licenças, o Linux fica restrito. Faltam jogos, interface intuitiva, aplicativos mais amigáveis (não necessariamente significa "aplicativos mais avançados" ou "aplicativos com mais recursos")...
A verdade é que as distribuições pararam no tempo, alterando apenas pontos acessórios do sistema operacional.
Para servidor, o Linux está pronto há muito.
O Linux para desktop voltado para usuários iniciantes, na minha opinião e comprovado pela pequisa da Positivo, é mais restritivo que Windows Starter. Um usuário iniciante não é "multitarefa" :-)
Comentário de CWagner
E por que os live CDs com jog: E por que os live CDs com jogos não prestam?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Filipe Alvarez
Essa 'batalha' esta apenas comecando: Caros, utilizo software livre a 4 anos e, sempre que possivel 'converto' alguem para o mesmo, mais utilizando argumentos CLAROS, que AJUDEM e que de SOLUCAO para a pessoa. Realmente é muito simples instalar o Debian, Slackware ou NetBSD, mais para deixa-lo com 'cara' de XP (nao estou falando esteticamente, e sim pela facilidade do uso) demora e da um pouco de trabalho (eu faço rapido, já a minha avo Mafalda...). Entao, sem hipocrisia, nao venham falar dos erros de tela azul para o usuario final e etc etc por que isso e INCONPARAVELMENTE mais facil de resolver (ou mascarar) do que customizar uma distribuicao por exemplo, achar driver pro seu SoftModem maldito... E por isso que a Microsoft domina, porque ela priva as pessoas de pensarem, de acharem solucoes. E como voces bem sabem, o ser humano se adapta muito facilmente, e 90% se adaptou ao modo de nao usar o cerebro. Tanto que, na maioria das lojas de informatica do Brasil, a palavra Linux nao e nem lembrada, sempre os 'tecnicos' lembram do XP. Agora, voce acha que o meu pai quando for comprar um PC, com o 'tecnico' recomendando XP ele vai querer Linux? Nunca! Entao, apesar do esforco da comunidade em manter o S.L mais amigavel, ainda temos muito o que caminhar. E por favor, nao venham dizer que o Kurumin tem os icones magicos, e o SuSE é so next, next e finish... Se realmente analisarmos, nao dá pra comparar a facilidade do XP (e a compatilidade com softwares proprietarios, usados em larga escala como os da Macromedia e Adobe (please, wine NAO!)). Eu realmente nao entendo os xiitas do S.L que insistem em dizer que o Linux e muito mais facil que o XP.

E preparem-se para comentarios do tipo 'Filipe.. vc usa XP...'

Filipe Alvarez
Debian GNU && NetBSD User

Comentário de Alessandro
O Linux ainda não está pronto...: Concordo, se eu fosse um vendedor também indicaria para uso doméstico o Windows XP, sem dúvida nenhuma.

Porque nele os jogos, aplicativos, páginas da internet vão funcionar sem problemas e qualquer pessoa com um pouco de conhecimento vai poder ajuda-lo a resolver as suas dúvidas e resolver alguns problemas. Quando o micro travar, ali na esquina tem um técnico que resolve o problema.

Ja o Linux é uma venda para os usuários mais técnicos que ja sabem o que estão comprando, e ja utilizam o mesmo.

Para uso doméstico Windows XP neles, porque senão o vendedor vai se complicar com o cliente (iniciante/doméstico) com certeza.

O governo tem que se preocupar com a saúde, educação, segurança, telecentros isso sim. O Linux não precisa da ajuda do mesmo, até porque querendo ajudar o Linux o governo acaba ajudando a Microsoft, até porque o Linux não esta pronto para o Desktop doméstico.
Comentário de anon
Xiita:
Cantando vitória ?

Só anunciou a noticia, assim como o Br-Linux.

Que post mais Xiita
Comentário de CWagner
Claro... e deixar esse negóc: Claro... e deixar esse negócio de Informática pra gente desocupada que tem tempo pra estudar e poder ganhar um monte de dinheiro às custas da população ignóbil que não sabe sequer o que uim computador pode ou não pode fazer.

O governo tem por obrigação cuidar de todas as áreas de interesse público. E a questão inclusão digital está incluída nesse contexto, nesse e nos próximos governos, aqui e em qualquer lugar do mundo.

Apenas pensadores neoliberais querem poupar a população mais carente a ter acesso a um conhecimento que pode libertá-los das dependência cultural que fomos acostumados a viver.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Luc
Goela: Nada se resolve por decreto. Só os processos naturais resolvem, como as leis do mercado, oferta e procura etc.

Se Linux pegar, vai ser do mesmo jeito que o DOS, Windows e a velha trinca Word Star/DBase/Lotus 123:

- as empresas se interessam e começam a usar;

- Linux começa a aparecer em anúncios de emprego e ser mencionado em entrevistas;

- os cursinhos de informática começam a oferecer cursos de Linux como "um mercado altamente promissor" ou "a conquista do seu sucesso profissional";

- o nome vai se espalhando com as placas nas portas das escolas, vidros traseiros de ônibus, anúncios no jornalzinho do bairro e na emissora de FM da cidade;

- cada vez mais gente se interessa e leva a sério;

- o moleque de 11 anos pede um Linux no Natal e, se souber configurar, enche de inveja seus amiguinhos que nem têm barba na cara, chegaram agora no mundo e não são tão influenciados pelo Windows, que "é legal mas é meio antigo".

É devagar mesmo.
Comentário de Filipe Alvarez
Apenas pra completar...: Pessoal, fiz uma pesquisa aqui na empresa com a seguinte pergunta:
"Voce prefere o mouse ou o teclado?" TODOS os usuarios Windows responderam Mouse, apenas eu e outro Linux User respondemos Teclado. Percebem? Nada mais preguicoso que um mouse, nao é mesmo? hehe
E vcs, o que prefere,?

Comentário de Guilherme Azevedo
Teclado e mouse...: Hahaha, interessante esse lance sobre teclado e mouse.
Pior que eh verdade, porque usuarios Linux digitam bem mais que usuarios Windows
Bem sacado!
Comentário de nemesis
em outras notícias...: ... M$ afirma que o TCO de soluções Windows é menor que as com Linux. Descubra mais em sua esclarecedora campanha "Get the Facts".

em tempo: A Positivo é parceira consagrada da M$, e não duvido nada que a razão principal para estar vendendo micros com Linux é simplesmente para propagandear mais FUD, já que não se esforça para vender...

Já temos nossa SCO! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dmorales777
Veja o meu caso: Tenho um dis: Veja o meu caso: Tenho um disco com XP e Kurumin, pois minha mãe estava adaptada ao XP. Com o tempo, instalei o Firefox, OpenOffice, Thunderbird, e ela se acostumou no XP; depois, instalei o tema do XP no Linux (!!!), para ver se ela achava mais "amigável". Percebi que o que ela queria era abrir anexos de email, páginas de internet, tudo automaticamente, sem aquelas "caixinhas" perguntando. Então eu configurei tudo para abrir automaticamente no Linux, instalando os mesmos programas que ela usava no XP. Instalei até o WMware, fiz o XP carregar na frente dela, abri o scanner (que ainda não tem driver no Linux, Lexmark X1185). Pra dizer a verdade, para um olhar distraído parece até que agora eu estou no XP (embora esteja no Linux).
O ponto é esse: sistema pré-configurado e suporte. Sem isso, não dá, pois o sujeito compra o pc com Linux, dá problema e ele faz o quê? Reclama com o vendedor, que sabe tanto quanto ele. Assim fica complicado.
E parabéns à Microsoft, que desistiu de comprar o governo e provavelmente está comprando as empresas...
Comentário de Luiz Augusto
Eu concordo com o Filipe e ac: Eu concordo com o Filipe e acrescentaria uma coisa. A maioria dos usuários, até aqueles que poderiam se dispor a conhecer melhor outro sistema, podem querer usar o tempo de adaptação e configuração do sistema pra realizar uma tarefa real como programar, editar ou simplesmente assitir a alguma coisa.

Nem todo mundo que usa computador está interessado em saber como ele funciona. Já convivi com programadores e analistas (naquela época...) que sequer sabiam que máquina estava usando, queriam simplesmente abrir seus programas, fazer seu trabalho e boa.

A convivência com pessoas de outras áreas pode mostrar isso.
Comentário de ricardomoc
É isso aí: Concordo plenamente com o Luc. Além do mais, não é a toa que o Brasil é conhecido como um dos piores no ranking dos pirateiros. Podemos dizer que 90% (ou mais) rodam Windows. Mas podemos dizer também que menos de 30% são legalizados. E, quando o são, em sua grande parte são de empresas. Invertamos o cálculo: se nas empresas houver uma adoção em massa do Linux, e o usuário tiver que aprender a utilizar o Linux, ou ele instala Linux na casa dele ou irá utilizar o Windows em casa por "idealismo". Mesmo que seja pirata. Acho que é pelo desktop corporativo que as coisas tem que acontecer. Nesse ponto, a Red Hat e a Suse estão certas.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Julio Nascimento
XPiratão: Estive empolgado com o PC Conectado do Governo mas analisando friamente, quando o Zezinho, de 15 anos, da quinta série (que o pai comprou o micro com Linux, para fazer pesquisa na net para trabalhos escolares) não conseguir instalar o joguinho que veio na revista comprada na banca de jornal o q vai acontecer? Ele vai chamar o "téquinico" de informática da esquina (q pra qualquer problema no Windows ele reinstala ou formata a máquina) e o cara vai dizer o seguinte: "esse negócio de linux não presta... vou fazer uma instalação do XP PRo por R$ 50,00 e tá tudo resolvido) e pronto. Já era o Linux (que saiu com o filme queimado)....
Comentário de srighi
Isso é o Brasil dos Brasileiros!: Mas infelizmente esse país é assim. Tudo da maneira mais fácil e se for de graça melhor ainda. É a lei do menor esforço. Pra que usar linux? Todo munda usa windows? E se der problema é só chamar o vizinho que trabalha "com computador" que ele resolve!
Infelizmente perdi a esperança nesse povo e nesse país.

