Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Info vira a página

O setor editorial segue tendências, em um movimento natural - e pleno de períodos de transição - que é comum à maior parte dos mercados. Após passar mais de um ano da última edição da Revista do Linux e da experiência natimorta da Copyleft, vimos o surgimento da Linux Magazine brasileira e a interrupção silenciosa da Geek (a bem da verdade, ocorrida logo após deixar de lado a cobertura do software livre, que vinha recebendo destaque crescente em sua pauta até a sua penúltima edição). Mais recentemente, há poucos meses tivemos a surpresa de ver a mudança de nome da antiga PC Master (agora Linux PC Master), que se converteu lentamente de uma revista exclusivamente dedicada aos usuários do sistema operacional hegemônico a uma publicação que encarta uma nova distribuição de sistema operacional livre todos os meses.

Neste sentido, a edição de Julho da revista Info marcou para mim uma surpresa ainda maior, embora os sinais de inflexão já tivessem sido percebidos (principalmente em outros títulos da família, incluindo a Info Corporate, no fim das referências aos softwares livres como 'freewares', e em uma recente edição especial sobre sites da web que recomendou a seus leitores o BR-Linux...).

Não foi nenhuma revolução - a revista continua com o mesmo foco habitual, e aparentemente passou mais um ano sem mencionar o FISL, por exemplo. Mas algo mudou: as menções ao software livre, antes ocasionais, agora estão em pelo menos 4 matérias com chamada de capa. Seguindo a trilha da recente comparação entre Outlook Express e Thunderbird, em que Info preferiu a alternativa livre, desta vez a capa diz: "Browsers: finalmente concorrência!", e a matéria aponta o Firefox como vencedor em uma disputa contra o IE, Opera e Netscape. Há uma matéria positiva e bem informada sobre o PC Conectado, e uma análise em 2 páginas sobre o SUSE 9.3 Professional (na capa: "SUSE: o Linux da Novell manda bem", chamando a SUSE pelo nome antigo), que se não é especialmente bem informada e tecnicamente correta, passa longe de ter erros que eu tenha atribuído a malícia ou desinteresse pelo assunto sendo coberto. A edição inclui mais algumas menções ao software livre, e anuncia uma edição de um de seus livretos periódicos, desta vez focalizando o Linux no desktop (tema que não é inédito para a publicação) ainda para julho. E a página final da revista promete matérias sobre o Fedora e o OpenOffice.org. Como nem tudo é como esperamos, a revista chama a suíte pelo nome "OpenOffice". Talvez ainda dê tempo de corrigir ;-)

Para quem procura posicionamento ideológico nas publicações que lê, talvez ainda faltem muitas páginas a virar. Para quem gosta de ver aumentar o número de páginas impressas sobre o Linux nas bancas, pode ser uma boa notícia. Estou longe de recomendar a Info como uma revista sobre software livre, até porque a cobertura do assunto ocupa lugar secundário. Mas dependendo de sua posição ideológica talvez você possa considerar a idéia de folheá-la na banca para avaliar se merece o seu investimento - até porque a quantidade de anúncios faz com que ela seja relativamente barata.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Há muito tempo não recomend: Há muito tempo não recomendo a Info (que saudades da Informática Exame. Bons Tempos!!!!), sequer como referência para informática, quanto mais para software livre.

Que sirva de lição para muitas publicações períodicas que pretendem ter como fonte de renda os anunciantes. Da última vez que vi o conteúdo da revista, mais da metade era de anunciante, propagandas e classificados), nada contra, mas também nada a favor.

Acho que seria mais lucrativo para a revista mudar para agência publicitária e levantar out-doors por aí.

Mas voltando ao assunto do título da notícia: será que estamos presenciando uma virada de página ou um ensaio de virada de casaca? E será que esse movimento será seguido apenas por uma publicação do grupo, ou será seguido pelas demais que têm algo a ver com Software Livre?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Alexandre_Martins
Boa Nova: Uma coisa é fato, a Info se tornou tão insuportável de ler nos últimos anos que há muito cancelei minha assinatura e desisti de adquirir exemplares em bancas

Com esta notícia, mesmo que lá tenha o "get the facts" ;), vou compra-la pra dar uma olhada.

Seja qual for seu propósito, e podemos aqui escrachar ao máximo taxando-a de mercenária, oportunista, vira-casaca, etc, tudo isso se torna irrelevante (ao meu ver, por favor) diante do FATO de que infelizmente queiramos ou não é a publicação impressa de informática mais lida do país, e mesmo com um ou outro errinho técnico como os que o augusto assinalou, pode atrair a atenção de muitos usuários daquele SO proprietário para o Linux e suas soluções agregadas.

