Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC World relata a "maior migração para Linux já ocorrida"

Felipe Balbi (felipebalbi@linuxmail.org) enviou este link do Yahoo/PC World e acrescentou: "A maior migração para linux do mundo está acontecendo na Estrada de Ferro Nacional da Alemanha onde foram migrados para Linux os serviços do Lotus Notes que atendem a 55.000 usuários da companhia. Até o final do ano, acredita-se que toda a infraestrutura de TI da Estrada de Ferro Nacional da Alemanha estará rodando o sistema do pinguim: ERP, bancos de dados, servidores de aplicações, servidores de email, servidores Web e toda infraestrutura de rede." A empresa já migrou metade de seus 300 servidores em novembro. Atualização: aparentemente a migração até o momento limitou-se aos servidores. A CNN Money tem alguns detalhes a mais.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rmalafaia
A maior migração só ocorrerá...: ... quando desenvolvedores desistirem de VB e Access e abraçarem as ferramentas de desenvolvimento open-source como Perl, Python, Ruby, Lisp, GTK, QT, PostgreSQL, MySQL ou mesmo Gambas ou a IDE VB para OO.org.

aí sim, veremos migração em massa, não precisamente para o Linux, já que tais ferramentas são independentes de S.O., mas para plataformas outras que a do monopolista convicto.

Comentário de Douglas Augusto
Excelente notícia! : Excelente notícia!

Em relação ao desenvolvimento para GNU/Linux, à medida que mais bases estejam instaladas, maior será a pressão sobre os desenvolvedores, no mínimo para optarem pela portabilidade.

É o que estamos vendo hoje com o desenvolvimento Web, designers ficando atento à portabilidade para outros navegadores, efeito estimulado pelo crescimento da adoção do Mozilla/Firefox.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Bruno Laturner Lemes
Maior migração do mundo? Pe: Maior migração do mundo? Pensei q o Banco do Brasil ou a Caixa detinham esse recorde.

Se bem que nem sei se eles começaram ainda.
Comentário de CWagner
Seria muito bom se isso se re: Seria muito bom se isso se realizasse o mais rápido possível, mas vejo com tristeza quando vejo nas faculdades, geradoras de profissionais e pensadores, o uso maciço de ferramentas proprietárias e, o pior de tudo, o crescimento de um pensamento de que dinheiro é tudo na vida.

Quando mudarem os pensamentos dos criadores de conhecimento, desenvolvedores e formadores de opinião, então teremos o início da verdadeira revolução digital.
______________________________
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de SS_Sputnik
Lotus notes para Linux??!!!!: Notes para Linux?!!!! Essa não entendi. Pelo que sei o Lotus Notes so roda no win e mac e no Linux somente via wine.
Acho que essa é a maior mancada da IBM até hoje. Não ter portado o Notes para Linux faz dela uma grande demagoga.
Comentário de dondalski
do lotus notes para o linux: eles utilizavam o lotus notes e estão trocando pelo linux
Comentário de Anônimo
É,acreditam em tudo q dizem: É,acreditam em tudo q dizem por aí."Ah,Linux é melhor".Quero ver é o merdinha de Linux dominar em desktops,a coisa vai ficar preta.
Comentário de SS_Sputnik
Será?!!: Tem certeza disso? Não ficou muito claro na noticia. De qualquer modo se for é uma notícia excelente porque coloca a IBM contra a parede. Tem falado muito e feito pouco. NÃO H
Comentário de Jaury
Acho que a IBM tem alguma coi: Acho que a IBM tem alguma coisa para o Lotus http://www.ibm.com/br/linux/software/lotus.phtml
Comentário de ferdam
so por causa do Notes: Eu tambem, no trabalho so uso windows por causa do Notes.
Abraços,
Fernando
Comentário de Ednei Pacheco
Faculdades...: Concordo PLENAMENTE com o CWagner,

Sabiam que uma vez eu tentei convencer o pessoal da faculdade à substituir o Turbo-C da Borland pelo Dev-C++? Sabem qual foi o resultado? Nenhum, pois o pessoal já estava "acostumado" ao Turbo-C. Vê se pode! &;-(

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de beckmann
Hmmm... Ele não roda legal n: Hmmm... Ele não roda legal no wine?