Cada um tem o que merece e só colhe o que planta, e PRA DESCOBRIR QUE NÃO SABE NADA, AINDA PRECISA APRENDER MUITO!!

Que pena.
Comentário de pqp
desde quando usuario de windo: desde quando usuario de windows 2000/xp põe senha de usuario?
Comentário de Toskinha
Começando por nós mesmos: Tente explicar então para o consumidor que ele deveria usar Linux porque ele quer ser livre... acha mesmo que isto vai ter efeito? Ou acha que ele vai te dizer, "tá, mas dá pra rodar msn? dá pra ver filmes? etc". Ou se você explicar que não trava, não tem virus, vai ter sempre continuidade, é mais seguro porque é auditável, tem mais efeito?
Comentário de anon
Xiita:
Também é atitude Xiita moderar para baixo
uma crítica a um post. O site do baboo apenas
anunciou a noticia da mesma forma que o br-linux

Ai vem um post dizendo que os caras tão
"cantando vitória", que é atitude de xiita sim
se site do baboo estivesse dizendo :

Tá vendo, vendemos mais que eles olha aqui o link

Ai sim seria cantar vitória.


Comentário de Manoel Pinho
Decreto: Você não deve ter lido ou entendido o que eu disse, pois não estou pregando nenhum decreto para obrigar usuários a usarem o linux, mas que o governo exerça o seu poder de fato e influencie de forma ativa aqueles sobre os quais tem algum controle direto (órgãos públicos) ou indiretos (empresas privadas ou estatais que são obrigadas a seguir certas normas ditadas por órgãos ligados ao governo, como o BC, Anatel e cia)..

É tão "anti-democrático" assim obrigar que os concursos públicos abordem softwares livres e não windows e MS Office ?

É "ditadura" obrigar que os bancos disponibilizem programas usados por empresas para interagir com os bancos multiplataforma e que obedeçam alguns padrões ?

É ditadura fazer com que o MEC obrigue as universidades a ter algum tipo de disciplinas envolvnedo o software livre ?

É "anti-democrático" fazer com que a polícia federal cumpra a lei anti-pirataria, que já existe

http://www.microsoft.com/brasil/pr/fhclei.htm

?

Se tudo isso que eu falei for coisa de ditaduras, então eu não sei para que serve governo para vocês. Talvez para aumentar impostos e distribuir mensalões para os políticos.

De resto, concordo que somente o efeito avalanche, começando pelas empresas, pode fazer o linux ser popular para as massas, mas o problema é justamente o seu primeiro item ("as empresas se interessam e começam a usar") que não se manifesta sozinho na maioria dos casos num mercado monopolizado e onde o próprio governo age no sentido contrário quando não toma uma atitude ativa.


Comentário de beckmann
Há duas semanas atrás, um c: Há duas semanas atrás, um colega que trabalha com windows passou por esse problema. Uma máquina de cliente que havia perdido a senha. Encontrei uma solução para ele, um LINUX rescue que resetava a senha do XP. :P
Comentário de beckmann
já para certas coisas...: o brasileiro se esforça.
Por exemplo, aqui em Curitiba tem torcedor do atlético que se dispõe a ficar dois dias na fila abaixo de chuva para garantir ingresso pra final de campeonato.

já para outras coisas...

esse país é uma piada
Comentário de ricardomoc
Polícia: Rapaz, trabalho de polícia para eles. Trabalho em uma escola que tem grande resistência em mudar para o Linux, apesar de o utilizar em alguns laboratórios, em dual-boot. Porém, o Windows instalado lá é pirata, imagine! Será que seria o caso de denunciá-los? Talvez não, pois isso seria coisa de dedo-duro. Seria o caso da fiscalização ser mais efetiva? Hum, acho que a M$ não está interessada nisso, mas sim em pegar algumas empresas com a boca na botija, entrar com um processo contra elas para servir de exemplo para as demais, forçando-as assim, a comprar o software deles. E mais fácil obrigá-los a comprar o software proprietário, a medida que e empresa utilizar mais e mais o programa deles.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de nemesis
país dos espertos: é claro que espertos são apenas ignorantes mal-educados.

Windows e seus usuários estúpidos se merecem. Linux e Macintosh são para pessoas querendo melhorar de vida, aprender a se virar, se livrar do lugar-comum e da mediocridade...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricardomoc
Dim dim: Hummm. Será acordo de bonecas? M$ dá um dimdim para Positivo fazer marketing deles e coloca o Linux lá para dizer "olha como são ruins"?

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de nemesis
haha, me lembrou uma história: Eu administrava a máquina do meu pai, quando ainda morava por perto. Depois que fui pra outro estado, ele teve que se virar, apenas com minhas dicas ao telefone. Pois não é que eu tinha posto uma senha super crível para Administrator e ele não conseguiu reproduzir?! É uma daquelas cheias de $&%# e coisa e tal.