Em que pese não estou defendendo o grupo abril aqui, esta atitude pode ser bastante positiva para o movimento do software livre, especialmente para o Linux.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de bebeto_maya
__Não é novidade, apesar do: __Não é novidade, apesar do termo de compromisso dos anunciantes. O jornalismo transgênico sempre foi pauta nas páginas da Info e da Veja. Metade, ou mais, das páginas dessas revistas é composta por anunciantes que parecem, mesmo que sublinarmente, terem forte poder de influenciar as matérias. . .Esperem pra ver, quando a Microsoft ''injetar mais capital'' na publuicação, certamente teremos apenas notas do software livre na Info...O fato é que muita gente bem informada, passou a perceber a pasmaceira em que se tornou a Info, e cancelou a assinatura.Então eles tiveram que mudar a linha editorial.

__Num setor como esse, manda o mercado e não a ciência ou informação.E me parece que não só nesse mas em todos os outros,(dos transgênicos aos medicamentos)!
Comentário de Marcus Vinicius
E eu achava q apenas eu não: E eu achava q apenas eu não suportava mais a InfoExame (seja em papel ou online), principalmente pelo seu já comentado posicionamento sobre o software livre.
Esta última edição eu dei uma olhada e realmente me surpreendeu. Positivamente.
Comentário de DaviSilva
Não mudou muito: Na verdade a INFO não mudou quase nada. Continua com análises muito "rasas", um pouco de parcialidade e, conforme já citado, sem saber muito bem o que é software livre, freeware etc. Era leitor da antiga Informática Exame (desde 1991 acho) e fui assinante por mais de 10 anos. No ano passado, quando ela não se deu ao trabalho de citar a edição do FISL, vi que não valia a pena dar mais uma chance: cancelei minha assinatura de mais de uma década e, desde então, não recomendo a leitura. É triste, pois a revista alcança um grande público que é formador de opinião, gerentes e diretores de TI. Todos ganhariam se a revista tivesse uma linha editorial com um pouco mais de imparcialidade e uma profundidade maior nas análises.
Comentário de ThLux-BD
Dois meses atrás, enviei um: Dois meses atrás, enviei um comentário através de e-mail para a seção cartas à redação mencionando exatamente o descaso da revista para com o softlivre. Sou assinante da resvista a três anos e manifestei sobre a mingua, ou melhor, a não publicação de matérias voltadas para as tecnologias livres nos últimos tempos. Citei por exemplo a fusão da Conectiva com a Mandrake, e eles sequer tiveram o interesse de pelo menos soltar uma nota, mesmo que fosse mínima. Hoje, acabei de receber o meu exemplar e fiquie bastante satisfeito com as matérias voltadas para o Linux.
*** ThLux ***
Para a intrasigência do ignorante, o silêncio é a melhor resposta.
Comentário de ricardomoc
Perdendo clientes: Pela pequena amostra que já tivemos aqui, podemos ver o porquê da mudança de enfoque. A própria Linux PC Master viu a necessidade de mudança. O público especializado dessas publicações não querem mais saber de soluções "a la windows", mesmo porque muitas dessas soluções todo mundo já sabe. O público menos especializado, ou usuário doméstico, como queiram, também já não aguentava o "feijão com arroz" da revista. Para reconquistar o mercado e, porque não dizer, com vistas ao público do PC Conectado, é normal que haja mudanças. Um outro caso interessante é o da Folha de São Paulo, esta sim específica para usuário doméstico, que viu ser inevitável a penetração do Software Livre no ambiente doméstico e publicou na última quarta-feira matéria especial sobre o PC Conectado. O mercado pede, então sim.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de hamacker
-: Também já fui assinante da InfoExame, e eram bons tempos, tinha um forum online bom, tinha boas matérias, mas acho que quando a maior concorrente dela faliu (a Byte), a info começou a se sentir maior do que realmente era e então lentamente foi se desqualificando como revista de informatica com assuntos gerais para algo proximo à executivos de informática provavelmente devido à influencia dos anunciantes.
Não assino e não compro a info a bastante tempo, porém recentemente há uns 4 meses comprei uma edição que falava de banda larga, decepção de novo, continue achando nela o papel de revista de desinformação e propaganga.
Não recomendo a infoexame a ninguém e pior ainda, não me peça recomendações porque só irei falar mal, minha opnião poderá mudar pois já considerei a revista boa na época da finada Byte.
Comentário de Neto Mussauer
-: Também fui assinante da INFOEXAME durante o período de 95 a 97 e larguei a dita cuja quando num rompante resolvi alinhar os 3 anos de assinatura e qual não foi minha surpresa que em todos os anos as matérias de capa sempre batiam com a do ano anterior, fiquei cheio daqueles "100 links de internet", "200 downloads não sei do que", "300000 anuncios não sei oq lá".

