03/07/05 23:40 #1211
O setor editorial segue tendências, em um movimento natural - e pleno de períodos de transição - que é comum à maior parte dos mercados. Após passar mais de um ano da última edição da Revista do Linux e da experiência natimorta da Copyleft, vimos o surgimento da Linux Magazine brasileira e a interrupção silenciosa da Geek (a bem da verdade, ocorrida logo após deixar de lado a cobertura do software livre, que vinha recebendo destaque crescente em sua pauta até a sua penúltima edição). Mais recentemente, há poucos meses tivemos a surpresa de ver a mudança de nome da antiga PC Master (agora Linux PC Master), que se converteu lentamente de uma revista exclusivamente dedicada aos usuários do sistema operacional hegemônico a uma publicação que encarta uma nova distribuição de sistema operacional livre todos os meses.
Neste sentido, a edição de Julho da revista Info marcou para mim uma surpresa ainda maior, embora os sinais de inflexão já tivessem sido percebidos (principalmente em outros títulos da família, incluindo a Info Corporate, no fim das referências aos softwares livres como 'freewares', e em uma recente edição especial sobre sites da web que recomendou a seus leitores o BR-Linux...).
Não foi nenhuma revolução - a revista continua com o mesmo foco habitual, e aparentemente passou mais um ano sem mencionar o FISL, por exemplo. Mas algo mudou: as menções ao software livre, antes ocasionais, agora estão em pelo menos 4 matérias com chamada de capa. Seguindo a trilha da recente comparação entre Outlook Express e Thunderbird, em que Info preferiu a alternativa livre, desta vez a capa diz: "Browsers: finalmente concorrência!", e a matéria aponta o Firefox como vencedor em uma disputa contra o IE, Opera e Netscape. Há uma matéria positiva e bem informada sobre o PC Conectado, e uma análise em 2 páginas sobre o SUSE 9.3 Professional (na capa: "SUSE: o Linux da Novell manda bem", chamando a SUSE pelo nome antigo), que se não é especialmente bem informada e tecnicamente correta, passa longe de ter erros que eu tenha atribuído a malícia ou desinteresse pelo assunto sendo coberto. A edição inclui mais algumas menções ao software livre, e anuncia uma edição de um de seus livretos periódicos, desta vez focalizando o Linux no desktop (tema que não é inédito para a publicação) ainda para julho. E a página final da revista promete matérias sobre o Fedora e o OpenOffice.org. Como nem tudo é como esperamos, a revista chama a suíte pelo nome "OpenOffice". Talvez ainda dê tempo de corrigir ;-)
Para quem procura posicionamento ideológico nas publicações que lê, talvez ainda faltem muitas páginas a virar. Para quem gosta de ver aumentar o número de páginas impressas sobre o Linux nas bancas, pode ser uma boa notícia. Estou longe de recomendar a Info como uma revista sobre software livre, até porque a cobertura do assunto ocupa lugar secundário. Mas dependendo de sua posição ideológica talvez você possa considerar a idéia de folheá-la na banca para avaliar se merece o seu investimento - até porque a quantidade de anúncios faz com que ela seja relativamente barata.
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Que sirva de lição para muitas publicações períodicas que pretendem ter como fonte de renda os anunciantes. Da última vez que vi o conteúdo da revista, mais da metade era de anunciante, propagandas e classificados), nada contra, mas também nada a favor.
Acho que seria mais lucrativo para a revista mudar para agência publicitária e levantar out-doors por aí.
Mas voltando ao assunto do título da notícia: será que estamos presenciando uma virada de página ou um ensaio de virada de casaca? E será que esse movimento será seguido apenas por uma publicação do grupo, ou será seguido pelas demais que têm algo a ver com Software Livre?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA