Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: USP cria fliperama nacional usando Linux

“O primeiro fliperama com tecnologia 100% nacional é um jogo arcade de corrida ambientado nos autódromos brasileiros de Interlagos e de Curitiba, produzido com uso de softwares livre, sistema operacional Linux e resultado de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Matic Entretenimentos. O jogo, batizado de GP Brasil, estava em desenvolvimento desde 2002, quando a Matic resolveu investir na produção local de hardware e software ao invés de importar produtos japoneses.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Matheus Villela
Muito legal: Achei um artigo um pouco mais completo na USP:
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/138.htm
Comentário de CWagner
Parece que está muito legal,: Parece que está muito legal, mas será que não há mais screenshots ou mesmo um vídeo, para que possamos "ficar com água na boca"?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Hugo
Não sei se é o primeiro...: Não sei se é o primeiro... pois lembro que a 1 ou 2 anos atrás foi lançado um jogo brasileiro comercial para arcade usando a Ogre3d (que é LGPL), lembro disso pq a noticia saiu no site da Ogre e o pessoal do jogo retornou código de volta ao projeto da engine.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de bebeto_maya
__''Software Livre não gera: __''Software Livre não gera renda, não é um negócio viável!''. . .Essa é a maior falácia odsdefensores do software proprietário. . .Fosse verdade a Apple não teria ressurgido após ''comer'' uma enorme quantidade de código aberto da comunidade e por no seu McOSX. Também não teriamos grnades empresas, como IBM,SUN,HP DreamWorks e institutos, lucrando alto usando software livre como base peracional ou em algum segmento! Não teriamos governos economizando fortunas em licenças de software e não teriamos prestadores de serviço atendendo tantas pessoas. . .A lógica de dá o Software e vender a mão-de-obra parece ceretina para alguns. . .Mas mais estúpido ainda é obrigar o consumidor a alugar, passivamente uma cópia do próximo trava-micros da Microsoft. . .Software livre, é um commodity, todos usam e se bebeficiam.Esse projeto dos brasileiros e seu fliperama, é apenas um exemplo claro!Teriamos um produto caro e instável se tivessem usado o ''Outro'' sistema!
Comentário de Douglas Augusto
Será que usaram como base jo: Será que usaram como base jogos livres como o Racer ou Torcs? Se não, por quê?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Xtian Xultz
Fliper: Onde compro fichas? :D
Comentário de Manoel Pinho
M$ pensa em licenciar clones do X-box: Vocês viram essa notícia ?

M$ pensa em licenciar clones do X-box

http://news.zdnet.com/2100-9595_22-5770507.html

Se ele fizer isso a coisa vai ficar feia para a Sony pois a indústria pode acabar elegendo o X-box como um padrão e o Tio Bill ficar apenas cobrando royalties, licenças do sistema operacional OEM que virá nas máquinas e vendendo ferramentas de desenvolvimento jogos para a plataforma.

Pode ser até especulação, mas a idéia não é absurda e tem mais a ver com as táticas da Microsoft de negócio, que não é vender hardware, mas licenças de software...

Já estava na hora da indústria usar o linux como plataforma padrão de desenvolvimento de consoles e fliperamas, antes que vejamos o monopólio da Microsoft também nessa área...

Comentário de Animal-X®
Como eu queria...: Que todas as empresas que desenvolvessem jogos pensassem mais na galera que usa linux !!!
Alguns jogos que tem que rodar no cedega ou no wine puro são um osso duro de roer...
Haja paciência pra ter ruindows na máquina só pra jogar !!!
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.3-CURRENT & Slackware + Dropline


Comentário de Ricardo Carvalho
Eu queria saber se o BR-Linux: Eu queria saber se o BR-Linux vai continuar acompanhando esta notícia?
Comentário de brain
Acompanhamento: Como no que diz respeito à absoluta maioria dos temas cobertos pelo BR-Linux, este será divulgado se eu ficar sabendo de sua evolução. E você pode ajudar ;-)
Comentário de Ricardo Carvalho
> "Já estava na hora da ind: > "Já estava na hora da indústria usar o linux como plataforma padrão de desenvolvimento de consoles e fliperamas, antes que vejamos o monopólio da Microsoft também nessa área..."
Aí se estabeleceria um monopólio do Linux. Eu pessoalmente acho que os SO dos consoles devem ser básicos com uma única função: rodar jogos e as outras funções que tem um console (quais???). Aliás eu sou fã da Nintendo, vejo que tem muita gente está ignorando ela nesta geração, como ignoraram a Sony em 1996.
Comentário de CWagner
Ricardo, a vantagem de se usa: Ricardo, a vantagem de se usar Linux como plataforma de desenvolvimento (de qualquer espécie de software) é o livre acesso às ferramentas de programação. Com um sistema operacional básico, um gerenciador de janelas leve, blackbox ou outro *box, por exemplo, mais algumas linguagens de computação gráfica mais alguns hardwares, notadamente uma boa placa de vídeo com aceleração gráfica e poderíamos ter uma plataforma de desevolvimento de jogos.