A verdade é que não conheço nenhuma revista sobre informática geral que siga a linha que a galera daqui defende. Só vejo acontecer a melhora de qualidade quando a revista trata de um assunto (produto) específico.

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de Animal-X®
Bons tempos...: Eu adorava a revista CPU MSX porque ela além de trazer matérias super interessantes, tinha código de programas, circuitos eletrônicos pra montar e aproveitar os recursos do micro, entrevistas, cartas e tudo mais que poderia ter numa revista, era uma época que se tinha um espírito desbravador. Hoje não se vê isso nas revistas de informática, parece que esse espírito morreu à muitos anos e as revistas não são mais tão gostosas de se ler e usar como antes, talvez a Linux Magazine resgate isso mas ainda não chegou lá...
Eu já assinei a info por uma época, cancelei por causa das fofcas eletrônicas, testes exagerados de imrpessoras e outros equipamentos, não tinha mais graça. Já assinei a PC Master mas teve uma época que tb ficou uma porcaria...
Hoje estou assinando a LM e torço pra ela melhora a cada edição !!!
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.3-CURRENT & Slackware + Dropline


Comentário de Morvan
PCMag e Byte: PCMag e Byte eram, à época, as grandes rivais. Pena terem saído de cena, pois ambas eram muito boas e a Byte era uma revista profundamente técnica, a ponto de descrever [com minúcias] protocolos; lembro-me de um artigo sobre ATM que não deixava nada a desejar frente a uma RFC! A Info, por seu turno, sempre fora mais mercadológica, mesmo no período em que não passava de um encarte. Comigo, que já quase não a aturava, deu-se a "gota d´água" quando da reportagem daquele troglodita (Ballmer) destilando seu furor contra o Linux. Conincidentemente, no fim da minha assinatura. Infelimente, outras publicações que primam pelo aspecto técnico também foram descontinuadas. Exemplos: PC´s e PC´s Redes. Excelentes. Comprava-as "religiosamente".
Comentário de Frederico
Micro Sistemas: Essas revistas quem comprava era meu pai.. e eram boas, tinha ate trechos de codigos em mumps e cursos de basic. Alem de uma coluna de xadrez que ate hoje nao entendi como funciona aquela nomemclatura... :)

A info-exame nao e para publico tecnico. E mais para quem e gerente ou tem que controlar o ti.

E de fato, as capas realmente se repetem todo ano.
Comentário de Animal-X®
A Microsistemas e a CPU chega: A Microsistemas e a CPU chegaram a ser rivais numa época bem remota, eu adorava isso !!!
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.3-CURRENT & Slackware + Dropline


Comentário de Elessar
Info corporate: Alguém aí chegou a ver uma edição da Info Corporate que tinha um Tux gigante quebrando uma cidade, ou uns prédios (não me lembro tão bem, memória curta é dureza..) ?

Lembro-me de ter visto informações consistentes e positivas ao uso de software livre.

Opa, viva o Google ! Achei um link legal aqui

Se realmente a Info está pendendo pro lado do Software Livre, temos de comemorar. Ela _ainda_ é uma revista bastante lida por "cabeças" dos setores de TI de algumas empresas, e ler sobre sistemas livres poderia fazer com que os mesmos se interessem, e "abram a cabeça" para este "novo" mundo.


---
http://www.tux-br.org
Comentário de vmedina
Não entendo: Ao invés de comemorarem mais esta abertura de espaço para o SL como um todo, ficam brigando por coisas passadas.

Sinceramente, ao invés de repreender a Info por não falar quase nada sobre linux, atacar(sem provas) a imparcialidade da revista e dizer que ela não é boa deveríamos era estar escrevendo e-mails dizendo que nos agradou ler sobre linux na Info e que se ela se mante neste caminho pode conquistar muitos leitores.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
Essa poderia ser uma atitude: Essa poderia ser uma atitude tomada com naturalidade, não fossem os anos de ignorância com que a publicação tratou o assunto Software Livre. Claro que não estamos (pelo menos não vejo todos fazerem isso) jogando pedras na revista ou boicotando a mesma, mas esperar que arreganhemos os dentes para uma demonstração do que deveria ser obrigação da revista. Publicar de modo imparcial e justo INFOrmação e não o contrário! Por favor.