Bom, resultado: como ele queria instalar internet a cabo e eu não estava lá pra digitar a maldita senha, o técnico, super ixperto, formatou a porra toda e reinstalou o XPirata.

que pena, tinha Firefox, OpenOffice, GIMP e o kcta4. Me lembro que assim que ele instalou o XPirata da primeira vez, o FF foi minha primeira providência, pois ao usar E azul na primeira vez, saltou logo um popup amarelo com uma mulher nua em código ASCII... :P


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Linuxer
Qual a dificuldade em enfrent: Qual a dificuldade em enfrentar os fatos? O Linux está perdendo. Acusar o usuário de burro e ignorante, falar mal da loja, e reclamar do paíz e do governo não adianta nada.

O que isso mostra é o que ninguem quer assumir: O linux está muito imaturo para o usuário final.

Como aquele cara do BSD disse, "Eu só quero fazer um sistema operacional bom, o linux quer dominar o mundo". E ele está certo ;) ...
Comentário de geekslack
Mais casos: Eu vi nas casas Bahia os micros Positivo, e convenhamos, hoje as Casas Bahia, é a maior loja de departamentos para venda ao público com poder aquisitivo baixo do país e notei que não havia nenhum desses micros a venda com o sistema linux, questionei o porque não havia a opção para compra do computador com linux e me responderam que era porque "O Linux quase ninguém conhece, e não interessa para a loja vender, além do mais há uma parceria com a Microsoft para venda exclusiva desses computadores com Windows."

bom... eh terrível, mas é a realidade.
Comentário de nemesis
re: Goela: Olá, Luc.

Gostaria apenas de ressaltar que a comparação com a M$ e o começo de seu monopólio com o Linux é imprópria e pouco tem a ver com "oferta e procura".

* O Linux não veio como sistema operacional padrão de um equipamento de microinformática revolucionário e barato, manufaturado por uma gigante da área ( IBM ).

* O Linux não se espalhou ainda mais quando da súbita popularidade expandida de tal equipamento aumentou devido a várias outras empresas oferecendo arquitetura similar graças à esforços de engenharia reversa.

* O Linux não se manteve graças a marketing intenso e aplicativos próprios dos quais os usuários dependiam e que tinham performance melhor do que os dos concorrentes graças ao uso de APIs internas mais eficazes que às oferecidas aos concorrentes.

Talvez para combater tamanho monopólio, um feito sobre medida por um governo seja eficaz.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ufa
?: Não consigo ver a relação em ficar na fila por dias e usar o windows. Como se fosse só no Brasil a predominancia da M$
Comentário de Manoel Pinho
É assim mesmo que funciona: É assim mesmo que funciona. A Abes escolhe algumas empresas para "Cristo", faz a denúncia e dá uma batida na empresa com uma ordem judicial e a polícia. Leva os micros para a perícia e apresenta o "prejuízo" a um juiz. Como a multa de 3000 vezes o valor dos softwares é impagável por qualquer um e questionável(http://br-linux.org/noticias/003325.html), as partes acabam entrando num acordo e a empresa então é compelida a comprar um pacotão de softwares para "compensar" as empresas supostamente prejudicadas.

O problema todo é que a Lei existe e inclui até penas criminais, mas não entra em detalhes como valores das indenizações, o que deixa o valor questionável de 300 vezes o valor do software como uma ameaça de pena de morte para os coitados.

Além disso, a polícia e a justiça atualmente entende a repressão à pirataria de software como se fosse uma ação cível, que depende da denúncia da parte interessada (a empresa de software lesada) para se movimentar. Você pode chamar o guarda da esquina ou ir à delegacia e reclamar do camelô da esquina ou do cara que vende software pirata no jornal, mas se a Abes, como representante das empresas de software, não oferecer denúncia a polícia e a justiça não vão fazer nada.

Por isso mesmo eu prego que o governo poderia fazer operações-padrão e agir independentemente de pedido da ABES, que só faz isso para alguns poucos que servem como exemplo. Aí o pessoal vai começar a mexer os seus traseiros gordos e regularizar a situação, ou comprando logo as soluções proprietárias ou usando software livre. Ironicamente,
a curto prazo representaria um aumento de vendas expressivo para a própria Microsoft, mas se ela não fez uma operação mais repressiva de combate à pirataria sabe muito bem que a médio e longo prazo o tiro sairia pela culatra.

O que move o homem são suas necessidades e o software pirata concorre desigualmente.

Eu juro que preferiria um mercado onde o linux continuasse como minoria de 1/4 (usando os números de 3:1 da notícia) e onde os outros 3/4 comprassem o windows e soubessem pelo que estão pagando. Seria melhor do que a atual situação, onde 90% não pagam e menos do que 3 a 5% usando softwares livres por serem "cabeça-dura" e por não optarem pela malandragem e preguiça de aprender algo que está para quem quiser aprender.
Comentário de hamacker
-: Na realidade o linux não está perdendo, voces estão vendo pela óptica de qual está vendendo mais, eu vejo a consagração de alguns comentários aqui no br-linux de que alguém dizia "quando será que veremos máquinas com linux pré-instalado ?", enfim esse dia chegou.

Apesar de estar vendendo 3 vezes menos, ainda assim é um marco. Não vamos tapar o sol com a peneira, pois o XP Favelado Edition também estará sendo trocado por XP Pirata Edtition. Quando o usuario tiver instalado um firewall+antivirus vai perceber que rodar um programa por vez é muito ruim e então será um windows original a menos ou um Linux original a mais. Lamentávelmente usuarios domésticos não compram versões oficiais.