A idéia seria que qualquer um com dinheiro e conhecimento sufientes, e não apenas os programadores das grandes softwarehouses (termo em desuso, por sinal), poderiam ter condições de adquirir tal plataforma e gerar games para Linux, flipers ou mesmo consoles, caso fossem publicadas as especificações dos equipamentos. Mas como isso não acontece...

Mas creio que isso não vá acontecer tão cedo, visto que o desenvolvimento de um jogo complexo como Quake 3 ou NFSU2, demandam tempo, organização, prazos e orçamentos elevados, sendo que alguns são tratados quase como segredos de estado. Coisas que a comunidade de desenvolvedores não costuma fazer muito bem (guardar segredo), imagine se Linus fizesse o Linux, passasse na faculdade e guardasse pra ele o fonte do S.O.? Apenas imagine ;)

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de FuHr3r
Graficos horriveis: Por aquele screenshot deu para ver que os graficos estão atrasados 15 anos para serem considerados decentes. Roda linux, tudo bem.. mas é muito tosco.
Comentário de Marcelo Ulianov
Atari ?: essa coisa ai é um atari ??? ou um Odissey ??? ta muito tosco mesmo !
Comentário de Ricardo Carvalho
Mas isso todo o sistema livre: Mas isso todo o sistema livre tem. E não apenas o Linux. A Sony, quando diz que rodará o linux nativamente na sua nova plataforma nada mais faz do que marketing, o Stack de Rede do PSP é todo baseado no do projeto NetBSD (aqui: http://www.scei.co.jp/psp-license/pspnet.txt ), talvez a Sony não anuncie isto aos quatro cantos porque a comunidade do NetBSD seja menor que a comunidade Linux, ainda se a empresa usar um sistema próprio mas ao mesmo tempo liberar os padrões que usa em seus consoles, e também as especificações de sistema, poderiamos portar todas as ferramentas que usamos para aqueles sistemas e desenvolver livremente, parabenizo a Sony que fará isso na próxima geração (ela anunciou que usará OpenGL). Eu creio que não será difícil fazer isso na próxima geração, visto que todos os consoles usarão a plataforma PowerPC, a tecnologia dos três será bem semelhante.
Comentário de zago
Não sejam tão severos, leva: Não sejam tão severos, leva algum tempo para dominar o processo de desenvolvimento, não dá pra esperar que eles lançassem algo que pudesse concorrer com o X-Box e o Playstation de cara.
É como a Embraer, no início ela fabricava aqueles aviões Bandeirante que eram um lixo, ouvi falar que chegaram a ser proibidos em alguns países, de tanto que caiam. Mas com o tempo ela se aprimorou e hoje é a quarta maior fabricante de aviões do mundo, com qualidade reconhecida.
Tenham um mínimo de respeito pelo esforço deles.
Comentário de Manoel Pinho
Tecnologia: Todos os países asiáticos que hoje estão ricos começaram fazendo produtos baratos, muitas vezes cópias falsificadas, e com tecnologia e acabamento bem ruins. Com o dinheiro ganho assim puderam investir em educação e tecnologia e hoje são respeitados, como foi o caso do Japão e Coréia do Sul e agora a China e outros tigres asiáticos.

Pior do que fazer produtos de baixa qualidade ou simples é NÃO FAZER NADA.

Além do mais, o programa exibido pode ser um protótipo inicial e sofrer melhorias posteriores. Não há muitos detalhes ainda na notícias.

Mais do que gráficos 3D ultra-realistas, o mercado gosta de jogos criativos e divertidos. Jogos simples como um Pac Man fizeram mais sucesso do que muitos jogos de hoje.

Outro dia vi uma entrevista de um cara que dizia que o que mais falta hoje são jogos criativos como antigamente. Há certos jogos que colocam gráficos ultra-realistas, como o Doom 3, e são criticados justamente por ser um jogo sem criatividade, que não empolga.

O que vejo no Brasil é uma falta de gente estudando computação gráfica a fundo (não apenas usar pacotes 3D prontos). É uma matemática bem pesada e um campo muito bom para pesquisas. Aqui no Brasil temos instituições sérias como o IMPA oferecendo cursos nessa área

http://www.impa.br/ensino/mestrado/mestrado_cg.html

Talvez um dia tenhamos filmes e jogos feitos com computação gráfica como esse:

http://arstechnica.com/wankerdesk/01q3/ff-interview/ff-interview-1.html

Só depende de muito estudo e dedicação, porque nós brasileiros temos talento para isso.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004