Não sejamos não benevolentes com quem desmereceu por tanto tempo o esforço de toda uma comunidade de programadores, analista e usuários.

Quer provas, então adquira todos os números da INFO e conte nos dedos quantos artigos imparciais mencionam o Software Livre.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de vmedina
Você pega mais moscas com mel do que com vinagre.: "Essa poderia ser uma atitude tomada com naturalidade, não fossem os anos de ignorância com que a publicação tratou o assunto Software Livre."

E aí quando ele resolve mudar de idéia e abri os olhos, em vez de dizermos "Que legal que você está com a gente agora! Mais uma revista para lermos!" vocês preferem dizer "Não faz mais que a sua obrigação!"
e "Justa compensação pelos anos que passaram tacando pedras!".

Falar sobre software X ou Y não é obrigação dela. Não fique achando que todos tem que se curvar diante do grande pinguim.

Se eles estão vindo para falar bem e dar a devida atenção(nisso nós concordamos) que a comunidade merece, temos que recebe-los de braços abertos e dizendo bem vindos, mas ao contrário estamos tacando pedras e xingando eles. Se fosse com você aposto que iria se afastar ao invés de se aproximar mais.

Se você tem provas(documentais) de mentiras da INFO, acho que deve mover um processo contra eles. Na maioria das vezes que alguém calunia outros aqui eu não vejo ninguém abrindo processos. Isso é muito leviano pois acaba é virando calúnia.

Mas isso não está em discussão, e sim esta recepção dada. Eu (IMHO) acho que *SE* tais coisas realmente ocorreram devem ser esquecidas em favor de um novo tempo de colaboração.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de well
Peca nas coisas mais simplórias...: Página 74, matéria: "O SUSE manda bem na Novell"

..."a IBM investiu 50 milhões de dólares na Novell. Esta já havia adiquirido pouco antes outra empresa do segumento, a Ximian, produtora da interface Gnome."...

Afirmar que a Ximian é a produtora do Gnome é prova do quão leviana é a pesquisa que os editores fazem.
Comentário de glaydsonlima
Fico feliz com esta nova post: Fico feliz com esta nova postura da Info. Me interessou a rever a revista.

Se eles estão abordando mais o SL é por razão do crescimento do uso e da qualidade dos produtos. É importante pq tem muito gestor de TI acomodado, e mais um fonte sendo imparcial pode aumentar o uso do SL (quer seja Suite de Escritório, Navegador, ou Sistema Operacional).

Agora só falta o IDGNOW :p
Comentário de Ruffos
Info: Ainda prefiro me referir ao revista info como "infovexame", mas é bom pra mostrar que ter uma grande editora nem sempre tem o bom conteúdo.
Parabém para LinuxMagazine!!!
Comentário de hamacker
-: Medina, voce esta querendo passar um mata-borrão no histórico da Info o que é inconcebivel para muitos, ainda que agora esteje no caminho certo ainda vai levar muito tempo para essa história de infovexame ser eliminada. Lembre-se de que até hoje muita gente não compra carros da Fiat por causa do vexame do fiat147, o caso da Info é semelhante.
Agora se voce já foi (ou é) leitor da Info, muito me admira voce nunca ter notado o que se falou até aqui, derepente voce é leitor novo e não conheceu como era antes quando havia players duelando na mesma área.





Comentário de vmedina
Acho provavel. Mas isso tamb: Acho provavel. Mas isso também me dá uma perspectiva de cabeça mais fria neste assunto.

Mas o problema é que podemos nos aproveitar da penetração da Info no setor de TI. Só dela começar a falar bem para toda a audiência que ela atinge, já é uma boa coisa não acha?

Ficar alimentando mágoas passadas e rancores antigos não irá trazer futuro para ninguém. Temos que deixar passar essa história de "Olho por Olho". Se bem me lembro foi Gandhi que disse "De olho por olho o mundo acabará cego.".

Assim como o Augusto descreveu bem a possível atitude da Info, talvez seja a hora da comunidade virar esta página.