Acho que a comparação mais justa deve ser linux versus versoes oficiais do windows e não com o Pirata Edition.


Comentário de nemesis
pq são emuladores de videogames antigos?: pq são emuladores de videogames antigos?

não que eu seja anti-retrogaming...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Parcerias: Por essas "parcerias" é que a M$ foi processada e a Intel está sendo processada pela AMD, não ? O engraçado é que a AMD tem 40% do mercado brasileiro

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna.aspx?GUID=EF14C560-EA13-4486-9B6D-BA2A3C238056&ChannelID=2000006

graças ao mercado cinza de micros, onde a Microsoft e a Intel não podem controlar "parcerias" como as que faz com Dell, Toshiba e cia.

Isso é crime econômico e a M$ já é catedrática em explorar esses recursos. Deve ter dado algum tipo de vantagem por debaixo dos panos para a Positivo não promover o linux.

Me lembra muito aqueles carros populares quando o governo criou os benefícios para os 1.0. Todas as montadoras criaram versões populares, mas se você fosse numa concesionária nunca encontrava o 1.0 básico e mais barato, só o que vinha com ar-condicionado, trio elétrico, etc. E o vendedor logicamente empurrava sempre os modelos mais caros.

Comentário de River de Morais e Silva
Ações concretas: Acredito que o primeiro passo que deve ser seguido, é buscar informar as pessoas sobre o que é que está sendo adquirido por elas. De tal forma que se for para formatar e usar uma outra versão do Windows, que paguem R$ 200,00 a menos na aquisicao do PC, mas se for para adotar um Sistema Operacional mais robusto, que também se escolha a opção do Pinguim.

O Starter Edition não é bom para manter os usuários Windows e muito menos para ganhar os usuários Linux.

Mudar a situação é fácil, basta dizer a verdade e deixar que o usuário escolha.
Comentário de brandizzi
+1: Não posso negar: estou achando esta estória de pôr Linux na casa de usuário despreparado uma fria. Acho que este é rojão grande demais para nós, para o qual nem nós nem estes usuários estão preparados.

Achei o post do Manoel pertinente. Temos de criar necessidade de Linux, para que venham atrás, assim como a Microsoft cria necessidade de Windows - inclusive dos mais novos.

Onde está nosso maior potencial? Nas empresas, no governo, na educação, no ativismo. Empresas podem economizar utilizando Linux. Se você conversa com alguém sobre a adoção de software livre no governo mostrando as vantagens, quem poderá ser contra este grande passo? Se as escolas e ONGs recebem computadores, todos temos argumentos para impedir a utilização de software pirata nestas máquinas.

Por sim, eu simplesmente deixaria o usuário doméstico de lado *exceto* se ele me pedisse explicitamente ajuda para conhecer outra plataforma. As instituições de ensino e ativismo são muito mais lucrativas. Pode acreditar que aquele seu vizinho vai acreditar muito mais no filho dele quando ele falar de um tal de Ubuntu que em você ;)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Morvan
Apenas comentou: Manoel Pinho, tive um tempinho e dei uma olhada no atalho que tu sugeriste. De fato, como mostra uma réplica à tua observação, o Baboo apenas comentou o fato de os computadores com o XPSE estarem vendendo mais. Eles não fazem sequer um estudo do mérito ou do porquê. Também não fazem qualquer tripudiação em cima do Linux. Surpreendente.
Comentário de nemesis
o que fazer: "deveríamos pensar numa forma prática, objetiva e eficaz de determinar por que isso está acontecendo e o que se deve fazer para se corrigir isso"

1. reimplementar a API do Win32 ( Wine ) e do .Net ( mono e dotgnu ). ( em andamento )
2. oferecer IDEs ( Eclipse, KDevelop, Kylix, Gambas ) para desenvolvedores acostumados a Win ( em andamento )
3. oferecer uma transição suave oferecendo aplicativos cross-platform na plataforma atual ( ?? )
4. mais ofertas de micros preinstalados, com vontade efetiva de vender e dar suporte ( ?? )
5. mais aplicativos de propósito específico ( ?? )
6. mais jogos ( ?? )
7. maior integração, usabilidade e blablabla ( em andamento )
8. ...
9. lucro! :)

enfim, para ganharmos do Windows, teremos que nos parecer com o Windows e suportar aplicativos de legado criados pra plataforma...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos Mafort
O elefante e a corrente: Vocês não conhecem a história do elefante? Com usuário leigo é a mesma coisa...

Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais.

Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir. Que mistério!!! Por que o elefante não foge?

Perguntei a um adestrador e ele me explicou que o elefante não escapa porque está amestrado. Fiz então a pergunta óbvia: - Se está amestrado, por que o prendem? Não houve resposta!

Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei O pequeno recém-nascido preso. Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada... Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino. Ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força.

