Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Celular ZTE com Linux

“A cada dia é mais comum vermos dispositivos como PDAs e celulares rodando Linux. Muitos dizem que o Linux ainda não está preparado para este mercado, principalmente por não ser (hard) realtime, embora existam estratégias como o RTLinux e RTAI que amenizam este problema. Uma solução interessante foi utiliza neste celular da ZTE, ela utilizou dois processadores, em um ela utiliza um processador com um sistema realtime mais simples, no outro, com mais recursos, ela utiliza o Linux. A notícia também pode ser lida em inglês no linuxdevices

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcelosouza
Qtopia: Algo interessante para comentar é que muito provavelmente este ZTE utiliza o Qt (Qtopia).

De acordo com o artigo:

The e3 includes a full Opera web browser with small-screen rendering technology aimed at minimizing horizontal scrolling. Opera Software says its browser is used by several phones available in China, including the Motorola A780, as well as Linux phones from China's government-owned telecommunications giant, Datang.

Usa Opera? Uhmm... Opera é feito em Qt, certo?

Talvez este trecho, encontrado aqui, tire nossas dúvidas:

Since 2002, Trolltech has built strategic and technical partnerships with all the major players in China. Already ten local manufacturers, including Datang Communication and ZTE have, or are, launching their Linux-based mobile devices using Trolltech's leading technology.

Vejam só quantos aparelhos equipados com Qtopia.

Ah! Lembrem-se: Qtopia é GPL também!

Bom, talvez o Qt não seja tão ruim assim, como dito no tópico Troltech anuncia Qt 4.

--
Marcelo de Souza
www.marcelosouza.eti.br

Comentário de brandizzi
Assumindo-se que isto não tenha sido o início de um flamewar..: ...tenho de admitor que Qt não necessariamente rulez, mas está rulezando cada vez mais ;)

PS: isto não é uma comparação, é um comentário. O 770 Internet Tablet terá grande parte da GUI em GTK+. Quem ganha com isto? Nós, que teremos cada vez melhores produtos devido à concorência :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de marcelosouza
Exato!: Quem ganha com isto? Nós, que teremos cada vez melhores produtos devido à concorência (sic) :)

Concordo plenamente.

--
Marcelo de Souza
www.marcelosouza.eti.br

Comentário de CWagner
Só que até hoje só vejo ce: Só que até hoje só vejo celulares smartphones com Palm OS ou Win CE.

No mercado nacional ainda não surgiu nenhum com Linux/QTopia. Quando será que as "operadoras" vão achar que brasileiro também pode se interessar por esse tipo de produto?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brandizzi
"E no sexagésimo quinto terceiro duodécimo dia...": Reza a lenda que será em breve. O 770 que eu citei já está até traduzido para português.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de hamacker
-: Opera é comercial, portanto paga para usar QT.
Parte da QT pode ser embeded o que é muito bons para desenvolvedores de softwares proprietários especialmente handhelds, smartfones, etc...
Comentário de Henrique Vicente.
discordo: Sobre celulares eu discordo do seu argumento, devem haver poucas pessoas que compram celulares com base no sistema operacional... acho que o fato é que há menos celulares com Linux, etc no mercado internacional... e quando nos restringimos ao mercado nacional temos uma amostragem de diferentes tipos de produtos menor, portanto, se existissem alguns celulares com Linux vendido pelas operadoras a quantidade que você notaria seria bem grande, como não existem a quantidade é tão pequena, que alías, eu nunca vi. Na verdade nem vi com windows... mas no Mercado Livre de vez aparece um da Motorola que possue Linux...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004