[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
IDG Now: Agora só falta o IDGNOW :p

Já essa tem um passado mais maligno a expurgar.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de sobralense
Se bem que ajudou e ainda dev: Se bem que ajudou e ainda deve ainda ajudar bastante o projeto gnome ...
> http://foundation.gnome.org/about/
tem lá no finalzinho .. hehe (a IBM e HP estão no meio também)
Tudo indica que o Evolution foi uma contribuição deles/novell =]

Comentário de Patola
Lógica da Vingança: O que eu vou falar é com certeza politicamente incorreto, ainda mais hoje em que se advoga pacifismo a qualquer custo. Mas ao ler um livro sobre Seleção Natural, o autor abriu um grande parêntese para tratar de um fato da natureza: a maioria dos seres vivos apela o máximo possível para descontar algo cometido contra ele, chegando muitas vezes ao ponto de sacrificar-se e evitar que seus genes sejam propagados.

Isso parece absurdo, principalmente para o neodarwinismo de hoje que trata o gene como elemento motriz da seleção natural (ao invés do indivíduo, como se acreditava antes). Como o gene pode querer ter o custo terminar sua existência comentendo uma Vingança? Então o autor começa a elaborar entrando na Teoria dos Jogos e em como a Vingança é, sim, necessária (em termos de custo/benefício) para muitas das situações em que há conflito.

Não vou entrar na matemática da Teoria dos Jogos, é um pouco complicada mas dá pra achar alguma coisa sobre isso procurando cuidadosamente por "game theory" "revenge" no google, acho.

No final do grande parêntese, o autor demonstra que, embora aquela cópia do gene tenha se perdido, outras cópias do mesmo gene terão sua sobrevida melhor assegurada com aquele sacrifício. Fica resolvido o enigma evolutivo que fez aquela característica se desenvolver. Na Teoria dos Jogos, o organismo que é vingativo tem melhores chances de sobrevivência que um não-vingativo.

O que isso quer dizer é que, aspirações pacifistas à parte, esquecer imediatamente tudo o que uma determinada pessoa ou instituição fez não é um bom negócio: nos traz prejuízo. Por exemplo, se o pessoal da Linux Magazine não achasse que uma grande parcela do pessoal que compra a revista esqueceria ou acharia normal aquele anúncio do Get The Facts, nunca teria feito isso, com medo da represália maior.

O mesmo medo impede que pássaros comam certos insetos venenosos. O inseto pode morrer, mas se vinga e prejudica (ou até mata) o pássaro. O pássaro então evolui para respeitar o inseto.

Uma das coisas que eu percebo em nós, comunidade completamente heterogênea que somos, é que muitas empresas se aproveitam disso. Como nunca temos unanimidade ou união suficiente para engendrar uma Vingança (ou pode escolher o eufemismo que desejar: represália, retribuição, etc.), fazem o que querem sabendo que a hora que precisarem usar o software livre terão apoio irrestrito de grande parte dos entusiastas ("Oba! Eles se arrependeram!"). A Microsoft, por exemplo, chega até ao extremo de "aproximar-se do software livre" ao mesmo tempo em que o combate de todas as formas (Get The Facts, patentes, etc.). Simultaneamente! Me admira haver gente que seja ludibriada tão facilmente.

Como não nos vingamos, as instituições que nos assaltam não evoluem para nos respeitar. Isso por causa da grande massa que "aceita o que vier, de quem quer que seja", sem olhar para o passado.

P.S.: Ok, não precisaria falar, mas este post é uma opinião pessoal que eu apenas achei relevante para o assunto. Você pode discordar ou concordar, mas não precisa xingar minha mãe ou me taxar de xiita, bobo ou feio por causa disso. Eu tenho ciência de que essa opinião é indigesta para muitos e peço que, se quiser me espinafrar, o faça pelo email pessoal, patola EM gmail.com. Não estou colocando isso aqui para "aparecer", "fazer cena", "inspirar discórdia", "incitar polêmicas irrelevantes" ou coisa parecida. Evite flames. Se achar que estou fazendo provocação gratuita, modere-me como troll. Se não gostou do exemplo da Linux Magazine, existem outros que dá pra achar, use a imaginação mas por favor não volte a esse assunto aqui novamente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de spuk
hu: Achei viagem, e nao vai adiantar nada, mas nao defenderei esta (minha) opiniao.
Comentário de ricardomoc
É inútil: Não é politicamente incorreto; é inútil. Sentimento de vingança só faz mal para quem fica com raiva e remorso. Mesmo se vingando, a raiva não desaparece, porque fica sempre aquela ponta de mágoa do tipo "merecia ter sofrido mais para deixar de ser besta". "Virar a página", como o título do post, é muito mais parecido com sentimento de perdão. Quem erra deseja ser perdoado e, quem perdoa, sente-se aliviado, pois joga um "peso" grande fora, e tem espaço em sua vida para se dedicar a outras coisas. Se gosta tanto de teorias, talvez uma lida na palavra sagrada seja bem melhor. Pelo menos, nunca vi nenhuma teoria que realmente funcionasse que não tivesse grande semelhança com o que já foi escrito na Bíblia.
Ah! E quanto a seleção natural, temos o mau hábito de nos compararmos aos animais. Somos animais sim, mas temos a capacidade de pensar...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Patola
Teoria dos Jogos: Não é politicamente incorreto; é inútil.

