Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre a proposta de notebook de baixo custo para uso na educação

clip“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou na tarde desta terça-feira (28/06) a criação de um grupo interministerial para que vai aprofundar a discussão tecnológica sobre a viabilidade do projeto do notebook popular e em que condições ele pode ou não ser implantado como estratégia de inclusão digital nas escolas. Foi estabelecido um prazo de 30 dias úteis para que os integrantes discutam as questões. O assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean-Claude Frajmund, informou ainda que após a reunião com Lula, o professor do MIT se comprometeu em apresentar um protótipo para o notebook popular ainda em 2005. O modelo de notebook proposto leva processador de 500 MegaHertz (MHz), monitor de cristal líquido (LCD) de sete polegadas e resolução de 640 por 480 pixels, disco rígido de 5 Gigabytes, quatro portas USB e sistema operacional Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de flaviothunder
Vai apresentar um protótipo ainda ?: Poxa, se este sistema já está em uso na India não dava pra ja ter vindo com um debaixo do braço e já mostrar pro barbudo ?

Sei lá estranho isso...

Mas de qualquer jeito se o equipamento sair do papel com Linux e der tudo certo merece aplausos, nunca é demais lembrar que um projeto deste com professores destreinados não vai longe...
Comentário de sobralense
vc acha que sai?: Vibrei muito quando saiu a primeira notícia do PC Popular com Linux.. E agora, depois de tanto tempo, ele saiu? Tudo bem, parece que agora foi realmente aprovado, mas ainda não estou vendo "populares" interessados com o PC Popular...
Comentário de Revoltado
Just do it : Just do it


Faça primeiro , mostre depois


:-/
Comentário de Seya
Acho que todos estao torcendo: Acho que todos estao torcendo pro cara trazer uma maquina extra na bagagem com uma configuração superior e bem acessivel a ponto de criarem um projeto novo " notebook conectado " , se conseguem montar uma maquina por 100 dolares nao seria dificil uma versao comercial turbinada por menos de 500! venderia muito! Com a chegada do winmax, o Brasil se tornaria uma rede gigantesca de notebook conectados em todos os lugares!
Comentário de rednaxel
Bom para crianças: Mesmo com essa configuração, US$ 100 é preço de brinquedo. Dá pra comprar um pro teu filho, e o mais legal é que vai ser um computador de verdade. Um "notebook da Barbie" (modelo ELPBB68) custa mais de R$ 300 e não chega nem aos pés desse notebook do MIT, é quase um engodo (esse brinquedo da Barbie não passa de um Pense Bem moderno, pra quem lembra do brinquedo da Tectoy), mas o consumidor comum não tem a mesma percepção que nós. Vejam um link do fabricante:

http://www.oregonscientific.com.br

Não devemos ver esse notebook como uma opção pra nós, até pela sua configuração. Ele é ideal para crianças e adolescentes em idade escolar, ele pode ser resistente e versátil pra ser levado pra escola e usado praticamente como um caderno. Eu compraria pras minhas filhas.

Alguém lembra do Magic Computer da Dynacom? Eu tenho um desses aqui em casa, comprei quando minha mulher estava grávida da minha primeira filha. Ele na verdade é um NES (Nintendinho 8 bits) com 40 jogos na memória e aceita cartuchos de Nintendinho - que são raros hoje. Mas o mais legal é que ele vem com um interpretador BASIC, com manual de programação e tudo.

Ele me trouxe lembranças boas do meu tempo de TK, mas minhas filhas só usavam como videogame. Ele está na casa da praia, pra usar nos dias de chuva. Hoje as crianças querem mais, querem entrar na Internet, baixar MP3, falar no Messenger, etc. E tudo isso pode ser feito nesse notebook do MIT. Por isso eu acho que é uma máquina incrível: não como um substituto do meu notebook, mas como um brinquedo.

