Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre a futura nova versão da GPL

Felipe Balbi (felipebalbi@linuxmail.org) enviou este link do Linux Devices que dá mais detalhes sobre a futura nova versão das licenças de software da Free Software Foundation e acrescentou: "As licenças GPL e LGPL serão re-escritas. Eben Moglen já iniciou o processo de alteração das licenças a partir da LGPL e só depois irá iniciar a alteração da GPL. Todas as alterações deverão passar pela revisão de Richard Stallman e só depois aprovadas ou não. Linux Torvalds diz que as alterações propostas nas licenças podem desperdiçar tempo dos desenvolvedores mas que ele acredita que alterações sejam necessárias."

Já mencionamos em novembro mas não custa reforçar que uma das intenções desta primeira revisão da licença GPL desde 1991 é lidar melhor com diversas situações não previstas na versão atual, inclusive a questão das patentes de software, os direitos dos usuários de sistemas que rodam via rede e as diferenças de legislação entre os países. Veja também nossa notícia anterior com os comentários de Linus Torvalds sobre o assunto.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
Creative Commons...: Gostaria de saber como vai ficar a situação das licenças traduzidas e remanejadas oficialmente pra português, a CC-GPL e a CC-LGPL.
Comentário de autopost
Não invalida: A nova versão da GPL não invalida nem expira as anteriores. Mesmo hoje, em que a versão corrente da GPL é a 2.2, há muitos programas ativamente mantidos e distribuídos usando versões anteriores. Um exemplo é o kernel do Linux, que ainda adota a GPL 2.0.

A mim parece que quem disponibilizou programas usando a versão traduzida da GPL e acrescentou aquela conhecida fórmula de "ou qualquer outra versão posterior desta licença publicada pela Free Software Foundation" poderá (dependendo de como foi escrito o termo) ter uma migração simplificada e automática para a nova versão - em inglês. Mas não conheço nenhum software que tenha adotado esta opção em conjunto com a CC-GPL em português.

Para quem usou a licença traduzida de maneira específica, a mesma licença continua valendo, sem alteração. O detentor do copyright poderá mudar de licença, se ou quando desejar. Como uma das metas da nova versão da GPL é facilitar as traduções, então talvez demore menos para haver uma versão em português das novas licenças, se houver alguém interessado em bancar (inclusive no sentido político) a tradução.
Comentário de brain
Não expira: A nova versão da GPL não invalida nem expira as anteriores. Mesmo hoje, em que a versão corrente da GPL é a 2.2, há muitos programas ativamente mantidos e distribuídos usando versões anteriores. Um exemplo é o kernel do Linux, que ainda adota a GPL 2.0.

Para quem adotou a licença traduzida de maneira específica, a mesma licença continua valendo, sem alteração. O detentor do copyright poderá mudar de licença, se ou quando desejar. Como uma das metas da nova versão da GPL é facilitar as traduções, então talvez demore menos para haver uma versão em português das novas licenças, se houver alguém interessado em bancar (inclusive no sentido político) a tradução.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004