Abraços,
Mafort
Comentário de Gafanhootoo
Concordo com o hamacker, apes: Concordo com o hamacker, apesar dos números serem incompletos e podem induzir a erros de cálculo, demostra 33% das vendas no mercado de baixo custo e 16% frente ao XP e o Start juntos. Isto enfrentando a Vaca Leiteira que é o Windows.
O Start prejudica o próprio Windows XP, diminuindo sua receita, pois os magazines simplesmente substituíram o XP Home pelo Start, fato que se evidencia pela avanço de 50,4% frente ao XP, quem compra PC do Positivo geralmente levava uma cópia OEM do XP que tinha um maior valor agregado.

Imagine entrar com um produto novo no mercado, deconhecido do consumidor, sem fazer publicidade e em três meses se conseguir 33% em um nicho específico e 16% no geral. Isto se chama emplacar, deixemos de ser cegos e vamos ganhar dinheiro.
Comentário de Gafanhootoo
Concordo com o hamacker, apes: Concordo com o hamacker, apesar dos números serem incompletos e podem induzir a erros de cálculo, demostra 33% das vendas no mercado de baixo custo e 16% frente ao XP e o Start juntos. Isto enfrentando a Vaca Leiteira que é o Windows.
O Start prejudica o próprio Windows XP, diminuindo sua receita, pois os magazines simplesmente substituíram o XP Home pelo Start, fato que se evidencia pela avanço de 50,4% frente ao XP, quem compra PC do Positivo geralmente levava uma cópia OEM do XP que tinha um maior valor agregado.

Imagine entrar com um produto novo no mercado, deconhecido do consumidor, sem fazer publicidade e em três meses se conseguir 33% em um nicho específico e 16% no geral. Isto se chama emplacar, deixemos de ser cegos e vamos ganhar dinheiro.

Comentário de brandizzi
Esclarecendo: Incidentalmente, as duas primeiras perguntas que você fez têm respostas positivas :) Mas não estou dizendo que devemos vender o computador aos consumidores ignorantes com Linux; estou dizendo que o usuário ideal de Linux é o usuário que quer Linux, mesmo que não seja desenvolvedor.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Manoel Pinho
OK, OK, vocês tem razão: OK, OK, vocês tem razão. Nesta notícia ele não falou mal de linux, mas por que então essa notícia apareceu no site dele ? Não é um sistema que ninguém quer nem de graça e nimguém usa, como ele mesmo já disse ?

Sim, pode ter sido um rompante xiita causado porque já tenho muita má vontade de tudo que vem daquele site. É só ver quem é o recordista do Linuxfud (http://linuxfud.org/).

E para quem ainda não me conhece, está aí a minha foto no estilo xiita:

http://www.ime.eb.br/~pinho/pessoal/pinho.jpg

:-)) Talvez eu esteja mais para sunita.
Comentário de Morvan
Sem qualquer ofensa: Sem qualquer ofensa, Manoel, tu estás mais para Tuareg, pelo menos na imagem. Ha, ha, ha,...

Comentário de Dorival Boege Jr.
Linux nas lojas...: Simplesmente, as lojas que estão vendendo o Linux em seus PC'S nas lojas, magazines e ".com da vida", não estão nem aí pro Linux. Só querem ter uma maneira de vender o PC sem o windows, para não caracterizar pirataria. Nossa, implemento soluções com Linux a mais de 6 anos, tanto servidores como soluções Desktop, seria difícil para estas empresas instalar e/ou deixar o desktop mais amigável para o usuário final, já que os PC's são equipamentos com o mesmo hardware.




Comentário de stpa
O brasileiro isso, o brasileiro aquilo...: Pelos comentários, vocês são de outros países. Referem-se a nós, brasileiros, como sendo o outro, "o brasileiro". Ao nosso país como não sendo a sua pátria, "esse país". Caso sejam observadores previlegiados da nossa "inferioridade", por favor portem-se como convidados na nossa casa que sempre recebe bem a todos. Se forem brasileiros, por favor assumam o fato. É um começo de mudança da nossa mentalidade tacanha. Pensem a respeito.
Comentário de Alessandro
População Carente: Esta população não tem nem o que comer imagina energia elétrica, telefone fixo... Chega de demagogia. E a estes preços o PC Popular, de popular não tem nada porque aqui no BIG tem um Sempron 2.4 com a mesma configuração do PC Popular por 1.349,00 em 10x sem juros.

O governo deve investir em inclusão digital, colocando micros em escolas públicas, bibliotecas, telecentros,... com o Linux e com professores/monitores capacitados para ensinar o mesmo, e não fazer a população comprar um PC e levar para casa sem nenhuma noção de como funciona o mesmo. Com isso no futuro teremos a tão sonhada inclusão digital com os consumidores sabendo como comprar e utilizar o mesmo.
Comentário de beckmann
Talvez não tenha sido um bom: Talvez não tenha sido um bom exemplo mesmo. Mas podemos pensar da seguinte forma:

Agindo da forma correta:
Preciso usar um computador para escrever documentos, fazer planilhas, navegar, etc. Não tenho condições para pagar pelas licenças, mas existe uma alternativa (software livre), que me permite economizar $$$, mas em compensação vai me exigir algum esforço (de aprender a se virar no novo ambiente).