Por isso não vejo vantagem em fazer uma versão mais potente. Só mudar a tela (que é de 7 polegadas) já aumentaria em muito o custo, esse tipo de LCD hoje já está presente em algumas impressoras da HP, geladeiras, carros e outros produtos variados, deve existir uma fabricação em escala que empurre o preço pra baixo. Pesquisando no Google achei 2 fabricantes desse tipo de LCD (de 7 polegadas):

Zhangzhou Lilliput Electronics Co., Ltd (China)
Xenarc Technologies Corp. (Taiwan)

E são umas belezinhas...

Alex

Comentário de sobralense
Dependendo do hardware, servi: Dependendo do hardware, serviria para mim... Usar como estação mais confortável, para acessar internet, ouvir música, e assim vai...
Se der para usar wireless, também é interessante, pois trabalho com isso e um notebook de verdade só iria atrapalhar, justamente pelo alto custo.
Comentário de Mumm-Ra
640 x 480...: Hummm... acho que muitos webdesigners terão que repensar sobre a idéia de "ah, hoje todo mundo usa pelo menos 800x600, nao preciso me preocupar com 640x480"


--
http://getoutfoxed.com/users/mumm-ra
Comentário de Alexandre Figueiredo
Humm...: Já estou até imaginando como ele pode ser, com essa configuração...

Já que é para crianças, uma aplicação de cada vez é o bastante. Logo, Linux (Debian) + Matchbox + GPE. Assim, o notebook poderia ser um "palmtop" mais poderoso.

Será possível rodar aplicações GNU e a tela (7" é brincadeira) não permite muitas aplicações abertas e visualizadas. Nem a tela de 800x600 não dá mais pra aguentar.

Agora, a tela é maior que o do Nokia Internet Tablet 770.

A conectividade seria muito importante. Com um browser, a criança poderia ter acesso a diversas informações na intranet (rede interna) do colégio. Baixar PDFs de livros didáticos, textos escritos pelos professores, etc.

Agora, provavelmente esses notebooks seriam para os alunos da rede pública. E as escolas, infelizmente não teriam infra-estrutura para aplicações como essa. Muito triste.
Comentário de flaviothunder
Alguém tem notícias da Ìndia ?: Se este projeto já está rolando na India há algum tempo, será que alguém tem notícias de lá ? Se está dando certo, em que lugares, etc. Seria interessante investigar...

Comentário de brain
China: A página do projeto não fala nada sobre a
Comentário de Marcelo Ulianov
vcs estão viajando...Isso é: vcs estão viajando...Isso é BRASIL !!! BRASIL !!! acordem !!! olha o mensalão !!! Lembram do PC Farias ??? DITADURA MILITAR !!!??? que mané notebook o que ??? As crianças chegam à 4a. série sem saber ler e escrever !!! Em Sete Riachos, AL, as crianças andam 12 Km à pé para chegar à escola; um barracão sem luz elétrica e sem banheiros...
Será que a comunidade Linuxer é tão "elite" assim ??? Não enxergam um palmo à frente de seus monitores ??? Temos é que fazer com que o estado arquive esta besteira !!!por favor...
Comentário de CWagner
Acho que seria umaótima opor: Acho que seria uma ótima oportunidade para empregar os recursos do FUST, ou no mínimo, as empresas de telecomunicações poderiam colocar pontos de acesso nas escolas e bibliotecas para que os alunos pudessem, pelo menos, ter acesso à Internet.

Creio que governo Federal vá querer envolver os governos estaduais e municipais, pedindo como contra-partida uma infraestrutura que eles não podem prover. Mas o uso de notebooks na escola seria bem mais fácil que desktops, visto que no caso dos desktops que vinham com Windows, era necessária a ocupação de apenas uma sala para servir de laboratório, o que às vezes deixava a direção da escola meio sem saber o que acontecia: "Com o dinheiro desse laboratório dava pra fazer mais três salas de aula!", era o que diziam as diretoras.