O que a Teoria dos Jogos estuda é justamente interações entre organismos, e mostra justamente que é útil, ou seja, o organismo que se vinga tem mais benefícios/menos custos que o organismo que não se vinga depois de algumas interações. À vingança, por exemplo, é atribuído um custo para o organismo (as oportunidades que ele perdeu + a energia que gasta com a vingança, normalmente muito alta) e mesmo assim no final acaba compensando.

Ah! E quanto a seleção natural, temos o mau hábito de nos compararmos aos animais. Somos animais sim, mas temos a capacidade de pensar...

Em termos de benefícios e custos isso não muda nada. As conseqüências serão as mesmas.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Teoria dos Jogos - ADENDO: A teoria dos jogos é aquela retratada de modo simplificado no filme "Uma Mente Brilhante". Foi dela que o John Nash se valeu para descobrir relações impressionantes na Economia.

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de CWagner
Ihhh, cara. Desestressa. Vai: Ihhh, cara. Desestressa. Vai tomar um chope, namorar um pouco, jogar bola, um fliper, pegar um cinema...

Relaxa, irmão.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
Não necessariamente. Já con: Não necessariamente. Já conversei com algumas pessoas e elas contam que a vingança é intrínseca do homem. Segund elas, faz parte de nós querer nos vingar de alguém ou alguma coisa que nos tenha feito mal.

O que diferencia um "bem" de um "mal" seriam as formas de vingança. Hoje mais evidentes com os conceitos de correto e incorreto, politicamente falando.

E não sei se vocês já perceberam, mas quem mais se vinga, geralmente é quem tem mais poder (vide nossos políticos e "grandes" empresários), Não que sejam bons exemplos, mas estão aí para que possamos refletir sobre tudo isso.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brandizzi
Na verdade...: ...o Evolution foi desenvolvido pela Ximian antes desta ser adquirida pela Novell. Mas continuam mandando bem ;)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de ricardomoc
Nada a ver: Rapaz, sentimentos de vingança são condenados por muitos especialistas. Não saberia lhe dizer quais, nomes etc., mas essa teoria que você cita tem cara de ser furada. Aliás, tenho pena de quem carrega sentimentos de vingança. Como não sou psicólogo para debater isso, espelho os meus comentários na minha própria vida: tenho conseguido muito mais sucesso depois que deixei de lado esse sentimento, para mim, negativo. E digo isso profissionalmente falando. Boa sorte ao seu sentimento de vingança, mas não sei não. Parece que você anda do lado negro da força...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de brandizzi
Se é para modelar, que modele direito :): Generalização é... falácia! A-hem, pego no bote, hein? Eu não sei nada de Teoria dos Jogos, mas sei o suficiente de modelagem de sistemas para saber que

  1. o resultado depende das variáveis (poder do rival, seu poder, a existência de um happy hour marcado para sexta-feita que impedirá você de mandar um e-mail para a INFO Exame);

  2. um sistema é um sistema, outro sistema é outro sistema :) (vingança pode valer a pena quando são dois meninos brigando, mas talvez - oh, talvez... - não quando são duas corporações);

  3. se não me mostram um artigo baseado em Teoria dos Jogos (em PostScript/PDF gerado a partir de LaTeX, claro) explicando por que vingança é positiva, bem, estamos pisando em ovos; show me the magic numbers ;)



Enfim, esta estória tá muito mal explicada. Não que eu esteja pedindo explicações, que seriam fora do tópico, mas isto não está batendo muito bem.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de bogus
Bíblia: Pelo menos, nunca vi nenhuma teoria que realmente funcionasse que não tivesse grande semelhança com o que já foi escrito na Bíblia.

Isso é verdade, a Bíblia é tão vaga e sujeita a tantas interpretações que se você procurar um pouco vai encontrar justificativa para tudo, da vingança ao perdão incondicional.