Não acho o ideal (o ideal seria um cliente nativo para Linux), mas entre rodar no wine ou ter que usar um windows, ainda fico com a primeira.
Comentário de adilson
Roda: A algum tempo eu fiz o teste com o client 6.alguma-coisa (acho) e rodava bem.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Vicente Lima
ferramentas utilizadas: Alguém tem alguma informação sobre este projeto de migração?
Por exemplo, quais softwares foram utilizados como substituição a estas ferramentas destacadas na notícia?

Obrigado e um abraço.
Vicente
Comentário de brain
Atualização: Atualizei a notícia. O assunto saiu também na CNN Money, cuja cobertura deixa um pouco mais claro que a migração ocorreu apenas nos servidores. Não encontrei nenhuma afirmação categórica disto até o momento, mas mudei a redação da notícia para estar de acordo com os fatos conhecidos.
Comentário de Patola
Lotus no Wine: Roda perfeitamente bem, mas bem mesmo, e melhor ainda com o Crossover Office. Acho que é por isso até - roda tão bem que a IBM não apressou tanto em fazer uma versão do Notes pro nosso SO livre. Na verdade, acho que a próxima versão vai ser em Java e vai portanto rodar no GNU/Linux.
Comentário de Kid-X
RE:: O Linux pode sim chegar aos desktops e ser acessível aos usuários leigos. Estou certo de que o Linux AINDA não está pronto para o desktop do usuário leigo, mas tudo isso se resolve com mais trabalho, dedicação e competência. Não é xingando desse jeito que o sistema vai evoluir no desktop ;-)
Comentário de Ednei Pacheco
E estamos nos esforçando pra isso...: http://www.linuxhome.eti.br/

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de acefalo
notes no linux: No meu emprego usamos o notes de duas formas possíveis: pelo IE, acho que com activeX, e pelo notes cliente, este último necessitando de um arquivo de ID fornecido pelos administradores do sistema. Não sou da área de informática, portanto dependo da boa vontade do administrador da minha unidade - uma pequena parte da empresa, cerca de 2000 funcionários - para ter esse arquivo. Enquanto não vem, vou usando o IE, e este eu não consegui fazer rodar com o wine.
Usamos uma aplicação corporativa acessada via Citrix. Recentemente, botei o cliente ICA (citrix) no kurumin e levei para o trabalho.Doi a única ocasião em que pude usar satisfatoriamente o linux no meu trabalho.
Além do Notes, tenho outro dificultador: nossa principal aplicação é acessada com o infoconnect; não sei se é conhecido aí fora, mas acho que não existe versão para linux. Existe uma opção, um applet que pode rodar em qualquer navegador, mas carece de recursos de personalização e configuração que o infoconnect tem - neste é possível reconfigurar o teclado, criar macros, entre outras coisas que aumentam consideravelmente a produtividade.
Não gosto de falar bem dos produtos da microsoft, mas o MS-Access costuma ser uma mão na roda. Uso o MySQL, carrego grandes bases de dados, faço consultas mil. Mas quando tenho o resultado final, importo para o MS-Access para gerar relatórios ou novas consultas com a base de dados já redondinha e muitas mezes pequena. Eu particularmente, poseria viver sem o MS-Acces, embora o use diariamente, mas muita gente iria ficar frustrada e incapacitada sem ele no meu emprego.
Por essas e outras, ainda acho difícil uma grande empresa, rodando desde grandes sistemas corporativos até pequenos programinhas criados nos locais de trabalho, fazer uma migração sem trauma nem choradeira.

Comentário de Patola
Internet Explorer no GNU/Linux: Enquanto não vem, vou usando o IE, e este eu não consegui fazer rodar com o wine.


O IE não roda com o Wine, só com o CrossOver Office, uma versão modificada feita pela CodeWeavers.

Quanto ao ICA Client que você usa, usa o original da Citrix pra GNU/Linux ou o rdesktop? O rdesktop é um software livre que funciona como cliente ICA, embora careça de alguns recursos de aplicações corporativas (basicamente não mantém compatibilidade com arquivos .ica).

Comentário de acefalo
citrix: Usei o original da citrix para GNU/Linux. Não digo que uso por que foi só por dois dias. O CD está lá, mas no dia-a-dia uso mesmo é o win2k.
No kurumin, o cliente ICA funcionou perfeitamente. Mantive uma janela do citrix rodando o windows 2000 dentro do kurumin, e por aí pude acessar meu email notes com o IE.
Sobre o email, até tem uma versão genérica do webmail, rodando alguns applets. Mas a interface é horrível se comparada com a que usa activeX.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004