E hoje os laboratórios e as máquinas estão sucateados, sem uso, sem atualização e sem professores para aplicar a tão referenciada "informática educacional".

É esperar para ver se os assessores do atual presidente sejam melhores que os do passado, que especificavam uma estação como sendo um "micro" e um servidor um "micro parrudo".

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Cadu
Na verdade, um bom webdesigne: Na verdade, um bom webdesigner deve fazer site que rode até no links, então acho que a resolucão não é tão importante assim.
Comentário de Altior Fortior Citior da Silva
Eu ja vi vendedor de hardware, de software de Tupperware®...: ... mas de VAPORWARE é a primeira vez!

O salário do MIT deve estar bem baixo para o Negroponte se prestar a um papel tão chão quanto este de fazer Ministros de Estado perder tempo com uma proposta inexeqüível e inviável sob todos os aspectos.
Comentário de Cadu
De certa forma, concordo: Na verdade, se formos pensar bem, esses projetos de notebook e até mesmo o PC Conectado seriam desnecessários, se o governo aplicasse todo esse dinheiro e gastasse toda esse energia para oferecer à populacão melhor educacão e mais oportunidades de emprego. Se o povo tivesse um poder aquisitivo maior, não haveria necessidade nenhuma do governo gastar dinheiro para oferecer computadores a precos mais baixos que o normal.

Eu acho muito legais essas iniciativas. Não estou criticando. Só acho que qualquer pessoa consegue perceber que há muitas coisas mais importantes para serem mudadas no nosso País, e educacão, emprego e saúde são certamente muito mais importantes que um computador.
Comentário de Jonas Nogueira
Concordo com o Marcelo Ulianov: Não é possível que o barbudo ainda continua nessa onda. Ao invés de gastar o dinheiro público para viabilizar um notebook para as crianças ( sendo que elas mal sabem ler), ainda vai entregar a grana para que o pessoal venda os notes para traficante ou qualquer outra coisa. O notebook vai ser pra tudo, menos para o fim educativo.

Por que o governo não toma vergonha na cara e trata de resolver a questão educacional com os pés no chão e admitir que a rede de ensino pública está um lixo, o MEC está desafasado e todo o resto que envolve o governo está indo de mal a pior ? Imagina, como um projeto desses pode ajudar os professores se os alunos não precisam nem comparecer nas aulas para passarem de ano ? Se na faculdade e universidades agora tem vaga reservada ( que eu acho o cúmulo do preconceito. Ninguém precisa de esmola, precisa de uma chance igual para estudar. Isso sim é necessário.)

Esse projeto do PC para todos foi uma boa iniciativa sim. Mas querer comprar notebook para rede pública, aí já é demais. É muita falta de bom senso. Fora o tempo que o pessoal vai perder estudando o caso. Resolver o que precisa ninguém quer fazer. Criar um projeto para lavar dinheiro tudo mundo gosta.

Que inferno !!!
Comentário de anon
Mais do mesmo:
É o que eu comentei na outro post sobre
o notebook de 100 doláres.

Os politicos não querem melhorar
a educação. Querem uma boa propaganda
para as próximas eleições.

Já estou até vendo na TV : "No nosso
governo distribuimos x unidades de notebooks
na rede pública." E mostra a imagem de uma
sala cheia de "atores", crianças com
uniformes limpos e novos, cara de bem
alimentados, sorridentes e com o notebook
em cima da mesa ( mesa nova, comprada
especialmente pro comercial )


Comentário de CWagner
Vendo a reação da maioria m: Vendo a reação da maioria me pergunto se não há como demonstrar tais sentimentos aos nossos administradores e técnicos responsáveis pelo estuda da viabilidade do projeto, claro, que de forma limpa e sem exaltação de ânimos.

É muito bom ver que muitos ainda têm consciência coletiva e que não vivem pensando apenas em bits e pinguins :)

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brandizzi
Tsc, tsc.: Ok, ok... Mas a premissa não leva às conclusões.