Comentário de chatus
Shopping Center...: ...independente de apoiar o SL ou não, a sensação que se tem ao folhear a INFO é que estamos lendo uma mistura de Veja + Revista Caras...imagens e textos inócuos, criada especialmente para as classes altas com QI de ervilha...
Como é mesmo que um daqueles puxa sacos diz ???
"INFO: simplesmente um lixo..."
Comentário de Patola
Sentimento não: Não estou discutindo sentimento ou moralidade; estou discutindo a efetividade. A argumentação original era que era mais eficaz esquecer o que a Info já havia feito. Eu estou defendendo que essa abordagem de sempre "deixar pra lá" pode ser improdutiva. E ainda citei os que considero efeitos nefastos de ser tão negligente com o passado assim: os que fazem FUD ou prejudicam o software livre (não estou nem dizendo que é o caso da Info) acabam não tendo respeito por ele, visto que saberão que a hora que mudarem de idéia e quiserem "se juntar a nós" o poderão fazer impunemente, independente do que fizeram antes.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de stpa
Teoria dos jogos - Origens: Patola,

A teoria dos jogos tem suas origens na Matemática Aplicada e na Economia, não na Biologia. A sua aplicação à Biologia Evolutiva é derivada e foi proposta por R. C. Lewontin, 1961, sendo posteriormente bem explorada por John Maynard-Smith, 1972, 1973. Em Biologia, ela não se reduz à "vingar-se X perdoar", mas trata de muitas outras alternativas para analizar a competição e manutenção de estratégias evolucionárias estáveis: altruísmo X egoísmo, trapacear X coloborar... Além disso, "vingança" é um termo antropomórfico que deve ser aplicado com extremo cuidado e inúmeras resalvas quando falamos de sitemas biológicos.

Acho que o tema da discussão aqui está mais relacionada à Economia do que à Biologia Evolutiva. Analogias com fenômenos biológicos geralmente são mal compreendidas e passíveis de simplificação errônea e excessiva. Mas a idéia de analisar a dinâmica de sitemas ou fatos econômicos usando a Teoria dos Jogos é bastante pertinente. Complexo, mas pertinente. E bastante interessante. Pode-se até construir um modelo teórico que irá mostrar o resultado de uma vingança... Vá fundo!

Você provavelmente já achou as páginas:

http://william-king.www.drexel.edu/top/class/histf.html
http://william-king.www.drexel.edu/top/eco/game/game.html

ou essa:

http://www.gametheory.net/

Se não, divirta-se....

Comentário de CWagner
Obrigado pelos links stpa. : Obrigado pelos links stpa.

Esse material será muito útil um dia.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Sim, sim: o resultado depende das variáveis (poder do rival, seu poder, a existência de um happy hour marcado para sexta-feita que impedirá você de mandar um e-mail para a INFO Exame)

Mais especificamente, depende do modelo que se adota. Mas a idéia da vingança é suficiente genérica para ser modelada universalmente: quando uma entidade lhe causa um prejuízo (que pode ser quantificado como uma quantidade negativa, enquanto que um benefício seria uma quantidade positiva), você deve causar a esta entidade também um prejuízo. Os valores mudarão, a quantidade de interações depois das quais a vingança deve valer a pena também, mas assim como a curva da uma parábola, a forma é a mesma e em geral, a não ser com variáveis muito fora das aplicações reais, o número de interações para que a vingança comece a valer a pena é pequeno.

se não me mostram um artigo baseado em Teoria dos Jogos ... show me the magic numbers ;)

Eu não tinha muito tempo pra escrever e pelejei pra tentar passar muita coisa de forma sucinta - biologia evolucionista e teoria dos jogos. Não tive paciência/tempo pra colocar algo mais profundo, mas acho que não é táo difícil achar tais modelagens no Google. Com um pouco mais de tempo, vou procurar.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Teoria dos Jogos: A teoria dos jogos tem suas origens na Matemática Aplicada e na Economia, não na Biologia.

Eu sei, mas o livro que eu li especificamente era de biologia, um assunto que muito me agrada. Eu não disse que a origem dela era na biologia, apenas citei de onde veio a fonte que acabou me levando à "lógica da vingança".

A sua aplicação à Biologia Evolutiva é derivada e foi proposta por R. C. Lewontin, 1961, sendo posteriormente bem explorada por John Maynard-Smith, 1972, 1973.

Todo mundo sempre esquece do Hamilton =( Ele não conta? Faltou falar da popularização disso com Richard Dawkins e o Gene Egoísta e você ainda não mencionou que o "boom" disso, com a sociobiologia, foi com a publicação da obra do E. O. Wilson, em que ele ousou pôr a colher na condição humana... (e chegou até a ser humilhado em público por causa disso, mas é outra história)

Em Biologia, ela não se reduz à "vingar-se X perdoar",

Aí eu discordo. Depende das circunstâncias estudadas e portanto do modelo. É certo que existem muitas estratégias para variadas ocasiões, mas a em que a vingança é uma opção é bem clara e modelável e geralmente ortogonal a outros modelos, não interferindo neles. Não estamos tratando de EEEs, mas de um detalhe mais genérico do que elas, uma estratégia mais universal e direta.

Pode-se até construir um modelo teórico que irá mostrar o resultado de uma vingança... Vá fundo!

Pelo livro que li, já existe não apenas um, mas vários modelos. Atualizo quando achar... como eu já disse, era muita coisa pra colocar num post de uma vez só.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de stpa
O Hamilton: Minha intenção era mostrar que talvez seja mais apropriado, no nosso caso, tratar o tema pelo viés da Economia ou algo correlato. Ou seja, ver se os economistas ou sociólogos já não o fizeram. Quem sabe usando algo menos "forte" que vingança.

Sim, o Hamilton é sempre esquecido, mas não por mim. Conversei com ele quando esteve por aqui por volta de 1990. Grande figura, literalmente e no sentido figurado. Sim, sou biólogo e já li Dawkins, Wilson, Drawin, Hamilton, Maynard-Smith, Lewontin, J. Brookmann (estudos aplicando EEEs em vespas, muito legal), e por ai vai... O Maynard-Smith e o Lewontin trataram da Teoria dos Jogos formal e explicitamente. O Hamilton foi além. Muito além.

Já estão moderando a gente. Depois continuamos. Mas equanto isso veja se acha um modelo aplicável pro caso. Avise-me.

Comentário de Hermman
Gerentóides de TINFO: Esta "mudança" da INFO parece provocada pelo mercado, o que confirma, mais uma vez, o crescimento do Linux e do Software Livre. Isso é bom.

Mas, lembrando o velho ditado que diz "de onde menos se espera, dali é que não sai nada mesmo" não espero grandes mudanças nesta publicação, que é nitidamente dirigida pelo $$$ dos anunciantes... aliás, os erros básicos que eles cometem nas matérias em geral - e notadamente nas que envolvem Linux e SL - mostram um tanto de incompetência para fazer uma publicação de qualidade, que pudesse resultar em um faturamento melhor com vendas e também com anúncios, que então chegariam a revista pelo seu apelo e penetração e não para salvar o caixa no final do mês, o que permite ao anunciante pautar as matérias.

Como gerente de TI, sou quase que "obrigado" a dar uma olhada mensal na dita revista, porque muitos "entendidos" na área (inclusive alguns chefes meus) pautam suas opiniões e decisões nela e eu preciso conhecer os argumentos para preparar as contestações. Lamentável.

Eu acho que a INFO é uma revista de "ler no banheiro", e nunca a deixo sobre a mesa para que não me incluam na geléia geral dos "gerentóides de TINFO".

Confio na evolução. Um dia isso melhora.

Comentário de RC Lages
Assinante não mais, leitor quem sabe...: Somente para reforçar o coro daqueles que exerceram seu direito de manter uma revista que desprezou o FISL, manifesto que foi este o caminho após quase 10 anos como assinante.

Em carta aos editores expus claramente minha posição de indignação após a desculpa esfarrapada que não tinham verba para cobrirem o evento em 2004. Parece que este ano a tal verba não apareceu... ou alguém viu algum repórter da Info no fisl6.0?

Vou conseguir emprestada a Info para dar uma olhada nesta última edição, mas acho muito cedo para considerar isso uma mudança de linha editorial.

Mas, como dizem, neste mundo tudo pode acontecer :-D

Ronaldo Lages
Associação SoftwareLivre.Org

Comentário de vmedina
"Vingança" em humanos: Claro que com humanos isso não funciona bem. Quer um exemplo? Israelenses e palestinos, a maioria que a paz mas uma minoria não consegue esquecer e quer a vingança a todo custo incluindo assassinar um governante eleito(I.Rabin).

Um comportamento animal eficaz não quer dizer que ele é algo correto para relações humanas. Vingança funciona bem a curto prazo, mas o final sempre é desastroso.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de MDantas
Sobre a Geek: Pessoal, sempre li a geek durante um bom tempo, ms no ano passado pra cá ou foi no início deste ano, vi que a revista parece-me que perdeu seu foco. Aos leitores que aqui já chegarama a acompanhar a Geek de perto concordam também? eu estuo pensando que ela está se tornando uma revista como a info está atualmente, com mais propagandas do que qualuqer coisa. è isso mesmo pessoal, estão pensando assim com eu?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004