Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova aceleração 2D do Xorg

“O Slashdot noticia o desenvolvimento de uma nova arquitetura de aceleração 2D que virá com a nova versão em setembro. O que mais chama a atenção é que a aceleração será melhor observada por exatamente os que reclamam da lentidão do Xorg, ou seja, aqueles que possuem uma placa de vídeo sem o suporte adequado (ou nenhum) ao Opengl (como as placas sis630). Agora é esperar a nova versão e verificar as melhorias.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
uma das coisas mais interessantes...: ... é que parece que o motivador principal para tal evolução veio do projeto KDE: basicamente o XAA ( X Acceleration Architecture ) será lentamente substituído pelo KAA, que foi considerado uma Boa Idéia(tm)...

quero ver a reação do pessoal do Gnome...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sobralense
Ótimo, ainda uso uma placa d: Ótimo, ainda uso uma placa de vídeo com 4mb... =]
Comentário de bebeto_maya
__Isso é ótimo.Utilizo uma: __Isso é ótimo.Utilizo uma CyberBlade Trident que tem uma aceleração podre no WIndows e no Xfree, mas depois de muito configurar a danada está funcionando 15% mais rápido no xorg.Bem melhor que no WIndows com seu Direct DRAW!

__Estou assistindo DVDs com bom desempeho num K6II-500, 256MB de ram e Linux Kurumin instalado...O melhor é que usando o LItrix, tive um desempenho ainda maior!

__O grande problema do XORG ainda é a configuração manual ser um saco e muito bugada!

__Mas acho que tempo é a solução!

Comentário de Passante Curioso
Deve ser a mesma do pessoal d: Deve ser a mesma do pessoal do KDE quando eles resolveram parar de copiar o Windows e ler o Human Interface Guidelines...
:P
Comentário de cristianfere
Tinha que cita bem a minha pl: Tinha que cita bem a minha placa?
Fiquei sabendo utimamente que a SiS lançou drivers para linux dessas placas. Vou ver se acho um pouco de coragem e tempo pra bater a cabeça com esses drivers.

Mas é uma otima noticia, e tomara que não atraze.
Comentário de Tango
Não acho necessário o iníc: Não acho necessário o início de uma guerra por causa disso. KDE e Gnome já tiveram muitas animosidades no passado, mas isso foi numa época em que a QT que o KDE usava tinha uma licensa não Open Source. Depois que o QT foi liberado sob uma licensa aprovada pela OSI, essa guerra virou uma grande besteira.

O próprio Gnome irá se favorecer desses avanços. Estão todos sob a bandeira do Freedesktop.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de heliocastro
Eu conheço pessoalmente os d: Eu conheço pessoalmente os dois principais desenvolvedores, Zack e Lars. O Lars inclusive é um dos core developers da Troltech. A motivação da Trolltech que contratou o Zack pra isso efetivamente, é permitir que todas as inovações forçadas e erradas que estavam entrando no X.org por motivos políticos fossem varridas de uma maneira elegante ( sem flames aqui, não vou citar nomes ).
Quem leu o post viu que o Zack se comprometeu em reescrever TODOS os drivers a qual ele tiver acesso ao hardware, logo não tem uma motivação de algum fabricante de hardware escondida por trás.
E reforçando, o Xgl ainda está um pouquinho longe, por isso foi feito essa alternativa viável. É um passo pra melhorar a qualidade do desktop do Linux.
Se alguém quer asber quem é o Zack, ele é um dos caras no patético e divertido vídeo da Trolltech do lançamento da Qt4 hoje, o mais a esquerda dos 4
Comentário de Leigo de tudo
Sombra: Só uma dúvida de um leigo: Essa mudança vai ajudar em alguma coisa naquele efeito de sombra nas janelas do KDE 3.4 ?

Porque antes eu usava uma versão do KDE com um patch para fazer este efeito, que era bem mais rápido.Mesmo no XFree dava pra usar o recurso, agora que o suporte a sombras nas janelas é oficial, e usa recursos do X.org, é muito mais lento.

Eu sei, que apesar do efeito ser o mesmo, a forma que eu usava antes(com o patch) não tem nada a ver com a forma atual.

Obrigado.

Comentário de cabelo
Drivers da SIS: Os melhores drivers da SIS você encontra em http://www.winischhofer.at/linuxsisvga.shtml. Já tentei a um bom tempo "tirar leite de pedra" com a SIS, agora só uso adquiro nvidia, até pra empresa onde trabalho.

Cabelo (Luciano Silveira)
Uberlândia - MG
Comentário de hamacker
-: voce é um cara de sorte porque se uso o efeito de transparencia e sombras no kde com renderaccel xorg habilitado ele trava a beça, isso com uma nvidia!

Comentário de brain
+: Em algumas ocasiões, a política de não disponibilizar como software livre o seu driver com suporte a aceleração conta pontos contra a NVidia do ponto de vista da disponibilização de recursos, e segundo um artigo da edição corrente (68) da Linux Format, esta é uma delas. Aliás, para quem se interessa em acompanhar a evolução do X e gostaria de saber o que está acontecendo e vai acontecer em breve com o Render e outros aspectos deste sistema, recomendo o artigo que vai da página 50 até a página 57 desta revista.
Comentário de Kid-X
"Monodriver" OpenGL: Parece que quase ninguém ainda reparou, mas o maior problema do X.Org atualmente, é o suporte para apenas 1 driver OpenGL (monodriver OpenGL).

O driver OpenGL padrão do X11 é o Mesa3D, que é uma biblioteca OpenGL genérica, funciona em *qualquer* driver de vídeo (inclusive o vesa/fbdev). Para obter a aceleração, é necessário ter o DRI. É possível rodar aplicações 3D sem o DRI, mas fica lento.

Agora, como já existem drivers oficias (nVidia, ATi e parece que SiS), a equipe do X.Org deveria resolver esse problema na próxima versão (R6.9 ou R7?) para ter suporte a múltiplos drivers OpenGLs no X.Org.

E mesmo que as fabricantes liberem os drivers e/ou especificações, ainda terá esse problema do "monodriver". Acreditem, o problema começará a ser resolvido a partir daí.
Comentário de Kid-X
Concordo plenamente: "O grande problema do XORG ainda é a configuração manual ser um saco e muito bugada!"

É verdade, configurar a taxa de frequência do monitor é a parte mais terrível e perigosa!

"Mas acho que tempo é a solução!"

Mas acho que ação é a solução! ;-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004