Qual a alternativa: pegar um monte de P 100 que algum banco ia jogar fora, pôr Windows 98 e sair distribuindo para escolas? Eu sei que tem muito para mudar na educação, e este é *também* um dos pontos: integrar o aluno ao universo digital. Vamos lutar para que sumamos com a pseudo-alfabetização do aluno, mas também vamos lutar para que ele tenha direito à inclusão digital.

PS1: para melhorar o ensino brasileiro, não precisa nem trocar de política; basta trocar de alunos, que esta leva não sabe o valor do que tem >:D
PS2: não gosta da baixa qualidade da educação? Reclame com o governo, mas também garanta que *seu filho* não vai estar matando aula. Ou mesmo que *você* não estará fazendo isto ;)
PS3: reclamar do governo é bom, mas ajudar estudante também é.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de wally
:
Comentário de Clovis Sena
bom dia, : bom dia,

tambem tem o seguinte: se colocar computadores em escolas publicas, srá que eles não vao ser roubados (pelos bandidos), ou desviados (pelos gestores/diretores) para serem vendidos ou usados em outras funções???

Afinal, se usarmos um tipo de computador que só pudesse ser usado na escola, melhoraria um pouco e diminuiria os riscos de vermos tudo desaparecer num piscar de olhos. Um exemplo disto seriam estes pcs de baixo custo, ou mesmo terminais leves. Mesmo que fossem roubados, o ladrão iria fazer o que com eles???

Todo mundo saberia que não serviria pra nada e só funcionaria na escola. Ou melhor, todo mundo saberia que foi roubado de alguma escola.

Agora, sendo um computador comun, o que impede de o pessoal roubar e revender nas esquinas???

t+
Comentário de SiBeRiaN`
Mas que duvida!: "Serááá"?????????
ahahahahahhaa
Comentário de Douglas
Po !!: Ah fala sério !!!

Computador pra pessoal q mal tá começando a ler e a escrever ?
Qm precisa d computador eh o pessoal q trabalha na área de info, o estudante de facul q mal tm condições de comprar um PC ou testar o q faz na facul...

Qm viu as campanhas d pc populares em outros países ?
(países asiáticos onde há um monte de empresas produtoras de equipamentos de info...)
tá um verdadeiro fiasco !!!

Por favor !
Braçus ...

P.s.: Alguém viu o Morpheu por aih ???
Comentário de bebeto_maya
Marcelo Ullianov disse. . . : Marcelo Ullianov disse. . .

''vcs estão viajando...Isso é BRASIL !!! BRASIL !!! acordem !!! olha o mensalão !!! Lembram do PC Farias ??? DITADURA MILITAR !!!??? que mané notebook o que ??? As crianças chegam à 4a. série sem saber ler e escrever !!! Em Sete Riachos, AL, as crianças andam 12 Km à pé para chegar à escola; um barracão sem luz elétrica e sem banheiros...
Será que a comunidade Linuxer é tão "elite" assim ??? Não enxergam um palmo à frente de seus monitores ??? Temos é que fazer com que o estado arquive esta besteira !!!por favor...''

__Discordo mais uma vez de você Marcelo...O brasil tem muitos sistemas de informatização espalhados pelo território afora.Todos feitos a base de sistemas Windows, e de maneira predatória (99% dos sistemas rodando o mesmo aplicativo, acho que podemos dizer que isso é predatório...).É também um paradoxo, concordo. . .Crianças que não têm o que comer com acesso a internet na escola, mas isso é algo que já acontece. . .Um problema não exlui o outro.

__O que quero dizer é que, se tivermos um banco de dados centralizador de informações, que funcionasse como biblioteca pública On-line, seria ótimo, as crianças usariam o tal laptop para estudar e se economizaria uma fortuna com livros didáticos, além de ter um aporte técnico para navegar na Internet.Poderiam haver pontos de acesso espalhados na escola ou então um esquema de intenet via rádio!Mas se já partimos do principio de que o governo é corrupto, e que todas as grandes empresas, sem excessão, são gananciosas e desalmadas.Lógico que não teremos p$8%a nenhuma.

__Paciência!Esse é o principio do capitalismo: Governos corruptos e multinacionais comprando o legislativo pelo melhor preço (lobby).E ainda tem gente que defende a inércia da situação: ''Vamos deixar, já que tá dentro deixa!'', Ou seja vamos continuar alimentando o monopólio da MIcrosoft e considerar que suas desculpas e falácias são de fato coerentes, afinal eles são pragmáticos e nós ''ídealistas''. . .Na condição de ''republiqueta da banana'' temos mais é que se contentar com o lixo dos americanos. . .E não se esqueça que quando o PT não faz nada o PSDB comemora e o povo chora!
Comentário de stpa
E os professores?: Lembro que sem professores bem pagos e bem preparados nunca iremos resolver o problema da educação no Brasil. O resto é complemento.

Porém, é bom lembrar que a idéia ainda está em estudo e não foi divulgada a proposta do governo. Se vier acompanhada de um projeto pedagógico consistente, adequado às particularidades culturais do Brasil, e for possível comprar milhões desses computadores, o projeto será bem vindo. Quantos milhões de crianças estão nas escolas públicas? E quantos estarão nos próximos anos? O IBGE estima em 25 milhões o número de crianças de 0-14 anos em 2005, sendo 13 milhões de 7 a 14 anos. Desses, 25% tem renda per capita inferior a 1/2 salário mínimo = 6,25-3,25 milhões de notebooks? É possível? A curto prazo, acho que não. É um projeto de estado, não de governo.

No momento o governo está tentando criar fatos positivos para afastar a(s) crise(s) e pensando na reeleição. Será que resistirão à tentação de fazer marketing político com essa idéia, desvirtuando-a e criando um outro projeto populista? Se os publicitários continuarem a ter a influência que têem, acho que não.
Comentário de Eusébio Matoso
Negroponte, um assassino econômico?: Leiam urgente este livro:

CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ECONÔMICO, de John Perkins (Cultrix).

Vejam a sinopse:

Como o próprio título do livro sugere, em tom confessional, o autor revela os mecanismos secretos do controle do imperialismo norte-americano nos países pobres estrategicamente importantes. A história do próprio autor se mescla à história contemporânea de países onde esteve, como Indonésia, Panamá, Colômbia, Arábia Saudita, Equador e Irã.

Já de início John Perkins relata como, ainda jovem, foi recrutado secretamente pela Agência de Segurança Nacional americana e incluído na folha de pagamento da empresa internacional de consultoria chamada Chas. T. Main, empresa pela qual conheceu esses países. Sua função nesses gigantescos bolsões de miséria era maquiar os números, servindo exclusivamente aos interesses da corporatocracia norte-americana, ou seja, uma coalizão entre governo, bancos e corporações.

Autodenominados "Assassinos Econômicos" ou simplesmente AEs, John Perkins e seus colegas eram instruídos a sair desses países com algum "PROJETO MIRABOLANTE", como a construção de redes elétricas por exemplo. O objetivo era deixar esses países cada vez mais endividados. "Assassinos econômicos são profissionais altamente remunerados cujo trabalho é LESAR países ao redor do mundo.
Comentário de minholi
Outros computadores de baixo custo: A India não está se limitando à proposta do MIT, veja esses links:

http://news.com.com/Indias+renaissance+The+100+computer/2009-1041_3-5752054.html?tag=nefd.lede
http://news.com.com/2009-1005_3-5701496.html
http://news.com.com/Indian+firm+unveils+low-cost+Linux-based+PCs/2100-1042_3-5701552.html?tag=nl