Agindo da forma errada:
Preciso usar um computador para escrever documentos, fazer planilhas, navegar, etc. Não tenho condições para pagar pelas licenças, mas existe o camelo ou o têcnico da esquina que me instala um XPiratão. Não é o mais certo, mas é o caminho "mais fácil", não vou precisar gastar tempo aprendendo coisas novas.

A grande maioria acaba agindo da forma errada. Preferem usar um produto pirateado, infringindo a lei, a ter que se esforçar um pouco para não fazê-lo.

Voltando ao exemplo da fila do ingresso, já pensou se o povo se mobilizasse dessa mesma forma em frente a prefeitura, a câmara dos deputados, para exigir que as coisas fossem feitas? Que maravilha que seria isso, não é mesmo?

E por que esses programas de inclusão digital meia boca do governo?
Por que não investir efetivamente em melhores condições de emprego e educação? Oras, dá muito mais marketing de campanha dizer que tal cara trouxe a inclusão digital, é mais moderno, etc...

Comentário de Ricardo Carvalho
Devemos é vender computadore: Devemos é vender computadores com o OpenBSD (desinstalado é claro) e ver se o usuário consegue se virar*. :)
Bincadeiras a parte: teve uma época que a Apple começou a vender Macs em mercados aqui em São Paulo, o preço era bom pelo produto, mas os computadores ficaram entulhados e poucos eram vendidos e olha que o Mac OS é fácil pra caramba, marcas tem muito peso na escolha do consumidor, e empurrar um produto pro consumidor não é uma maneira inteligente de popularizar algo.
* Para quem ainda não tentou é só tentar instalar o OpenBSD, é bem divertido pra quem gosta de ter de configrar tudo.
Comentário de Charles Pilger
Estranho...: ... afinal entrei no site e o primeiro link que eu vi foi esse:

http://www.preview.com.br/escreveNoticias.asp?idNoticia=76&categoriaNoticia=Press%20Release


Comentário de _
Por que você usa _ antes dos: Por que você usa _ antes dos parágrafos e separa as reticências em espaçõs?
Comentário de Luc
Decretos: Eu não o entendi mal. Você quer que o governo tome medidas para influenciar de forma benéfica (na sua opinião) o pensamento de pessoas e empresas. Não seria autoritário, mas também não acho que seja papel do governo. Cada um sabe que instrumento lhe serve melhor para trabalhar, se divertir ou atingir qualquer objetivo. Acho que o governo deve implantar o SL em seus próprios procedimentos porque custa menos para os cofres públicos (com melhor qualidade, até) e porque código aberto é muito mais apropriado para a nossa segurança e soberania. Mas o que as pessoas físicas e jurídicas fazem ou deixam de fazer com seus computadores não é da conta do governo.
Comentário de Luc
Leis naturais: Eu só mencionei "oferta e procura" como uma das muitas leis naturais, que o homem pode aproveitar mas jamais controla. Minha idéia é que a escolha das empresas pode influenciar o uso doméstico (o oposto eu acho totalmente improvável).

Você está se prendendo a um detalhe irrelevante do passado. A Microsfot venceu de um jeito. O Linux não precisa nem deve vencer do mesmo jeito. Cada um conquista seu espaço de um jeito. Mas os primeiros efeitos que surgem *depois* dessa conquista são semelhantes.

Se eu fosse o presidente Lula, faria uma metáfora: cada um faz, iça ou usa sua vela de um jeito diferente. Mas depois que uma vela é içada, o vento que sopra em cada vela é o mesmo. E todas as velas têm o mesmo fim: aproveitar esse vento.
Comentário de nemesis
"um detalhe irrelevante do pa: "um detalhe irrelevante do passado"

Como pode ser irrelevante o fato que levou uma pequena empresa que enganou a IBM com um sistema operacional que nem possuía a ser o maior monopólio de software no mundo??!!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
En entendi o que o Manoel qui: En entendi o que o Manoel quis dizer, e também concordo que o governo, deve pensar no povo, e não em dar dinheiro para empresas estrangeiras para que o funcionário possa digitar textos, alimentar sistemas, acessar Internet, etc....

Por isso acho que o Software Livre é a escolha natural de órgãos públicos e empresas privadas, que não têm vontade própria, mas devem obedecer a alguma determinação superior.

Acontece que a coisa fica solta e cada um se deixa levar por soluções milagrosas baseadas em software proprietário e acontece o que estamos vivenciando hoje no país. Empresas corrompem altos funcionários para que tenham benefícios dentro da administração pública, muitas das vezes deixando rombos nos caixas e não raramente sequer entregam o produto pronto.

Por que não investir em "gente da casa", promovendo qualificação interna ou realizando concursos públicos para desenvolvedores e usuários de Software Livre? Será que é tão mais custoso investir em pessoas do que dar mais dinheiro para os EUA?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Jimi
PC positivo não foi bem dimencionado: Testei alguns em um supermercado.
Vocês comprariam um PC que demora 4 minuos e 20 segundos para carregar e liberar o OpenOffice ? È impossível trabalhar com aquilo. O Windows XP Também é muito lento nestas máquinas. Funionáriam bem com um Mandrake 8.0 com KDE 2.2 ou Windows 98.
O Windows XP ganha em um performance aparente. O MS Office esta precarregado., mas na hora de escrever e executar alguma tarefa não usual também demora.
Nâo existe milagre de querer fazer um hardware barato, sem recursos, trabalhar com os sistemas operacionais atuais.
Comprar um PC positivo resulta numa péssima primeira impressão ao Linux e uma ilusão sobre o Windows XP.
E ainda assim não esta tão barato, é possivel motar algo bem melhor pelo mesmo preço.