As alternativas existem, e são muitas. Quando falaram de computador popular eu postei nos comentários aqui que uma solução baseada em thin clients seria viável, bastando para isso que fosse disponibilizado acesso de alta velocidade aos servidores. O que pode ser feito por wireless/celular com servidores setoriais distribuídos em cidades de todo o país. A manutenção e disponibilização de aplicações seria muito mais simples.
Comentário de bebeto_maya
Conheço o livro de John Perk: Conheço o livro de John Perkins, de fato é possível que ele seja um Assassino Econômico, mas acho que não. . .Pela própria história de Negroponte, pelo fato dele ser um cinetista inapto do ponto de vista econômico...Se fosse um burocrata, eu mudaria de opinião. . .Na verdade o conceito de assassino econômico se aplica muito mais a MIcrosoft, a Coca-Cola e até ao processo de fluoretação das águas públicas e cremes dentais, que importamos diretamente dos EUA, como solução mágica para o fim das cáries e até hoje tem eficácia questionável!
Comentário de sem nome
Razão ainda maior para se preocupar com ele.: Pela própria história de Negroponte, pelo fato dele ser um cinetista inapto do ponto de vista econômico...

.

Comentário de Charles Pilger
Similares são bem mais caros: O Renê, da lista Radinho, lembrou muito bem que a especificação desse notebook é quase o mesmo do Palm Life Drive. O que diferencia um do outro é o seguinte: tela touch-screen, resolução de 800x600, o tamanho dele e o fato de rodar uma versão do Windows CE. Custo do brinquedo? US$ 499.
Comentário de hamacker
-: "vcs estão viajando...Isso é BRASIL !!! BRASIL !!! acordem !!! olha o mensalão !!! Lembram do PC Farias ??? DITADURA MILITAR !!!??? que mané notebook o que ??? As crianças chegam à 4a. série sem saber ler e escrever !!! Em Sete Riachos, AL, as crianças andam 12 Km à pé para chegar à escola; um barracão sem luz elétrica e sem banheiros..."

se voce pensar assim, então vamos desistir da vida.
pense o inverso : se explorarmos o potencial de cada criança quem sabe o futuro delas não seja diferente dos que estão aí e quem sabe não tenham mais que passar fome. Os adultos que vivem hoje (incluindo corruptos, ladroes, cafajestes,...) já foram crianças algum dia, pense nisso.
Comentário de revoltado
Se este "notebook" fosse viá: Se este "notebook" fosse viável economicamente, ele J
Comentário de brandizzi
Viagem no tempo: Pense comigo: 1980, você dizendo:

Se este negócio de mouse fosse viável economicamente, ele J
Comentário de ano@nimo.com
"monitor de cristal líquido: "monitor de cristal líquido (LCD) de sete polegadas"

O tamanho está razavel para uma ferramenta de ensino, nem muito grande para atrapalhar os produtos comerciais mas nem muito pequeno "como um palm" para atrapalhar os estudantes.

Mas eu preferia, quem sabe, algo como um monitor de 21 cm de largura por 12 cm de altura. Este negocio de usar o tamanho da transversal do video é para produtos comerciais.

"e resolução de 640 por 480 pixels,"

Caramba, parece pouco. Mas em ver um prototipo fica dificil. É bom lembrar que o equipamento é para ser usado por crianças e jovens que vão usa-lo como se usa um livro didatico/agenda pessoal/organizador pessoal/acesso a e-mails/e para uns joguinhos.(assim espero). Deveria ser agradavel de se usar (ler) e não causar problemas de vista. Mas, sem ver o prototipo não dá para afirmar nada com segurança
Comentário de ano@nimo.com
"Em Sete Riachos, AL, as cria: "Em Sete Riachos, AL, as crianças andam 12 Km à pé para chegar à escola; um barracão sem luz elétrica e sem banheiros..."

Infelizmente este PC não é ainda para estas crianças de AL, ainda. Elas precisam de coisas ainda mais importantes do qeu ele.

No entanto, este PC será (eu espero) para os jovens que vão num futuro curto, espero, educar esta crianças desta cidade de AL para usarem um produto ainda melhor no futuro, espero.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004