Comentário de j. oliveira
Concordo plenamente: Sou usuário do mandrake, e sou obrigado a manter o windowns XP no meu notebook porque ainda não há driver para o disco sd que uso. Um dia resolvi configurar as teclas de aumentar, abaixar volume e mudo do teclado, passei bem umas 6 horas pois a única página que encontrei na net explicando estava em alemão. Assim entendo perfeitamente que o ze da padaria nao queira um computador com linux. E o pior, eu teria poucos argumentos para dizer que o linux é melhor pra ele, já que ele só vai usar pra jogar, acessar a internet e messager e duvido que ele tenha que guardar algum dado importante que justifique falar da superioridade do linux nessa área.
Comentário de bebeto_maya
__Na verdade você exagerou,: __Na verdade você exagerou, um PC com 1,5 GHz, e 128MB de RAM.Leva em média 40 segundos para abrir o OpenOffice 1.3 sobre o KDE(no meu teste 48seg...) , agora se já está no cache, Leva uns 30. . .beeeeeem longe dos seus 4min20seg.O MS Office XP num PC desses abre em 15seg, o OpenOffice no WIndows, em 30 seg e embora seja um tempo menor que no Linux, acaba travando mais rápido também...

__O PC da Positivo com Linux está vendendo bem sim! Apesar de ter uma distribuição pouquíssimo popular,(deveriam ter colocado algo que já tem uma certa presença em desktop, como um fork do Kurumin ou mesmo o Conectiva)como o Insigne Linux ou o Freedows, lidar com o anti-marketing de uma empresa que forçosamente colocou Linux nos seus computadores,(na verdade queriam apenas Windows, não à toa um dos executivos da empresa teve a cara de pau de pedir a inclusão do Windows nas deduções de imposto...No final eles só colocariam Windows mesmo!) e não sugere seu uso, pois é o maior partneer brasileiro da Microsoft; lidar com a ignorância de vendedores que praticamente proíbem o consumidor de obter um PC com Linux, valendo-se de um instintiva cartilha de FUD aliada a ignorância e ordens superiores e enfrentar 10 anos de monopólio e reserva de mercado,ainda assim o Linux conseguiu vender 1/3 dos PCs. . .COm uma logística boa, uma distro melhor com um visual mais atraente (detalhes como o papel de parede vendem um PC!) e vendedores treinados, não tenho dúvidas que teríamos 50% das vendas.O problema é que acomodação, inércia, alienação,péssima logística e má a vontade da nossa indústria de informática submissa derrubam qualquer impulso de se dinamizar o mercado.

__Vale lembrar que na França, o Carrefour conseguiu vender muito bem máquinas com o Mandrake e nos EUA, a Lisnpire sobrevive razoavelmente vendendo Laptops com seu SO...
Comentário de José Augusto
revolta: É revoltante esta situação.
O fica em nossas cabeças é que as empresas fabricantes de hardware se vendem, se deixam subornar para nao fazer driver para Linux.
Afinal o que elas ganhariam com isso...Nada?
Bem, depende de quanto supostamente lhes foi oferecido pela microsoft para nao fazer driver para linux ou mesmo o tornar incompativel com sistemas Unix.
Por que os cd's que acompanham os perféricos nao contem os Drivers para sistemas Unix?
Certamente é para dificultar a instalação, pois no site do próprio fabricante (em raros casos) é possivel encontrar o download do driver.
O fato é que o Windows não é mais "O SISTEMA OPERACINAL PADRÃO", grandes corporações ja estão adptando-se ao linux e os fabricantes que nao disponiblizarem HARDWARES COMPATIVEL perderão contratos e vendas!!
hehehehe....ai eu quero ver o que vale mais...uns miseros trocados oferecidos pelas empresas de software proprietário ou a satisfação do cliente!!
Comentário de rambrazil
Pra que tanta discurssao?: Observe sou usuario do windows Xp , ja usei linux , o linux tem suas vantagens em servidores , etc e tal , mas como dia a dia naum falem bobagens por favor , experimentem rodar 1 jogo no linux , nem direct x esse lixo de programa tem , a naum ser que queiram ficar ilhados num mundo soh de vcs trocando programinhas e patches pra poder rodar alguma coisa , naum obrigado , concordo numa coisa o preco do XP é um absurdo.Agora parem de ficar tentando dizer que o linux é melhor pq nao é , linux deve ser otimo pra quem tem verdadeiras calculadoras avancadas PIII K62 etc ... por favor deixem de ser ridiculos
Comentário de rambrazil
só finalizando: O imbecil que compra PC em super mercado nem sequer mereceria vir com o DOS instalado , só idiotas compram maquinas de baixissimo desempenho movidos a lenha como PC do Milhao ,etc... se vc conhecer algum desses indica pra ele a www.master10.com :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004